Formação moral e ética na sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Denise Cortez
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19584
Resumo: Essa pesquisa analisa a concepção docente acerca do desenvolvimento moral no contexto do cotidiano escolar, bem como o papel do professor nesse processo. Almejou, também, estabelecer um ambiente formativo e colaborativo propício à reflexão ética entre professores que trabalham em turmas do Ensino Fundamental, acerca da prática pedagógica do professor nas situações de construção da moralidade no meio escolar, oferecendo caminhos nas suas interações para o desenvolvimento da moralidade dos alunos. O campo empírico foi a Escola Municipal Estudante Emmanuel Bezerra, localizada no bairro do Planalto - Zona Oeste de Natal/RN, com as professoras das turmas do 4º e do 5º ano do Ensino Fundamental e seus respectivos alunos, durante os anos de 2010-2012. Privilegiou-se a pesquisa qualitativa nas análises e no processo de compreensão do cotidiano no contexto escolar, procurando-se interpretar as situações e as interações analisadas. Fundamentando-se nos postulados de Jean Piaget sobre o desenvolvimento moral, optou-se pelo trabalho investigativo com as professoras com a complementaridade entre a pesquisa colaborativa e a pesquisa-ação, realizando-se sessões reflexivas, pesquisa documental, observações e entrevistas semiestruturadas, desenvolvidas com as professoras participantes. A partir dessa pesquisa foram identificadas três distintas fases das concepções e atitudes entre as professoras: a) docente com o discurso do senso comum, devido à ausência de reflexão aprofundada acerca da sua prática; b) docente com concepções atualizadas e informações pertinentes, entretanto desprovido de uma ação reflexiva desse conhecimento e sem reflexo em suas práticas em sala de aula; c) docente ético reflexivo, que ensaia uma perspectiva que associa a informação pertinente, a acomodação dos conhecimentos e transformação do discurso docente em ação coerente na sua prática. Formar um docente ético e reflexivo, diante da cultura formativa não se dá de forma natural e em pouco tempo. É preciso várias etapas até a tomada de consciência para uma atitude ética e reflexiva perante a realidade educacional e especialmente acerca da ação docente e institucional na formação moral dos alunos.
id UFRN_c178101012d8fec4bbbf27795960c5c0
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/19584
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Fernandes, Denise Cortezhttp://lattes.cnpq.br/5231043594421427http://lattes.cnpq.br/0341824719316863Tavares, Andrezza Maria Batista do Nascimentohttp://lattes.cnpq.br/5187018279016366Andrade, Erika dos Reis Gusmãohttp://lattes.cnpq.br/0778953049451033Pereira, Francisco de Assishttp://lattes.cnpq.br/4147987722156261Caminha, Iraquitan de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/0554271319840687Domingos Sobrinho, Moiséshttp://lattes.cnpq.br/40060151319262442016-01-13T12:36:20Z2016-01-13T12:36:20Z2014-02-26FERNANDES, Denise Cortez. A atuação docente e a visão moral dos professores nas relações pedagógicas no ensino fundamental. 2014. 121f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19584Essa pesquisa analisa a concepção docente acerca do desenvolvimento moral no contexto do cotidiano escolar, bem como o papel do professor nesse processo. Almejou, também, estabelecer um ambiente formativo e colaborativo propício à reflexão ética entre professores que trabalham em turmas do Ensino Fundamental, acerca da prática pedagógica do professor nas situações de construção da moralidade no meio escolar, oferecendo caminhos nas suas interações para o desenvolvimento da moralidade dos alunos. O campo empírico foi a Escola Municipal Estudante Emmanuel Bezerra, localizada no bairro do Planalto - Zona Oeste de Natal/RN, com as professoras das turmas do 4º e do 5º ano do Ensino Fundamental e seus respectivos alunos, durante os anos de 2010-2012. Privilegiou-se a pesquisa qualitativa nas análises e no processo de compreensão do cotidiano no contexto escolar, procurando-se interpretar as situações e as interações analisadas. Fundamentando-se nos postulados de Jean Piaget sobre o desenvolvimento moral, optou-se pelo trabalho investigativo com as professoras com a complementaridade entre a pesquisa colaborativa e a pesquisa-ação, realizando-se sessões reflexivas, pesquisa documental, observações e entrevistas semiestruturadas, desenvolvidas com as professoras participantes. A partir dessa pesquisa foram identificadas três distintas fases das concepções e atitudes entre as professoras: a) docente com o discurso do senso comum, devido à ausência de reflexão aprofundada acerca da sua prática; b) docente com concepções atualizadas e informações pertinentes, entretanto desprovido de uma ação reflexiva desse conhecimento e sem reflexo em suas práticas em sala de aula; c) docente ético reflexivo, que ensaia uma perspectiva que associa a informação pertinente, a acomodação dos conhecimentos e transformação do discurso docente em ação coerente na sua prática. Formar um docente ético e reflexivo, diante da cultura formativa não se dá de forma natural e em pouco tempo. É preciso várias etapas até a tomada de consciência para uma atitude ética e reflexiva perante a realidade educacional e especialmente acerca da ação docente e institucional na formação moral dos alunos.This research analyses the teacher conception of moral development in the context of everyday school life, as well the teacher's role in this process. Longed also establish a formative and collaborative environment conduc t ive to the ethics reflection among teachers working in classrooms of elementary school about the pedagogical practice in construction situations of morality in school environment, offers ways in theirs intera ctions to the development of the students morality. The empirical field was the Municipal School student Emmanuel Bezerra, located in the Planalto - West neighborhood of Natal/RN, with the teachers of the classes of 4th and 5th year of elementary school st udents and theirs students during the years 2010 - 2012. It privileged qualitative in the analysis and the comprehension process of the quotidian into the school context, seeking understands the situations and the interactions analyzed. Based on the postulat es of Jean Piaget on the moral development, it opted in the investigative work with the teachers for the complementarity between collaborative research and action research, with reflective sessions, documentary research, observations and semi - structured in terviews. From this research it was identified three distinct phases of conceptions and attitudes among the teachers: a) teach ers with the discourse of common sense due to a lack of depth reflection on their practice; b) teacher s updated with their concept s and relevant information, however devoid of reflexive action of this knowledge and without reflection on their practices in the classroom and, finally; c) ethical reflective teacher who tried a perspective that joins the relevant information, the knowled ge accommodation and transformation in teaching discourse consistent with the proposed issued and reflective in their practice. Educate an ethical and reflective teaching in front of the formative culture does not occur naturally and fast. It takes several steps until the awareness for ethical and reflective attitude towards educational reality and especially on the teaching and institutional action in the moral formation of students.porUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAODesenvolvimento moralEnsino fundamentalPesquisa educacional qualitativaPrática docenteFormação moral e ética na sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALFormaçãoMoralEtica_Fernandes_2014.pdfapplication/pdf665355https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19584/1/Forma%c3%a7%c3%a3oMoralEtica_Fernandes_2014.pdf89acfdb98bd2380c4f7ee98dc3339e77MD51TEXTDeniseCortezFernandes_TESE.pdf.txtDeniseCortezFernandes_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain278716https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19584/6/DeniseCortezFernandes_TESE.pdf.txtfb160936f20da28a04abd2c4275aa33eMD56FormaçãoMoralEtica_Fernandes_2014.pdf.txtFormaçãoMoralEtica_Fernandes_2014.pdf.txtExtracted texttext/plain278687https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19584/8/Forma%c3%a7%c3%a3oMoralEtica_Fernandes_2014.pdf.txt1f6625828726aacd603dcd483a3c9981MD58THUMBNAILDeniseCortezFernandes_TESE.pdf.jpgDeniseCortezFernandes_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2040https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19584/7/DeniseCortezFernandes_TESE.pdf.jpge9f1b81df46ab45315e80c68b76fe113MD57FormaçãoMoralEtica_Fernandes_2014.pdf.jpgFormaçãoMoralEtica_Fernandes_2014.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1179https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19584/9/Forma%c3%a7%c3%a3oMoralEtica_Fernandes_2014.pdf.jpg30854380d18a1343e74c3309c2207b5dMD59123456789/195842019-06-23 02:17:04.354oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/19584Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-06-23T05:17:04Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Formação moral e ética na sala de aula
title Formação moral e ética na sala de aula
spellingShingle Formação moral e ética na sala de aula
Fernandes, Denise Cortez
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Desenvolvimento moral
Ensino fundamental
Pesquisa educacional qualitativa
Prática docente
title_short Formação moral e ética na sala de aula
title_full Formação moral e ética na sala de aula
title_fullStr Formação moral e ética na sala de aula
title_full_unstemmed Formação moral e ética na sala de aula
title_sort Formação moral e ética na sala de aula
author Fernandes, Denise Cortez
author_facet Fernandes, Denise Cortez
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5231043594421427
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0341824719316863
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Tavares, Andrezza Maria Batista do Nascimento
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5187018279016366
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Andrade, Erika dos Reis Gusmão
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0778953049451033
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Pereira, Francisco de Assis
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4147987722156261
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Caminha, Iraquitan de Oliveira
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0554271319840687
dc.contributor.referees5.none.fl_str_mv Domingos Sobrinho, Moisés
dc.contributor.referees5ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees5Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4006015131926244
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Denise Cortez
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Desenvolvimento moral
Ensino fundamental
Pesquisa educacional qualitativa
Prática docente
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento moral
Ensino fundamental
Pesquisa educacional qualitativa
Prática docente
description Essa pesquisa analisa a concepção docente acerca do desenvolvimento moral no contexto do cotidiano escolar, bem como o papel do professor nesse processo. Almejou, também, estabelecer um ambiente formativo e colaborativo propício à reflexão ética entre professores que trabalham em turmas do Ensino Fundamental, acerca da prática pedagógica do professor nas situações de construção da moralidade no meio escolar, oferecendo caminhos nas suas interações para o desenvolvimento da moralidade dos alunos. O campo empírico foi a Escola Municipal Estudante Emmanuel Bezerra, localizada no bairro do Planalto - Zona Oeste de Natal/RN, com as professoras das turmas do 4º e do 5º ano do Ensino Fundamental e seus respectivos alunos, durante os anos de 2010-2012. Privilegiou-se a pesquisa qualitativa nas análises e no processo de compreensão do cotidiano no contexto escolar, procurando-se interpretar as situações e as interações analisadas. Fundamentando-se nos postulados de Jean Piaget sobre o desenvolvimento moral, optou-se pelo trabalho investigativo com as professoras com a complementaridade entre a pesquisa colaborativa e a pesquisa-ação, realizando-se sessões reflexivas, pesquisa documental, observações e entrevistas semiestruturadas, desenvolvidas com as professoras participantes. A partir dessa pesquisa foram identificadas três distintas fases das concepções e atitudes entre as professoras: a) docente com o discurso do senso comum, devido à ausência de reflexão aprofundada acerca da sua prática; b) docente com concepções atualizadas e informações pertinentes, entretanto desprovido de uma ação reflexiva desse conhecimento e sem reflexo em suas práticas em sala de aula; c) docente ético reflexivo, que ensaia uma perspectiva que associa a informação pertinente, a acomodação dos conhecimentos e transformação do discurso docente em ação coerente na sua prática. Formar um docente ético e reflexivo, diante da cultura formativa não se dá de forma natural e em pouco tempo. É preciso várias etapas até a tomada de consciência para uma atitude ética e reflexiva perante a realidade educacional e especialmente acerca da ação docente e institucional na formação moral dos alunos.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-02-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-01-13T12:36:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-01-13T12:36:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FERNANDES, Denise Cortez. A atuação docente e a visão moral dos professores nas relações pedagógicas no ensino fundamental. 2014. 121f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19584
identifier_str_mv FERNANDES, Denise Cortez. A atuação docente e a visão moral dos professores nas relações pedagógicas no ensino fundamental. 2014. 121f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19584
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19584/1/Forma%c3%a7%c3%a3oMoralEtica_Fernandes_2014.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19584/6/DeniseCortezFernandes_TESE.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19584/8/Forma%c3%a7%c3%a3oMoralEtica_Fernandes_2014.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19584/7/DeniseCortezFernandes_TESE.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19584/9/Forma%c3%a7%c3%a3oMoralEtica_Fernandes_2014.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 89acfdb98bd2380c4f7ee98dc3339e77
fb160936f20da28a04abd2c4275aa33e
1f6625828726aacd603dcd483a3c9981
e9f1b81df46ab45315e80c68b76fe113
30854380d18a1343e74c3309c2207b5d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117827804528640