A OFICINA DE SAPONIFICAÇÃO COMO FERRAMENTA DA PRÁXIS PEDAGÓGICA NO ENSINO DE QUÍMICA ORG NICA COM ÊNFASE EM CTSA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/552 |
Resumo: | O presente projeto busca, através da pesquisa qualitativa e de instrumento didático-pedagógicos, como a Sequência Didática e os Três Momentos Pedagógicos, potencializar o ensino de Química Orgânica para os estudantes do 3º ano do ensino médio, fortalecendo o diálogo entre teoria e prática. Através do desenvolvimento da Oficina de Produção de Sabão Ecológico a partir do Óleo Residual de Fritura, visamos auxiliar na construção de uma consciência acerca das questões ambientais, bem como fomentar uma educação científica que permita, por parte do estudante, uma leitura mais crítica da realidade social. |
id |
IFES-1_c7dc1dfa76124022776d4507a2176946 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/552 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
A OFICINA DE SAPONIFICAÇÃO COMO FERRAMENTA DA PRÁXIS PEDAGÓGICA NO ENSINO DE QUÍMICA ORG NICA COM ÊNFASE EM CTSAEnsinoQuimicaCTSASaponificacaoO presente projeto busca, através da pesquisa qualitativa e de instrumento didático-pedagógicos, como a Sequência Didática e os Três Momentos Pedagógicos, potencializar o ensino de Química Orgânica para os estudantes do 3º ano do ensino médio, fortalecendo o diálogo entre teoria e prática. Através do desenvolvimento da Oficina de Produção de Sabão Ecológico a partir do Óleo Residual de Fritura, visamos auxiliar na construção de uma consciência acerca das questões ambientais, bem como fomentar uma educação científica que permita, por parte do estudante, uma leitura mais crítica da realidade social. EDIFES2020-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/55210.36524/saladeaula.v9i2.552Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 9 n. 2 (2020): Relatos de Pesquisas em Práticas Educativas; 54-682316-729710.36524/saladeaula.v9i2reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/552/592Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Sala de Aula em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFonseca Costa e Silva, Ana Júlia2021-08-03T04:00:55Zoai::article/552Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:52.166695Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A OFICINA DE SAPONIFICAÇÃO COMO FERRAMENTA DA PRÁXIS PEDAGÓGICA NO ENSINO DE QUÍMICA ORG NICA COM ÊNFASE EM CTSA |
title |
A OFICINA DE SAPONIFICAÇÃO COMO FERRAMENTA DA PRÁXIS PEDAGÓGICA NO ENSINO DE QUÍMICA ORG NICA COM ÊNFASE EM CTSA |
spellingShingle |
A OFICINA DE SAPONIFICAÇÃO COMO FERRAMENTA DA PRÁXIS PEDAGÓGICA NO ENSINO DE QUÍMICA ORG NICA COM ÊNFASE EM CTSA Fonseca Costa e Silva, Ana Júlia Ensino Quimica CTSA Saponificacao |
title_short |
A OFICINA DE SAPONIFICAÇÃO COMO FERRAMENTA DA PRÁXIS PEDAGÓGICA NO ENSINO DE QUÍMICA ORG NICA COM ÊNFASE EM CTSA |
title_full |
A OFICINA DE SAPONIFICAÇÃO COMO FERRAMENTA DA PRÁXIS PEDAGÓGICA NO ENSINO DE QUÍMICA ORG NICA COM ÊNFASE EM CTSA |
title_fullStr |
A OFICINA DE SAPONIFICAÇÃO COMO FERRAMENTA DA PRÁXIS PEDAGÓGICA NO ENSINO DE QUÍMICA ORG NICA COM ÊNFASE EM CTSA |
title_full_unstemmed |
A OFICINA DE SAPONIFICAÇÃO COMO FERRAMENTA DA PRÁXIS PEDAGÓGICA NO ENSINO DE QUÍMICA ORG NICA COM ÊNFASE EM CTSA |
title_sort |
A OFICINA DE SAPONIFICAÇÃO COMO FERRAMENTA DA PRÁXIS PEDAGÓGICA NO ENSINO DE QUÍMICA ORG NICA COM ÊNFASE EM CTSA |
author |
Fonseca Costa e Silva, Ana Júlia |
author_facet |
Fonseca Costa e Silva, Ana Júlia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca Costa e Silva, Ana Júlia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Quimica CTSA Saponificacao |
topic |
Ensino Quimica CTSA Saponificacao |
description |
O presente projeto busca, através da pesquisa qualitativa e de instrumento didático-pedagógicos, como a Sequência Didática e os Três Momentos Pedagógicos, potencializar o ensino de Química Orgânica para os estudantes do 3º ano do ensino médio, fortalecendo o diálogo entre teoria e prática. Através do desenvolvimento da Oficina de Produção de Sabão Ecológico a partir do Óleo Residual de Fritura, visamos auxiliar na construção de uma consciência acerca das questões ambientais, bem como fomentar uma educação científica que permita, por parte do estudante, uma leitura mais crítica da realidade social. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/552 10.36524/saladeaula.v9i2.552 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/552 |
identifier_str_mv |
10.36524/saladeaula.v9i2.552 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/552/592 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 9 n. 2 (2020): Relatos de Pesquisas em Práticas Educativas; 54-68 2316-7297 10.36524/saladeaula.v9i2 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948025977012224 |