USO DAS TIC E PROJETOS TEMÁTICOS: NOVAS PERSPECTIVAS PARA PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DE ATIVIDADES ESCOLARES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Cássia Bortoletto-Santos, Rita
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Silva Colnago, Neucideia Aparecida, Primerano Mascarenhas, Yvonne
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/147
Resumo: A educação atual fundamenta-se na construção de conhecimento e no desenvolvimento de competências. Diante disso, professores de escolas públicas na cidade de São Carlos/São Paulo (Brasil), planejaram e executaram atividades com o uso das TIC e temas geradores. Verificar como esses professores percebem o uso das TIC no processo de ensino-aprendizagem foi o objetivo de investigação de abordagem qualitativa, utilizando questionários e análise de conteúdo. Como resultado se chegou a três temas: Direcionamento do uso das TIC, Dificuldades de uso das TIC e Contribuições do uso das TIC no processo de ensino e de aprendizagem. Concluiu-se que embora o professor tenha algumas dificuldades em incluir as TIC de forma apropriada e contextualizada, essas ferramentas motivam os estudantes para a aprendizagem.
id IFES-1_d94ae59d5a5882a6d6077e12463701a2
oai_identifier_str oai::article/147
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling USO DAS TIC E PROJETOS TEMÁTICOS: NOVAS PERSPECTIVAS PARA PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DE ATIVIDADES ESCOLARESTICContexto escolarTemas geradoresEnsino-aprendizagemA educação atual fundamenta-se na construção de conhecimento e no desenvolvimento de competências. Diante disso, professores de escolas públicas na cidade de São Carlos/São Paulo (Brasil), planejaram e executaram atividades com o uso das TIC e temas geradores. Verificar como esses professores percebem o uso das TIC no processo de ensino-aprendizagem foi o objetivo de investigação de abordagem qualitativa, utilizando questionários e análise de conteúdo. Como resultado se chegou a três temas: Direcionamento do uso das TIC, Dificuldades de uso das TIC e Contribuições do uso das TIC no processo de ensino e de aprendizagem. Concluiu-se que embora o professor tenha algumas dificuldades em incluir as TIC de forma apropriada e contextualizada, essas ferramentas motivam os estudantes para a aprendizagem.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-10-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/14710.36524/dect.v6i01.147Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 6 n. 01 (2016): 2016 - 01; 64-782236-215010.36524/dect.v6i01reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/147/142Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Cássia Bortoletto-Santos, Rita Silva Colnago, Neucideia AparecidaPrimerano Mascarenhas, Yvonne 2019-10-22T14:42:39Zoai::article/147Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:04.482271Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv USO DAS TIC E PROJETOS TEMÁTICOS: NOVAS PERSPECTIVAS PARA PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DE ATIVIDADES ESCOLARES
title USO DAS TIC E PROJETOS TEMÁTICOS: NOVAS PERSPECTIVAS PARA PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DE ATIVIDADES ESCOLARES
spellingShingle USO DAS TIC E PROJETOS TEMÁTICOS: NOVAS PERSPECTIVAS PARA PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DE ATIVIDADES ESCOLARES
de Cássia Bortoletto-Santos, Rita
TIC
Contexto escolar
Temas geradores
Ensino-aprendizagem
title_short USO DAS TIC E PROJETOS TEMÁTICOS: NOVAS PERSPECTIVAS PARA PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DE ATIVIDADES ESCOLARES
title_full USO DAS TIC E PROJETOS TEMÁTICOS: NOVAS PERSPECTIVAS PARA PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DE ATIVIDADES ESCOLARES
title_fullStr USO DAS TIC E PROJETOS TEMÁTICOS: NOVAS PERSPECTIVAS PARA PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DE ATIVIDADES ESCOLARES
title_full_unstemmed USO DAS TIC E PROJETOS TEMÁTICOS: NOVAS PERSPECTIVAS PARA PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DE ATIVIDADES ESCOLARES
title_sort USO DAS TIC E PROJETOS TEMÁTICOS: NOVAS PERSPECTIVAS PARA PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DE ATIVIDADES ESCOLARES
author de Cássia Bortoletto-Santos, Rita
author_facet de Cássia Bortoletto-Santos, Rita
Silva Colnago, Neucideia Aparecida
Primerano Mascarenhas, Yvonne
author_role author
author2 Silva Colnago, Neucideia Aparecida
Primerano Mascarenhas, Yvonne
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Cássia Bortoletto-Santos, Rita
Silva Colnago, Neucideia Aparecida
Primerano Mascarenhas, Yvonne
dc.subject.por.fl_str_mv TIC
Contexto escolar
Temas geradores
Ensino-aprendizagem
topic TIC
Contexto escolar
Temas geradores
Ensino-aprendizagem
description A educação atual fundamenta-se na construção de conhecimento e no desenvolvimento de competências. Diante disso, professores de escolas públicas na cidade de São Carlos/São Paulo (Brasil), planejaram e executaram atividades com o uso das TIC e temas geradores. Verificar como esses professores percebem o uso das TIC no processo de ensino-aprendizagem foi o objetivo de investigação de abordagem qualitativa, utilizando questionários e análise de conteúdo. Como resultado se chegou a três temas: Direcionamento do uso das TIC, Dificuldades de uso das TIC e Contribuições do uso das TIC no processo de ensino e de aprendizagem. Concluiu-se que embora o professor tenha algumas dificuldades em incluir as TIC de forma apropriada e contextualizada, essas ferramentas motivam os estudantes para a aprendizagem.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/147
10.36524/dect.v6i01.147
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/147
identifier_str_mv 10.36524/dect.v6i01.147
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/147/142
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 6 n. 01 (2016): 2016 - 01; 64-78
2236-2150
10.36524/dect.v6i01
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948028108767232