Alfabetização Científica na Educação Infantil: Uma Proposta de Sequência didática para o Ensino de Pré-História

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia Júnior, Pedro José
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Polastreli Barbosa , Manoel Augusto, da Silva Lima Vieira , Luciane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/709
Resumo: A Educação Infantil configura-se de acordo com a Base Nacional Comum Curricular como sendo a primeira etapa da Educação Básica onde o processo educacional tem início. A Base Nacional Comum Curricular estabelece direitos de aprendizagens que são: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se. Estes direitos de aprendizagem asseguram condições para que os alunos aprendam a partir de diferentes vivências, desenvolvendo um papel ativo em ambientes onde possam construir significados e serem provocados a resolver determinadas situações. Sendo assim, para essa pesquisa têm-se como objetivo geral propor uma Sequência Didática para a Educação Infantil sobre a temática “Pré-História” e, como objetivo específico, analisar a contribuição desta Sequência Didática na busca pela Alfabetização Científica dos alunos da respectiva etapa. Caracterizando-se como uma pesquisa qualitativa, teórico empírica, descritiva, baseada na análise documental utilizando a Base Nacional Comum Curricular, as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil e trabalhos acadêmicos obtidos através de pesquisas no Google Acadêmico. Entre as metodologias sugeridas na Sequência Didática, propôs-se uma roda de conversa, uma aula de campo a Gruta do Limoeiro. A mesma foi dividida em três momentos: pré-campo, campo e pós-campo, e por fim, propôs-se a confecção de uma maquete e de um desenho de memória. A partir do estudo realizado, verificou-se em cada uma das etapas da Sequência Didática há a possibilidade de se trabalhar com alunos da Educação Infantil a temática Pré-História, através da utilização dos Espaços Não-Formais de Educação, o que impactaria de modo positivo a participação dos alunos, além de possibilitar o desenvolvimento dos objetivos de aprendizagens propostos nos documentos analisados.
id IFES-1_c088a43e5f37065e4e157e9d6640ab6a
oai_identifier_str oai::article/709
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling Alfabetização Científica na Educação Infantil: Uma Proposta de Sequência didática para o Ensino de Pré-História Alfabetização Científica. Aula de Campo. Educação Infantil. Espaços Não-Formais de Educação. Pré-história.A Educação Infantil configura-se de acordo com a Base Nacional Comum Curricular como sendo a primeira etapa da Educação Básica onde o processo educacional tem início. A Base Nacional Comum Curricular estabelece direitos de aprendizagens que são: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se. Estes direitos de aprendizagem asseguram condições para que os alunos aprendam a partir de diferentes vivências, desenvolvendo um papel ativo em ambientes onde possam construir significados e serem provocados a resolver determinadas situações. Sendo assim, para essa pesquisa têm-se como objetivo geral propor uma Sequência Didática para a Educação Infantil sobre a temática “Pré-História” e, como objetivo específico, analisar a contribuição desta Sequência Didática na busca pela Alfabetização Científica dos alunos da respectiva etapa. Caracterizando-se como uma pesquisa qualitativa, teórico empírica, descritiva, baseada na análise documental utilizando a Base Nacional Comum Curricular, as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil e trabalhos acadêmicos obtidos através de pesquisas no Google Acadêmico. Entre as metodologias sugeridas na Sequência Didática, propôs-se uma roda de conversa, uma aula de campo a Gruta do Limoeiro. A mesma foi dividida em três momentos: pré-campo, campo e pós-campo, e por fim, propôs-se a confecção de uma maquete e de um desenho de memória. A partir do estudo realizado, verificou-se em cada uma das etapas da Sequência Didática há a possibilidade de se trabalhar com alunos da Educação Infantil a temática Pré-História, através da utilização dos Espaços Não-Formais de Educação, o que impactaria de modo positivo a participação dos alunos, além de possibilitar o desenvolvimento dos objetivos de aprendizagens propostos nos documentos analisados.EDIFES2020-08-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/70910.36524/saladeaula.v9i1.709Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 9 n. 1 (2020): Relatos e Reflexões do Ensino Presencial e Virtual; 132-1432316-729710.36524/saladeaula.v9i1reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/709/502Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Sala de Aula em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGarcia Júnior, Pedro JoséPolastreli Barbosa , Manoel Augusto da Silva Lima Vieira , Luciane 2020-12-24T03:53:02Zoai::article/709Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:53.109769Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv Alfabetização Científica na Educação Infantil: Uma Proposta de Sequência didática para o Ensino de Pré-História
title Alfabetização Científica na Educação Infantil: Uma Proposta de Sequência didática para o Ensino de Pré-História
spellingShingle Alfabetização Científica na Educação Infantil: Uma Proposta de Sequência didática para o Ensino de Pré-História
Garcia Júnior, Pedro José
Alfabetização Científica. Aula de Campo. Educação Infantil. Espaços Não-Formais de Educação. Pré-história.
title_short Alfabetização Científica na Educação Infantil: Uma Proposta de Sequência didática para o Ensino de Pré-História
title_full Alfabetização Científica na Educação Infantil: Uma Proposta de Sequência didática para o Ensino de Pré-História
title_fullStr Alfabetização Científica na Educação Infantil: Uma Proposta de Sequência didática para o Ensino de Pré-História
title_full_unstemmed Alfabetização Científica na Educação Infantil: Uma Proposta de Sequência didática para o Ensino de Pré-História
title_sort Alfabetização Científica na Educação Infantil: Uma Proposta de Sequência didática para o Ensino de Pré-História
author Garcia Júnior, Pedro José
author_facet Garcia Júnior, Pedro José
Polastreli Barbosa , Manoel Augusto
da Silva Lima Vieira , Luciane
author_role author
author2 Polastreli Barbosa , Manoel Augusto
da Silva Lima Vieira , Luciane
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia Júnior, Pedro José
Polastreli Barbosa , Manoel Augusto
da Silva Lima Vieira , Luciane
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização Científica. Aula de Campo. Educação Infantil. Espaços Não-Formais de Educação. Pré-história.
topic Alfabetização Científica. Aula de Campo. Educação Infantil. Espaços Não-Formais de Educação. Pré-história.
description A Educação Infantil configura-se de acordo com a Base Nacional Comum Curricular como sendo a primeira etapa da Educação Básica onde o processo educacional tem início. A Base Nacional Comum Curricular estabelece direitos de aprendizagens que são: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se. Estes direitos de aprendizagem asseguram condições para que os alunos aprendam a partir de diferentes vivências, desenvolvendo um papel ativo em ambientes onde possam construir significados e serem provocados a resolver determinadas situações. Sendo assim, para essa pesquisa têm-se como objetivo geral propor uma Sequência Didática para a Educação Infantil sobre a temática “Pré-História” e, como objetivo específico, analisar a contribuição desta Sequência Didática na busca pela Alfabetização Científica dos alunos da respectiva etapa. Caracterizando-se como uma pesquisa qualitativa, teórico empírica, descritiva, baseada na análise documental utilizando a Base Nacional Comum Curricular, as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil e trabalhos acadêmicos obtidos através de pesquisas no Google Acadêmico. Entre as metodologias sugeridas na Sequência Didática, propôs-se uma roda de conversa, uma aula de campo a Gruta do Limoeiro. A mesma foi dividida em três momentos: pré-campo, campo e pós-campo, e por fim, propôs-se a confecção de uma maquete e de um desenho de memória. A partir do estudo realizado, verificou-se em cada uma das etapas da Sequência Didática há a possibilidade de se trabalhar com alunos da Educação Infantil a temática Pré-História, através da utilização dos Espaços Não-Formais de Educação, o que impactaria de modo positivo a participação dos alunos, além de possibilitar o desenvolvimento dos objetivos de aprendizagens propostos nos documentos analisados.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/709
10.36524/saladeaula.v9i1.709
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/709
identifier_str_mv 10.36524/saladeaula.v9i1.709
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/709/502
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDIFES
publisher.none.fl_str_mv EDIFES
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 9 n. 1 (2020): Relatos e Reflexões do Ensino Presencial e Virtual; 132-143
2316-7297
10.36524/saladeaula.v9i1
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948026962673664