Modelagem matemática aliada à experimentação no ensino de funções exponenciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Emer, Silvana
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10737/2919
Resumo: Esta dissertação aborda uma prática pedagógica explorada à luz da Modelagem Matemática, na perspectiva de autores como Bassanezi (2014), Barbosa (2004), Biembengut (2009), entre outros. A questão que norteou esse trabalho de pesquisa teve como finalidade principal identificar a contribuição da Modelagem Matemática aliada à experimentação no ensino da função exponencial. A prática, desenvolvida em dez encontros de duas horas cada, envolvendo alunos do 1° ano do Ensino Médio de uma escola particular do Vale do Taquari, consistiu na exploração de experimentações, tendo a Modelagem Matemática como metodologia para o ensino da matemática. Para tanto, foram realizados dois experimentos: O experimento I (simulação), processo de despoluição de um lago; e o experimento II, mensuração do pH no processo de diluição do HCl. A coleta de dados foi realizada por meio de registros no diário de bordo, filmagens, fotografias e questionários abertos. A pesquisa, de cunho qualitativo, com características de estudo de caso, foi analisada com base nos pressupostos da análise textual discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2011). Para tal, foram elencadas duas categorias a priori, “Representação de modelos matemáticos” e “Trabalho de grupo” e, como categoria emergente, a “Construção coletiva do modelo matemático”. A partir da análise dos registros dos alunos, pode-se inferir que o trabalho em grupo proporcionou discussões e a expressão de vários pontos de vista, interação e cooperação entre os grupos, bem como, que a representação dos modelos matemáticos por tabelas, gráficos e modelos algébricos foi exitosa. Decorrente dessas categorias, emergiu a construção coletiva do modelo matemático, evidenciado na transposição da prática e da teoria, na interação, na compreensão e nos conhecimentos comungados. Além dessas categorias, emergiram dos alunos, de forma espontânea, alguns “brotamentos”, assim chamados por nascerem de forma natural, fluida, não premeditada. São eles: a) capacidade de estabelecer relações com visão crítica sobre os processos realizados; b) a constatação de que a “ideologia da certeza” tem seu fundamento no cálculo e não no contexto real; c) a reflexão/ação que os levou a interligar conceitos matemáticos e conceitos químicos, promovendo a (re)significação dos saberes e a interdisciplinaridade. Enfim, após analisar os resultados, concluo que a Modelagem Matemática aliada à experimentação contribuiu significativamente para o ensino da função exponencial e que esses “brotamentos”, competências desenvolvidas durante o processo, constituem um perfil de aluno pesquisador que cresce no “terreno fértil” da Modelagem Matemática.
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spelling Rehfeldt, Márcia Jussara Hepphttp://lattes.cnpq.br/4088071913818217http://lattes.cnpq.br/2821949053947599Emer, Silvana2021-08-27T17:16:58Z2021-08-27T17:16:58Z2020-072020-07-31Esta dissertação aborda uma prática pedagógica explorada à luz da Modelagem Matemática, na perspectiva de autores como Bassanezi (2014), Barbosa (2004), Biembengut (2009), entre outros. A questão que norteou esse trabalho de pesquisa teve como finalidade principal identificar a contribuição da Modelagem Matemática aliada à experimentação no ensino da função exponencial. A prática, desenvolvida em dez encontros de duas horas cada, envolvendo alunos do 1° ano do Ensino Médio de uma escola particular do Vale do Taquari, consistiu na exploração de experimentações, tendo a Modelagem Matemática como metodologia para o ensino da matemática. Para tanto, foram realizados dois experimentos: O experimento I (simulação), processo de despoluição de um lago; e o experimento II, mensuração do pH no processo de diluição do HCl. A coleta de dados foi realizada por meio de registros no diário de bordo, filmagens, fotografias e questionários abertos. A pesquisa, de cunho qualitativo, com características de estudo de caso, foi analisada com base nos pressupostos da análise textual discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2011). Para tal, foram elencadas duas categorias a priori, “Representação de modelos matemáticos” e “Trabalho de grupo” e, como categoria emergente, a “Construção coletiva do modelo matemático”. A partir da análise dos registros dos alunos, pode-se inferir que o trabalho em grupo proporcionou discussões e a expressão de vários pontos de vista, interação e cooperação entre os grupos, bem como, que a representação dos modelos matemáticos por tabelas, gráficos e modelos algébricos foi exitosa. Decorrente dessas categorias, emergiu a construção coletiva do modelo matemático, evidenciado na transposição da prática e da teoria, na interação, na compreensão e nos conhecimentos comungados. Além dessas categorias, emergiram dos alunos, de forma espontânea, alguns “brotamentos”, assim chamados por nascerem de forma natural, fluida, não premeditada. São eles: a) capacidade de estabelecer relações com visão crítica sobre os processos realizados; b) a constatação de que a “ideologia da certeza” tem seu fundamento no cálculo e não no contexto real; c) a reflexão/ação que os levou a interligar conceitos matemáticos e conceitos químicos, promovendo a (re)significação dos saberes e a interdisciplinaridade. Enfim, após analisar os resultados, concluo que a Modelagem Matemática aliada à experimentação contribuiu significativamente para o ensino da função exponencial e que esses “brotamentos”, competências desenvolvidas durante o processo, constituem um perfil de aluno pesquisador que cresce no “terreno fértil” da Modelagem Matemática.This thesis approaches a pedagogical practice based on Mathematical Modeling, according to the perspective of authors such as Bassanezi (2014), Barbosa (2004), and Biembengut (2009), among others. This research focused predominantly on identifying the contribution of Mathematical Modeling associated with experimentation to the teaching of exponential function. The practice performed in ten two-hour sessions with 1st -year students of the Secondary School of a private institution in the Taquari Valley, RS, Brazil, consisted in exploring experimentations with Mathematical Modeling as a methodology to teach mathematics. In order to do so, two experiments were carried out: Experiment I (simulation), the process of depolluting a lake; Experiment II, measuring the pH when diluting HCl. Data was collected through records in journals, filming, photographs, and open questionnaires. The research was qualitative in nature, with characteristics of a case study based on assumptions of the discursive textual analysis (MORAES; GALIAZZI, 2011). Therefore, two categories were deduced: “Representation of mathematical models” and “Group work”, and an emerging category, “Collective construction of knowledge”. Upon analyzing the students’ records, one may infer that the group work enabled discussions and the expression of various viewpoints, interaction, and cooperation among the groups; furthermore, the representation of mathematical models with tables, graphs and algebraic models was successful. These categories promoted the collective construction of knowledge, highlighted by the transfer of practice and theory in the interaction, understanding, and in the shared knowledge. Besides these categories, the students made spontaneously emerge some “sprouts”, thus called for being originated in a fluid, non-predetermined manner. They were: a) the capacity to establish critical relationships about the processes performed; b) the conclusion that “the ideology of certainty” is based on calculations and not on the real context; c) the reflection/action that led them to interconnect mathematical and chemical concepts, thus promoting the (re)significance of knowledge and interdisciplinarity. Finally, after analyzing the outcomes, one may conclude that Mathematical Modeling used with experimentation significantly contributed to the teaching of the exponential function, and that these “sprouts”, i.e. competences developed along the process, characterize a researcher-student thriving in the “fertile soil” of Mathematical Modeling.-1EMER, Silvana. Modelagem matemática aliada à experimentação no ensino de funções exponenciais. 2020. Dissertação (Mestrado) – Curso de Ensino de Ciências Exatas, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 31 jul. 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2919. http://hdl.handle.net/10737/2919http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCETModelagem MatemáticaFunção exponencialExperimentaçãoEnsinoMathematical ModelingExponential FunctionExperimentationTeachingModelagem matemática aliada à experimentação no ensino de funções exponenciaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPPGECE;Ensino de Ciências Exatasporreponame:Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)instname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)instacron:UNIVATESORIGINAL2020SilvanaEmer.pdf2020SilvanaEmer.pdfapplication/pdf2303405https://www.univates.br/bdu/bitstreams/a47a4015-8a39-4751-87ac-b741e67d2331/downloada60fc0e01cd227ab5a0bd72a4a122dd8MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49https://www.univates.br/bdu/bitstreams/570ed81c-729e-4832-a7e6-a7bcb495ebca/download4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-80https://www.univates.br/bdu/bitstreams/d8438ea5-cad5-4a61-bd8c-c13acd509f7a/downloadd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80https://www.univates.br/bdu/bitstreams/c2329a1c-bdda-43e3-9d7c-ad06792580f0/downloadd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain4609https://www.univates.br/bdu/bitstreams/b1d23e7a-4ae5-4548-8e98-89e8a6d1ef3b/download30d1380fefadcc81e233d62343409f3eMD55TEXT2020SilvanaEmer.pdf.txt2020SilvanaEmer.pdf.txtExtracted 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Experimentation
Teaching
description Esta dissertação aborda uma prática pedagógica explorada à luz da Modelagem Matemática, na perspectiva de autores como Bassanezi (2014), Barbosa (2004), Biembengut (2009), entre outros. A questão que norteou esse trabalho de pesquisa teve como finalidade principal identificar a contribuição da Modelagem Matemática aliada à experimentação no ensino da função exponencial. A prática, desenvolvida em dez encontros de duas horas cada, envolvendo alunos do 1° ano do Ensino Médio de uma escola particular do Vale do Taquari, consistiu na exploração de experimentações, tendo a Modelagem Matemática como metodologia para o ensino da matemática. Para tanto, foram realizados dois experimentos: O experimento I (simulação), processo de despoluição de um lago; e o experimento II, mensuração do pH no processo de diluição do HCl. A coleta de dados foi realizada por meio de registros no diário de bordo, filmagens, fotografias e questionários abertos. A pesquisa, de cunho qualitativo, com características de estudo de caso, foi analisada com base nos pressupostos da análise textual discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2011). Para tal, foram elencadas duas categorias a priori, “Representação de modelos matemáticos” e “Trabalho de grupo” e, como categoria emergente, a “Construção coletiva do modelo matemático”. A partir da análise dos registros dos alunos, pode-se inferir que o trabalho em grupo proporcionou discussões e a expressão de vários pontos de vista, interação e cooperação entre os grupos, bem como, que a representação dos modelos matemáticos por tabelas, gráficos e modelos algébricos foi exitosa. Decorrente dessas categorias, emergiu a construção coletiva do modelo matemático, evidenciado na transposição da prática e da teoria, na interação, na compreensão e nos conhecimentos comungados. Além dessas categorias, emergiram dos alunos, de forma espontânea, alguns “brotamentos”, assim chamados por nascerem de forma natural, fluida, não premeditada. São eles: a) capacidade de estabelecer relações com visão crítica sobre os processos realizados; b) a constatação de que a “ideologia da certeza” tem seu fundamento no cálculo e não no contexto real; c) a reflexão/ação que os levou a interligar conceitos matemáticos e conceitos químicos, promovendo a (re)significação dos saberes e a interdisciplinaridade. Enfim, após analisar os resultados, concluo que a Modelagem Matemática aliada à experimentação contribuiu significativamente para o ensino da função exponencial e que esses “brotamentos”, competências desenvolvidas durante o processo, constituem um perfil de aluno pesquisador que cresce no “terreno fértil” da Modelagem Matemática.
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