Multiletramentos: uma nova concepção no ensino da escrita.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4341 |
Resumo: | Neste trabalho ressaltamos a importância da propagação da pedagogia dos multiletramentos, mediante a multiplicidade de linguagens que envolve cultura e valores de diferentes sujeitos, dando origem a gêneros textuais híbridos, que por sua vez, são altamente interativos e colaborativos nas ações sociais comunicativas, na medida em que tem sua circulação acelerada na sociedade com o advento das novas tecnologias de informação. A escolha dos multiletramentos como fundamento neste trabalho se deve a querermos mostrar que, com o surgimento das novas tecnologias, os letramentos são insuficientes para a construção de sentidos, visto que aborda somente as habilidades de leitura e escrita nas práticas sociais, que são cada vez mais bombardeadas com as multissemioses provenientes do mundo contemporâneo. Nesta perspectiva, o objetivo da pesquisa é mostrar a importância do trabalho com a escrita através dos multiletramentos, bem como refletir sobre a contribuição dos gêneros digitais neste tipo de atividade. Para fundamentar a pesquisa, nos embasamos nos estudos de Soares (2014), Tfouni (1997), Kleiman (1995), Street (2014), Marcuschi (2010), Rojo (2012), Gomes (2011), Dolz; Schneuwly (2004), Lima (1985), Antunes (2009), Xavier (2010), Komesu (2010) e outros. Quanto à pesquisa, é uma abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico. Para destacar a importância dos multiletramentos, apresentamos uma proposta de trabalho com a escrita, com o gênero conto, tendo por suporte o blog, para enfatizar a importância do uso da sequência didática como instrumento metodológico a fim de representar uma situação real de comunicação e, assim favorecer uma melhor produção textual. |
id |
UFCG_eccc3413d994ed458347e1e29e0b073f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/4341 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Multiletramentos: uma nova concepção no ensino da escrita.Multiletramentos: a new conception in the teaching of writing.Leitura e escritaLetramentosMultiletramentoReading and writingLetteringMultiletramentoLetras - Língua Portuguesa.Neste trabalho ressaltamos a importância da propagação da pedagogia dos multiletramentos, mediante a multiplicidade de linguagens que envolve cultura e valores de diferentes sujeitos, dando origem a gêneros textuais híbridos, que por sua vez, são altamente interativos e colaborativos nas ações sociais comunicativas, na medida em que tem sua circulação acelerada na sociedade com o advento das novas tecnologias de informação. A escolha dos multiletramentos como fundamento neste trabalho se deve a querermos mostrar que, com o surgimento das novas tecnologias, os letramentos são insuficientes para a construção de sentidos, visto que aborda somente as habilidades de leitura e escrita nas práticas sociais, que são cada vez mais bombardeadas com as multissemioses provenientes do mundo contemporâneo. Nesta perspectiva, o objetivo da pesquisa é mostrar a importância do trabalho com a escrita através dos multiletramentos, bem como refletir sobre a contribuição dos gêneros digitais neste tipo de atividade. Para fundamentar a pesquisa, nos embasamos nos estudos de Soares (2014), Tfouni (1997), Kleiman (1995), Street (2014), Marcuschi (2010), Rojo (2012), Gomes (2011), Dolz; Schneuwly (2004), Lima (1985), Antunes (2009), Xavier (2010), Komesu (2010) e outros. Quanto à pesquisa, é uma abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico. Para destacar a importância dos multiletramentos, apresentamos uma proposta de trabalho com a escrita, com o gênero conto, tendo por suporte o blog, para enfatizar a importância do uso da sequência didática como instrumento metodológico a fim de representar uma situação real de comunicação e, assim favorecer uma melhor produção textual.In this work, we emphasize the importance of spreading the pedagogy of multiliteracies by the multiplicity of languages that involves culture and values of different subjects, giving source to textual genres hybrids, which in turn, are highly interactive and collaborative in communicative social activities, as in has its accelerated movement in society with the advent of new information technologies. The choice of multiliteracies as the basis of that work is due to wanting to show that, with the emergence of new technologies, literacies are insufficient for the construction of meaning, since it only deals with reading and writing skills in social practices, which are increasingly more bombarded with multissemioses from the contemporary world. In this perspective, the objective of the research is to show the importance of working with writing through multiliteracies and reflect on the contribution of digital genres in this type of activity. To support research in embasamos studies Soares (2014), Tfouni (1997), Kleiman (1995), Street (2014), Marcuschi (2010), Rojo (2012), Gomes (2011), Dolz; Schneuwly (2004), Lima (1985), Antunes (2009), Xavier (2010), Komesu (2010) and others. The research is a qualitative approach, bibliographical nature. To highlight the importance of multiliteracies, present a proposal to work with writing, with the genre tale and is supported by the blog, to emphasize the importance of using didactic sequence as a methodological tool to represent a real situation of communication and, thus enable a better textual production.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGPEREIRA, Hérica Paiva.PEREIRA, Hérica Paiva.http://lattes.cnpq.br/0140741349526284SILVA, Jorgevaldo de Souza.SILVA , Abdoral Inácio da.DUARTE, Raianny Lopes.2016-05-272019-06-13T17:51:28Z2019-06-132019-06-13T17:51:28Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4341DUARTE, Raianny Lopes. Multiletramentos: uma nova concepção no ensino da escrita. 2016. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-06-21T14:08:41Zoai:localhost:riufcg/4341Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-06-21T14:08:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Multiletramentos: uma nova concepção no ensino da escrita. Multiletramentos: a new conception in the teaching of writing. |
title |
Multiletramentos: uma nova concepção no ensino da escrita. |
spellingShingle |
Multiletramentos: uma nova concepção no ensino da escrita. DUARTE, Raianny Lopes. Leitura e escrita Letramentos Multiletramento Reading and writing Lettering Multiletramento Letras - Língua Portuguesa. |
title_short |
Multiletramentos: uma nova concepção no ensino da escrita. |
title_full |
Multiletramentos: uma nova concepção no ensino da escrita. |
title_fullStr |
Multiletramentos: uma nova concepção no ensino da escrita. |
title_full_unstemmed |
Multiletramentos: uma nova concepção no ensino da escrita. |
title_sort |
Multiletramentos: uma nova concepção no ensino da escrita. |
author |
DUARTE, Raianny Lopes. |
author_facet |
DUARTE, Raianny Lopes. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
PEREIRA, Hérica Paiva. PEREIRA, Hérica Paiva. http://lattes.cnpq.br/0140741349526284 SILVA, Jorgevaldo de Souza. SILVA , Abdoral Inácio da. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
DUARTE, Raianny Lopes. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura e escrita Letramentos Multiletramento Reading and writing Lettering Multiletramento Letras - Língua Portuguesa. |
topic |
Leitura e escrita Letramentos Multiletramento Reading and writing Lettering Multiletramento Letras - Língua Portuguesa. |
description |
Neste trabalho ressaltamos a importância da propagação da pedagogia dos multiletramentos, mediante a multiplicidade de linguagens que envolve cultura e valores de diferentes sujeitos, dando origem a gêneros textuais híbridos, que por sua vez, são altamente interativos e colaborativos nas ações sociais comunicativas, na medida em que tem sua circulação acelerada na sociedade com o advento das novas tecnologias de informação. A escolha dos multiletramentos como fundamento neste trabalho se deve a querermos mostrar que, com o surgimento das novas tecnologias, os letramentos são insuficientes para a construção de sentidos, visto que aborda somente as habilidades de leitura e escrita nas práticas sociais, que são cada vez mais bombardeadas com as multissemioses provenientes do mundo contemporâneo. Nesta perspectiva, o objetivo da pesquisa é mostrar a importância do trabalho com a escrita através dos multiletramentos, bem como refletir sobre a contribuição dos gêneros digitais neste tipo de atividade. Para fundamentar a pesquisa, nos embasamos nos estudos de Soares (2014), Tfouni (1997), Kleiman (1995), Street (2014), Marcuschi (2010), Rojo (2012), Gomes (2011), Dolz; Schneuwly (2004), Lima (1985), Antunes (2009), Xavier (2010), Komesu (2010) e outros. Quanto à pesquisa, é uma abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico. Para destacar a importância dos multiletramentos, apresentamos uma proposta de trabalho com a escrita, com o gênero conto, tendo por suporte o blog, para enfatizar a importância do uso da sequência didática como instrumento metodológico a fim de representar uma situação real de comunicação e, assim favorecer uma melhor produção textual. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-05-27 2019-06-13T17:51:28Z 2019-06-13 2019-06-13T17:51:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4341 DUARTE, Raianny Lopes. Multiletramentos: uma nova concepção no ensino da escrita. 2016. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4341 |
identifier_str_mv |
DUARTE, Raianny Lopes. Multiletramentos: uma nova concepção no ensino da escrita. 2016. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744376850546688 |