SOFTWARES E POTENCIALIDADES EDUCATIVAS: UMA POSSÍVEL (RE)CONCEITUAÇÃO FRENTE APLICAÇÃO DE MÚLTIPLAS METODOLOGIAS
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/164 |
Resumo: | Essa pesquisa parte da intenção de avaliar a potencialidade educativa de um software que não é classificado como educativo por meio da utilização de múltiplas metodologias e mediação do professor, promovendo a aplicação da tecnologia no ensino de química de forma inovadora para os alunos. Dessa forma, aplicamos a utilização do software AVOGADRO através de sequência didática com alunos de três turmas do 3° ano do ensino médio de duas escolas públicas estaduais do Espírito Santo situadas nos municípios de Viana e Cariacica. Os resultados demonstram um maior desenvolvimento da turma onde se aplicou as múltiplas metodologias com utilização do software, nessa turma 75% dos alunos ficaram na/acima da média perante avaliação, enquanto nas outras turmas esse desenvolvimento caiu para 62%. A conduta didática aponta para a cautela de interpretações que se deve ter ao julgar uma ferramenta, pois a nomenclatura utilizada às vezes pode inviabilizar alternativas produtivas nesse contexto. |
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SOFTWARES E POTENCIALIDADES EDUCATIVAS: UMA POSSÍVEL (RE)CONCEITUAÇÃO FRENTE APLICAÇÃO DE MÚLTIPLAS METODOLOGIASSequência didáticaMúltiplas metodologiasSoftwareEnsino de químicaPotencialidade educativaEssa pesquisa parte da intenção de avaliar a potencialidade educativa de um software que não é classificado como educativo por meio da utilização de múltiplas metodologias e mediação do professor, promovendo a aplicação da tecnologia no ensino de química de forma inovadora para os alunos. Dessa forma, aplicamos a utilização do software AVOGADRO através de sequência didática com alunos de três turmas do 3° ano do ensino médio de duas escolas públicas estaduais do Espírito Santo situadas nos municípios de Viana e Cariacica. Os resultados demonstram um maior desenvolvimento da turma onde se aplicou as múltiplas metodologias com utilização do software, nessa turma 75% dos alunos ficaram na/acima da média perante avaliação, enquanto nas outras turmas esse desenvolvimento caiu para 62%. A conduta didática aponta para a cautela de interpretações que se deve ter ao julgar uma ferramenta, pois a nomenclatura utilizada às vezes pode inviabilizar alternativas produtivas nesse contexto.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-10-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/16410.36524/dect.v6i02.164Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 6 n. 02 (2016): 2016 - 02; 131-1422236-215010.36524/dect.v6i02reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/164/159Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessLippaus Pires Gonçalves, Nahun Thiagorda Silva Kauark, FabianaLopes dos Santos, FlávioWaltz Comarú, MicheleJordane de Oliveira, Alex2019-12-06T13:56:59Zoai::article/164Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:05.378121Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
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