TECNOLOGIA NA ESCOLA: TRANSFORMANDO ANTIGOS PROBLEMAS EM MÉTODOS DE ENSINO APRENDIZAGEM COM O USO DO CELULAR VIA GÊNERO SHELFIE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sheuer Nantes, Eliza Adriana
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Sayuri Kussano Akiyama, Elís Cristina, Gondim da Silva, Antônio Kélisson, Pinheiro da Silveira, Ana Paula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/156
Resumo: Este trabalho integra pesquisas desenvolvidas no projeto “Gêneros multimodais e multiletramentos: novas formas de autoria”, que investiga letramentos necessários para a construção de sentidos em gêneros multimodais, assumindo: a tecnologia como uma ferramenta ao dispor do professor; a concepção sociointeracionista de linguagem; e o conceito de multiletramento. A pesquisa apresenta caráter qualitativo, etnográfico, delineando-se como uma pesquisa-ação, via Linguística Aplicada, focalizando o uso do celular em atividades com o gênero shelfie. O resultado indicou a premência de o professor rever conceitos e explorar os recursos tecnológicos, visto que eles possibilitam o trabalho com os multiletramentos sob a perspectiva de que o ato de ensinar e aprender envolve múltiplos saberes.
id IFES-1_8a69b15bb36c3bac78fe7ff3c2561056
oai_identifier_str oai::article/156
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling TECNOLOGIA NA ESCOLA: TRANSFORMANDO ANTIGOS PROBLEMAS EM MÉTODOS DE ENSINO APRENDIZAGEM COM O USO DO CELULAR VIA GÊNERO SHELFIEEnsinoLíngua portuguesaMultiletramentoCelularShelfieEste trabalho integra pesquisas desenvolvidas no projeto “Gêneros multimodais e multiletramentos: novas formas de autoria”, que investiga letramentos necessários para a construção de sentidos em gêneros multimodais, assumindo: a tecnologia como uma ferramenta ao dispor do professor; a concepção sociointeracionista de linguagem; e o conceito de multiletramento. A pesquisa apresenta caráter qualitativo, etnográfico, delineando-se como uma pesquisa-ação, via Linguística Aplicada, focalizando o uso do celular em atividades com o gênero shelfie. O resultado indicou a premência de o professor rever conceitos e explorar os recursos tecnológicos, visto que eles possibilitam o trabalho com os multiletramentos sob a perspectiva de que o ato de ensinar e aprender envolve múltiplos saberes.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-10-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/15610.36524/dect.v6i02.156Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 6 n. 02 (2016): 2016 - 02; 3-262236-215010.36524/dect.v6i02reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/156/151Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessSheuer Nantes, Eliza AdrianaSayuri Kussano Akiyama, Elís CristinaGondim da Silva, Antônio KélissonPinheiro da Silveira, Ana Paula2019-10-22T14:29:05Zoai::article/156Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:04.926937Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv TECNOLOGIA NA ESCOLA: TRANSFORMANDO ANTIGOS PROBLEMAS EM MÉTODOS DE ENSINO APRENDIZAGEM COM O USO DO CELULAR VIA GÊNERO SHELFIE
title TECNOLOGIA NA ESCOLA: TRANSFORMANDO ANTIGOS PROBLEMAS EM MÉTODOS DE ENSINO APRENDIZAGEM COM O USO DO CELULAR VIA GÊNERO SHELFIE
spellingShingle TECNOLOGIA NA ESCOLA: TRANSFORMANDO ANTIGOS PROBLEMAS EM MÉTODOS DE ENSINO APRENDIZAGEM COM O USO DO CELULAR VIA GÊNERO SHELFIE
Sheuer Nantes, Eliza Adriana
Ensino
Língua portuguesa
Multiletramento
Celular
Shelfie
title_short TECNOLOGIA NA ESCOLA: TRANSFORMANDO ANTIGOS PROBLEMAS EM MÉTODOS DE ENSINO APRENDIZAGEM COM O USO DO CELULAR VIA GÊNERO SHELFIE
title_full TECNOLOGIA NA ESCOLA: TRANSFORMANDO ANTIGOS PROBLEMAS EM MÉTODOS DE ENSINO APRENDIZAGEM COM O USO DO CELULAR VIA GÊNERO SHELFIE
title_fullStr TECNOLOGIA NA ESCOLA: TRANSFORMANDO ANTIGOS PROBLEMAS EM MÉTODOS DE ENSINO APRENDIZAGEM COM O USO DO CELULAR VIA GÊNERO SHELFIE
title_full_unstemmed TECNOLOGIA NA ESCOLA: TRANSFORMANDO ANTIGOS PROBLEMAS EM MÉTODOS DE ENSINO APRENDIZAGEM COM O USO DO CELULAR VIA GÊNERO SHELFIE
title_sort TECNOLOGIA NA ESCOLA: TRANSFORMANDO ANTIGOS PROBLEMAS EM MÉTODOS DE ENSINO APRENDIZAGEM COM O USO DO CELULAR VIA GÊNERO SHELFIE
author Sheuer Nantes, Eliza Adriana
author_facet Sheuer Nantes, Eliza Adriana
Sayuri Kussano Akiyama, Elís Cristina
Gondim da Silva, Antônio Kélisson
Pinheiro da Silveira, Ana Paula
author_role author
author2 Sayuri Kussano Akiyama, Elís Cristina
Gondim da Silva, Antônio Kélisson
Pinheiro da Silveira, Ana Paula
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sheuer Nantes, Eliza Adriana
Sayuri Kussano Akiyama, Elís Cristina
Gondim da Silva, Antônio Kélisson
Pinheiro da Silveira, Ana Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Língua portuguesa
Multiletramento
Celular
Shelfie
topic Ensino
Língua portuguesa
Multiletramento
Celular
Shelfie
description Este trabalho integra pesquisas desenvolvidas no projeto “Gêneros multimodais e multiletramentos: novas formas de autoria”, que investiga letramentos necessários para a construção de sentidos em gêneros multimodais, assumindo: a tecnologia como uma ferramenta ao dispor do professor; a concepção sociointeracionista de linguagem; e o conceito de multiletramento. A pesquisa apresenta caráter qualitativo, etnográfico, delineando-se como uma pesquisa-ação, via Linguística Aplicada, focalizando o uso do celular em atividades com o gênero shelfie. O resultado indicou a premência de o professor rever conceitos e explorar os recursos tecnológicos, visto que eles possibilitam o trabalho com os multiletramentos sob a perspectiva de que o ato de ensinar e aprender envolve múltiplos saberes.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/156
10.36524/dect.v6i02.156
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/156
identifier_str_mv 10.36524/dect.v6i02.156
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/156/151
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 6 n. 02 (2016): 2016 - 02; 3-26
2236-2150
10.36524/dect.v6i02
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948028124495872