A OFICINA DE SAPONIFICAÇÃO COMO FERRAMENTA DA PRÁXIS PEDAGÓGICA NO ENSINO DE QUÍMICA ORG NICA COM ÊNFASE EM CTSA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca Costa e Silva, Ana Júlia
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/552
Resumo: O presente projeto busca, através da pesquisa qualitativa e de instrumento didático-pedagógicos, como a Sequência Didática e os Três Momentos Pedagógicos, potencializar o ensino de Química Orgânica para os estudantes do 3º ano do ensino médio, fortalecendo o diálogo entre teoria e prática. Através do desenvolvimento da Oficina de Produção de Sabão Ecológico a partir do Óleo Residual de Fritura, visamos auxiliar na construção de uma consciência acerca das questões ambientais, bem como fomentar uma educação científica que permita, por parte do estudante, uma leitura mais crítica da realidade social. 
id IFES-1_c7dc1dfa76124022776d4507a2176946
oai_identifier_str oai::article/552
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling A OFICINA DE SAPONIFICAÇÃO COMO FERRAMENTA DA PRÁXIS PEDAGÓGICA NO ENSINO DE QUÍMICA ORG NICA COM ÊNFASE EM CTSAEnsinoQuimicaCTSASaponificacaoO presente projeto busca, através da pesquisa qualitativa e de instrumento didático-pedagógicos, como a Sequência Didática e os Três Momentos Pedagógicos, potencializar o ensino de Química Orgânica para os estudantes do 3º ano do ensino médio, fortalecendo o diálogo entre teoria e prática. Através do desenvolvimento da Oficina de Produção de Sabão Ecológico a partir do Óleo Residual de Fritura, visamos auxiliar na construção de uma consciência acerca das questões ambientais, bem como fomentar uma educação científica que permita, por parte do estudante, uma leitura mais crítica da realidade social. EDIFES2020-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/55210.36524/saladeaula.v9i2.552Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 9 n. 2 (2020): Relatos de Pesquisas em Práticas Educativas; 54-682316-729710.36524/saladeaula.v9i2reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/552/592Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Sala de Aula em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFonseca Costa e Silva, Ana Júlia2021-08-03T04:00:55Zoai::article/552Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:52.166695Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv A OFICINA DE SAPONIFICAÇÃO COMO FERRAMENTA DA PRÁXIS PEDAGÓGICA NO ENSINO DE QUÍMICA ORG NICA COM ÊNFASE EM CTSA
title A OFICINA DE SAPONIFICAÇÃO COMO FERRAMENTA DA PRÁXIS PEDAGÓGICA NO ENSINO DE QUÍMICA ORG NICA COM ÊNFASE EM CTSA
spellingShingle A OFICINA DE SAPONIFICAÇÃO COMO FERRAMENTA DA PRÁXIS PEDAGÓGICA NO ENSINO DE QUÍMICA ORG NICA COM ÊNFASE EM CTSA
Fonseca Costa e Silva, Ana Júlia
Ensino
Quimica
CTSA
Saponificacao
title_short A OFICINA DE SAPONIFICAÇÃO COMO FERRAMENTA DA PRÁXIS PEDAGÓGICA NO ENSINO DE QUÍMICA ORG NICA COM ÊNFASE EM CTSA
title_full A OFICINA DE SAPONIFICAÇÃO COMO FERRAMENTA DA PRÁXIS PEDAGÓGICA NO ENSINO DE QUÍMICA ORG NICA COM ÊNFASE EM CTSA
title_fullStr A OFICINA DE SAPONIFICAÇÃO COMO FERRAMENTA DA PRÁXIS PEDAGÓGICA NO ENSINO DE QUÍMICA ORG NICA COM ÊNFASE EM CTSA
title_full_unstemmed A OFICINA DE SAPONIFICAÇÃO COMO FERRAMENTA DA PRÁXIS PEDAGÓGICA NO ENSINO DE QUÍMICA ORG NICA COM ÊNFASE EM CTSA
title_sort A OFICINA DE SAPONIFICAÇÃO COMO FERRAMENTA DA PRÁXIS PEDAGÓGICA NO ENSINO DE QUÍMICA ORG NICA COM ÊNFASE EM CTSA
author Fonseca Costa e Silva, Ana Júlia
author_facet Fonseca Costa e Silva, Ana Júlia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca Costa e Silva, Ana Júlia
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Quimica
CTSA
Saponificacao
topic Ensino
Quimica
CTSA
Saponificacao
description O presente projeto busca, através da pesquisa qualitativa e de instrumento didático-pedagógicos, como a Sequência Didática e os Três Momentos Pedagógicos, potencializar o ensino de Química Orgânica para os estudantes do 3º ano do ensino médio, fortalecendo o diálogo entre teoria e prática. Através do desenvolvimento da Oficina de Produção de Sabão Ecológico a partir do Óleo Residual de Fritura, visamos auxiliar na construção de uma consciência acerca das questões ambientais, bem como fomentar uma educação científica que permita, por parte do estudante, uma leitura mais crítica da realidade social. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/552
10.36524/saladeaula.v9i2.552
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/552
identifier_str_mv 10.36524/saladeaula.v9i2.552
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/552/592
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDIFES
publisher.none.fl_str_mv EDIFES
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 9 n. 2 (2020): Relatos de Pesquisas em Práticas Educativas; 54-68
2316-7297
10.36524/saladeaula.v9i2
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948025977012224