MORAL, ÉTICA E PROJETO REVOLUCIONÁRIO: METODOLOGIA QUALITATIVA APLICADA À FORMAÇÃO DOCENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caixeta, Juliana Eugênia
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: do Amparo de Sousa, Maria, Salla, Helma, da Silva, Raimunda Leila José, de Campos Vivaldi, Flávia Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/126
Resumo: Este trabalho analisa a disciplina Ética e Formação Docente à luz da metodologia qualitativa, por inspirar e promover ações relacionadas à profissionalização docente com vistas à inclusão social, na perspectiva da perspicácia ética. O uso desta abordagem metodológica se relaciona ao seu foco na produção de sentidos que emergem na interação professorasparticipantes. As conclusões deste trabalho estão direcionadas: (a) à metodologia qualitativa como orientadora do trabalho pedagógico, b) aos projetos revolucionários e às narrativas de si como produtos avaliativos da disciplina e c) às mudanças identitárias oportunizadas pela disciplina favorecer posicionamentos de si relacionados à responsabilidade pela própria vida e a de outros.
id IFES-1_a1d1bb721965c14f3f61de5741db4ffe
oai_identifier_str oai::article/126
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling MORAL, ÉTICA E PROJETO REVOLUCIONÁRIO: METODOLOGIA QUALITATIVA APLICADA À FORMAÇÃO DOCENTEMoralÉticaMetodologia qualitativaPesquisa-açãoFormação docenteEste trabalho analisa a disciplina Ética e Formação Docente à luz da metodologia qualitativa, por inspirar e promover ações relacionadas à profissionalização docente com vistas à inclusão social, na perspectiva da perspicácia ética. O uso desta abordagem metodológica se relaciona ao seu foco na produção de sentidos que emergem na interação professorasparticipantes. As conclusões deste trabalho estão direcionadas: (a) à metodologia qualitativa como orientadora do trabalho pedagógico, b) aos projetos revolucionários e às narrativas de si como produtos avaliativos da disciplina e c) às mudanças identitárias oportunizadas pela disciplina favorecer posicionamentos de si relacionados à responsabilidade pela própria vida e a de outros. Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/12610.36524/dect.v5i03.126Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 5 n. 03 (2015): 2015 - Extra; 113-1412236-215010.36524/dect.v5i03reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/126/121Copyright (c) 2015 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessCaixeta, Juliana Eugêniado Amparo de Sousa, MariaSalla, Helmada Silva, Raimunda Leila Joséde Campos Vivaldi, Flávia Maria2019-12-06T16:31:55Zoai::article/126Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:03.478329Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv MORAL, ÉTICA E PROJETO REVOLUCIONÁRIO: METODOLOGIA QUALITATIVA APLICADA À FORMAÇÃO DOCENTE
title MORAL, ÉTICA E PROJETO REVOLUCIONÁRIO: METODOLOGIA QUALITATIVA APLICADA À FORMAÇÃO DOCENTE
spellingShingle MORAL, ÉTICA E PROJETO REVOLUCIONÁRIO: METODOLOGIA QUALITATIVA APLICADA À FORMAÇÃO DOCENTE
Caixeta, Juliana Eugênia
Moral
Ética
Metodologia qualitativa
Pesquisa-ação
Formação docente
title_short MORAL, ÉTICA E PROJETO REVOLUCIONÁRIO: METODOLOGIA QUALITATIVA APLICADA À FORMAÇÃO DOCENTE
title_full MORAL, ÉTICA E PROJETO REVOLUCIONÁRIO: METODOLOGIA QUALITATIVA APLICADA À FORMAÇÃO DOCENTE
title_fullStr MORAL, ÉTICA E PROJETO REVOLUCIONÁRIO: METODOLOGIA QUALITATIVA APLICADA À FORMAÇÃO DOCENTE
title_full_unstemmed MORAL, ÉTICA E PROJETO REVOLUCIONÁRIO: METODOLOGIA QUALITATIVA APLICADA À FORMAÇÃO DOCENTE
title_sort MORAL, ÉTICA E PROJETO REVOLUCIONÁRIO: METODOLOGIA QUALITATIVA APLICADA À FORMAÇÃO DOCENTE
author Caixeta, Juliana Eugênia
author_facet Caixeta, Juliana Eugênia
do Amparo de Sousa, Maria
Salla, Helma
da Silva, Raimunda Leila José
de Campos Vivaldi, Flávia Maria
author_role author
author2 do Amparo de Sousa, Maria
Salla, Helma
da Silva, Raimunda Leila José
de Campos Vivaldi, Flávia Maria
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caixeta, Juliana Eugênia
do Amparo de Sousa, Maria
Salla, Helma
da Silva, Raimunda Leila José
de Campos Vivaldi, Flávia Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Moral
Ética
Metodologia qualitativa
Pesquisa-ação
Formação docente
topic Moral
Ética
Metodologia qualitativa
Pesquisa-ação
Formação docente
description Este trabalho analisa a disciplina Ética e Formação Docente à luz da metodologia qualitativa, por inspirar e promover ações relacionadas à profissionalização docente com vistas à inclusão social, na perspectiva da perspicácia ética. O uso desta abordagem metodológica se relaciona ao seu foco na produção de sentidos que emergem na interação professorasparticipantes. As conclusões deste trabalho estão direcionadas: (a) à metodologia qualitativa como orientadora do trabalho pedagógico, b) aos projetos revolucionários e às narrativas de si como produtos avaliativos da disciplina e c) às mudanças identitárias oportunizadas pela disciplina favorecer posicionamentos de si relacionados à responsabilidade pela própria vida e a de outros.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/126
10.36524/dect.v5i03.126
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/126
identifier_str_mv 10.36524/dect.v5i03.126
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/126/121
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 5 n. 03 (2015): 2015 - Extra; 113-141
2236-2150
10.36524/dect.v5i03
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948028074164224