SABERES SOBRE LEITURA EM VIDEOAULAS DE MIDIAS DIGITAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes Negromonte Targino, Katianny Kesia
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Silva, Williany Miranda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno Seminal Digital
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/40731
Resumo: O desenvolvimento das novas tecnologias da informação e da comunicação (TIC) proporcionou a expansão de cursos livres online, divulgados através de videoaulas, que podem ser acessados por dispositivos móveis, aplicativos, postagens em redes sociais e sites. Nesta perspectiva, a presente pesquisa preocupa-se em refletir sobre os saberes de leitura quando disponíveis nas mídias digitais.  Para tanto, tem-se como questão norteadora: Qual a relação entre a concepção de videoaula e o tratamento dado ao ensino de leitura em site destinado a exames de larga escala?  Nesse sentido, objetiva-se identificar e relacionar o objeto videoaula à mobilização de ensino de leitura em vídeo. Para isso, o corpus desta pesquisa é constituído de videoaulas de Língua Portuguesa que tratam desse eixo, veiculadas no site Canal do ensino (http://canaldoensino.com.br/blog/category/enem). A partir dessa seleção, realizaram-se reflexões teóricas sobre multimodalidade e concepções de ensino leitura, (KLEIMAN, 2008; RIBEIRO, 2016; COSCARELLI, 2016; ZACHARIAS, 2016; MARCUSCHI, 2010) para se compreender a relação entre a abordagem e o uso desse gênero audiovisual para a produção/exposição de conteúdo de leitura. Quanto aos aspectos metodológicos, a investigação é de natureza qualitativa, ancorada no método netnográfico e no estudo de caso. A partir desse tratamento dos dados, foi possível constatar variações do gênero videoaula, o que resulta em diversas concepções de leitura, marcadas pela transição entre os níveis da decodificação e compreensão. Sendo assim, tal democratização do ensino nas mídias digitais exige que professores e alunos tenham olhares críticos para o que está sendo divulgado em rede.
id UERJ-7_160c1d16f29d19d1ebeb3d4c39c2496e
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/40731
network_acronym_str UERJ-7
network_name_str Caderno Seminal Digital
repository_id_str
spelling SABERES SOBRE LEITURA EM VIDEOAULAS DE MIDIAS DIGITAISVideoaula. Saberes de leitura. Ensino.O desenvolvimento das novas tecnologias da informação e da comunicação (TIC) proporcionou a expansão de cursos livres online, divulgados através de videoaulas, que podem ser acessados por dispositivos móveis, aplicativos, postagens em redes sociais e sites. Nesta perspectiva, a presente pesquisa preocupa-se em refletir sobre os saberes de leitura quando disponíveis nas mídias digitais.  Para tanto, tem-se como questão norteadora: Qual a relação entre a concepção de videoaula e o tratamento dado ao ensino de leitura em site destinado a exames de larga escala?  Nesse sentido, objetiva-se identificar e relacionar o objeto videoaula à mobilização de ensino de leitura em vídeo. Para isso, o corpus desta pesquisa é constituído de videoaulas de Língua Portuguesa que tratam desse eixo, veiculadas no site Canal do ensino (http://canaldoensino.com.br/blog/category/enem). A partir dessa seleção, realizaram-se reflexões teóricas sobre multimodalidade e concepções de ensino leitura, (KLEIMAN, 2008; RIBEIRO, 2016; COSCARELLI, 2016; ZACHARIAS, 2016; MARCUSCHI, 2010) para se compreender a relação entre a abordagem e o uso desse gênero audiovisual para a produção/exposição de conteúdo de leitura. Quanto aos aspectos metodológicos, a investigação é de natureza qualitativa, ancorada no método netnográfico e no estudo de caso. A partir desse tratamento dos dados, foi possível constatar variações do gênero videoaula, o que resulta em diversas concepções de leitura, marcadas pela transição entre os níveis da decodificação e compreensão. Sendo assim, tal democratização do ensino nas mídias digitais exige que professores e alunos tenham olhares críticos para o que está sendo divulgado em rede. Universidade do Estado do Rio de Janeiro2019-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/4073110.12957/cadsem.2019.40731Caderno Seminal; v. 33 n. 33 (2019): CADERNO SEMINAL - ESTUDOS DE LÍNGUA1806-91421414-4298reponame:Caderno Seminal Digitalinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/40731/31015Copyright (c) 2019 Caderno Seminalinfo:eu-repo/semantics/openAccessMendes Negromonte Targino, Katianny KesiaSilva, Williany Miranda2019-11-03T02:54:06Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/40731Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminalPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminal/oaidarciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com1806-91421806-9142opendoar:2019-11-03T02:54:06Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv SABERES SOBRE LEITURA EM VIDEOAULAS DE MIDIAS DIGITAIS
title SABERES SOBRE LEITURA EM VIDEOAULAS DE MIDIAS DIGITAIS
spellingShingle SABERES SOBRE LEITURA EM VIDEOAULAS DE MIDIAS DIGITAIS
Mendes Negromonte Targino, Katianny Kesia
Videoaula. Saberes de leitura. Ensino.
title_short SABERES SOBRE LEITURA EM VIDEOAULAS DE MIDIAS DIGITAIS
title_full SABERES SOBRE LEITURA EM VIDEOAULAS DE MIDIAS DIGITAIS
title_fullStr SABERES SOBRE LEITURA EM VIDEOAULAS DE MIDIAS DIGITAIS
title_full_unstemmed SABERES SOBRE LEITURA EM VIDEOAULAS DE MIDIAS DIGITAIS
title_sort SABERES SOBRE LEITURA EM VIDEOAULAS DE MIDIAS DIGITAIS
author Mendes Negromonte Targino, Katianny Kesia
author_facet Mendes Negromonte Targino, Katianny Kesia
Silva, Williany Miranda
author_role author
author2 Silva, Williany Miranda
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes Negromonte Targino, Katianny Kesia
Silva, Williany Miranda
dc.subject.por.fl_str_mv Videoaula. Saberes de leitura. Ensino.
topic Videoaula. Saberes de leitura. Ensino.
description O desenvolvimento das novas tecnologias da informação e da comunicação (TIC) proporcionou a expansão de cursos livres online, divulgados através de videoaulas, que podem ser acessados por dispositivos móveis, aplicativos, postagens em redes sociais e sites. Nesta perspectiva, a presente pesquisa preocupa-se em refletir sobre os saberes de leitura quando disponíveis nas mídias digitais.  Para tanto, tem-se como questão norteadora: Qual a relação entre a concepção de videoaula e o tratamento dado ao ensino de leitura em site destinado a exames de larga escala?  Nesse sentido, objetiva-se identificar e relacionar o objeto videoaula à mobilização de ensino de leitura em vídeo. Para isso, o corpus desta pesquisa é constituído de videoaulas de Língua Portuguesa que tratam desse eixo, veiculadas no site Canal do ensino (http://canaldoensino.com.br/blog/category/enem). A partir dessa seleção, realizaram-se reflexões teóricas sobre multimodalidade e concepções de ensino leitura, (KLEIMAN, 2008; RIBEIRO, 2016; COSCARELLI, 2016; ZACHARIAS, 2016; MARCUSCHI, 2010) para se compreender a relação entre a abordagem e o uso desse gênero audiovisual para a produção/exposição de conteúdo de leitura. Quanto aos aspectos metodológicos, a investigação é de natureza qualitativa, ancorada no método netnográfico e no estudo de caso. A partir desse tratamento dos dados, foi possível constatar variações do gênero videoaula, o que resulta em diversas concepções de leitura, marcadas pela transição entre os níveis da decodificação e compreensão. Sendo assim, tal democratização do ensino nas mídias digitais exige que professores e alunos tenham olhares críticos para o que está sendo divulgado em rede.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/40731
10.12957/cadsem.2019.40731
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/40731
identifier_str_mv 10.12957/cadsem.2019.40731
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/40731/31015
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Caderno Seminal
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Caderno Seminal
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Caderno Seminal; v. 33 n. 33 (2019): CADERNO SEMINAL - ESTUDOS DE LÍNGUA
1806-9142
1414-4298
reponame:Caderno Seminal Digital
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Caderno Seminal Digital
collection Caderno Seminal Digital
repository.name.fl_str_mv Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv darciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com
_version_ 1799318409046917120