Formação moral e ética na sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19584 |
Resumo: | Essa pesquisa analisa a concepção docente acerca do desenvolvimento moral no contexto do cotidiano escolar, bem como o papel do professor nesse processo. Almejou, também, estabelecer um ambiente formativo e colaborativo propício à reflexão ética entre professores que trabalham em turmas do Ensino Fundamental, acerca da prática pedagógica do professor nas situações de construção da moralidade no meio escolar, oferecendo caminhos nas suas interações para o desenvolvimento da moralidade dos alunos. O campo empírico foi a Escola Municipal Estudante Emmanuel Bezerra, localizada no bairro do Planalto - Zona Oeste de Natal/RN, com as professoras das turmas do 4º e do 5º ano do Ensino Fundamental e seus respectivos alunos, durante os anos de 2010-2012. Privilegiou-se a pesquisa qualitativa nas análises e no processo de compreensão do cotidiano no contexto escolar, procurando-se interpretar as situações e as interações analisadas. Fundamentando-se nos postulados de Jean Piaget sobre o desenvolvimento moral, optou-se pelo trabalho investigativo com as professoras com a complementaridade entre a pesquisa colaborativa e a pesquisa-ação, realizando-se sessões reflexivas, pesquisa documental, observações e entrevistas semiestruturadas, desenvolvidas com as professoras participantes. A partir dessa pesquisa foram identificadas três distintas fases das concepções e atitudes entre as professoras: a) docente com o discurso do senso comum, devido à ausência de reflexão aprofundada acerca da sua prática; b) docente com concepções atualizadas e informações pertinentes, entretanto desprovido de uma ação reflexiva desse conhecimento e sem reflexo em suas práticas em sala de aula; c) docente ético reflexivo, que ensaia uma perspectiva que associa a informação pertinente, a acomodação dos conhecimentos e transformação do discurso docente em ação coerente na sua prática. Formar um docente ético e reflexivo, diante da cultura formativa não se dá de forma natural e em pouco tempo. É preciso várias etapas até a tomada de consciência para uma atitude ética e reflexiva perante a realidade educacional e especialmente acerca da ação docente e institucional na formação moral dos alunos. |
id |
UFRN_c178101012d8fec4bbbf27795960c5c0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/19584 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Fernandes, Denise Cortezhttp://lattes.cnpq.br/5231043594421427http://lattes.cnpq.br/0341824719316863Tavares, Andrezza Maria Batista do Nascimentohttp://lattes.cnpq.br/5187018279016366Andrade, Erika dos Reis Gusmãohttp://lattes.cnpq.br/0778953049451033Pereira, Francisco de Assishttp://lattes.cnpq.br/4147987722156261Caminha, Iraquitan de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/0554271319840687Domingos Sobrinho, Moiséshttp://lattes.cnpq.br/40060151319262442016-01-13T12:36:20Z2016-01-13T12:36:20Z2014-02-26FERNANDES, Denise Cortez. A atuação docente e a visão moral dos professores nas relações pedagógicas no ensino fundamental. 2014. 121f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19584Essa pesquisa analisa a concepção docente acerca do desenvolvimento moral no contexto do cotidiano escolar, bem como o papel do professor nesse processo. Almejou, também, estabelecer um ambiente formativo e colaborativo propício à reflexão ética entre professores que trabalham em turmas do Ensino Fundamental, acerca da prática pedagógica do professor nas situações de construção da moralidade no meio escolar, oferecendo caminhos nas suas interações para o desenvolvimento da moralidade dos alunos. O campo empírico foi a Escola Municipal Estudante Emmanuel Bezerra, localizada no bairro do Planalto - Zona Oeste de Natal/RN, com as professoras das turmas do 4º e do 5º ano do Ensino Fundamental e seus respectivos alunos, durante os anos de 2010-2012. Privilegiou-se a pesquisa qualitativa nas análises e no processo de compreensão do cotidiano no contexto escolar, procurando-se interpretar as situações e as interações analisadas. Fundamentando-se nos postulados de Jean Piaget sobre o desenvolvimento moral, optou-se pelo trabalho investigativo com as professoras com a complementaridade entre a pesquisa colaborativa e a pesquisa-ação, realizando-se sessões reflexivas, pesquisa documental, observações e entrevistas semiestruturadas, desenvolvidas com as professoras participantes. A partir dessa pesquisa foram identificadas três distintas fases das concepções e atitudes entre as professoras: a) docente com o discurso do senso comum, devido à ausência de reflexão aprofundada acerca da sua prática; b) docente com concepções atualizadas e informações pertinentes, entretanto desprovido de uma ação reflexiva desse conhecimento e sem reflexo em suas práticas em sala de aula; c) docente ético reflexivo, que ensaia uma perspectiva que associa a informação pertinente, a acomodação dos conhecimentos e transformação do discurso docente em ação coerente na sua prática. Formar um docente ético e reflexivo, diante da cultura formativa não se dá de forma natural e em pouco tempo. É preciso várias etapas até a tomada de consciência para uma atitude ética e reflexiva perante a realidade educacional e especialmente acerca da ação docente e institucional na formação moral dos alunos.This research analyses the teacher conception of moral development in the context of everyday school life, as well the teacher's role in this process. Longed also establish a formative and collaborative environment conduc t ive to the ethics reflection among teachers working in classrooms of elementary school about the pedagogical practice in construction situations of morality in school environment, offers ways in theirs intera ctions to the development of the students morality. The empirical field was the Municipal School student Emmanuel Bezerra, located in the Planalto - West neighborhood of Natal/RN, with the teachers of the classes of 4th and 5th year of elementary school st udents and theirs students during the years 2010 - 2012. It privileged qualitative in the analysis and the comprehension process of the quotidian into the school context, seeking understands the situations and the interactions analyzed. Based on the postulat es of Jean Piaget on the moral development, it opted in the investigative work with the teachers for the complementarity between collaborative research and action research, with reflective sessions, documentary research, observations and semi - structured in terviews. From this research it was identified three distinct phases of conceptions and attitudes among the teachers: a) teach ers with the discourse of common sense due to a lack of depth reflection on their practice; b) teacher s updated with their concept s and relevant information, however devoid of reflexive action of this knowledge and without reflection on their practices in the classroom and, finally; c) ethical reflective teacher who tried a perspective that joins the relevant information, the knowled ge accommodation and transformation in teaching discourse consistent with the proposed issued and reflective in their practice. Educate an ethical and reflective teaching in front of the formative culture does not occur naturally and fast. It takes several steps until the awareness for ethical and reflective attitude towards educational reality and especially on the teaching and institutional action in the moral formation of students.porUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAODesenvolvimento moralEnsino fundamentalPesquisa educacional qualitativaPrática docenteFormação moral e ética na sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALFormaçãoMoralEtica_Fernandes_2014.pdfapplication/pdf665355https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19584/1/Forma%c3%a7%c3%a3oMoralEtica_Fernandes_2014.pdf89acfdb98bd2380c4f7ee98dc3339e77MD51TEXTDeniseCortezFernandes_TESE.pdf.txtDeniseCortezFernandes_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain278716https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19584/6/DeniseCortezFernandes_TESE.pdf.txtfb160936f20da28a04abd2c4275aa33eMD56FormaçãoMoralEtica_Fernandes_2014.pdf.txtFormaçãoMoralEtica_Fernandes_2014.pdf.txtExtracted texttext/plain278687https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19584/8/Forma%c3%a7%c3%a3oMoralEtica_Fernandes_2014.pdf.txt1f6625828726aacd603dcd483a3c9981MD58THUMBNAILDeniseCortezFernandes_TESE.pdf.jpgDeniseCortezFernandes_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2040https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19584/7/DeniseCortezFernandes_TESE.pdf.jpge9f1b81df46ab45315e80c68b76fe113MD57FormaçãoMoralEtica_Fernandes_2014.pdf.jpgFormaçãoMoralEtica_Fernandes_2014.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1179https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19584/9/Forma%c3%a7%c3%a3oMoralEtica_Fernandes_2014.pdf.jpg30854380d18a1343e74c3309c2207b5dMD59123456789/195842019-06-23 02:17:04.354oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/19584Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-06-23T05:17:04Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Formação moral e ética na sala de aula |
title |
Formação moral e ética na sala de aula |
spellingShingle |
Formação moral e ética na sala de aula Fernandes, Denise Cortez CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Desenvolvimento moral Ensino fundamental Pesquisa educacional qualitativa Prática docente |
title_short |
Formação moral e ética na sala de aula |
title_full |
Formação moral e ética na sala de aula |
title_fullStr |
Formação moral e ética na sala de aula |
title_full_unstemmed |
Formação moral e ética na sala de aula |
title_sort |
Formação moral e ética na sala de aula |
author |
Fernandes, Denise Cortez |
author_facet |
Fernandes, Denise Cortez |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5231043594421427 |
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0341824719316863 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Tavares, Andrezza Maria Batista do Nascimento |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5187018279016366 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Andrade, Erika dos Reis Gusmão |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0778953049451033 |
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Pereira, Francisco de Assis |
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees3Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4147987722156261 |
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv |
Caminha, Iraquitan de Oliveira |
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees4Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0554271319840687 |
dc.contributor.referees5.none.fl_str_mv |
Domingos Sobrinho, Moisés |
dc.contributor.referees5ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees5Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4006015131926244 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Denise Cortez |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Desenvolvimento moral Ensino fundamental Pesquisa educacional qualitativa Prática docente |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento moral Ensino fundamental Pesquisa educacional qualitativa Prática docente |
description |
Essa pesquisa analisa a concepção docente acerca do desenvolvimento moral no contexto do cotidiano escolar, bem como o papel do professor nesse processo. Almejou, também, estabelecer um ambiente formativo e colaborativo propício à reflexão ética entre professores que trabalham em turmas do Ensino Fundamental, acerca da prática pedagógica do professor nas situações de construção da moralidade no meio escolar, oferecendo caminhos nas suas interações para o desenvolvimento da moralidade dos alunos. O campo empírico foi a Escola Municipal Estudante Emmanuel Bezerra, localizada no bairro do Planalto - Zona Oeste de Natal/RN, com as professoras das turmas do 4º e do 5º ano do Ensino Fundamental e seus respectivos alunos, durante os anos de 2010-2012. Privilegiou-se a pesquisa qualitativa nas análises e no processo de compreensão do cotidiano no contexto escolar, procurando-se interpretar as situações e as interações analisadas. Fundamentando-se nos postulados de Jean Piaget sobre o desenvolvimento moral, optou-se pelo trabalho investigativo com as professoras com a complementaridade entre a pesquisa colaborativa e a pesquisa-ação, realizando-se sessões reflexivas, pesquisa documental, observações e entrevistas semiestruturadas, desenvolvidas com as professoras participantes. A partir dessa pesquisa foram identificadas três distintas fases das concepções e atitudes entre as professoras: a) docente com o discurso do senso comum, devido à ausência de reflexão aprofundada acerca da sua prática; b) docente com concepções atualizadas e informações pertinentes, entretanto desprovido de uma ação reflexiva desse conhecimento e sem reflexo em suas práticas em sala de aula; c) docente ético reflexivo, que ensaia uma perspectiva que associa a informação pertinente, a acomodação dos conhecimentos e transformação do discurso docente em ação coerente na sua prática. Formar um docente ético e reflexivo, diante da cultura formativa não se dá de forma natural e em pouco tempo. É preciso várias etapas até a tomada de consciência para uma atitude ética e reflexiva perante a realidade educacional e especialmente acerca da ação docente e institucional na formação moral dos alunos. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-02-26 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-01-13T12:36:20Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-01-13T12:36:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
FERNANDES, Denise Cortez. A atuação docente e a visão moral dos professores nas relações pedagógicas no ensino fundamental. 2014. 121f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19584 |
identifier_str_mv |
FERNANDES, Denise Cortez. A atuação docente e a visão moral dos professores nas relações pedagógicas no ensino fundamental. 2014. 121f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19584 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19584/1/Forma%c3%a7%c3%a3oMoralEtica_Fernandes_2014.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19584/6/DeniseCortezFernandes_TESE.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19584/8/Forma%c3%a7%c3%a3oMoralEtica_Fernandes_2014.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19584/7/DeniseCortezFernandes_TESE.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19584/9/Forma%c3%a7%c3%a3oMoralEtica_Fernandes_2014.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
89acfdb98bd2380c4f7ee98dc3339e77 fb160936f20da28a04abd2c4275aa33e 1f6625828726aacd603dcd483a3c9981 e9f1b81df46ab45315e80c68b76fe113 30854380d18a1343e74c3309c2207b5d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117827804528640 |