PROPOSTA DE CURRÍCULO PARA O CURSO TÉCNICO DE RECURSOS HUMANOS DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO “PROFESSOR JOSÉ VEIGA DA SILVA” SOB A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO HUMANÍSTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Laryssa da Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/338
Resumo: Desde os primórdios da humanidade, o trabalho humano foi dividido. Aos grupos de elite era destinada uma educação intelectual, voltada a formar um cidadão completo. Já os grupos trabalhadores recebiam uma educação técnica, voltada ao trabalho prático. Com o passar dos anos esse tipo de diferenciação não diminuiu. Ainda hoje, percebe-se a ausência da educação humanística na formação técnica. Mesmo que inúmeros autores afirmem que a educação humanística é fundamental para a formação do trabalhador, ainda assim, os cursos técnicos não oferecem aos seus alunos esse tipo de formação. O presente trabalho analisa o currículo técnico do curso de Recursos Humanos da Escola Estadual “Professor José Veiga da Silva”, em MarataízesES, observando a ausência de educação humanística na matriz curricular do curso, além de pesquisa realizada com os alunos, comprovando que a ausência da mesma é sentida pelos futuros profissionais de Recursos Humanos. Como resultado, o trabalho apresenta uma proposta curricular, acrescentando um módulo a mais no curso que contemple as disciplinas que, segundo a pesquisa, os alunos sentem falta, sendo estas baseadas na educação humanística.  
id IFES-1_8c1dc707847965d23216012dad9be61b
oai_identifier_str oai::article/338
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling PROPOSTA DE CURRÍCULO PARA O CURSO TÉCNICO DE RECURSOS HUMANOS DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO “PROFESSOR JOSÉ VEIGA DA SILVA” SOB A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO HUMANÍSTICA Educação HumanísticaProfessor José Veiga da SilvaProposta curricularRecursos Humanos.Desde os primórdios da humanidade, o trabalho humano foi dividido. Aos grupos de elite era destinada uma educação intelectual, voltada a formar um cidadão completo. Já os grupos trabalhadores recebiam uma educação técnica, voltada ao trabalho prático. Com o passar dos anos esse tipo de diferenciação não diminuiu. Ainda hoje, percebe-se a ausência da educação humanística na formação técnica. Mesmo que inúmeros autores afirmem que a educação humanística é fundamental para a formação do trabalhador, ainda assim, os cursos técnicos não oferecem aos seus alunos esse tipo de formação. O presente trabalho analisa o currículo técnico do curso de Recursos Humanos da Escola Estadual “Professor José Veiga da Silva”, em MarataízesES, observando a ausência de educação humanística na matriz curricular do curso, além de pesquisa realizada com os alunos, comprovando que a ausência da mesma é sentida pelos futuros profissionais de Recursos Humanos. Como resultado, o trabalho apresenta uma proposta curricular, acrescentando um módulo a mais no curso que contemple as disciplinas que, segundo a pesquisa, os alunos sentem falta, sendo estas baseadas na educação humanística.  Instituto Federal do Espírito Santo2018-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/33810.36524/ric.v4i2.338Revista Ifes Ciência ; v. 4 n. 2 (2018): Revista Ifes Ciência - ISSN 2359-4799; 44-672359-479910.36524/ric.v4i2reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/338/300Copyright (c) 2019 Revista Ifes Ciência info:eu-repo/semantics/openAccessMachado, Laryssa da Silva 2019-12-02T13:44:44Zoai::article/338Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:38.080016Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv PROPOSTA DE CURRÍCULO PARA O CURSO TÉCNICO DE RECURSOS HUMANOS DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO “PROFESSOR JOSÉ VEIGA DA SILVA” SOB A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO HUMANÍSTICA
title PROPOSTA DE CURRÍCULO PARA O CURSO TÉCNICO DE RECURSOS HUMANOS DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO “PROFESSOR JOSÉ VEIGA DA SILVA” SOB A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO HUMANÍSTICA
spellingShingle PROPOSTA DE CURRÍCULO PARA O CURSO TÉCNICO DE RECURSOS HUMANOS DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO “PROFESSOR JOSÉ VEIGA DA SILVA” SOB A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO HUMANÍSTICA
Machado, Laryssa da Silva
Educação Humanística
Professor José Veiga da Silva
Proposta curricular
Recursos Humanos.
title_short PROPOSTA DE CURRÍCULO PARA O CURSO TÉCNICO DE RECURSOS HUMANOS DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO “PROFESSOR JOSÉ VEIGA DA SILVA” SOB A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO HUMANÍSTICA
title_full PROPOSTA DE CURRÍCULO PARA O CURSO TÉCNICO DE RECURSOS HUMANOS DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO “PROFESSOR JOSÉ VEIGA DA SILVA” SOB A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO HUMANÍSTICA
title_fullStr PROPOSTA DE CURRÍCULO PARA O CURSO TÉCNICO DE RECURSOS HUMANOS DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO “PROFESSOR JOSÉ VEIGA DA SILVA” SOB A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO HUMANÍSTICA
title_full_unstemmed PROPOSTA DE CURRÍCULO PARA O CURSO TÉCNICO DE RECURSOS HUMANOS DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO “PROFESSOR JOSÉ VEIGA DA SILVA” SOB A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO HUMANÍSTICA
title_sort PROPOSTA DE CURRÍCULO PARA O CURSO TÉCNICO DE RECURSOS HUMANOS DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO “PROFESSOR JOSÉ VEIGA DA SILVA” SOB A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO HUMANÍSTICA
author Machado, Laryssa da Silva
author_facet Machado, Laryssa da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Laryssa da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Humanística
Professor José Veiga da Silva
Proposta curricular
Recursos Humanos.
topic Educação Humanística
Professor José Veiga da Silva
Proposta curricular
Recursos Humanos.
description Desde os primórdios da humanidade, o trabalho humano foi dividido. Aos grupos de elite era destinada uma educação intelectual, voltada a formar um cidadão completo. Já os grupos trabalhadores recebiam uma educação técnica, voltada ao trabalho prático. Com o passar dos anos esse tipo de diferenciação não diminuiu. Ainda hoje, percebe-se a ausência da educação humanística na formação técnica. Mesmo que inúmeros autores afirmem que a educação humanística é fundamental para a formação do trabalhador, ainda assim, os cursos técnicos não oferecem aos seus alunos esse tipo de formação. O presente trabalho analisa o currículo técnico do curso de Recursos Humanos da Escola Estadual “Professor José Veiga da Silva”, em MarataízesES, observando a ausência de educação humanística na matriz curricular do curso, além de pesquisa realizada com os alunos, comprovando que a ausência da mesma é sentida pelos futuros profissionais de Recursos Humanos. Como resultado, o trabalho apresenta uma proposta curricular, acrescentando um módulo a mais no curso que contemple as disciplinas que, segundo a pesquisa, os alunos sentem falta, sendo estas baseadas na educação humanística.  
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/338
10.36524/ric.v4i2.338
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/338
identifier_str_mv 10.36524/ric.v4i2.338
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/338/300
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Ifes Ciência
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Ifes Ciência
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal do Espírito Santo
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal do Espírito Santo
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ifes Ciência ; v. 4 n. 2 (2018): Revista Ifes Ciência - ISSN 2359-4799; 44-67
2359-4799
10.36524/ric.v4i2
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948024843501568