TECNOLOGIA NA ESCOLA: TRANSFORMANDO ANTIGOS PROBLEMAS EM MÉTODOS DE ENSINO APRENDIZAGEM COM O USO DO CELULAR VIA GÊNERO SHELFIE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/156 |
Resumo: | Este trabalho integra pesquisas desenvolvidas no projeto “Gêneros multimodais e multiletramentos: novas formas de autoria”, que investiga letramentos necessários para a construção de sentidos em gêneros multimodais, assumindo: a tecnologia como uma ferramenta ao dispor do professor; a concepção sociointeracionista de linguagem; e o conceito de multiletramento. A pesquisa apresenta caráter qualitativo, etnográfico, delineando-se como uma pesquisa-ação, via Linguística Aplicada, focalizando o uso do celular em atividades com o gênero shelfie. O resultado indicou a premência de o professor rever conceitos e explorar os recursos tecnológicos, visto que eles possibilitam o trabalho com os multiletramentos sob a perspectiva de que o ato de ensinar e aprender envolve múltiplos saberes. |
id |
IFES-1_8a69b15bb36c3bac78fe7ff3c2561056 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/156 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
TECNOLOGIA NA ESCOLA: TRANSFORMANDO ANTIGOS PROBLEMAS EM MÉTODOS DE ENSINO APRENDIZAGEM COM O USO DO CELULAR VIA GÊNERO SHELFIEEnsinoLíngua portuguesaMultiletramentoCelularShelfieEste trabalho integra pesquisas desenvolvidas no projeto “Gêneros multimodais e multiletramentos: novas formas de autoria”, que investiga letramentos necessários para a construção de sentidos em gêneros multimodais, assumindo: a tecnologia como uma ferramenta ao dispor do professor; a concepção sociointeracionista de linguagem; e o conceito de multiletramento. A pesquisa apresenta caráter qualitativo, etnográfico, delineando-se como uma pesquisa-ação, via Linguística Aplicada, focalizando o uso do celular em atividades com o gênero shelfie. O resultado indicou a premência de o professor rever conceitos e explorar os recursos tecnológicos, visto que eles possibilitam o trabalho com os multiletramentos sob a perspectiva de que o ato de ensinar e aprender envolve múltiplos saberes.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-10-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/15610.36524/dect.v6i02.156Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 6 n. 02 (2016): 2016 - 02; 3-262236-215010.36524/dect.v6i02reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/156/151Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessSheuer Nantes, Eliza AdrianaSayuri Kussano Akiyama, Elís CristinaGondim da Silva, Antônio KélissonPinheiro da Silveira, Ana Paula2019-10-22T14:29:05Zoai::article/156Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:04.926937Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TECNOLOGIA NA ESCOLA: TRANSFORMANDO ANTIGOS PROBLEMAS EM MÉTODOS DE ENSINO APRENDIZAGEM COM O USO DO CELULAR VIA GÊNERO SHELFIE |
title |
TECNOLOGIA NA ESCOLA: TRANSFORMANDO ANTIGOS PROBLEMAS EM MÉTODOS DE ENSINO APRENDIZAGEM COM O USO DO CELULAR VIA GÊNERO SHELFIE |
spellingShingle |
TECNOLOGIA NA ESCOLA: TRANSFORMANDO ANTIGOS PROBLEMAS EM MÉTODOS DE ENSINO APRENDIZAGEM COM O USO DO CELULAR VIA GÊNERO SHELFIE Sheuer Nantes, Eliza Adriana Ensino Língua portuguesa Multiletramento Celular Shelfie |
title_short |
TECNOLOGIA NA ESCOLA: TRANSFORMANDO ANTIGOS PROBLEMAS EM MÉTODOS DE ENSINO APRENDIZAGEM COM O USO DO CELULAR VIA GÊNERO SHELFIE |
title_full |
TECNOLOGIA NA ESCOLA: TRANSFORMANDO ANTIGOS PROBLEMAS EM MÉTODOS DE ENSINO APRENDIZAGEM COM O USO DO CELULAR VIA GÊNERO SHELFIE |
title_fullStr |
TECNOLOGIA NA ESCOLA: TRANSFORMANDO ANTIGOS PROBLEMAS EM MÉTODOS DE ENSINO APRENDIZAGEM COM O USO DO CELULAR VIA GÊNERO SHELFIE |
title_full_unstemmed |
TECNOLOGIA NA ESCOLA: TRANSFORMANDO ANTIGOS PROBLEMAS EM MÉTODOS DE ENSINO APRENDIZAGEM COM O USO DO CELULAR VIA GÊNERO SHELFIE |
title_sort |
TECNOLOGIA NA ESCOLA: TRANSFORMANDO ANTIGOS PROBLEMAS EM MÉTODOS DE ENSINO APRENDIZAGEM COM O USO DO CELULAR VIA GÊNERO SHELFIE |
author |
Sheuer Nantes, Eliza Adriana |
author_facet |
Sheuer Nantes, Eliza Adriana Sayuri Kussano Akiyama, Elís Cristina Gondim da Silva, Antônio Kélisson Pinheiro da Silveira, Ana Paula |
author_role |
author |
author2 |
Sayuri Kussano Akiyama, Elís Cristina Gondim da Silva, Antônio Kélisson Pinheiro da Silveira, Ana Paula |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sheuer Nantes, Eliza Adriana Sayuri Kussano Akiyama, Elís Cristina Gondim da Silva, Antônio Kélisson Pinheiro da Silveira, Ana Paula |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Língua portuguesa Multiletramento Celular Shelfie |
topic |
Ensino Língua portuguesa Multiletramento Celular Shelfie |
description |
Este trabalho integra pesquisas desenvolvidas no projeto “Gêneros multimodais e multiletramentos: novas formas de autoria”, que investiga letramentos necessários para a construção de sentidos em gêneros multimodais, assumindo: a tecnologia como uma ferramenta ao dispor do professor; a concepção sociointeracionista de linguagem; e o conceito de multiletramento. A pesquisa apresenta caráter qualitativo, etnográfico, delineando-se como uma pesquisa-ação, via Linguística Aplicada, focalizando o uso do celular em atividades com o gênero shelfie. O resultado indicou a premência de o professor rever conceitos e explorar os recursos tecnológicos, visto que eles possibilitam o trabalho com os multiletramentos sob a perspectiva de que o ato de ensinar e aprender envolve múltiplos saberes. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/156 10.36524/dect.v6i02.156 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/156 |
identifier_str_mv |
10.36524/dect.v6i02.156 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/156/151 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 6 n. 02 (2016): 2016 - 02; 3-26 2236-2150 10.36524/dect.v6i02 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948028124495872 |