Alfabetização Científica na Educação Infantil: Uma Proposta de Sequência didática para o Ensino de Pré-História
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/709 |
Resumo: | A Educação Infantil configura-se de acordo com a Base Nacional Comum Curricular como sendo a primeira etapa da Educação Básica onde o processo educacional tem início. A Base Nacional Comum Curricular estabelece direitos de aprendizagens que são: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se. Estes direitos de aprendizagem asseguram condições para que os alunos aprendam a partir de diferentes vivências, desenvolvendo um papel ativo em ambientes onde possam construir significados e serem provocados a resolver determinadas situações. Sendo assim, para essa pesquisa têm-se como objetivo geral propor uma Sequência Didática para a Educação Infantil sobre a temática “Pré-História” e, como objetivo específico, analisar a contribuição desta Sequência Didática na busca pela Alfabetização Científica dos alunos da respectiva etapa. Caracterizando-se como uma pesquisa qualitativa, teórico empírica, descritiva, baseada na análise documental utilizando a Base Nacional Comum Curricular, as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil e trabalhos acadêmicos obtidos através de pesquisas no Google Acadêmico. Entre as metodologias sugeridas na Sequência Didática, propôs-se uma roda de conversa, uma aula de campo a Gruta do Limoeiro. A mesma foi dividida em três momentos: pré-campo, campo e pós-campo, e por fim, propôs-se a confecção de uma maquete e de um desenho de memória. A partir do estudo realizado, verificou-se em cada uma das etapas da Sequência Didática há a possibilidade de se trabalhar com alunos da Educação Infantil a temática Pré-História, através da utilização dos Espaços Não-Formais de Educação, o que impactaria de modo positivo a participação dos alunos, além de possibilitar o desenvolvimento dos objetivos de aprendizagens propostos nos documentos analisados. |
id |
IFES-1_c088a43e5f37065e4e157e9d6640ab6a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/709 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
Alfabetização Científica na Educação Infantil: Uma Proposta de Sequência didática para o Ensino de Pré-História Alfabetização Científica. Aula de Campo. Educação Infantil. Espaços Não-Formais de Educação. Pré-história.A Educação Infantil configura-se de acordo com a Base Nacional Comum Curricular como sendo a primeira etapa da Educação Básica onde o processo educacional tem início. A Base Nacional Comum Curricular estabelece direitos de aprendizagens que são: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se. Estes direitos de aprendizagem asseguram condições para que os alunos aprendam a partir de diferentes vivências, desenvolvendo um papel ativo em ambientes onde possam construir significados e serem provocados a resolver determinadas situações. Sendo assim, para essa pesquisa têm-se como objetivo geral propor uma Sequência Didática para a Educação Infantil sobre a temática “Pré-História” e, como objetivo específico, analisar a contribuição desta Sequência Didática na busca pela Alfabetização Científica dos alunos da respectiva etapa. Caracterizando-se como uma pesquisa qualitativa, teórico empírica, descritiva, baseada na análise documental utilizando a Base Nacional Comum Curricular, as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil e trabalhos acadêmicos obtidos através de pesquisas no Google Acadêmico. Entre as metodologias sugeridas na Sequência Didática, propôs-se uma roda de conversa, uma aula de campo a Gruta do Limoeiro. A mesma foi dividida em três momentos: pré-campo, campo e pós-campo, e por fim, propôs-se a confecção de uma maquete e de um desenho de memória. A partir do estudo realizado, verificou-se em cada uma das etapas da Sequência Didática há a possibilidade de se trabalhar com alunos da Educação Infantil a temática Pré-História, através da utilização dos Espaços Não-Formais de Educação, o que impactaria de modo positivo a participação dos alunos, além de possibilitar o desenvolvimento dos objetivos de aprendizagens propostos nos documentos analisados.EDIFES2020-08-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/70910.36524/saladeaula.v9i1.709Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 9 n. 1 (2020): Relatos e Reflexões do Ensino Presencial e Virtual; 132-1432316-729710.36524/saladeaula.v9i1reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/709/502Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Sala de Aula em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGarcia Júnior, Pedro JoséPolastreli Barbosa , Manoel Augusto da Silva Lima Vieira , Luciane 2020-12-24T03:53:02Zoai::article/709Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:53.109769Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Alfabetização Científica na Educação Infantil: Uma Proposta de Sequência didática para o Ensino de Pré-História |
title |
Alfabetização Científica na Educação Infantil: Uma Proposta de Sequência didática para o Ensino de Pré-História |
spellingShingle |
Alfabetização Científica na Educação Infantil: Uma Proposta de Sequência didática para o Ensino de Pré-História Garcia Júnior, Pedro José Alfabetização Científica. Aula de Campo. Educação Infantil. Espaços Não-Formais de Educação. Pré-história. |
title_short |
Alfabetização Científica na Educação Infantil: Uma Proposta de Sequência didática para o Ensino de Pré-História |
title_full |
Alfabetização Científica na Educação Infantil: Uma Proposta de Sequência didática para o Ensino de Pré-História |
title_fullStr |
Alfabetização Científica na Educação Infantil: Uma Proposta de Sequência didática para o Ensino de Pré-História |
title_full_unstemmed |
Alfabetização Científica na Educação Infantil: Uma Proposta de Sequência didática para o Ensino de Pré-História |
title_sort |
Alfabetização Científica na Educação Infantil: Uma Proposta de Sequência didática para o Ensino de Pré-História |
author |
Garcia Júnior, Pedro José |
author_facet |
Garcia Júnior, Pedro José Polastreli Barbosa , Manoel Augusto da Silva Lima Vieira , Luciane |
author_role |
author |
author2 |
Polastreli Barbosa , Manoel Augusto da Silva Lima Vieira , Luciane |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garcia Júnior, Pedro José Polastreli Barbosa , Manoel Augusto da Silva Lima Vieira , Luciane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização Científica. Aula de Campo. Educação Infantil. Espaços Não-Formais de Educação. Pré-história. |
topic |
Alfabetização Científica. Aula de Campo. Educação Infantil. Espaços Não-Formais de Educação. Pré-história. |
description |
A Educação Infantil configura-se de acordo com a Base Nacional Comum Curricular como sendo a primeira etapa da Educação Básica onde o processo educacional tem início. A Base Nacional Comum Curricular estabelece direitos de aprendizagens que são: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se. Estes direitos de aprendizagem asseguram condições para que os alunos aprendam a partir de diferentes vivências, desenvolvendo um papel ativo em ambientes onde possam construir significados e serem provocados a resolver determinadas situações. Sendo assim, para essa pesquisa têm-se como objetivo geral propor uma Sequência Didática para a Educação Infantil sobre a temática “Pré-História” e, como objetivo específico, analisar a contribuição desta Sequência Didática na busca pela Alfabetização Científica dos alunos da respectiva etapa. Caracterizando-se como uma pesquisa qualitativa, teórico empírica, descritiva, baseada na análise documental utilizando a Base Nacional Comum Curricular, as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil e trabalhos acadêmicos obtidos através de pesquisas no Google Acadêmico. Entre as metodologias sugeridas na Sequência Didática, propôs-se uma roda de conversa, uma aula de campo a Gruta do Limoeiro. A mesma foi dividida em três momentos: pré-campo, campo e pós-campo, e por fim, propôs-se a confecção de uma maquete e de um desenho de memória. A partir do estudo realizado, verificou-se em cada uma das etapas da Sequência Didática há a possibilidade de se trabalhar com alunos da Educação Infantil a temática Pré-História, através da utilização dos Espaços Não-Formais de Educação, o que impactaria de modo positivo a participação dos alunos, além de possibilitar o desenvolvimento dos objetivos de aprendizagens propostos nos documentos analisados. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/709 10.36524/saladeaula.v9i1.709 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/709 |
identifier_str_mv |
10.36524/saladeaula.v9i1.709 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/709/502 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 9 n. 1 (2020): Relatos e Reflexões do Ensino Presencial e Virtual; 132-143 2316-7297 10.36524/saladeaula.v9i1 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948026962673664 |