COMPORTAMENTO DE ESTUDANTES EVADIDOS DE CURSOS TÉCNICOS: UM ESTUDO UTILIZANDO TÉCNICAS DE MINERAÇÃO DE DADOS
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/379 |
Resumo: | Dada a problemática da evasão e a quantidade de dados armazenados pelas instituições de ensino, através da utilização da mineração de dados torna se possível extrair características que descrevem os alunos. O objetivo do presente trabalho é aplicar a mineração de dados para identificação de comportamento dos alunos evadidos em cursos de nível técnico. Para o cumprimento do objetivo é realizado um estudo de caso no Instituto Federal Fluminense. São executadas as etapas de obtenção, tratamento, higienização e mineração dos dados. Na última etapa é utilizado o método de classificação J48. A partir das árvores geradas pelo método foi possível identificar que em sua maioria, os alunos evadidos são descritos pelo desempenho ou frequência nas disciplinas dos primeiros módulos do curso. Os resultados são considerados satisfatórios por terem permitido realizar análises que de fato descrevem comportamentos de alunos que evadiram na amostra analisada. |
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COMPORTAMENTO DE ESTUDANTES EVADIDOS DE CURSOS TÉCNICOS: UM ESTUDO UTILIZANDO TÉCNICAS DE MINERAÇÃO DE DADOSMineração de dadosEvasãoEnsino TécnicoDada a problemática da evasão e a quantidade de dados armazenados pelas instituições de ensino, através da utilização da mineração de dados torna se possível extrair características que descrevem os alunos. O objetivo do presente trabalho é aplicar a mineração de dados para identificação de comportamento dos alunos evadidos em cursos de nível técnico. Para o cumprimento do objetivo é realizado um estudo de caso no Instituto Federal Fluminense. São executadas as etapas de obtenção, tratamento, higienização e mineração dos dados. Na última etapa é utilizado o método de classificação J48. A partir das árvores geradas pelo método foi possível identificar que em sua maioria, os alunos evadidos são descritos pelo desempenho ou frequência nas disciplinas dos primeiros módulos do curso. Os resultados são considerados satisfatórios por terem permitido realizar análises que de fato descrevem comportamentos de alunos que evadiram na amostra analisada.EDIFES2019-06-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/37910.36524/profept.v3i1.379Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 3 n. 1 (2019): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 87-1072594-482710.36524/profept.v3i1reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/379/340Copyright (c) 2019 Educação Profissional e Tecnológica em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes Cordeiro, Renata de Sá Mussa, Munir Rego Monteiro da Hora, Henrique 2019-12-12T14:14:38Zoai::article/379Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:14.316621Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
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