CORRELAÇÕES ENTRE VISÕES DE MATEMÁTICA E DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/100 |
Resumo: | O objetivo desse artigo é analisar correlações entre visões de matemática e de resolução de problemas de três professoras que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental e que se encontram em períodos diferentes de experiência docente. Essas professoras participaram de oficinas de formação continuada de Matemática desenvolvidas colaborativamente entre pesquisadoras e professoras. A partir dos dados de uma pesquisa qualitativa, observamos também se essas visões de Matemática e resolução de problemas interferem/influenciam mutuamente nos processos de ensinar, aprender e avaliar em Matemática. Analisamos as informações e dados a partir da literatura estudada sobre estes assuntos. Notamos que as correlações se evidenciam na interferência/influência que a visão de Matemática exerce sobre a visão de resolução de problemas. |
id |
IFES-1_ad5bd04883f5e37216e33bea90c13d8e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/100 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
CORRELAÇÕES ENTRE VISÕES DE MATEMÁTICA E DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICAVisões e concepções de MatemáticaVisões de resolução de problemasFormação continuadaProfessoras que ensinam MatemáticaO objetivo desse artigo é analisar correlações entre visões de matemática e de resolução de problemas de três professoras que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental e que se encontram em períodos diferentes de experiência docente. Essas professoras participaram de oficinas de formação continuada de Matemática desenvolvidas colaborativamente entre pesquisadoras e professoras. A partir dos dados de uma pesquisa qualitativa, observamos também se essas visões de Matemática e resolução de problemas interferem/influenciam mutuamente nos processos de ensinar, aprender e avaliar em Matemática. Analisamos as informações e dados a partir da literatura estudada sobre estes assuntos. Notamos que as correlações se evidenciam na interferência/influência que a visão de Matemática exerce sobre a visão de resolução de problemas.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-09-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/10010.36524/dect.v5i02.100Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 5 n. 02 (2015): 2015 - 02; 3-292236-215010.36524/dect.v5i02reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/100/96Copyright (c) 2015 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessXavier Dal-Cin Zanon, ThiarlaPereira dos Santos-Wagner, Vânia Maria2019-12-06T17:53:10Zoai::article/100Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:02.186067Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CORRELAÇÕES ENTRE VISÕES DE MATEMÁTICA E DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA |
title |
CORRELAÇÕES ENTRE VISÕES DE MATEMÁTICA E DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA |
spellingShingle |
CORRELAÇÕES ENTRE VISÕES DE MATEMÁTICA E DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA Xavier Dal-Cin Zanon, Thiarla Visões e concepções de Matemática Visões de resolução de problemas Formação continuada Professoras que ensinam Matemática |
title_short |
CORRELAÇÕES ENTRE VISÕES DE MATEMÁTICA E DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA |
title_full |
CORRELAÇÕES ENTRE VISÕES DE MATEMÁTICA E DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA |
title_fullStr |
CORRELAÇÕES ENTRE VISÕES DE MATEMÁTICA E DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA |
title_full_unstemmed |
CORRELAÇÕES ENTRE VISÕES DE MATEMÁTICA E DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA |
title_sort |
CORRELAÇÕES ENTRE VISÕES DE MATEMÁTICA E DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA |
author |
Xavier Dal-Cin Zanon, Thiarla |
author_facet |
Xavier Dal-Cin Zanon, Thiarla Pereira dos Santos-Wagner, Vânia Maria |
author_role |
author |
author2 |
Pereira dos Santos-Wagner, Vânia Maria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Xavier Dal-Cin Zanon, Thiarla Pereira dos Santos-Wagner, Vânia Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Visões e concepções de Matemática Visões de resolução de problemas Formação continuada Professoras que ensinam Matemática |
topic |
Visões e concepções de Matemática Visões de resolução de problemas Formação continuada Professoras que ensinam Matemática |
description |
O objetivo desse artigo é analisar correlações entre visões de matemática e de resolução de problemas de três professoras que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental e que se encontram em períodos diferentes de experiência docente. Essas professoras participaram de oficinas de formação continuada de Matemática desenvolvidas colaborativamente entre pesquisadoras e professoras. A partir dos dados de uma pesquisa qualitativa, observamos também se essas visões de Matemática e resolução de problemas interferem/influenciam mutuamente nos processos de ensinar, aprender e avaliar em Matemática. Analisamos as informações e dados a partir da literatura estudada sobre estes assuntos. Notamos que as correlações se evidenciam na interferência/influência que a visão de Matemática exerce sobre a visão de resolução de problemas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/100 10.36524/dect.v5i02.100 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/100 |
identifier_str_mv |
10.36524/dect.v5i02.100 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/100/96 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 5 n. 02 (2015): 2015 - 02; 3-29 2236-2150 10.36524/dect.v5i02 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948027562459136 |