TÉCNICA E TECNOLOGIA PRESENTES NAS OBRAS DE LEONARDO DA VINCI NO PERÍODO RENASCENTISTA: UMA ABORDAGEM DE CIÊNCIA E PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA POR MEIO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves Gomes, Adriane
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Pires Campos, Carlos Roberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/37
Resumo: O artigo resulta  de uma proposta de sequência didática interdisciplinar que aborda temas da história em interface com a ciência, organizada nos três momentos pedagógicos, tendo por intuito apresentar, de maneira diferenciada e lúdica, a temática Tecnologia e Técnica no Período Renascentista com enfoque nas criações de Leonardo da Vinci, tais como suas obras de arte e invenções, no intento de promover a alfabetização científica por meio de abordagem temática com incursões da pedagogia histórico-­crítica, buscando não apenas despertar a curiosidade dos discentes para os temas trabalhados bem como enfatizar tais temas, levando em consideração o complexo histórico-social dos quais estes emergiram.
id IFES-1_83c8141f4bee39553efcc89072be7316
oai_identifier_str oai::article/37
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling TÉCNICA E TECNOLOGIA PRESENTES NAS OBRAS DE LEONARDO DA VINCI NO PERÍODO RENASCENTISTA: UMA ABORDAGEM DE CIÊNCIA E PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA POR MEIO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICAAlfabetização científicaSequência didáticaPedagogia histórico-críticaO artigo resulta  de uma proposta de sequência didática interdisciplinar que aborda temas da história em interface com a ciência, organizada nos três momentos pedagógicos, tendo por intuito apresentar, de maneira diferenciada e lúdica, a temática Tecnologia e Técnica no Período Renascentista com enfoque nas criações de Leonardo da Vinci, tais como suas obras de arte e invenções, no intento de promover a alfabetização científica por meio de abordagem temática com incursões da pedagogia histórico-­crítica, buscando não apenas despertar a curiosidade dos discentes para os temas trabalhados bem como enfatizar tais temas, levando em consideração o complexo histórico-social dos quais estes emergiram.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/3710.36524/dect.v2i02.37Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 2 n. 02 (2012): 2012 - 02; 59-672236-215010.36524/dect.v2i02reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/37/31Copyright (c) 2012 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves Gomes, Adriane Pires Campos, Carlos Roberto2019-10-17T21:39:11Zoai::article/37Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:58.858389Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv TÉCNICA E TECNOLOGIA PRESENTES NAS OBRAS DE LEONARDO DA VINCI NO PERÍODO RENASCENTISTA: UMA ABORDAGEM DE CIÊNCIA E PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA POR MEIO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
title TÉCNICA E TECNOLOGIA PRESENTES NAS OBRAS DE LEONARDO DA VINCI NO PERÍODO RENASCENTISTA: UMA ABORDAGEM DE CIÊNCIA E PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA POR MEIO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
spellingShingle TÉCNICA E TECNOLOGIA PRESENTES NAS OBRAS DE LEONARDO DA VINCI NO PERÍODO RENASCENTISTA: UMA ABORDAGEM DE CIÊNCIA E PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA POR MEIO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Gonçalves Gomes, Adriane
Alfabetização científica
Sequência didática
Pedagogia histórico-crítica
title_short TÉCNICA E TECNOLOGIA PRESENTES NAS OBRAS DE LEONARDO DA VINCI NO PERÍODO RENASCENTISTA: UMA ABORDAGEM DE CIÊNCIA E PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA POR MEIO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
title_full TÉCNICA E TECNOLOGIA PRESENTES NAS OBRAS DE LEONARDO DA VINCI NO PERÍODO RENASCENTISTA: UMA ABORDAGEM DE CIÊNCIA E PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA POR MEIO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
title_fullStr TÉCNICA E TECNOLOGIA PRESENTES NAS OBRAS DE LEONARDO DA VINCI NO PERÍODO RENASCENTISTA: UMA ABORDAGEM DE CIÊNCIA E PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA POR MEIO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
title_full_unstemmed TÉCNICA E TECNOLOGIA PRESENTES NAS OBRAS DE LEONARDO DA VINCI NO PERÍODO RENASCENTISTA: UMA ABORDAGEM DE CIÊNCIA E PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA POR MEIO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
title_sort TÉCNICA E TECNOLOGIA PRESENTES NAS OBRAS DE LEONARDO DA VINCI NO PERÍODO RENASCENTISTA: UMA ABORDAGEM DE CIÊNCIA E PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA POR MEIO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
author Gonçalves Gomes, Adriane
author_facet Gonçalves Gomes, Adriane
Pires Campos, Carlos Roberto
author_role author
author2 Pires Campos, Carlos Roberto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves Gomes, Adriane
Pires Campos, Carlos Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização científica
Sequência didática
Pedagogia histórico-crítica
topic Alfabetização científica
Sequência didática
Pedagogia histórico-crítica
description O artigo resulta  de uma proposta de sequência didática interdisciplinar que aborda temas da história em interface com a ciência, organizada nos três momentos pedagógicos, tendo por intuito apresentar, de maneira diferenciada e lúdica, a temática Tecnologia e Técnica no Período Renascentista com enfoque nas criações de Leonardo da Vinci, tais como suas obras de arte e invenções, no intento de promover a alfabetização científica por meio de abordagem temática com incursões da pedagogia histórico-­crítica, buscando não apenas despertar a curiosidade dos discentes para os temas trabalhados bem como enfatizar tais temas, levando em consideração o complexo histórico-social dos quais estes emergiram.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/37
10.36524/dect.v2i02.37
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/37
identifier_str_mv 10.36524/dect.v2i02.37
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/37/31
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 2 n. 02 (2012): 2012 - 02; 59-67
2236-2150
10.36524/dect.v2i02
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948027468087296