CORRELAÇÕES ENTRE VISÕES DE MATEMÁTICA E DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xavier Dal-Cin Zanon, Thiarla
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Pereira dos Santos-Wagner, Vânia Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/100
Resumo: O objetivo desse artigo é analisar correlações entre visões de matemática e de resolução de problemas de três professoras que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental e que se encontram em períodos diferentes de experiência docente. Essas professoras participaram de oficinas de formação continuada de Matemática desenvolvidas colaborativamente entre pesquisadoras e professoras. A partir dos dados de uma pesquisa qualitativa, observamos também se essas visões de Matemática e resolução de problemas interferem/influenciam mutuamente nos processos de ensinar, aprender e avaliar em Matemática. Analisamos as informações e dados a partir da literatura estudada sobre estes assuntos. Notamos que as correlações se evidenciam na interferência/influência que a visão de Matemática exerce sobre a visão de resolução de problemas.
id IFES-1_ad5bd04883f5e37216e33bea90c13d8e
oai_identifier_str oai::article/100
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling CORRELAÇÕES ENTRE VISÕES DE MATEMÁTICA E DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICAVisões e concepções de MatemáticaVisões de resolução de problemasFormação continuadaProfessoras que ensinam MatemáticaO objetivo desse artigo é analisar correlações entre visões de matemática e de resolução de problemas de três professoras que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental e que se encontram em períodos diferentes de experiência docente. Essas professoras participaram de oficinas de formação continuada de Matemática desenvolvidas colaborativamente entre pesquisadoras e professoras. A partir dos dados de uma pesquisa qualitativa, observamos também se essas visões de Matemática e resolução de problemas interferem/influenciam mutuamente nos processos de ensinar, aprender e avaliar em Matemática. Analisamos as informações e dados a partir da literatura estudada sobre estes assuntos. Notamos que as correlações se evidenciam na interferência/influência que a visão de Matemática exerce sobre a visão de resolução de problemas.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-09-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/10010.36524/dect.v5i02.100Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 5 n. 02 (2015): 2015 - 02; 3-292236-215010.36524/dect.v5i02reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/100/96Copyright (c) 2015 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessXavier Dal-Cin Zanon, ThiarlaPereira dos Santos-Wagner, Vânia Maria2019-12-06T17:53:10Zoai::article/100Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:02.186067Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv CORRELAÇÕES ENTRE VISÕES DE MATEMÁTICA E DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA
title CORRELAÇÕES ENTRE VISÕES DE MATEMÁTICA E DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA
spellingShingle CORRELAÇÕES ENTRE VISÕES DE MATEMÁTICA E DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA
Xavier Dal-Cin Zanon, Thiarla
Visões e concepções de Matemática
Visões de resolução de problemas
Formação continuada
Professoras que ensinam Matemática
title_short CORRELAÇÕES ENTRE VISÕES DE MATEMÁTICA E DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA
title_full CORRELAÇÕES ENTRE VISÕES DE MATEMÁTICA E DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA
title_fullStr CORRELAÇÕES ENTRE VISÕES DE MATEMÁTICA E DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA
title_full_unstemmed CORRELAÇÕES ENTRE VISÕES DE MATEMÁTICA E DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA
title_sort CORRELAÇÕES ENTRE VISÕES DE MATEMÁTICA E DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA
author Xavier Dal-Cin Zanon, Thiarla
author_facet Xavier Dal-Cin Zanon, Thiarla
Pereira dos Santos-Wagner, Vânia Maria
author_role author
author2 Pereira dos Santos-Wagner, Vânia Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Xavier Dal-Cin Zanon, Thiarla
Pereira dos Santos-Wagner, Vânia Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Visões e concepções de Matemática
Visões de resolução de problemas
Formação continuada
Professoras que ensinam Matemática
topic Visões e concepções de Matemática
Visões de resolução de problemas
Formação continuada
Professoras que ensinam Matemática
description O objetivo desse artigo é analisar correlações entre visões de matemática e de resolução de problemas de três professoras que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental e que se encontram em períodos diferentes de experiência docente. Essas professoras participaram de oficinas de formação continuada de Matemática desenvolvidas colaborativamente entre pesquisadoras e professoras. A partir dos dados de uma pesquisa qualitativa, observamos também se essas visões de Matemática e resolução de problemas interferem/influenciam mutuamente nos processos de ensinar, aprender e avaliar em Matemática. Analisamos as informações e dados a partir da literatura estudada sobre estes assuntos. Notamos que as correlações se evidenciam na interferência/influência que a visão de Matemática exerce sobre a visão de resolução de problemas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/100
10.36524/dect.v5i02.100
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/100
identifier_str_mv 10.36524/dect.v5i02.100
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/100/96
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 5 n. 02 (2015): 2015 - 02; 3-29
2236-2150
10.36524/dect.v5i02
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948027562459136