EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA ESCOLA POR MEIO DA ANÁLISE DE JUROS DE CARTÃO DE CRÉDITO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Mariana Freitas Tacanho da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/525
Resumo: O presente artigo tem como objetivo apresentar uma experiência realizada com alunos de ensino para jovens e adultos de uma escola pública que visava contribuir para a educação financeira dos estudantes mediante a aplicação da matemática financeira na análise de juros de um cartão de crédito, explorando uma situação de descontrole financeiro. Descreve-se a aplicação e resultados de atividades elaboradas com base na metodologia de resolução de problemas, onde os alunos deveriam utilizar a matemática para interpretar, analisar e resolver uma situação contextualizada, onde se verificava uma dificuldade no pagamento de uma fatura de cartão de crédito. Observou-se ao longo das aulas que os alunos, além de compreenderem a aplicação matemática na situação analisada, adquiriram consciência do perigo que o mau uso do cartão de crédito pode ocasionar e entenderam a importância da educação financeira em suas vidas.
id IFES-1_8c6f37000d3eb243a35d34fc6eb52ebb
oai_identifier_str oai::article/525
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA ESCOLA POR MEIO DA ANÁLISE DE JUROS DE CARTÃO DE CRÉDITOEducação FinanceiraCartão de CréditoJurosO presente artigo tem como objetivo apresentar uma experiência realizada com alunos de ensino para jovens e adultos de uma escola pública que visava contribuir para a educação financeira dos estudantes mediante a aplicação da matemática financeira na análise de juros de um cartão de crédito, explorando uma situação de descontrole financeiro. Descreve-se a aplicação e resultados de atividades elaboradas com base na metodologia de resolução de problemas, onde os alunos deveriam utilizar a matemática para interpretar, analisar e resolver uma situação contextualizada, onde se verificava uma dificuldade no pagamento de uma fatura de cartão de crédito. Observou-se ao longo das aulas que os alunos, além de compreenderem a aplicação matemática na situação analisada, adquiriram consciência do perigo que o mau uso do cartão de crédito pode ocasionar e entenderam a importância da educação financeira em suas vidas. EDIFES2020-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/52510.36524/saladeaula.v8i1.525Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 8 n. 1 (2019): Relatos de Experiências em Educação; 132-1422316-729710.36524/saladeaula.v8i1reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/525/434Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Sala de Aula em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Mariana Freitas Tacanho da 2021-10-01T18:35:13Zoai::article/525Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:52.017444Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA ESCOLA POR MEIO DA ANÁLISE DE JUROS DE CARTÃO DE CRÉDITO
title EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA ESCOLA POR MEIO DA ANÁLISE DE JUROS DE CARTÃO DE CRÉDITO
spellingShingle EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA ESCOLA POR MEIO DA ANÁLISE DE JUROS DE CARTÃO DE CRÉDITO
Silva, Mariana Freitas Tacanho da
Educação Financeira
Cartão de Crédito
Juros
title_short EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA ESCOLA POR MEIO DA ANÁLISE DE JUROS DE CARTÃO DE CRÉDITO
title_full EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA ESCOLA POR MEIO DA ANÁLISE DE JUROS DE CARTÃO DE CRÉDITO
title_fullStr EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA ESCOLA POR MEIO DA ANÁLISE DE JUROS DE CARTÃO DE CRÉDITO
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA ESCOLA POR MEIO DA ANÁLISE DE JUROS DE CARTÃO DE CRÉDITO
title_sort EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA ESCOLA POR MEIO DA ANÁLISE DE JUROS DE CARTÃO DE CRÉDITO
author Silva, Mariana Freitas Tacanho da
author_facet Silva, Mariana Freitas Tacanho da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Mariana Freitas Tacanho da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Financeira
Cartão de Crédito
Juros
topic Educação Financeira
Cartão de Crédito
Juros
description O presente artigo tem como objetivo apresentar uma experiência realizada com alunos de ensino para jovens e adultos de uma escola pública que visava contribuir para a educação financeira dos estudantes mediante a aplicação da matemática financeira na análise de juros de um cartão de crédito, explorando uma situação de descontrole financeiro. Descreve-se a aplicação e resultados de atividades elaboradas com base na metodologia de resolução de problemas, onde os alunos deveriam utilizar a matemática para interpretar, analisar e resolver uma situação contextualizada, onde se verificava uma dificuldade no pagamento de uma fatura de cartão de crédito. Observou-se ao longo das aulas que os alunos, além de compreenderem a aplicação matemática na situação analisada, adquiriram consciência do perigo que o mau uso do cartão de crédito pode ocasionar e entenderam a importância da educação financeira em suas vidas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/525
10.36524/saladeaula.v8i1.525
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/525
identifier_str_mv 10.36524/saladeaula.v8i1.525
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/525/434
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDIFES
publisher.none.fl_str_mv EDIFES
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 8 n. 1 (2019): Relatos de Experiências em Educação; 132-142
2316-7297
10.36524/saladeaula.v8i1
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948025973866496