SABERES SOBRE LEITURA EM VIDEOAULAS DE MIDIAS DIGITAIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno Seminal Digital |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/40731 |
Resumo: | O desenvolvimento das novas tecnologias da informação e da comunicação (TIC) proporcionou a expansão de cursos livres online, divulgados através de videoaulas, que podem ser acessados por dispositivos móveis, aplicativos, postagens em redes sociais e sites. Nesta perspectiva, a presente pesquisa preocupa-se em refletir sobre os saberes de leitura quando disponíveis nas mídias digitais. Para tanto, tem-se como questão norteadora: Qual a relação entre a concepção de videoaula e o tratamento dado ao ensino de leitura em site destinado a exames de larga escala? Nesse sentido, objetiva-se identificar e relacionar o objeto videoaula à mobilização de ensino de leitura em vídeo. Para isso, o corpus desta pesquisa é constituído de videoaulas de Língua Portuguesa que tratam desse eixo, veiculadas no site Canal do ensino (http://canaldoensino.com.br/blog/category/enem). A partir dessa seleção, realizaram-se reflexões teóricas sobre multimodalidade e concepções de ensino leitura, (KLEIMAN, 2008; RIBEIRO, 2016; COSCARELLI, 2016; ZACHARIAS, 2016; MARCUSCHI, 2010) para se compreender a relação entre a abordagem e o uso desse gênero audiovisual para a produção/exposição de conteúdo de leitura. Quanto aos aspectos metodológicos, a investigação é de natureza qualitativa, ancorada no método netnográfico e no estudo de caso. A partir desse tratamento dos dados, foi possível constatar variações do gênero videoaula, o que resulta em diversas concepções de leitura, marcadas pela transição entre os níveis da decodificação e compreensão. Sendo assim, tal democratização do ensino nas mídias digitais exige que professores e alunos tenham olhares críticos para o que está sendo divulgado em rede. |
id |
UERJ-7_160c1d16f29d19d1ebeb3d4c39c2496e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/40731 |
network_acronym_str |
UERJ-7 |
network_name_str |
Caderno Seminal Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
SABERES SOBRE LEITURA EM VIDEOAULAS DE MIDIAS DIGITAISVideoaula. Saberes de leitura. Ensino.O desenvolvimento das novas tecnologias da informação e da comunicação (TIC) proporcionou a expansão de cursos livres online, divulgados através de videoaulas, que podem ser acessados por dispositivos móveis, aplicativos, postagens em redes sociais e sites. Nesta perspectiva, a presente pesquisa preocupa-se em refletir sobre os saberes de leitura quando disponíveis nas mídias digitais. Para tanto, tem-se como questão norteadora: Qual a relação entre a concepção de videoaula e o tratamento dado ao ensino de leitura em site destinado a exames de larga escala? Nesse sentido, objetiva-se identificar e relacionar o objeto videoaula à mobilização de ensino de leitura em vídeo. Para isso, o corpus desta pesquisa é constituído de videoaulas de Língua Portuguesa que tratam desse eixo, veiculadas no site Canal do ensino (http://canaldoensino.com.br/blog/category/enem). A partir dessa seleção, realizaram-se reflexões teóricas sobre multimodalidade e concepções de ensino leitura, (KLEIMAN, 2008; RIBEIRO, 2016; COSCARELLI, 2016; ZACHARIAS, 2016; MARCUSCHI, 2010) para se compreender a relação entre a abordagem e o uso desse gênero audiovisual para a produção/exposição de conteúdo de leitura. Quanto aos aspectos metodológicos, a investigação é de natureza qualitativa, ancorada no método netnográfico e no estudo de caso. A partir desse tratamento dos dados, foi possível constatar variações do gênero videoaula, o que resulta em diversas concepções de leitura, marcadas pela transição entre os níveis da decodificação e compreensão. Sendo assim, tal democratização do ensino nas mídias digitais exige que professores e alunos tenham olhares críticos para o que está sendo divulgado em rede. Universidade do Estado do Rio de Janeiro2019-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/4073110.12957/cadsem.2019.40731Caderno Seminal; v. 33 n. 33 (2019): CADERNO SEMINAL - ESTUDOS DE LÍNGUA1806-91421414-4298reponame:Caderno Seminal Digitalinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/40731/31015Copyright (c) 2019 Caderno Seminalinfo:eu-repo/semantics/openAccessMendes Negromonte Targino, Katianny KesiaSilva, Williany Miranda2019-11-03T02:54:06Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/40731Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminalPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminal/oaidarciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com1806-91421806-9142opendoar:2019-11-03T02:54:06Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
SABERES SOBRE LEITURA EM VIDEOAULAS DE MIDIAS DIGITAIS |
title |
SABERES SOBRE LEITURA EM VIDEOAULAS DE MIDIAS DIGITAIS |
spellingShingle |
SABERES SOBRE LEITURA EM VIDEOAULAS DE MIDIAS DIGITAIS Mendes Negromonte Targino, Katianny Kesia Videoaula. Saberes de leitura. Ensino. |
title_short |
SABERES SOBRE LEITURA EM VIDEOAULAS DE MIDIAS DIGITAIS |
title_full |
SABERES SOBRE LEITURA EM VIDEOAULAS DE MIDIAS DIGITAIS |
title_fullStr |
SABERES SOBRE LEITURA EM VIDEOAULAS DE MIDIAS DIGITAIS |
title_full_unstemmed |
SABERES SOBRE LEITURA EM VIDEOAULAS DE MIDIAS DIGITAIS |
title_sort |
SABERES SOBRE LEITURA EM VIDEOAULAS DE MIDIAS DIGITAIS |
author |
Mendes Negromonte Targino, Katianny Kesia |
author_facet |
Mendes Negromonte Targino, Katianny Kesia Silva, Williany Miranda |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Williany Miranda |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes Negromonte Targino, Katianny Kesia Silva, Williany Miranda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Videoaula. Saberes de leitura. Ensino. |
topic |
Videoaula. Saberes de leitura. Ensino. |
description |
O desenvolvimento das novas tecnologias da informação e da comunicação (TIC) proporcionou a expansão de cursos livres online, divulgados através de videoaulas, que podem ser acessados por dispositivos móveis, aplicativos, postagens em redes sociais e sites. Nesta perspectiva, a presente pesquisa preocupa-se em refletir sobre os saberes de leitura quando disponíveis nas mídias digitais. Para tanto, tem-se como questão norteadora: Qual a relação entre a concepção de videoaula e o tratamento dado ao ensino de leitura em site destinado a exames de larga escala? Nesse sentido, objetiva-se identificar e relacionar o objeto videoaula à mobilização de ensino de leitura em vídeo. Para isso, o corpus desta pesquisa é constituído de videoaulas de Língua Portuguesa que tratam desse eixo, veiculadas no site Canal do ensino (http://canaldoensino.com.br/blog/category/enem). A partir dessa seleção, realizaram-se reflexões teóricas sobre multimodalidade e concepções de ensino leitura, (KLEIMAN, 2008; RIBEIRO, 2016; COSCARELLI, 2016; ZACHARIAS, 2016; MARCUSCHI, 2010) para se compreender a relação entre a abordagem e o uso desse gênero audiovisual para a produção/exposição de conteúdo de leitura. Quanto aos aspectos metodológicos, a investigação é de natureza qualitativa, ancorada no método netnográfico e no estudo de caso. A partir desse tratamento dos dados, foi possível constatar variações do gênero videoaula, o que resulta em diversas concepções de leitura, marcadas pela transição entre os níveis da decodificação e compreensão. Sendo assim, tal democratização do ensino nas mídias digitais exige que professores e alunos tenham olhares críticos para o que está sendo divulgado em rede. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/40731 10.12957/cadsem.2019.40731 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/40731 |
identifier_str_mv |
10.12957/cadsem.2019.40731 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/40731/31015 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Caderno Seminal info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Caderno Seminal |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caderno Seminal; v. 33 n. 33 (2019): CADERNO SEMINAL - ESTUDOS DE LÍNGUA 1806-9142 1414-4298 reponame:Caderno Seminal Digital instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Caderno Seminal Digital |
collection |
Caderno Seminal Digital |
repository.name.fl_str_mv |
Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
darciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com |
_version_ |
1799318409046917120 |