PLATAFORMA DIGITAL DOS MULTILETRAMENTOS: LITERATURA E TECNOLOGIA NO ENSINO MÉDIO DO IFB: PLATAFORMA DIGITAL DOS MULTILETRAMENTOS: LITERATURA E TECNOLOGIA NO ENSINO MÉDIO DO IFB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MENDES, JOSUE
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: NAGRATH SOUSA OLIVEIRA, WYNNE, HIPÓLITO PESSOA DE MELO, LUCAS
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1617
Resumo: O projeto “Plataforma digital dos multiletramentos: literatura e tecnologia no ensino médio do IFB” propôs a construção da ferramenta digital Multiletramentos, a fim de (re)criar novas (re)leituras e (re)escritas baseadas em momentos interativos, criatividade cognitiva, percursos autorais e competência tecnológica. A metodologia ativou as “cirandas dialógicas” para a produção dos sentidos do texto, mesclando o método tradicional de ensino e os jogos digitais, aproximando o leitor da geração “Millenials”. Nelas, o leitor faz uma leitura mediada, de forma oral, impressa ou digital; em seguida, desenvolve percursos de leitura e escrita, utilizando técnicas variadas, para validação de seus pares. Por fim, especialistas de informática ensinam como migrar essas ideias para os artifícios digitais dos multiletramentos, de modo lúdico e criativo. O presente artigo retrata a concepção da ferramenta Multiletramentos, aplicada a estudantes do Ensino Médio Integrado à Informática do Instituto Federal de Brasília, campus Brasília, sob a orientação dos alunos de licenciatura, em três momentos: Cirandas Dialógicas, Cartas com Café e Contos Machadianos.
id IFES-1_8b9df523ba322566a03ffcefdf4bc359
oai_identifier_str oai::article/1617
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling PLATAFORMA DIGITAL DOS MULTILETRAMENTOS: LITERATURA E TECNOLOGIA NO ENSINO MÉDIO DO IFB: PLATAFORMA DIGITAL DOS MULTILETRAMENTOS: LITERATURA E TECNOLOGIA NO ENSINO MÉDIO DO IFBMultiletramentos. Plataforma de leitura e escrita. Informática aplicada. Gamificação.O projeto “Plataforma digital dos multiletramentos: literatura e tecnologia no ensino médio do IFB” propôs a construção da ferramenta digital Multiletramentos, a fim de (re)criar novas (re)leituras e (re)escritas baseadas em momentos interativos, criatividade cognitiva, percursos autorais e competência tecnológica. A metodologia ativou as “cirandas dialógicas” para a produção dos sentidos do texto, mesclando o método tradicional de ensino e os jogos digitais, aproximando o leitor da geração “Millenials”. Nelas, o leitor faz uma leitura mediada, de forma oral, impressa ou digital; em seguida, desenvolve percursos de leitura e escrita, utilizando técnicas variadas, para validação de seus pares. Por fim, especialistas de informática ensinam como migrar essas ideias para os artifícios digitais dos multiletramentos, de modo lúdico e criativo. O presente artigo retrata a concepção da ferramenta Multiletramentos, aplicada a estudantes do Ensino Médio Integrado à Informática do Instituto Federal de Brasília, campus Brasília, sob a orientação dos alunos de licenciatura, em três momentos: Cirandas Dialógicas, Cartas com Café e Contos Machadianos.EDIFES2022-07-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/161710.36524/saladeaula.v11i2.1617Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 11 n. 2 (2022): Percepções em Formação e Inclusão; 20-332316-729710.36524/saladeaula.v11i2reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1617/947Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Sala de Aula em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMENDES, JOSUENAGRATH SOUSA OLIVEIRA, WYNNEHIPÓLITO PESSOA DE MELO, LUCAS2023-09-14T20:02:37Zoai::article/1617Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:56.141350Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv PLATAFORMA DIGITAL DOS MULTILETRAMENTOS: LITERATURA E TECNOLOGIA NO ENSINO MÉDIO DO IFB: PLATAFORMA DIGITAL DOS MULTILETRAMENTOS: LITERATURA E TECNOLOGIA NO ENSINO MÉDIO DO IFB
title PLATAFORMA DIGITAL DOS MULTILETRAMENTOS: LITERATURA E TECNOLOGIA NO ENSINO MÉDIO DO IFB: PLATAFORMA DIGITAL DOS MULTILETRAMENTOS: LITERATURA E TECNOLOGIA NO ENSINO MÉDIO DO IFB
spellingShingle PLATAFORMA DIGITAL DOS MULTILETRAMENTOS: LITERATURA E TECNOLOGIA NO ENSINO MÉDIO DO IFB: PLATAFORMA DIGITAL DOS MULTILETRAMENTOS: LITERATURA E TECNOLOGIA NO ENSINO MÉDIO DO IFB
MENDES, JOSUE
Multiletramentos. Plataforma de leitura e escrita. Informática aplicada. Gamificação.
title_short PLATAFORMA DIGITAL DOS MULTILETRAMENTOS: LITERATURA E TECNOLOGIA NO ENSINO MÉDIO DO IFB: PLATAFORMA DIGITAL DOS MULTILETRAMENTOS: LITERATURA E TECNOLOGIA NO ENSINO MÉDIO DO IFB
title_full PLATAFORMA DIGITAL DOS MULTILETRAMENTOS: LITERATURA E TECNOLOGIA NO ENSINO MÉDIO DO IFB: PLATAFORMA DIGITAL DOS MULTILETRAMENTOS: LITERATURA E TECNOLOGIA NO ENSINO MÉDIO DO IFB
title_fullStr PLATAFORMA DIGITAL DOS MULTILETRAMENTOS: LITERATURA E TECNOLOGIA NO ENSINO MÉDIO DO IFB: PLATAFORMA DIGITAL DOS MULTILETRAMENTOS: LITERATURA E TECNOLOGIA NO ENSINO MÉDIO DO IFB
title_full_unstemmed PLATAFORMA DIGITAL DOS MULTILETRAMENTOS: LITERATURA E TECNOLOGIA NO ENSINO MÉDIO DO IFB: PLATAFORMA DIGITAL DOS MULTILETRAMENTOS: LITERATURA E TECNOLOGIA NO ENSINO MÉDIO DO IFB
title_sort PLATAFORMA DIGITAL DOS MULTILETRAMENTOS: LITERATURA E TECNOLOGIA NO ENSINO MÉDIO DO IFB: PLATAFORMA DIGITAL DOS MULTILETRAMENTOS: LITERATURA E TECNOLOGIA NO ENSINO MÉDIO DO IFB
author MENDES, JOSUE
author_facet MENDES, JOSUE
NAGRATH SOUSA OLIVEIRA, WYNNE
HIPÓLITO PESSOA DE MELO, LUCAS
author_role author
author2 NAGRATH SOUSA OLIVEIRA, WYNNE
HIPÓLITO PESSOA DE MELO, LUCAS
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv MENDES, JOSUE
NAGRATH SOUSA OLIVEIRA, WYNNE
HIPÓLITO PESSOA DE MELO, LUCAS
dc.subject.por.fl_str_mv Multiletramentos. Plataforma de leitura e escrita. Informática aplicada. Gamificação.
topic Multiletramentos. Plataforma de leitura e escrita. Informática aplicada. Gamificação.
description O projeto “Plataforma digital dos multiletramentos: literatura e tecnologia no ensino médio do IFB” propôs a construção da ferramenta digital Multiletramentos, a fim de (re)criar novas (re)leituras e (re)escritas baseadas em momentos interativos, criatividade cognitiva, percursos autorais e competência tecnológica. A metodologia ativou as “cirandas dialógicas” para a produção dos sentidos do texto, mesclando o método tradicional de ensino e os jogos digitais, aproximando o leitor da geração “Millenials”. Nelas, o leitor faz uma leitura mediada, de forma oral, impressa ou digital; em seguida, desenvolve percursos de leitura e escrita, utilizando técnicas variadas, para validação de seus pares. Por fim, especialistas de informática ensinam como migrar essas ideias para os artifícios digitais dos multiletramentos, de modo lúdico e criativo. O presente artigo retrata a concepção da ferramenta Multiletramentos, aplicada a estudantes do Ensino Médio Integrado à Informática do Instituto Federal de Brasília, campus Brasília, sob a orientação dos alunos de licenciatura, em três momentos: Cirandas Dialógicas, Cartas com Café e Contos Machadianos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1617
10.36524/saladeaula.v11i2.1617
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1617
identifier_str_mv 10.36524/saladeaula.v11i2.1617
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1617/947
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDIFES
publisher.none.fl_str_mv EDIFES
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 11 n. 2 (2022): Percepções em Formação e Inclusão; 20-33
2316-7297
10.36524/saladeaula.v11i2
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948027041316864