EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA ESCOLA POR MEIO DA ANÁLISE DE JUROS DE CARTÃO DE CRÉDITO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/525 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo apresentar uma experiência realizada com alunos de ensino para jovens e adultos de uma escola pública que visava contribuir para a educação financeira dos estudantes mediante a aplicação da matemática financeira na análise de juros de um cartão de crédito, explorando uma situação de descontrole financeiro. Descreve-se a aplicação e resultados de atividades elaboradas com base na metodologia de resolução de problemas, onde os alunos deveriam utilizar a matemática para interpretar, analisar e resolver uma situação contextualizada, onde se verificava uma dificuldade no pagamento de uma fatura de cartão de crédito. Observou-se ao longo das aulas que os alunos, além de compreenderem a aplicação matemática na situação analisada, adquiriram consciência do perigo que o mau uso do cartão de crédito pode ocasionar e entenderam a importância da educação financeira em suas vidas. |
id |
IFES-1_8c6f37000d3eb243a35d34fc6eb52ebb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/525 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA ESCOLA POR MEIO DA ANÁLISE DE JUROS DE CARTÃO DE CRÉDITOEducação FinanceiraCartão de CréditoJurosO presente artigo tem como objetivo apresentar uma experiência realizada com alunos de ensino para jovens e adultos de uma escola pública que visava contribuir para a educação financeira dos estudantes mediante a aplicação da matemática financeira na análise de juros de um cartão de crédito, explorando uma situação de descontrole financeiro. Descreve-se a aplicação e resultados de atividades elaboradas com base na metodologia de resolução de problemas, onde os alunos deveriam utilizar a matemática para interpretar, analisar e resolver uma situação contextualizada, onde se verificava uma dificuldade no pagamento de uma fatura de cartão de crédito. Observou-se ao longo das aulas que os alunos, além de compreenderem a aplicação matemática na situação analisada, adquiriram consciência do perigo que o mau uso do cartão de crédito pode ocasionar e entenderam a importância da educação financeira em suas vidas. EDIFES2020-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/52510.36524/saladeaula.v8i1.525Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 8 n. 1 (2019): Relatos de Experiências em Educação; 132-1422316-729710.36524/saladeaula.v8i1reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/525/434Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Sala de Aula em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Mariana Freitas Tacanho da 2021-10-01T18:35:13Zoai::article/525Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:52.017444Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA ESCOLA POR MEIO DA ANÁLISE DE JUROS DE CARTÃO DE CRÉDITO |
title |
EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA ESCOLA POR MEIO DA ANÁLISE DE JUROS DE CARTÃO DE CRÉDITO |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA ESCOLA POR MEIO DA ANÁLISE DE JUROS DE CARTÃO DE CRÉDITO Silva, Mariana Freitas Tacanho da Educação Financeira Cartão de Crédito Juros |
title_short |
EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA ESCOLA POR MEIO DA ANÁLISE DE JUROS DE CARTÃO DE CRÉDITO |
title_full |
EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA ESCOLA POR MEIO DA ANÁLISE DE JUROS DE CARTÃO DE CRÉDITO |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA ESCOLA POR MEIO DA ANÁLISE DE JUROS DE CARTÃO DE CRÉDITO |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA ESCOLA POR MEIO DA ANÁLISE DE JUROS DE CARTÃO DE CRÉDITO |
title_sort |
EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA ESCOLA POR MEIO DA ANÁLISE DE JUROS DE CARTÃO DE CRÉDITO |
author |
Silva, Mariana Freitas Tacanho da |
author_facet |
Silva, Mariana Freitas Tacanho da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Mariana Freitas Tacanho da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Financeira Cartão de Crédito Juros |
topic |
Educação Financeira Cartão de Crédito Juros |
description |
O presente artigo tem como objetivo apresentar uma experiência realizada com alunos de ensino para jovens e adultos de uma escola pública que visava contribuir para a educação financeira dos estudantes mediante a aplicação da matemática financeira na análise de juros de um cartão de crédito, explorando uma situação de descontrole financeiro. Descreve-se a aplicação e resultados de atividades elaboradas com base na metodologia de resolução de problemas, onde os alunos deveriam utilizar a matemática para interpretar, analisar e resolver uma situação contextualizada, onde se verificava uma dificuldade no pagamento de uma fatura de cartão de crédito. Observou-se ao longo das aulas que os alunos, além de compreenderem a aplicação matemática na situação analisada, adquiriram consciência do perigo que o mau uso do cartão de crédito pode ocasionar e entenderam a importância da educação financeira em suas vidas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-02-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/525 10.36524/saladeaula.v8i1.525 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/525 |
identifier_str_mv |
10.36524/saladeaula.v8i1.525 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/525/434 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 8 n. 1 (2019): Relatos de Experiências em Educação; 132-142 2316-7297 10.36524/saladeaula.v8i1 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948025973866496 |