PRODUÇÃO DE VÍDEOAULAS PARA A INTERNET COMO FERRAMENTA DE ENSINOAPRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lira, Tuyani Patricia Oliveira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Gomes, Emerson Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/516
Resumo:  Este artigo foi desenvolvido como um relato de experiência com a utilização do site Youtube, com videoaulas sobre números e operações presentes em conteúdos estudados no Ensino Fundamental dos anos finais, com o intuito de desenvolver a autonomia de alunos do 9º ano durante os estudos, produzidos por bolsistas do PIBID interdisciplinar UFPE-CAA. Para isso, baseou-se na tecnologia da informática, levando em consideração a importância da sala de informática possibilitar o acesso dos estudantes a meios digitais que proporcionassem a mídia das videoaulas. A nova tecnologia utilizada foi o computador como recurso didático para estimular o aprendizado. Embora nem todos os alunos dispusessem de meios digitais com acesso à internet em suas residências, foram proporcionados o acesso a esses meios na escola, onde presenciamos os avanços de seus estudos, além de retornos concebidos por alunos que utilizaram as aulas pela internet por meio da caixa de comentários disponibilizada no site.
id IFES-1_888fda1959c06582bc76dad59a610e16
oai_identifier_str oai::article/516
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling PRODUÇÃO DE VÍDEOAULAS PARA A INTERNET COMO FERRAMENTA DE ENSINOAPRENDIZAGEM EM MATEMÁTICANovas tecnologiasVideoaulasEnsino-aprendizagem Este artigo foi desenvolvido como um relato de experiência com a utilização do site Youtube, com videoaulas sobre números e operações presentes em conteúdos estudados no Ensino Fundamental dos anos finais, com o intuito de desenvolver a autonomia de alunos do 9º ano durante os estudos, produzidos por bolsistas do PIBID interdisciplinar UFPE-CAA. Para isso, baseou-se na tecnologia da informática, levando em consideração a importância da sala de informática possibilitar o acesso dos estudantes a meios digitais que proporcionassem a mídia das videoaulas. A nova tecnologia utilizada foi o computador como recurso didático para estimular o aprendizado. Embora nem todos os alunos dispusessem de meios digitais com acesso à internet em suas residências, foram proporcionados o acesso a esses meios na escola, onde presenciamos os avanços de seus estudos, além de retornos concebidos por alunos que utilizaram as aulas pela internet por meio da caixa de comentários disponibilizada no site.EDIFES2019-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/51610.36524/saladeaula.v8i1.516Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 8 n. 1 (2019): Relatos de Experiências em Educação; 40-492316-729710.36524/saladeaula.v8i1reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/516/426Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Sala de Aula em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLira, Tuyani Patricia OliveiraGomes, Emerson Ferreira2021-10-01T18:35:13Zoai::article/516Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:51.666703Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv PRODUÇÃO DE VÍDEOAULAS PARA A INTERNET COMO FERRAMENTA DE ENSINOAPRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA
title PRODUÇÃO DE VÍDEOAULAS PARA A INTERNET COMO FERRAMENTA DE ENSINOAPRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA
spellingShingle PRODUÇÃO DE VÍDEOAULAS PARA A INTERNET COMO FERRAMENTA DE ENSINOAPRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA
Lira, Tuyani Patricia Oliveira
Novas tecnologias
Videoaulas
Ensino-aprendizagem
title_short PRODUÇÃO DE VÍDEOAULAS PARA A INTERNET COMO FERRAMENTA DE ENSINOAPRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA
title_full PRODUÇÃO DE VÍDEOAULAS PARA A INTERNET COMO FERRAMENTA DE ENSINOAPRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA
title_fullStr PRODUÇÃO DE VÍDEOAULAS PARA A INTERNET COMO FERRAMENTA DE ENSINOAPRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA
title_full_unstemmed PRODUÇÃO DE VÍDEOAULAS PARA A INTERNET COMO FERRAMENTA DE ENSINOAPRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA
title_sort PRODUÇÃO DE VÍDEOAULAS PARA A INTERNET COMO FERRAMENTA DE ENSINOAPRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA
author Lira, Tuyani Patricia Oliveira
author_facet Lira, Tuyani Patricia Oliveira
Gomes, Emerson Ferreira
author_role author
author2 Gomes, Emerson Ferreira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lira, Tuyani Patricia Oliveira
Gomes, Emerson Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Novas tecnologias
Videoaulas
Ensino-aprendizagem
topic Novas tecnologias
Videoaulas
Ensino-aprendizagem
description  Este artigo foi desenvolvido como um relato de experiência com a utilização do site Youtube, com videoaulas sobre números e operações presentes em conteúdos estudados no Ensino Fundamental dos anos finais, com o intuito de desenvolver a autonomia de alunos do 9º ano durante os estudos, produzidos por bolsistas do PIBID interdisciplinar UFPE-CAA. Para isso, baseou-se na tecnologia da informática, levando em consideração a importância da sala de informática possibilitar o acesso dos estudantes a meios digitais que proporcionassem a mídia das videoaulas. A nova tecnologia utilizada foi o computador como recurso didático para estimular o aprendizado. Embora nem todos os alunos dispusessem de meios digitais com acesso à internet em suas residências, foram proporcionados o acesso a esses meios na escola, onde presenciamos os avanços de seus estudos, além de retornos concebidos por alunos que utilizaram as aulas pela internet por meio da caixa de comentários disponibilizada no site.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/516
10.36524/saladeaula.v8i1.516
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/516
identifier_str_mv 10.36524/saladeaula.v8i1.516
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/516/426
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDIFES
publisher.none.fl_str_mv EDIFES
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 8 n. 1 (2019): Relatos de Experiências em Educação; 40-49
2316-7297
10.36524/saladeaula.v8i1
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948025960235008