LICENCIATURAS NOS INSTITUTOS FEDERAIS: EM BUSCA DE SABERES DOCENTES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/149 |
Resumo: | Este estudo tem por objetivo investigar quais Saberes Docentes os professores da educação profissional técnica de nível médio mobilizam em sua prática. Entendemos que assim será possível traçar estratégias de ações formativas que contemplem os cursos de Licenciaturas existentes nos Institutos Federais (IF), mais especificamente no IF Amazonas, lócus da pesquisa. Tendo o apoio de teóricos da área elaboramos um percurso metodológico que nos permitisse refletir acerca desta formação, tomando por base a pesquisa-ação, através de observação participante, o que nos proporcionou subsídios à construção de outros momentos formativos. O que nos permitiu visualizar alguns aspectos dos Saberes Docentes para a EPTNM, tais como o conhecimento do mundo do trabalho e o entendimento da formação humana integral. |
id |
IFES-1_b613b46fe09e9985901a19a8cbb76e0c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/149 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
LICENCIATURAS NOS INSTITUTOS FEDERAIS: EM BUSCA DE SABERES DOCENTES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIOSaberes docentesFormação de professoresEducação profissionalEducação continuadaInstituto FederalEste estudo tem por objetivo investigar quais Saberes Docentes os professores da educação profissional técnica de nível médio mobilizam em sua prática. Entendemos que assim será possível traçar estratégias de ações formativas que contemplem os cursos de Licenciaturas existentes nos Institutos Federais (IF), mais especificamente no IF Amazonas, lócus da pesquisa. Tendo o apoio de teóricos da área elaboramos um percurso metodológico que nos permitisse refletir acerca desta formação, tomando por base a pesquisa-ação, através de observação participante, o que nos proporcionou subsídios à construção de outros momentos formativos. O que nos permitiu visualizar alguns aspectos dos Saberes Docentes para a EPTNM, tais como o conhecimento do mundo do trabalho e o entendimento da formação humana integral.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-10-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/14910.36524/dect.v6i01.149Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 6 n. 01 (2016): 2016 - 01; 95-1142236-215010.36524/dect.v6i01reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/149/144Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessAraújo da Silva, Fernanda RebecaOliveira Marins Azevedo, Rosa2019-10-22T14:39:53Zoai::article/149Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:04.599592Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
LICENCIATURAS NOS INSTITUTOS FEDERAIS: EM BUSCA DE SABERES DOCENTES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO |
title |
LICENCIATURAS NOS INSTITUTOS FEDERAIS: EM BUSCA DE SABERES DOCENTES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO |
spellingShingle |
LICENCIATURAS NOS INSTITUTOS FEDERAIS: EM BUSCA DE SABERES DOCENTES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO Araújo da Silva, Fernanda Rebeca Saberes docentes Formação de professores Educação profissional Educação continuada Instituto Federal |
title_short |
LICENCIATURAS NOS INSTITUTOS FEDERAIS: EM BUSCA DE SABERES DOCENTES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO |
title_full |
LICENCIATURAS NOS INSTITUTOS FEDERAIS: EM BUSCA DE SABERES DOCENTES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO |
title_fullStr |
LICENCIATURAS NOS INSTITUTOS FEDERAIS: EM BUSCA DE SABERES DOCENTES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO |
title_full_unstemmed |
LICENCIATURAS NOS INSTITUTOS FEDERAIS: EM BUSCA DE SABERES DOCENTES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO |
title_sort |
LICENCIATURAS NOS INSTITUTOS FEDERAIS: EM BUSCA DE SABERES DOCENTES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO |
author |
Araújo da Silva, Fernanda Rebeca |
author_facet |
Araújo da Silva, Fernanda Rebeca Oliveira Marins Azevedo, Rosa |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira Marins Azevedo, Rosa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo da Silva, Fernanda Rebeca Oliveira Marins Azevedo, Rosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Saberes docentes Formação de professores Educação profissional Educação continuada Instituto Federal |
topic |
Saberes docentes Formação de professores Educação profissional Educação continuada Instituto Federal |
description |
Este estudo tem por objetivo investigar quais Saberes Docentes os professores da educação profissional técnica de nível médio mobilizam em sua prática. Entendemos que assim será possível traçar estratégias de ações formativas que contemplem os cursos de Licenciaturas existentes nos Institutos Federais (IF), mais especificamente no IF Amazonas, lócus da pesquisa. Tendo o apoio de teóricos da área elaboramos um percurso metodológico que nos permitisse refletir acerca desta formação, tomando por base a pesquisa-ação, através de observação participante, o que nos proporcionou subsídios à construção de outros momentos formativos. O que nos permitiu visualizar alguns aspectos dos Saberes Docentes para a EPTNM, tais como o conhecimento do mundo do trabalho e o entendimento da formação humana integral. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/149 10.36524/dect.v6i01.149 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/149 |
identifier_str_mv |
10.36524/dect.v6i01.149 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/149/144 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 6 n. 01 (2016): 2016 - 01; 95-114 2236-2150 10.36524/dect.v6i01 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948028111912960 |