CONCEPÇÕES E OPINIÕES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE TRANSGÊNICOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: do Prado Ventorim, Diego
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Neves Rebello Alves, Lyvia, Barbirato Furtado, Clara Fernanda, Pimentel Batitucci, Maria do Carmo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/1203
Resumo: Os organismos transgênicos (OT) são organismos geneticamente modificados com a inserção de material genético de outra espécie em seu genoma. Nos últimos 20 anos os OT têm ganhado espaço na mídia sendo pauta de discussões políticas envolvendo sua regulamentação, periculosidade à saúde humana e possíveis danos ambientais. No âmbito educacional, trabalhos abordam a temática transgênica em suas diferentes facetas e o que grande parte desses trabalhos têm em comum é a constatação da influência da mídia e do senso comum nas concepções dos estudantes. Diante disso, objetivou-se analisar e discutir as concepções e opiniões de estudantes do segundo ano do Ensino Médio sobre os OT. Para tanto, um questionário semiestruturado com 13 questões foi elaborado e aplicado nos participantes. Os resultados destacam que os alunos têm ciência e sabem definir o que são OT. Contudo, também foi verificado a fragilidade do ensino dessa temática no Ensino Médio, em que cerca de 70% dos participantes apontam que a quantidade de informação divulgada não é suficiente para a formação de uma opinião sólida sobre OT. Assim, cabe ao docente esclarecer os paradigmas que envolvem o uso ou não uso de OT. Para tal, sugere-se a constante atualização para com as novas tecnologias e legislações que envolvem o tema. Em consonância, cabe às instituições de ensino atualizarem os currículos e planos de curso a fim de abordar a temática dos OT com base em evidências científicas e buscando a construção do conhecimento pelo aluno de forma ativa e reflexiva.
id IFES-1_91bae7d27e2e4af238054558188d5412
oai_identifier_str oai::article/1203
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling CONCEPÇÕES E OPINIÕES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE TRANSGÊNICOStransgênicoseducação científicabiotecnologiaensino médioOs organismos transgênicos (OT) são organismos geneticamente modificados com a inserção de material genético de outra espécie em seu genoma. Nos últimos 20 anos os OT têm ganhado espaço na mídia sendo pauta de discussões políticas envolvendo sua regulamentação, periculosidade à saúde humana e possíveis danos ambientais. No âmbito educacional, trabalhos abordam a temática transgênica em suas diferentes facetas e o que grande parte desses trabalhos têm em comum é a constatação da influência da mídia e do senso comum nas concepções dos estudantes. Diante disso, objetivou-se analisar e discutir as concepções e opiniões de estudantes do segundo ano do Ensino Médio sobre os OT. Para tanto, um questionário semiestruturado com 13 questões foi elaborado e aplicado nos participantes. Os resultados destacam que os alunos têm ciência e sabem definir o que são OT. Contudo, também foi verificado a fragilidade do ensino dessa temática no Ensino Médio, em que cerca de 70% dos participantes apontam que a quantidade de informação divulgada não é suficiente para a formação de uma opinião sólida sobre OT. Assim, cabe ao docente esclarecer os paradigmas que envolvem o uso ou não uso de OT. Para tal, sugere-se a constante atualização para com as novas tecnologias e legislações que envolvem o tema. Em consonância, cabe às instituições de ensino atualizarem os currículos e planos de curso a fim de abordar a temática dos OT com base em evidências científicas e buscando a construção do conhecimento pelo aluno de forma ativa e reflexiva.Instituto Federal do Espírito Santo2021-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/1203Revista Ifes Ciência ; v. 7 n. 1 (2021): Revista Ifes Ciência; 01-102359-479910.36524/ric.v7i1reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/1203/846Copyright (c) 2021 Revista Ifes Ciência https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessdo Prado Ventorim, DiegoNeves Rebello Alves, Lyvia Barbirato Furtado, Clara FernandaPimentel Batitucci, Maria do Carmo2021-11-05T14:24:26Zoai::article/1203Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:46.828976Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv CONCEPÇÕES E OPINIÕES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE TRANSGÊNICOS
title CONCEPÇÕES E OPINIÕES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE TRANSGÊNICOS
spellingShingle CONCEPÇÕES E OPINIÕES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE TRANSGÊNICOS
do Prado Ventorim, Diego
transgênicos
educação científica
biotecnologia
ensino médio
title_short CONCEPÇÕES E OPINIÕES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE TRANSGÊNICOS
title_full CONCEPÇÕES E OPINIÕES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE TRANSGÊNICOS
title_fullStr CONCEPÇÕES E OPINIÕES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE TRANSGÊNICOS
title_full_unstemmed CONCEPÇÕES E OPINIÕES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE TRANSGÊNICOS
title_sort CONCEPÇÕES E OPINIÕES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE TRANSGÊNICOS
author do Prado Ventorim, Diego
author_facet do Prado Ventorim, Diego
Neves Rebello Alves, Lyvia
Barbirato Furtado, Clara Fernanda
Pimentel Batitucci, Maria do Carmo
author_role author
author2 Neves Rebello Alves, Lyvia
Barbirato Furtado, Clara Fernanda
Pimentel Batitucci, Maria do Carmo
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv do Prado Ventorim, Diego
Neves Rebello Alves, Lyvia
Barbirato Furtado, Clara Fernanda
Pimentel Batitucci, Maria do Carmo
dc.subject.por.fl_str_mv transgênicos
educação científica
biotecnologia
ensino médio
topic transgênicos
educação científica
biotecnologia
ensino médio
description Os organismos transgênicos (OT) são organismos geneticamente modificados com a inserção de material genético de outra espécie em seu genoma. Nos últimos 20 anos os OT têm ganhado espaço na mídia sendo pauta de discussões políticas envolvendo sua regulamentação, periculosidade à saúde humana e possíveis danos ambientais. No âmbito educacional, trabalhos abordam a temática transgênica em suas diferentes facetas e o que grande parte desses trabalhos têm em comum é a constatação da influência da mídia e do senso comum nas concepções dos estudantes. Diante disso, objetivou-se analisar e discutir as concepções e opiniões de estudantes do segundo ano do Ensino Médio sobre os OT. Para tanto, um questionário semiestruturado com 13 questões foi elaborado e aplicado nos participantes. Os resultados destacam que os alunos têm ciência e sabem definir o que são OT. Contudo, também foi verificado a fragilidade do ensino dessa temática no Ensino Médio, em que cerca de 70% dos participantes apontam que a quantidade de informação divulgada não é suficiente para a formação de uma opinião sólida sobre OT. Assim, cabe ao docente esclarecer os paradigmas que envolvem o uso ou não uso de OT. Para tal, sugere-se a constante atualização para com as novas tecnologias e legislações que envolvem o tema. Em consonância, cabe às instituições de ensino atualizarem os currículos e planos de curso a fim de abordar a temática dos OT com base em evidências científicas e buscando a construção do conhecimento pelo aluno de forma ativa e reflexiva.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/1203
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/1203
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/1203/846
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Ifes Ciência
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Ifes Ciência
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal do Espírito Santo
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal do Espírito Santo
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ifes Ciência ; v. 7 n. 1 (2021): Revista Ifes Ciência; 01-10
2359-4799
10.36524/ric.v7i1
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948025798754304