CONTRIBUIÇÕES DE UMA TRILHA ECOLÓGICA PARA AS PERCEPÇÕES DE MEIO AMBIENTE DOS ESTUDANTES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges Rocha, Marcelo
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: de Oliveira Pin, José Renato, Cunha Bulhões Góes, Yasmin, Alves Rodrigues, Laura
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/195
Resumo: Os estudos de como os indivíduos sentem, agem e pensam, no âmbito da paisagem vivida, pode colaborar com a proposição de medidas que visem à qualidade ambiental e à integração das pessoas com o meio. Sendo assim, este estudo tem como objetivo investigar as percepções sobre meio ambiente de estudantes do ensino superior durante a realização de uma trilha ecológica no Parque Nacional da Tijuca, Rio de Janeiro. Para tal, foram realizadas entrevistas com os alunos antes e após a trilha. Como resultado constatou-se que ocorreram alterações significativas nas compreensões dos estudantes após a realização da trilha, com destaque no que diz respeito aos impactos causados ao meio ambiente e suas consequências para o planeta.
id IFES-1_80f41aed626ade4f321020a3ce85b0d5
oai_identifier_str oai::article/195
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling CONTRIBUIÇÕES DE UMA TRILHA ECOLÓGICA PARA AS PERCEPÇÕES DE MEIO AMBIENTE DOS ESTUDANTESMeio ambienteTrilha ecológicaPercepção ambientalOs estudos de como os indivíduos sentem, agem e pensam, no âmbito da paisagem vivida, pode colaborar com a proposição de medidas que visem à qualidade ambiental e à integração das pessoas com o meio. Sendo assim, este estudo tem como objetivo investigar as percepções sobre meio ambiente de estudantes do ensino superior durante a realização de uma trilha ecológica no Parque Nacional da Tijuca, Rio de Janeiro. Para tal, foram realizadas entrevistas com os alunos antes e após a trilha. Como resultado constatou-se que ocorreram alterações significativas nas compreensões dos estudantes após a realização da trilha, com destaque no que diz respeito aos impactos causados ao meio ambiente e suas consequências para o planeta.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-10-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/19510.36524/dect.v7i02.195Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 7 n. 02 (2017): 2017 - 02; 19-432236-215010.36524/dect.v7i02reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/195/190Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessBorges Rocha, Marcelode Oliveira Pin, José RenatoCunha Bulhões Góes, YasminAlves Rodrigues, Laura2019-10-18T17:47:26Zoai::article/195Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:06.941406Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv CONTRIBUIÇÕES DE UMA TRILHA ECOLÓGICA PARA AS PERCEPÇÕES DE MEIO AMBIENTE DOS ESTUDANTES
title CONTRIBUIÇÕES DE UMA TRILHA ECOLÓGICA PARA AS PERCEPÇÕES DE MEIO AMBIENTE DOS ESTUDANTES
spellingShingle CONTRIBUIÇÕES DE UMA TRILHA ECOLÓGICA PARA AS PERCEPÇÕES DE MEIO AMBIENTE DOS ESTUDANTES
Borges Rocha, Marcelo
Meio ambiente
Trilha ecológica
Percepção ambiental
title_short CONTRIBUIÇÕES DE UMA TRILHA ECOLÓGICA PARA AS PERCEPÇÕES DE MEIO AMBIENTE DOS ESTUDANTES
title_full CONTRIBUIÇÕES DE UMA TRILHA ECOLÓGICA PARA AS PERCEPÇÕES DE MEIO AMBIENTE DOS ESTUDANTES
title_fullStr CONTRIBUIÇÕES DE UMA TRILHA ECOLÓGICA PARA AS PERCEPÇÕES DE MEIO AMBIENTE DOS ESTUDANTES
title_full_unstemmed CONTRIBUIÇÕES DE UMA TRILHA ECOLÓGICA PARA AS PERCEPÇÕES DE MEIO AMBIENTE DOS ESTUDANTES
title_sort CONTRIBUIÇÕES DE UMA TRILHA ECOLÓGICA PARA AS PERCEPÇÕES DE MEIO AMBIENTE DOS ESTUDANTES
author Borges Rocha, Marcelo
author_facet Borges Rocha, Marcelo
de Oliveira Pin, José Renato
Cunha Bulhões Góes, Yasmin
Alves Rodrigues, Laura
author_role author
author2 de Oliveira Pin, José Renato
Cunha Bulhões Góes, Yasmin
Alves Rodrigues, Laura
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges Rocha, Marcelo
de Oliveira Pin, José Renato
Cunha Bulhões Góes, Yasmin
Alves Rodrigues, Laura
dc.subject.por.fl_str_mv Meio ambiente
Trilha ecológica
Percepção ambiental
topic Meio ambiente
Trilha ecológica
Percepção ambiental
description Os estudos de como os indivíduos sentem, agem e pensam, no âmbito da paisagem vivida, pode colaborar com a proposição de medidas que visem à qualidade ambiental e à integração das pessoas com o meio. Sendo assim, este estudo tem como objetivo investigar as percepções sobre meio ambiente de estudantes do ensino superior durante a realização de uma trilha ecológica no Parque Nacional da Tijuca, Rio de Janeiro. Para tal, foram realizadas entrevistas com os alunos antes e após a trilha. Como resultado constatou-se que ocorreram alterações significativas nas compreensões dos estudantes após a realização da trilha, com destaque no que diz respeito aos impactos causados ao meio ambiente e suas consequências para o planeta.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/195
10.36524/dect.v7i02.195
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/195
identifier_str_mv 10.36524/dect.v7i02.195
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/195/190
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 7 n. 02 (2017): 2017 - 02; 19-43
2236-2150
10.36524/dect.v7i02
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948028199993344