ESTADO DA ARTE DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PROEJA/IFES NO PERÍODO 2007/2009
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
DOI: | 10.36524/dect.v1i01.10 |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/10 |
Resumo: | A partir do contexto do recente Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), buscou-se fazer um resumo histórico do Programa de Pós-Graduação PROEJA do Instituto Federal do Espírito Santo (PPG/PROEJA/Ifes). Assim sendo, a produção acadêmica discente desse Programa de Pós-Graduação no período 2007 a 2009 foi definida como objeto de estudo. O objetivo deste trabalho foi caracterizar o Estado da Arte dessa produção acadêmica discente e, para tanto, foi utilizado um banco de dados dos 101 trabalhos monográficos apresentados pelos alunos das seis turmas iniciais do PPG/PROEJA/Ifes nesse período 2007/2009. A partir das palavras-chave e resumos das monografias foi feito o estudo da produção acadêmica dessas seis turmas. Os trabalhos monográficos foram classificados em temas e subtemas. Os temas são os cinco Eixos Temáticos de Pesquisa desse Programa de Pós Graduação. A caracterização do Estado da Arte dessa produção acadêmica deu-se a partir dessa classificação dos trabalhos nas cinco temáticas: Sujeitos da EJA e Diversidade; Políticas Públicas; Currículo Integrado; Formação do Professor do PROEJA; Gestão de Sala de Aula e da Escola. Após a classificação dos trabalhos nas cinco temáticas, foram verificados os subtemas que apareceram com mais frequência em cada temática. Os resultados mostraram uma concentração muito grande de trabalhos no eixo temático “Gestão da Sala de Aula e da Escola”. |
id |
IFES-1_a0e4ddd127a20db268650ce65e7e2fa3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/10 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
spelling |
ESTADO DA ARTE DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PROEJA/IFES NO PERÍODO 2007/2009 Estudos culturaisDiferençaDiversidadeIdentidade institucionalPROEJAA partir do contexto do recente Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), buscou-se fazer um resumo histórico do Programa de Pós-Graduação PROEJA do Instituto Federal do Espírito Santo (PPG/PROEJA/Ifes). Assim sendo, a produção acadêmica discente desse Programa de Pós-Graduação no período 2007 a 2009 foi definida como objeto de estudo. O objetivo deste trabalho foi caracterizar o Estado da Arte dessa produção acadêmica discente e, para tanto, foi utilizado um banco de dados dos 101 trabalhos monográficos apresentados pelos alunos das seis turmas iniciais do PPG/PROEJA/Ifes nesse período 2007/2009. A partir das palavras-chave e resumos das monografias foi feito o estudo da produção acadêmica dessas seis turmas. Os trabalhos monográficos foram classificados em temas e subtemas. Os temas são os cinco Eixos Temáticos de Pesquisa desse Programa de Pós Graduação. A caracterização do Estado da Arte dessa produção acadêmica deu-se a partir dessa classificação dos trabalhos nas cinco temáticas: Sujeitos da EJA e Diversidade; Políticas Públicas; Currículo Integrado; Formação do Professor do PROEJA; Gestão de Sala de Aula e da Escola. Após a classificação dos trabalhos nas cinco temáticas, foram verificados os subtemas que apareceram com mais frequência em cada temática. Os resultados mostraram uma concentração muito grande de trabalhos no eixo temático “Gestão da Sala de Aula e da Escola”.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-09-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1010.36524/dect.v1i01.10Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 1 n. 01 (2011): 2011 - 01; 33-422236-215010.36524/dect.v1i01reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/10/7Copyright (c) 2011 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessPolese Alves, LeonardoToretta Zen, EliesérVilela Paiva, Maria Auxiliadora2021-02-11T12:23:53Zoai::article/10Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:57.636054Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESTADO DA ARTE DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PROEJA/IFES NO PERÍODO 2007/2009 |
title |
ESTADO DA ARTE DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PROEJA/IFES NO PERÍODO 2007/2009 |
spellingShingle |
ESTADO DA ARTE DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PROEJA/IFES NO PERÍODO 2007/2009 ESTADO DA ARTE DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PROEJA/IFES NO PERÍODO 2007/2009 Polese Alves, Leonardo Estudos culturais Diferença Diversidade Identidade institucional PROEJA Polese Alves, Leonardo Estudos culturais Diferença Diversidade Identidade institucional PROEJA |
title_short |
ESTADO DA ARTE DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PROEJA/IFES NO PERÍODO 2007/2009 |
title_full |
ESTADO DA ARTE DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PROEJA/IFES NO PERÍODO 2007/2009 |
title_fullStr |
ESTADO DA ARTE DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PROEJA/IFES NO PERÍODO 2007/2009 ESTADO DA ARTE DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PROEJA/IFES NO PERÍODO 2007/2009 |
title_full_unstemmed |
ESTADO DA ARTE DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PROEJA/IFES NO PERÍODO 2007/2009 ESTADO DA ARTE DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PROEJA/IFES NO PERÍODO 2007/2009 |
title_sort |
ESTADO DA ARTE DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PROEJA/IFES NO PERÍODO 2007/2009 |
author |
Polese Alves, Leonardo |
author_facet |
Polese Alves, Leonardo Polese Alves, Leonardo Toretta Zen, Eliesér Vilela Paiva, Maria Auxiliadora Toretta Zen, Eliesér Vilela Paiva, Maria Auxiliadora |
author_role |
author |
author2 |
Toretta Zen, Eliesér Vilela Paiva, Maria Auxiliadora |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Polese Alves, Leonardo Toretta Zen, Eliesér Vilela Paiva, Maria Auxiliadora |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudos culturais Diferença Diversidade Identidade institucional PROEJA |
topic |
Estudos culturais Diferença Diversidade Identidade institucional PROEJA |
description |
A partir do contexto do recente Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), buscou-se fazer um resumo histórico do Programa de Pós-Graduação PROEJA do Instituto Federal do Espírito Santo (PPG/PROEJA/Ifes). Assim sendo, a produção acadêmica discente desse Programa de Pós-Graduação no período 2007 a 2009 foi definida como objeto de estudo. O objetivo deste trabalho foi caracterizar o Estado da Arte dessa produção acadêmica discente e, para tanto, foi utilizado um banco de dados dos 101 trabalhos monográficos apresentados pelos alunos das seis turmas iniciais do PPG/PROEJA/Ifes nesse período 2007/2009. A partir das palavras-chave e resumos das monografias foi feito o estudo da produção acadêmica dessas seis turmas. Os trabalhos monográficos foram classificados em temas e subtemas. Os temas são os cinco Eixos Temáticos de Pesquisa desse Programa de Pós Graduação. A caracterização do Estado da Arte dessa produção acadêmica deu-se a partir dessa classificação dos trabalhos nas cinco temáticas: Sujeitos da EJA e Diversidade; Políticas Públicas; Currículo Integrado; Formação do Professor do PROEJA; Gestão de Sala de Aula e da Escola. Após a classificação dos trabalhos nas cinco temáticas, foram verificados os subtemas que apareceram com mais frequência em cada temática. Os resultados mostraram uma concentração muito grande de trabalhos no eixo temático “Gestão da Sala de Aula e da Escola”. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/10 10.36524/dect.v1i01.10 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/10 |
identifier_str_mv |
10.36524/dect.v1i01.10 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/10/7 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2011 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2011 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 1 n. 01 (2011): 2011 - 01; 33-42 2236-2150 10.36524/dect.v1i01 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1822181075524255744 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.36524/dect.v1i01.10 |