Os conceitos de professor pesquisador e professor reflexivo: perspectivas do trabalho docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FAGUNDES,TATIANA BEZERRA
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782016000200281
Resumo: RESUMO Este artigo situa e problematiza a natureza dos conceitos de professor pesquisador e professor reflexivo por meio da abordagem de estudo teórico-conceitual com o objetivo de verificar como eles foram apropriados pelo campo da educação e aplicados à formação e prática dos professores da educação básica. A partir dessa discussão, busca-se elencar elementos que possam contribuir com a (re)configuração do conceito de professor como pesquisador na atualidade. Embora se deva considerar que um longo caminho tenha sido percorrido e os conceitos supracitados tenham sofrido uma série de críticas, reformulações e desdobramentos, um componente importante na discussão sobre o professor pesquisador e o reflexivo ainda pode ser considerado e detalhado. Trata-se de resgatar os contextos que motivaram suas construções. Nesses contextos, em confronto com as realidades educativas atuais, podem ser encontrados subsídios para se pensar a formação e prática de professores.
id EAA-1_d73bda4dd20323dd29c05947689250f1
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782016000200281
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling Os conceitos de professor pesquisador e professor reflexivo: perspectivas do trabalho docenteprofessor pesquisadorprofessor reflexivoestudo teórico-conceitualRESUMO Este artigo situa e problematiza a natureza dos conceitos de professor pesquisador e professor reflexivo por meio da abordagem de estudo teórico-conceitual com o objetivo de verificar como eles foram apropriados pelo campo da educação e aplicados à formação e prática dos professores da educação básica. A partir dessa discussão, busca-se elencar elementos que possam contribuir com a (re)configuração do conceito de professor como pesquisador na atualidade. Embora se deva considerar que um longo caminho tenha sido percorrido e os conceitos supracitados tenham sofrido uma série de críticas, reformulações e desdobramentos, um componente importante na discussão sobre o professor pesquisador e o reflexivo ainda pode ser considerado e detalhado. Trata-se de resgatar os contextos que motivaram suas construções. Nesses contextos, em confronto com as realidades educativas atuais, podem ser encontrados subsídios para se pensar a formação e prática de professores.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2016-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782016000200281Revista Brasileira de Educação v.21 n.65 2016reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782016216516info:eu-repo/semantics/openAccessFAGUNDES,TATIANA BEZERRApor2016-03-22T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782016000200281Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2016-03-22T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv Os conceitos de professor pesquisador e professor reflexivo: perspectivas do trabalho docente
title Os conceitos de professor pesquisador e professor reflexivo: perspectivas do trabalho docente
spellingShingle Os conceitos de professor pesquisador e professor reflexivo: perspectivas do trabalho docente
FAGUNDES,TATIANA BEZERRA
professor pesquisador
professor reflexivo
estudo teórico-conceitual
title_short Os conceitos de professor pesquisador e professor reflexivo: perspectivas do trabalho docente
title_full Os conceitos de professor pesquisador e professor reflexivo: perspectivas do trabalho docente
title_fullStr Os conceitos de professor pesquisador e professor reflexivo: perspectivas do trabalho docente
title_full_unstemmed Os conceitos de professor pesquisador e professor reflexivo: perspectivas do trabalho docente
title_sort Os conceitos de professor pesquisador e professor reflexivo: perspectivas do trabalho docente
author FAGUNDES,TATIANA BEZERRA
author_facet FAGUNDES,TATIANA BEZERRA
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv FAGUNDES,TATIANA BEZERRA
dc.subject.por.fl_str_mv professor pesquisador
professor reflexivo
estudo teórico-conceitual
topic professor pesquisador
professor reflexivo
estudo teórico-conceitual
description RESUMO Este artigo situa e problematiza a natureza dos conceitos de professor pesquisador e professor reflexivo por meio da abordagem de estudo teórico-conceitual com o objetivo de verificar como eles foram apropriados pelo campo da educação e aplicados à formação e prática dos professores da educação básica. A partir dessa discussão, busca-se elencar elementos que possam contribuir com a (re)configuração do conceito de professor como pesquisador na atualidade. Embora se deva considerar que um longo caminho tenha sido percorrido e os conceitos supracitados tenham sofrido uma série de críticas, reformulações e desdobramentos, um componente importante na discussão sobre o professor pesquisador e o reflexivo ainda pode ser considerado e detalhado. Trata-se de resgatar os contextos que motivaram suas construções. Nesses contextos, em confronto com as realidades educativas atuais, podem ser encontrados subsídios para se pensar a formação e prática de professores.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782016000200281
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782016000200281
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-24782016216516
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação v.21 n.65 2016
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122491713814528