ESTADO DA ARTE DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PROEJA/IFES NO PERÍODO 2007/2009

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Polese Alves, Leonardo
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Toretta Zen, Eliesér, Vilela Paiva, Maria Auxiliadora
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/10
Resumo: A partir do contexto do recente Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), buscou-se fazer um resumo histórico do Programa de Pós-Graduação PROEJA do Instituto Federal do Espírito Santo (PPG/PROEJA/Ifes). Assim sendo, a produção acadêmica discente desse Programa de Pós-Graduação no período 2007 a 2009 foi definida como objeto de estudo. O objetivo deste trabalho foi caracterizar o Estado da Arte dessa produção acadêmica discente e, para tanto, foi utilizado um banco de dados dos 101 trabalhos monográficos apresentados pelos alunos das seis turmas iniciais do PPG/PROEJA/Ifes nesse período 2007/2009. A partir das palavras-chave e resumos das monografias foi feito o estudo da produção acadêmica dessas seis turmas. Os trabalhos monográficos foram classificados em temas e subtemas. Os temas são os cinco Eixos Temáticos de Pesquisa desse Programa de Pós Graduação. A caracterização do Estado da Arte dessa produção acadêmica deu-se a partir dessa classificação dos trabalhos nas cinco temáticas: Sujeitos da EJA e Diversidade; Políticas Públicas; Currículo Integrado; Formação do Professor do PROEJA; Gestão de Sala de Aula e da Escola. Após a classificação dos trabalhos nas cinco temáticas, foram verificados os subtemas que apareceram com mais frequência em cada temática. Os resultados mostraram uma concentração muito grande de trabalhos no eixo temático “Gestão da Sala de Aula e da Escola”.
id IFES-1_a0e4ddd127a20db268650ce65e7e2fa3
oai_identifier_str oai::article/10
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling ESTADO DA ARTE DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PROEJA/IFES NO PERÍODO 2007/2009 Estudos culturaisDiferençaDiversidadeIdentidade institucionalPROEJAA partir do contexto do recente Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), buscou-se fazer um resumo histórico do Programa de Pós-Graduação PROEJA do Instituto Federal do Espírito Santo (PPG/PROEJA/Ifes). Assim sendo, a produção acadêmica discente desse Programa de Pós-Graduação no período 2007 a 2009 foi definida como objeto de estudo. O objetivo deste trabalho foi caracterizar o Estado da Arte dessa produção acadêmica discente e, para tanto, foi utilizado um banco de dados dos 101 trabalhos monográficos apresentados pelos alunos das seis turmas iniciais do PPG/PROEJA/Ifes nesse período 2007/2009. A partir das palavras-chave e resumos das monografias foi feito o estudo da produção acadêmica dessas seis turmas. Os trabalhos monográficos foram classificados em temas e subtemas. Os temas são os cinco Eixos Temáticos de Pesquisa desse Programa de Pós Graduação. A caracterização do Estado da Arte dessa produção acadêmica deu-se a partir dessa classificação dos trabalhos nas cinco temáticas: Sujeitos da EJA e Diversidade; Políticas Públicas; Currículo Integrado; Formação do Professor do PROEJA; Gestão de Sala de Aula e da Escola. Após a classificação dos trabalhos nas cinco temáticas, foram verificados os subtemas que apareceram com mais frequência em cada temática. Os resultados mostraram uma concentração muito grande de trabalhos no eixo temático “Gestão da Sala de Aula e da Escola”.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-09-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1010.36524/dect.v1i01.10Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 1 n. 01 (2011): 2011 - 01; 33-422236-215010.36524/dect.v1i01reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/10/7Copyright (c) 2011 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessPolese Alves, LeonardoToretta Zen, EliesérVilela Paiva, Maria Auxiliadora2021-02-11T12:23:53Zoai::article/10Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:57.636054Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTADO DA ARTE DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PROEJA/IFES NO PERÍODO 2007/2009
title ESTADO DA ARTE DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PROEJA/IFES NO PERÍODO 2007/2009
spellingShingle ESTADO DA ARTE DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PROEJA/IFES NO PERÍODO 2007/2009
Polese Alves, Leonardo
Estudos culturais
Diferença
Diversidade
Identidade institucional
PROEJA
title_short ESTADO DA ARTE DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PROEJA/IFES NO PERÍODO 2007/2009
title_full ESTADO DA ARTE DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PROEJA/IFES NO PERÍODO 2007/2009
title_fullStr ESTADO DA ARTE DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PROEJA/IFES NO PERÍODO 2007/2009
title_full_unstemmed ESTADO DA ARTE DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PROEJA/IFES NO PERÍODO 2007/2009
title_sort ESTADO DA ARTE DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PROEJA/IFES NO PERÍODO 2007/2009
author Polese Alves, Leonardo
author_facet Polese Alves, Leonardo
Toretta Zen, Eliesér
Vilela Paiva, Maria Auxiliadora
author_role author
author2 Toretta Zen, Eliesér
Vilela Paiva, Maria Auxiliadora
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Polese Alves, Leonardo
Toretta Zen, Eliesér
Vilela Paiva, Maria Auxiliadora
dc.subject.por.fl_str_mv Estudos culturais
Diferença
Diversidade
Identidade institucional
PROEJA
topic Estudos culturais
Diferença
Diversidade
Identidade institucional
PROEJA
description A partir do contexto do recente Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), buscou-se fazer um resumo histórico do Programa de Pós-Graduação PROEJA do Instituto Federal do Espírito Santo (PPG/PROEJA/Ifes). Assim sendo, a produção acadêmica discente desse Programa de Pós-Graduação no período 2007 a 2009 foi definida como objeto de estudo. O objetivo deste trabalho foi caracterizar o Estado da Arte dessa produção acadêmica discente e, para tanto, foi utilizado um banco de dados dos 101 trabalhos monográficos apresentados pelos alunos das seis turmas iniciais do PPG/PROEJA/Ifes nesse período 2007/2009. A partir das palavras-chave e resumos das monografias foi feito o estudo da produção acadêmica dessas seis turmas. Os trabalhos monográficos foram classificados em temas e subtemas. Os temas são os cinco Eixos Temáticos de Pesquisa desse Programa de Pós Graduação. A caracterização do Estado da Arte dessa produção acadêmica deu-se a partir dessa classificação dos trabalhos nas cinco temáticas: Sujeitos da EJA e Diversidade; Políticas Públicas; Currículo Integrado; Formação do Professor do PROEJA; Gestão de Sala de Aula e da Escola. Após a classificação dos trabalhos nas cinco temáticas, foram verificados os subtemas que apareceram com mais frequência em cada temática. Os resultados mostraram uma concentração muito grande de trabalhos no eixo temático “Gestão da Sala de Aula e da Escola”.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/10
10.36524/dect.v1i01.10
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/10
identifier_str_mv 10.36524/dect.v1i01.10
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/10/7
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2011 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2011 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 1 n. 01 (2011): 2011 - 01; 33-42
2236-2150
10.36524/dect.v1i01
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948027084308480