PRODUÇÃO DE VÍDEOAULAS PARA A INTERNET COMO FERRAMENTA DE ENSINOAPRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/516 |
Resumo: | Este artigo foi desenvolvido como um relato de experiência com a utilização do site Youtube, com videoaulas sobre números e operações presentes em conteúdos estudados no Ensino Fundamental dos anos finais, com o intuito de desenvolver a autonomia de alunos do 9º ano durante os estudos, produzidos por bolsistas do PIBID interdisciplinar UFPE-CAA. Para isso, baseou-se na tecnologia da informática, levando em consideração a importância da sala de informática possibilitar o acesso dos estudantes a meios digitais que proporcionassem a mídia das videoaulas. A nova tecnologia utilizada foi o computador como recurso didático para estimular o aprendizado. Embora nem todos os alunos dispusessem de meios digitais com acesso à internet em suas residências, foram proporcionados o acesso a esses meios na escola, onde presenciamos os avanços de seus estudos, além de retornos concebidos por alunos que utilizaram as aulas pela internet por meio da caixa de comentários disponibilizada no site. |
id |
IFES-1_888fda1959c06582bc76dad59a610e16 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/516 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
PRODUÇÃO DE VÍDEOAULAS PARA A INTERNET COMO FERRAMENTA DE ENSINOAPRENDIZAGEM EM MATEMÁTICANovas tecnologiasVideoaulasEnsino-aprendizagem Este artigo foi desenvolvido como um relato de experiência com a utilização do site Youtube, com videoaulas sobre números e operações presentes em conteúdos estudados no Ensino Fundamental dos anos finais, com o intuito de desenvolver a autonomia de alunos do 9º ano durante os estudos, produzidos por bolsistas do PIBID interdisciplinar UFPE-CAA. Para isso, baseou-se na tecnologia da informática, levando em consideração a importância da sala de informática possibilitar o acesso dos estudantes a meios digitais que proporcionassem a mídia das videoaulas. A nova tecnologia utilizada foi o computador como recurso didático para estimular o aprendizado. Embora nem todos os alunos dispusessem de meios digitais com acesso à internet em suas residências, foram proporcionados o acesso a esses meios na escola, onde presenciamos os avanços de seus estudos, além de retornos concebidos por alunos que utilizaram as aulas pela internet por meio da caixa de comentários disponibilizada no site.EDIFES2019-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/51610.36524/saladeaula.v8i1.516Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 8 n. 1 (2019): Relatos de Experiências em Educação; 40-492316-729710.36524/saladeaula.v8i1reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/516/426Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Sala de Aula em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLira, Tuyani Patricia OliveiraGomes, Emerson Ferreira2021-10-01T18:35:13Zoai::article/516Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:51.666703Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PRODUÇÃO DE VÍDEOAULAS PARA A INTERNET COMO FERRAMENTA DE ENSINOAPRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA |
title |
PRODUÇÃO DE VÍDEOAULAS PARA A INTERNET COMO FERRAMENTA DE ENSINOAPRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA |
spellingShingle |
PRODUÇÃO DE VÍDEOAULAS PARA A INTERNET COMO FERRAMENTA DE ENSINOAPRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA Lira, Tuyani Patricia Oliveira Novas tecnologias Videoaulas Ensino-aprendizagem |
title_short |
PRODUÇÃO DE VÍDEOAULAS PARA A INTERNET COMO FERRAMENTA DE ENSINOAPRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA |
title_full |
PRODUÇÃO DE VÍDEOAULAS PARA A INTERNET COMO FERRAMENTA DE ENSINOAPRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA |
title_fullStr |
PRODUÇÃO DE VÍDEOAULAS PARA A INTERNET COMO FERRAMENTA DE ENSINOAPRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA |
title_full_unstemmed |
PRODUÇÃO DE VÍDEOAULAS PARA A INTERNET COMO FERRAMENTA DE ENSINOAPRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA |
title_sort |
PRODUÇÃO DE VÍDEOAULAS PARA A INTERNET COMO FERRAMENTA DE ENSINOAPRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA |
author |
Lira, Tuyani Patricia Oliveira |
author_facet |
Lira, Tuyani Patricia Oliveira Gomes, Emerson Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
Gomes, Emerson Ferreira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lira, Tuyani Patricia Oliveira Gomes, Emerson Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Novas tecnologias Videoaulas Ensino-aprendizagem |
topic |
Novas tecnologias Videoaulas Ensino-aprendizagem |
description |
Este artigo foi desenvolvido como um relato de experiência com a utilização do site Youtube, com videoaulas sobre números e operações presentes em conteúdos estudados no Ensino Fundamental dos anos finais, com o intuito de desenvolver a autonomia de alunos do 9º ano durante os estudos, produzidos por bolsistas do PIBID interdisciplinar UFPE-CAA. Para isso, baseou-se na tecnologia da informática, levando em consideração a importância da sala de informática possibilitar o acesso dos estudantes a meios digitais que proporcionassem a mídia das videoaulas. A nova tecnologia utilizada foi o computador como recurso didático para estimular o aprendizado. Embora nem todos os alunos dispusessem de meios digitais com acesso à internet em suas residências, foram proporcionados o acesso a esses meios na escola, onde presenciamos os avanços de seus estudos, além de retornos concebidos por alunos que utilizaram as aulas pela internet por meio da caixa de comentários disponibilizada no site. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/516 10.36524/saladeaula.v8i1.516 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/516 |
identifier_str_mv |
10.36524/saladeaula.v8i1.516 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/516/426 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 8 n. 1 (2019): Relatos de Experiências em Educação; 40-49 2316-7297 10.36524/saladeaula.v8i1 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948025960235008 |