DISCUTINDO O CONCEITO DE TECNOLOGIA NA PERSPECTIVA DO PROFESSOR REFLEXIVO NO ENSINO TECNOLÓGICO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1052 |
Resumo: | Neste estudo, de cunho bibliográfico, discute-se o conceito de tecnologia na perspectiva do professor reflexivo como possibilidade formativa para compreensão do papel da tecnologia no ensino, a partir de discussões desenvolvidas no Mestrado em Ensino Tecnológico do Instituto Federal do Amazonas - IFAM. O texto está organizado em três seções: na primeira, trata do significado do conceito de tecnologia; na segunda, aborda-se sobre o professor reflexivo no ensino tecnológico; na terceira, apresenta-se uma proposta na perspectiva do professor reflexivo para o ensino tecnológico. O estudo, conclui sobre a permanência de muitas interrogações a respeito do conceito de tecnologia, mas colaborou para o entendimento de que a reflexão sobre a tecnologia na perspectiva do professor reflexivo pode contribuir para que o docente do ensino tecnológico compreenda o papel da tecnologia no ensino. |
id |
IFES-1_99548978cc74b8f5f4ca34074d7b917d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/1052 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
DISCUTINDO O CONCEITO DE TECNOLOGIA NA PERSPECTIVA DO PROFESSOR REFLEXIVO NO ENSINO TECNOLÓGICOProfessor reflexivoEnsino tecnológicoFormação de professoresNeste estudo, de cunho bibliográfico, discute-se o conceito de tecnologia na perspectiva do professor reflexivo como possibilidade formativa para compreensão do papel da tecnologia no ensino, a partir de discussões desenvolvidas no Mestrado em Ensino Tecnológico do Instituto Federal do Amazonas - IFAM. O texto está organizado em três seções: na primeira, trata do significado do conceito de tecnologia; na segunda, aborda-se sobre o professor reflexivo no ensino tecnológico; na terceira, apresenta-se uma proposta na perspectiva do professor reflexivo para o ensino tecnológico. O estudo, conclui sobre a permanência de muitas interrogações a respeito do conceito de tecnologia, mas colaborou para o entendimento de que a reflexão sobre a tecnologia na perspectiva do professor reflexivo pode contribuir para que o docente do ensino tecnológico compreenda o papel da tecnologia no ensino. Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2021-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/105210.36524/dect.v8i01.1052Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 8 n. 01 (2018): 2018 - 012236-215010.36524/dect.v8i01reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1052/646Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessAraújo Barroso, DeniseMarins Oliveira, Rosa2021-02-12T14:13:57Zoai::article/1052Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:08.090309Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DISCUTINDO O CONCEITO DE TECNOLOGIA NA PERSPECTIVA DO PROFESSOR REFLEXIVO NO ENSINO TECNOLÓGICO |
title |
DISCUTINDO O CONCEITO DE TECNOLOGIA NA PERSPECTIVA DO PROFESSOR REFLEXIVO NO ENSINO TECNOLÓGICO |
spellingShingle |
DISCUTINDO O CONCEITO DE TECNOLOGIA NA PERSPECTIVA DO PROFESSOR REFLEXIVO NO ENSINO TECNOLÓGICO Araújo Barroso, Denise Professor reflexivo Ensino tecnológico Formação de professores |
title_short |
DISCUTINDO O CONCEITO DE TECNOLOGIA NA PERSPECTIVA DO PROFESSOR REFLEXIVO NO ENSINO TECNOLÓGICO |
title_full |
DISCUTINDO O CONCEITO DE TECNOLOGIA NA PERSPECTIVA DO PROFESSOR REFLEXIVO NO ENSINO TECNOLÓGICO |
title_fullStr |
DISCUTINDO O CONCEITO DE TECNOLOGIA NA PERSPECTIVA DO PROFESSOR REFLEXIVO NO ENSINO TECNOLÓGICO |
title_full_unstemmed |
DISCUTINDO O CONCEITO DE TECNOLOGIA NA PERSPECTIVA DO PROFESSOR REFLEXIVO NO ENSINO TECNOLÓGICO |
title_sort |
DISCUTINDO O CONCEITO DE TECNOLOGIA NA PERSPECTIVA DO PROFESSOR REFLEXIVO NO ENSINO TECNOLÓGICO |
author |
Araújo Barroso, Denise |
author_facet |
Araújo Barroso, Denise Marins Oliveira, Rosa |
author_role |
author |
author2 |
Marins Oliveira, Rosa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo Barroso, Denise Marins Oliveira, Rosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professor reflexivo Ensino tecnológico Formação de professores |
topic |
Professor reflexivo Ensino tecnológico Formação de professores |
description |
Neste estudo, de cunho bibliográfico, discute-se o conceito de tecnologia na perspectiva do professor reflexivo como possibilidade formativa para compreensão do papel da tecnologia no ensino, a partir de discussões desenvolvidas no Mestrado em Ensino Tecnológico do Instituto Federal do Amazonas - IFAM. O texto está organizado em três seções: na primeira, trata do significado do conceito de tecnologia; na segunda, aborda-se sobre o professor reflexivo no ensino tecnológico; na terceira, apresenta-se uma proposta na perspectiva do professor reflexivo para o ensino tecnológico. O estudo, conclui sobre a permanência de muitas interrogações a respeito do conceito de tecnologia, mas colaborou para o entendimento de que a reflexão sobre a tecnologia na perspectiva do professor reflexivo pode contribuir para que o docente do ensino tecnológico compreenda o papel da tecnologia no ensino. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1052 10.36524/dect.v8i01.1052 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1052 |
identifier_str_mv |
10.36524/dect.v8i01.1052 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1052/646 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 8 n. 01 (2018): 2018 - 01 2236-2150 10.36524/dect.v8i01 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948028244033536 |