A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kuhn, Malcus Cassiano
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Bayer, Arno
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1265
Resumo: The article discusses the problems resolution in the continuing formation of Mathematics teachers of the Basic Education. It investigates the problems resolution methodology as a didactic resource in the construction of the mathematical knowledge during the continuing formation of 24 Mathematics teachers in service. The continuing formation has enabled the research about the problems resolution methodology and the development of reflective didactic actions, linking up theory with practice in the problems resolution, contributing to the ressignification of mathematical knowledge and of the problems resolution methodology in the pedagogical practice of teachers from public schools.
id IFES-1_c30835bf3dd2582d36d0daee9e545aea
oai_identifier_str oai::article/1265
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICAResolução de problemasFormação continuadaProfessores de MatemáticaEducação básicaProblems resolutionContinuing formationMathematics teachersBasic EducationThe article discusses the problems resolution in the continuing formation of Mathematics teachers of the Basic Education. It investigates the problems resolution methodology as a didactic resource in the construction of the mathematical knowledge during the continuing formation of 24 Mathematics teachers in service. The continuing formation has enabled the research about the problems resolution methodology and the development of reflective didactic actions, linking up theory with practice in the problems resolution, contributing to the ressignification of mathematical knowledge and of the problems resolution methodology in the pedagogical practice of teachers from public schools.O artigo discute a resolução de problemas na formação continuada de professores de Matemática da Educação Básica, fundamentando-se em autores e documentos legais que abordam a formação continuada de professores e a resolução de problemas. Investiga-se a metodologia de resolução de problemas como recurso didático na construção do conhecimento matemático durante a formação continuada de 24 professores de Matemática em serviço. A formação possibilitou a pesquisa sobre a metodologia de resolução de problemas e o desenvolvimento de ações didáticas reflexivas, articulando-se teoria com prática na resolução de problemas, contribuindo para a ressignificação de conhecimentos matemáticos e da metodologia de resolução de problemas no fazer pedagógico de professores de escolas públicas.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2021-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/126510.36524/dect.v9i01.1265Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 9 n. 01 (2019): 2019 - 01 2236-215010.36524/dect.v9i01reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1265/726Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessKuhn, Malcus CassianoBayer, Arno2021-08-02T17:32:45Zoai::article/1265Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:09.293722Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA
title A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA
spellingShingle A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Kuhn, Malcus Cassiano
Resolução de problemas
Formação continuada
Professores de Matemática
Educação básica
Problems resolution
Continuing formation
Mathematics teachers
Basic Education
title_short A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_full A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_fullStr A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_full_unstemmed A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_sort A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA
author Kuhn, Malcus Cassiano
author_facet Kuhn, Malcus Cassiano
Bayer, Arno
author_role author
author2 Bayer, Arno
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kuhn, Malcus Cassiano
Bayer, Arno
dc.subject.por.fl_str_mv Resolução de problemas
Formação continuada
Professores de Matemática
Educação básica
Problems resolution
Continuing formation
Mathematics teachers
Basic Education
topic Resolução de problemas
Formação continuada
Professores de Matemática
Educação básica
Problems resolution
Continuing formation
Mathematics teachers
Basic Education
description The article discusses the problems resolution in the continuing formation of Mathematics teachers of the Basic Education. It investigates the problems resolution methodology as a didactic resource in the construction of the mathematical knowledge during the continuing formation of 24 Mathematics teachers in service. The continuing formation has enabled the research about the problems resolution methodology and the development of reflective didactic actions, linking up theory with practice in the problems resolution, contributing to the ressignification of mathematical knowledge and of the problems resolution methodology in the pedagogical practice of teachers from public schools.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1265
10.36524/dect.v9i01.1265
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1265
identifier_str_mv 10.36524/dect.v9i01.1265
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1265/726
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 9 n. 01 (2019): 2019 - 01
2236-2150
10.36524/dect.v9i01
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948028849061888