PLATAFORMA DIGITAL DOS MULTILETRAMENTOS: LITERATURA E TECNOLOGIA NO ENSINO MÉDIO DO IFB: PLATAFORMA DIGITAL DOS MULTILETRAMENTOS: LITERATURA E TECNOLOGIA NO ENSINO MÉDIO DO IFB
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1617 |
Resumo: | O projeto “Plataforma digital dos multiletramentos: literatura e tecnologia no ensino médio do IFB” propôs a construção da ferramenta digital Multiletramentos, a fim de (re)criar novas (re)leituras e (re)escritas baseadas em momentos interativos, criatividade cognitiva, percursos autorais e competência tecnológica. A metodologia ativou as “cirandas dialógicas” para a produção dos sentidos do texto, mesclando o método tradicional de ensino e os jogos digitais, aproximando o leitor da geração “Millenials”. Nelas, o leitor faz uma leitura mediada, de forma oral, impressa ou digital; em seguida, desenvolve percursos de leitura e escrita, utilizando técnicas variadas, para validação de seus pares. Por fim, especialistas de informática ensinam como migrar essas ideias para os artifícios digitais dos multiletramentos, de modo lúdico e criativo. O presente artigo retrata a concepção da ferramenta Multiletramentos, aplicada a estudantes do Ensino Médio Integrado à Informática do Instituto Federal de Brasília, campus Brasília, sob a orientação dos alunos de licenciatura, em três momentos: Cirandas Dialógicas, Cartas com Café e Contos Machadianos. |
id |
IFES-1_8b9df523ba322566a03ffcefdf4bc359 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/1617 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
PLATAFORMA DIGITAL DOS MULTILETRAMENTOS: LITERATURA E TECNOLOGIA NO ENSINO MÉDIO DO IFB: PLATAFORMA DIGITAL DOS MULTILETRAMENTOS: LITERATURA E TECNOLOGIA NO ENSINO MÉDIO DO IFBMultiletramentos. Plataforma de leitura e escrita. Informática aplicada. Gamificação.O projeto “Plataforma digital dos multiletramentos: literatura e tecnologia no ensino médio do IFB” propôs a construção da ferramenta digital Multiletramentos, a fim de (re)criar novas (re)leituras e (re)escritas baseadas em momentos interativos, criatividade cognitiva, percursos autorais e competência tecnológica. A metodologia ativou as “cirandas dialógicas” para a produção dos sentidos do texto, mesclando o método tradicional de ensino e os jogos digitais, aproximando o leitor da geração “Millenials”. Nelas, o leitor faz uma leitura mediada, de forma oral, impressa ou digital; em seguida, desenvolve percursos de leitura e escrita, utilizando técnicas variadas, para validação de seus pares. Por fim, especialistas de informática ensinam como migrar essas ideias para os artifícios digitais dos multiletramentos, de modo lúdico e criativo. O presente artigo retrata a concepção da ferramenta Multiletramentos, aplicada a estudantes do Ensino Médio Integrado à Informática do Instituto Federal de Brasília, campus Brasília, sob a orientação dos alunos de licenciatura, em três momentos: Cirandas Dialógicas, Cartas com Café e Contos Machadianos.EDIFES2022-07-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/161710.36524/saladeaula.v11i2.1617Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 11 n. 2 (2022): Percepções em Formação e Inclusão; 20-332316-729710.36524/saladeaula.v11i2reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1617/947Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Sala de Aula em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMENDES, JOSUENAGRATH SOUSA OLIVEIRA, WYNNEHIPÓLITO PESSOA DE MELO, LUCAS2023-09-14T20:02:37Zoai::article/1617Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:56.141350Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PLATAFORMA DIGITAL DOS MULTILETRAMENTOS: LITERATURA E TECNOLOGIA NO ENSINO MÉDIO DO IFB: PLATAFORMA DIGITAL DOS MULTILETRAMENTOS: LITERATURA E TECNOLOGIA NO ENSINO MÉDIO DO IFB |
title |
PLATAFORMA DIGITAL DOS MULTILETRAMENTOS: LITERATURA E TECNOLOGIA NO ENSINO MÉDIO DO IFB: PLATAFORMA DIGITAL DOS MULTILETRAMENTOS: LITERATURA E TECNOLOGIA NO ENSINO MÉDIO DO IFB |
spellingShingle |
PLATAFORMA DIGITAL DOS MULTILETRAMENTOS: LITERATURA E TECNOLOGIA NO ENSINO MÉDIO DO IFB: PLATAFORMA DIGITAL DOS MULTILETRAMENTOS: LITERATURA E TECNOLOGIA NO ENSINO MÉDIO DO IFB MENDES, JOSUE Multiletramentos. Plataforma de leitura e escrita. Informática aplicada. Gamificação. |
title_short |
PLATAFORMA DIGITAL DOS MULTILETRAMENTOS: LITERATURA E TECNOLOGIA NO ENSINO MÉDIO DO IFB: PLATAFORMA DIGITAL DOS MULTILETRAMENTOS: LITERATURA E TECNOLOGIA NO ENSINO MÉDIO DO IFB |
title_full |
PLATAFORMA DIGITAL DOS MULTILETRAMENTOS: LITERATURA E TECNOLOGIA NO ENSINO MÉDIO DO IFB: PLATAFORMA DIGITAL DOS MULTILETRAMENTOS: LITERATURA E TECNOLOGIA NO ENSINO MÉDIO DO IFB |
title_fullStr |
PLATAFORMA DIGITAL DOS MULTILETRAMENTOS: LITERATURA E TECNOLOGIA NO ENSINO MÉDIO DO IFB: PLATAFORMA DIGITAL DOS MULTILETRAMENTOS: LITERATURA E TECNOLOGIA NO ENSINO MÉDIO DO IFB |
title_full_unstemmed |
PLATAFORMA DIGITAL DOS MULTILETRAMENTOS: LITERATURA E TECNOLOGIA NO ENSINO MÉDIO DO IFB: PLATAFORMA DIGITAL DOS MULTILETRAMENTOS: LITERATURA E TECNOLOGIA NO ENSINO MÉDIO DO IFB |
title_sort |
PLATAFORMA DIGITAL DOS MULTILETRAMENTOS: LITERATURA E TECNOLOGIA NO ENSINO MÉDIO DO IFB: PLATAFORMA DIGITAL DOS MULTILETRAMENTOS: LITERATURA E TECNOLOGIA NO ENSINO MÉDIO DO IFB |
author |
MENDES, JOSUE |
author_facet |
MENDES, JOSUE NAGRATH SOUSA OLIVEIRA, WYNNE HIPÓLITO PESSOA DE MELO, LUCAS |
author_role |
author |
author2 |
NAGRATH SOUSA OLIVEIRA, WYNNE HIPÓLITO PESSOA DE MELO, LUCAS |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MENDES, JOSUE NAGRATH SOUSA OLIVEIRA, WYNNE HIPÓLITO PESSOA DE MELO, LUCAS |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Multiletramentos. Plataforma de leitura e escrita. Informática aplicada. Gamificação. |
topic |
Multiletramentos. Plataforma de leitura e escrita. Informática aplicada. Gamificação. |
description |
O projeto “Plataforma digital dos multiletramentos: literatura e tecnologia no ensino médio do IFB” propôs a construção da ferramenta digital Multiletramentos, a fim de (re)criar novas (re)leituras e (re)escritas baseadas em momentos interativos, criatividade cognitiva, percursos autorais e competência tecnológica. A metodologia ativou as “cirandas dialógicas” para a produção dos sentidos do texto, mesclando o método tradicional de ensino e os jogos digitais, aproximando o leitor da geração “Millenials”. Nelas, o leitor faz uma leitura mediada, de forma oral, impressa ou digital; em seguida, desenvolve percursos de leitura e escrita, utilizando técnicas variadas, para validação de seus pares. Por fim, especialistas de informática ensinam como migrar essas ideias para os artifícios digitais dos multiletramentos, de modo lúdico e criativo. O presente artigo retrata a concepção da ferramenta Multiletramentos, aplicada a estudantes do Ensino Médio Integrado à Informática do Instituto Federal de Brasília, campus Brasília, sob a orientação dos alunos de licenciatura, em três momentos: Cirandas Dialógicas, Cartas com Café e Contos Machadianos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1617 10.36524/saladeaula.v11i2.1617 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1617 |
identifier_str_mv |
10.36524/saladeaula.v11i2.1617 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1617/947 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 11 n. 2 (2022): Percepções em Formação e Inclusão; 20-33 2316-7297 10.36524/saladeaula.v11i2 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948027041316864 |