LICENCIATURAS NOS INSTITUTOS FEDERAIS: EM BUSCA DE SABERES DOCENTES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo da Silva, Fernanda Rebeca
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Oliveira Marins Azevedo, Rosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/149
Resumo: Este estudo tem por objetivo investigar quais Saberes Docentes os professores da educação profissional técnica de nível médio mobilizam em sua prática. Entendemos que assim será possível traçar estratégias de ações formativas que contemplem os cursos de Licenciaturas existentes nos Institutos Federais (IF), mais especificamente no IF Amazonas, lócus da pesquisa. Tendo o apoio de teóricos da área elaboramos um percurso metodológico que nos permitisse refletir acerca desta formação, tomando por base a pesquisa-ação, através de observação participante, o que nos proporcionou subsídios à construção de outros momentos formativos. O que nos permitiu visualizar alguns aspectos dos Saberes Docentes para a EPTNM, tais como o conhecimento do mundo do trabalho e o entendimento da formação humana integral.
id IFES-1_b613b46fe09e9985901a19a8cbb76e0c
oai_identifier_str oai::article/149
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling LICENCIATURAS NOS INSTITUTOS FEDERAIS: EM BUSCA DE SABERES DOCENTES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIOSaberes docentesFormação de professoresEducação profissionalEducação continuadaInstituto FederalEste estudo tem por objetivo investigar quais Saberes Docentes os professores da educação profissional técnica de nível médio mobilizam em sua prática. Entendemos que assim será possível traçar estratégias de ações formativas que contemplem os cursos de Licenciaturas existentes nos Institutos Federais (IF), mais especificamente no IF Amazonas, lócus da pesquisa. Tendo o apoio de teóricos da área elaboramos um percurso metodológico que nos permitisse refletir acerca desta formação, tomando por base a pesquisa-ação, através de observação participante, o que nos proporcionou subsídios à construção de outros momentos formativos. O que nos permitiu visualizar alguns aspectos dos Saberes Docentes para a EPTNM, tais como o conhecimento do mundo do trabalho e o entendimento da formação humana integral.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-10-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/14910.36524/dect.v6i01.149Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 6 n. 01 (2016): 2016 - 01; 95-1142236-215010.36524/dect.v6i01reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/149/144Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessAraújo da Silva, Fernanda RebecaOliveira Marins Azevedo, Rosa2019-10-22T14:39:53Zoai::article/149Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:04.599592Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv LICENCIATURAS NOS INSTITUTOS FEDERAIS: EM BUSCA DE SABERES DOCENTES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO
title LICENCIATURAS NOS INSTITUTOS FEDERAIS: EM BUSCA DE SABERES DOCENTES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO
spellingShingle LICENCIATURAS NOS INSTITUTOS FEDERAIS: EM BUSCA DE SABERES DOCENTES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO
Araújo da Silva, Fernanda Rebeca
Saberes docentes
Formação de professores
Educação profissional
Educação continuada
Instituto Federal
title_short LICENCIATURAS NOS INSTITUTOS FEDERAIS: EM BUSCA DE SABERES DOCENTES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO
title_full LICENCIATURAS NOS INSTITUTOS FEDERAIS: EM BUSCA DE SABERES DOCENTES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO
title_fullStr LICENCIATURAS NOS INSTITUTOS FEDERAIS: EM BUSCA DE SABERES DOCENTES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO
title_full_unstemmed LICENCIATURAS NOS INSTITUTOS FEDERAIS: EM BUSCA DE SABERES DOCENTES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO
title_sort LICENCIATURAS NOS INSTITUTOS FEDERAIS: EM BUSCA DE SABERES DOCENTES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO
author Araújo da Silva, Fernanda Rebeca
author_facet Araújo da Silva, Fernanda Rebeca
Oliveira Marins Azevedo, Rosa
author_role author
author2 Oliveira Marins Azevedo, Rosa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo da Silva, Fernanda Rebeca
Oliveira Marins Azevedo, Rosa
dc.subject.por.fl_str_mv Saberes docentes
Formação de professores
Educação profissional
Educação continuada
Instituto Federal
topic Saberes docentes
Formação de professores
Educação profissional
Educação continuada
Instituto Federal
description Este estudo tem por objetivo investigar quais Saberes Docentes os professores da educação profissional técnica de nível médio mobilizam em sua prática. Entendemos que assim será possível traçar estratégias de ações formativas que contemplem os cursos de Licenciaturas existentes nos Institutos Federais (IF), mais especificamente no IF Amazonas, lócus da pesquisa. Tendo o apoio de teóricos da área elaboramos um percurso metodológico que nos permitisse refletir acerca desta formação, tomando por base a pesquisa-ação, através de observação participante, o que nos proporcionou subsídios à construção de outros momentos formativos. O que nos permitiu visualizar alguns aspectos dos Saberes Docentes para a EPTNM, tais como o conhecimento do mundo do trabalho e o entendimento da formação humana integral.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/149
10.36524/dect.v6i01.149
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/149
identifier_str_mv 10.36524/dect.v6i01.149
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/149/144
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 6 n. 01 (2016): 2016 - 01; 95-114
2236-2150
10.36524/dect.v6i01
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948028111912960