O ENSINO DE FUNÇÕES EXPONENCIAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA UTILIZANDO A MODELAGEM MATEMÁTICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1625 |
Resumo: | Dentro das aulas de matemática, observa-se que os estudantes se encontram cada vez mais desmotivados. Diante disso, este artigo tem por verificar como a modelagem matemática se desenvolveu no processo de ensino e aprendizagem de funções exponenciais, em uma turma da 1ª série do ensino médio de uma escola particular de Cachoeiro de Itapemirim – ES. Para aplicação da presente intervenção foram estabelecidos dois momentos distintos, porém complementares, sendo o primeiro estabelecido em grupos de pesquisa e no segundo decorreu a discussão e modelação em sala de aula, realizadas por meio do uso da Modelagem Matemática. A pesquisa se caracteriza como um estudo de caso, de nível exploratório a qual os dados foram analisados de forma qualitativa. Ao fim da ação pedagógica, pode-se inferir que ao utilizar a Modelagem Matemática como metodologia de ensino, nas aulas sobre funções exponenciais, houve um aprendizado mais prazeroso e satisfatório para os estudantes, o que auxilia o processo de ensino e aprendizagem da matemática. |
id |
IFES-1_92e9e5ca4765b25a8866702446de8c2d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/1625 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
O ENSINO DE FUNÇÕES EXPONENCIAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA UTILIZANDO A MODELAGEM MATEMÁTICADentro das aulas de matemática, observa-se que os estudantes se encontram cada vez mais desmotivados. Diante disso, este artigo tem por verificar como a modelagem matemática se desenvolveu no processo de ensino e aprendizagem de funções exponenciais, em uma turma da 1ª série do ensino médio de uma escola particular de Cachoeiro de Itapemirim – ES. Para aplicação da presente intervenção foram estabelecidos dois momentos distintos, porém complementares, sendo o primeiro estabelecido em grupos de pesquisa e no segundo decorreu a discussão e modelação em sala de aula, realizadas por meio do uso da Modelagem Matemática. A pesquisa se caracteriza como um estudo de caso, de nível exploratório a qual os dados foram analisados de forma qualitativa. Ao fim da ação pedagógica, pode-se inferir que ao utilizar a Modelagem Matemática como metodologia de ensino, nas aulas sobre funções exponenciais, houve um aprendizado mais prazeroso e satisfatório para os estudantes, o que auxilia o processo de ensino e aprendizagem da matemática.EDIFES2024-05-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/162510.36524/bpry8674Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 13 n. 1 (2024): Práticas Pedagógicas Inovadoras e Inclusivas; 5-162316-729710.36524/saladeaula.v13i1reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1625/1176Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica Sala de Aula em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa Caçandre, ElemilsonCoelho Teista Alves, Stephanie2024-05-08T01:30:22Zoai::article/1625Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-05-08T01:30:22Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ENSINO DE FUNÇÕES EXPONENCIAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA UTILIZANDO A MODELAGEM MATEMÁTICA |
title |
O ENSINO DE FUNÇÕES EXPONENCIAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA UTILIZANDO A MODELAGEM MATEMÁTICA |
spellingShingle |
O ENSINO DE FUNÇÕES EXPONENCIAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA UTILIZANDO A MODELAGEM MATEMÁTICA Barbosa Caçandre, Elemilson |
title_short |
O ENSINO DE FUNÇÕES EXPONENCIAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA UTILIZANDO A MODELAGEM MATEMÁTICA |
title_full |
O ENSINO DE FUNÇÕES EXPONENCIAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA UTILIZANDO A MODELAGEM MATEMÁTICA |
title_fullStr |
O ENSINO DE FUNÇÕES EXPONENCIAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA UTILIZANDO A MODELAGEM MATEMÁTICA |
title_full_unstemmed |
O ENSINO DE FUNÇÕES EXPONENCIAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA UTILIZANDO A MODELAGEM MATEMÁTICA |
title_sort |
O ENSINO DE FUNÇÕES EXPONENCIAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA UTILIZANDO A MODELAGEM MATEMÁTICA |
author |
Barbosa Caçandre, Elemilson |
author_facet |
Barbosa Caçandre, Elemilson Coelho Teista Alves, Stephanie |
author_role |
author |
author2 |
Coelho Teista Alves, Stephanie |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa Caçandre, Elemilson Coelho Teista Alves, Stephanie |
description |
Dentro das aulas de matemática, observa-se que os estudantes se encontram cada vez mais desmotivados. Diante disso, este artigo tem por verificar como a modelagem matemática se desenvolveu no processo de ensino e aprendizagem de funções exponenciais, em uma turma da 1ª série do ensino médio de uma escola particular de Cachoeiro de Itapemirim – ES. Para aplicação da presente intervenção foram estabelecidos dois momentos distintos, porém complementares, sendo o primeiro estabelecido em grupos de pesquisa e no segundo decorreu a discussão e modelação em sala de aula, realizadas por meio do uso da Modelagem Matemática. A pesquisa se caracteriza como um estudo de caso, de nível exploratório a qual os dados foram analisados de forma qualitativa. Ao fim da ação pedagógica, pode-se inferir que ao utilizar a Modelagem Matemática como metodologia de ensino, nas aulas sobre funções exponenciais, houve um aprendizado mais prazeroso e satisfatório para os estudantes, o que auxilia o processo de ensino e aprendizagem da matemática. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-05-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1625 10.36524/bpry8674 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1625 |
identifier_str_mv |
10.36524/bpry8674 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1625/1176 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 13 n. 1 (2024): Práticas Pedagógicas Inovadoras e Inclusivas; 5-16 2316-7297 10.36524/saladeaula.v13i1 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948024311873536 |