CONCEPÇÕES E OPINIÕES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE TRANSGÊNICOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/1203 |
Resumo: | Os organismos transgênicos (OT) são organismos geneticamente modificados com a inserção de material genético de outra espécie em seu genoma. Nos últimos 20 anos os OT têm ganhado espaço na mídia sendo pauta de discussões políticas envolvendo sua regulamentação, periculosidade à saúde humana e possíveis danos ambientais. No âmbito educacional, trabalhos abordam a temática transgênica em suas diferentes facetas e o que grande parte desses trabalhos têm em comum é a constatação da influência da mídia e do senso comum nas concepções dos estudantes. Diante disso, objetivou-se analisar e discutir as concepções e opiniões de estudantes do segundo ano do Ensino Médio sobre os OT. Para tanto, um questionário semiestruturado com 13 questões foi elaborado e aplicado nos participantes. Os resultados destacam que os alunos têm ciência e sabem definir o que são OT. Contudo, também foi verificado a fragilidade do ensino dessa temática no Ensino Médio, em que cerca de 70% dos participantes apontam que a quantidade de informação divulgada não é suficiente para a formação de uma opinião sólida sobre OT. Assim, cabe ao docente esclarecer os paradigmas que envolvem o uso ou não uso de OT. Para tal, sugere-se a constante atualização para com as novas tecnologias e legislações que envolvem o tema. Em consonância, cabe às instituições de ensino atualizarem os currículos e planos de curso a fim de abordar a temática dos OT com base em evidências científicas e buscando a construção do conhecimento pelo aluno de forma ativa e reflexiva. |
id |
IFES-1_91bae7d27e2e4af238054558188d5412 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/1203 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
CONCEPÇÕES E OPINIÕES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE TRANSGÊNICOStransgênicoseducação científicabiotecnologiaensino médioOs organismos transgênicos (OT) são organismos geneticamente modificados com a inserção de material genético de outra espécie em seu genoma. Nos últimos 20 anos os OT têm ganhado espaço na mídia sendo pauta de discussões políticas envolvendo sua regulamentação, periculosidade à saúde humana e possíveis danos ambientais. No âmbito educacional, trabalhos abordam a temática transgênica em suas diferentes facetas e o que grande parte desses trabalhos têm em comum é a constatação da influência da mídia e do senso comum nas concepções dos estudantes. Diante disso, objetivou-se analisar e discutir as concepções e opiniões de estudantes do segundo ano do Ensino Médio sobre os OT. Para tanto, um questionário semiestruturado com 13 questões foi elaborado e aplicado nos participantes. Os resultados destacam que os alunos têm ciência e sabem definir o que são OT. Contudo, também foi verificado a fragilidade do ensino dessa temática no Ensino Médio, em que cerca de 70% dos participantes apontam que a quantidade de informação divulgada não é suficiente para a formação de uma opinião sólida sobre OT. Assim, cabe ao docente esclarecer os paradigmas que envolvem o uso ou não uso de OT. Para tal, sugere-se a constante atualização para com as novas tecnologias e legislações que envolvem o tema. Em consonância, cabe às instituições de ensino atualizarem os currículos e planos de curso a fim de abordar a temática dos OT com base em evidências científicas e buscando a construção do conhecimento pelo aluno de forma ativa e reflexiva.Instituto Federal do Espírito Santo2021-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/1203Revista Ifes Ciência ; v. 7 n. 1 (2021): Revista Ifes Ciência; 01-102359-479910.36524/ric.v7i1reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/1203/846Copyright (c) 2021 Revista Ifes Ciência https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessdo Prado Ventorim, DiegoNeves Rebello Alves, Lyvia Barbirato Furtado, Clara FernandaPimentel Batitucci, Maria do Carmo2021-11-05T14:24:26Zoai::article/1203Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:46.828976Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONCEPÇÕES E OPINIÕES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE TRANSGÊNICOS |
title |
CONCEPÇÕES E OPINIÕES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE TRANSGÊNICOS |
spellingShingle |
CONCEPÇÕES E OPINIÕES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE TRANSGÊNICOS do Prado Ventorim, Diego transgênicos educação científica biotecnologia ensino médio |
title_short |
CONCEPÇÕES E OPINIÕES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE TRANSGÊNICOS |
title_full |
CONCEPÇÕES E OPINIÕES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE TRANSGÊNICOS |
title_fullStr |
CONCEPÇÕES E OPINIÕES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE TRANSGÊNICOS |
title_full_unstemmed |
CONCEPÇÕES E OPINIÕES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE TRANSGÊNICOS |
title_sort |
CONCEPÇÕES E OPINIÕES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE TRANSGÊNICOS |
author |
do Prado Ventorim, Diego |
author_facet |
do Prado Ventorim, Diego Neves Rebello Alves, Lyvia Barbirato Furtado, Clara Fernanda Pimentel Batitucci, Maria do Carmo |
author_role |
author |
author2 |
Neves Rebello Alves, Lyvia Barbirato Furtado, Clara Fernanda Pimentel Batitucci, Maria do Carmo |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
do Prado Ventorim, Diego Neves Rebello Alves, Lyvia Barbirato Furtado, Clara Fernanda Pimentel Batitucci, Maria do Carmo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
transgênicos educação científica biotecnologia ensino médio |
topic |
transgênicos educação científica biotecnologia ensino médio |
description |
Os organismos transgênicos (OT) são organismos geneticamente modificados com a inserção de material genético de outra espécie em seu genoma. Nos últimos 20 anos os OT têm ganhado espaço na mídia sendo pauta de discussões políticas envolvendo sua regulamentação, periculosidade à saúde humana e possíveis danos ambientais. No âmbito educacional, trabalhos abordam a temática transgênica em suas diferentes facetas e o que grande parte desses trabalhos têm em comum é a constatação da influência da mídia e do senso comum nas concepções dos estudantes. Diante disso, objetivou-se analisar e discutir as concepções e opiniões de estudantes do segundo ano do Ensino Médio sobre os OT. Para tanto, um questionário semiestruturado com 13 questões foi elaborado e aplicado nos participantes. Os resultados destacam que os alunos têm ciência e sabem definir o que são OT. Contudo, também foi verificado a fragilidade do ensino dessa temática no Ensino Médio, em que cerca de 70% dos participantes apontam que a quantidade de informação divulgada não é suficiente para a formação de uma opinião sólida sobre OT. Assim, cabe ao docente esclarecer os paradigmas que envolvem o uso ou não uso de OT. Para tal, sugere-se a constante atualização para com as novas tecnologias e legislações que envolvem o tema. Em consonância, cabe às instituições de ensino atualizarem os currículos e planos de curso a fim de abordar a temática dos OT com base em evidências científicas e buscando a construção do conhecimento pelo aluno de forma ativa e reflexiva. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/1203 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/1203 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/1203/846 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Ifes Ciência https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Ifes Ciência https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal do Espírito Santo |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal do Espírito Santo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Ifes Ciência ; v. 7 n. 1 (2021): Revista Ifes Ciência; 01-10 2359-4799 10.36524/ric.v7i1 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948025798754304 |