Atividades investigativas na formação de professores de ciências: uma aula de campo na Formação Barreiras de Marataízes, ES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Educação (Bauru. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132017000300775 |
Resumo: | Resumo: A utilização criativa dos espaços não formais pode ajudar a romper o ensino tradicional e proporcionar, por meio de práticas interdisciplinares, no estudo do Sistema Terra, a construção de valores, conhecimentos e habilidades. As aulas de campo favorecem a compreensão da relação entre o espaço vivido e as informações obtidas em sala de aula, permitindo ao aluno maior familiaridade com aspectos físicos e naturais de sua região. O trabalho apresenta uma investigação no campo das metodologias de ensino de Ciências, que ocorreu em um espaço não formal, as falésias de Marataízes, ES. O objetivo foi destacar as aulas de campo como uma metodologia pedagógica que favorece uma leitura crítica do mundo e o trabalho colaborativo. As aulas de campo revelaram a indissociabilidade entre sujeito e objeto da aprendizagem e propiciaram oportunidades para reconhecer as relações homem/ambiente, permitindo a aquisição da consciência das transformações na natureza pelo viés da alfabetização científica. |
id |
UNESP-22_5311bd3f61fea4fc83c0ab9f187b3a3c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-73132017000300775 |
network_acronym_str |
UNESP-22 |
network_name_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Atividades investigativas na formação de professores de ciências: uma aula de campo na Formação Barreiras de Marataízes, ESEspaços não formaisAula de campoTrabalho colaborativoAlfabetização científicaResumo: A utilização criativa dos espaços não formais pode ajudar a romper o ensino tradicional e proporcionar, por meio de práticas interdisciplinares, no estudo do Sistema Terra, a construção de valores, conhecimentos e habilidades. As aulas de campo favorecem a compreensão da relação entre o espaço vivido e as informações obtidas em sala de aula, permitindo ao aluno maior familiaridade com aspectos físicos e naturais de sua região. O trabalho apresenta uma investigação no campo das metodologias de ensino de Ciências, que ocorreu em um espaço não formal, as falésias de Marataízes, ES. O objetivo foi destacar as aulas de campo como uma metodologia pedagógica que favorece uma leitura crítica do mundo e o trabalho colaborativo. As aulas de campo revelaram a indissociabilidade entre sujeito e objeto da aprendizagem e propiciaram oportunidades para reconhecer as relações homem/ambiente, permitindo a aquisição da consciência das transformações na natureza pelo viés da alfabetização científica.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2017-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132017000300775Ciência & Educação (Bauru) v.23 n.3 2017reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320170030015info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Marcelo Scabelo daCampos,Carlos Roberto Pirespor2017-10-06T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132017000300775Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:31:03.533089Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atividades investigativas na formação de professores de ciências: uma aula de campo na Formação Barreiras de Marataízes, ES |
title |
Atividades investigativas na formação de professores de ciências: uma aula de campo na Formação Barreiras de Marataízes, ES |
spellingShingle |
Atividades investigativas na formação de professores de ciências: uma aula de campo na Formação Barreiras de Marataízes, ES Silva,Marcelo Scabelo da Espaços não formais Aula de campo Trabalho colaborativo Alfabetização científica |
title_short |
Atividades investigativas na formação de professores de ciências: uma aula de campo na Formação Barreiras de Marataízes, ES |
title_full |
Atividades investigativas na formação de professores de ciências: uma aula de campo na Formação Barreiras de Marataízes, ES |
title_fullStr |
Atividades investigativas na formação de professores de ciências: uma aula de campo na Formação Barreiras de Marataízes, ES |
title_full_unstemmed |
Atividades investigativas na formação de professores de ciências: uma aula de campo na Formação Barreiras de Marataízes, ES |
title_sort |
Atividades investigativas na formação de professores de ciências: uma aula de campo na Formação Barreiras de Marataízes, ES |
author |
Silva,Marcelo Scabelo da |
author_facet |
Silva,Marcelo Scabelo da Campos,Carlos Roberto Pires |
author_role |
author |
author2 |
Campos,Carlos Roberto Pires |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva,Marcelo Scabelo da Campos,Carlos Roberto Pires |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Espaços não formais Aula de campo Trabalho colaborativo Alfabetização científica |
topic |
Espaços não formais Aula de campo Trabalho colaborativo Alfabetização científica |
description |
Resumo: A utilização criativa dos espaços não formais pode ajudar a romper o ensino tradicional e proporcionar, por meio de práticas interdisciplinares, no estudo do Sistema Terra, a construção de valores, conhecimentos e habilidades. As aulas de campo favorecem a compreensão da relação entre o espaço vivido e as informações obtidas em sala de aula, permitindo ao aluno maior familiaridade com aspectos físicos e naturais de sua região. O trabalho apresenta uma investigação no campo das metodologias de ensino de Ciências, que ocorreu em um espaço não formal, as falésias de Marataízes, ES. O objetivo foi destacar as aulas de campo como uma metodologia pedagógica que favorece uma leitura crítica do mundo e o trabalho colaborativo. As aulas de campo revelaram a indissociabilidade entre sujeito e objeto da aprendizagem e propiciaram oportunidades para reconhecer as relações homem/ambiente, permitindo a aquisição da consciência das transformações na natureza pelo viés da alfabetização científica. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132017000300775 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132017000300775 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1516-731320170030015 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) v.23 n.3 2017 reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
collection |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br |
_version_ |
1788170957953695744 |