Oficina temática do refrigerante: problematizando os conceitos de ácidos e a visão sobre a química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Semensate, Amanda Pini
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Volpato, Vanessa Carolina, Mochizuki, Ana Paula Julião, Silva, Murillo Sotti, Silveira, Marcelo Pimentel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6856
Resumo: O presente estudo teve como objetivo investigar as contribuições da aplicação de uma Oficina Temática (OT) pelo PIBID Química/UEM. A oficina teve como tema o refrigerante no processo de desmistificação de concepções sobre ácidos; o refrigerante na problematização da visão sobre a química; e o refrigerante na relação da química com o cotidiano. Assim, foi desenvolvido a OT com alunos recém-ingressos do curso de Química Licenciatura e Bacharelado da Universidade Estadual de Maringá (UEM), durante uma atividade de boas-vindas aos calouros. Os dados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo, possibilitando compreender que os alunos possuem visões distorcidas e descontextualizadas sobre ácidos e a química, podendoisso ser compreendido como reflexo da forma como a disciplina de química é ministrada durante as aulas. Todavia, podemos dizer que a OT gerou um conflito entre as ideias iniciais dos estudantes, o que oportunizou aos alunos construírem uma concepção mais contextualizada sobre o tema abordado.
id UTFPR-13_30cf169d8015ba721bb9ed24c2c7d378
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/6856
network_acronym_str UTFPR-13
network_name_str Actio (Curitiba)
repository_id_str
spelling Oficina temática do refrigerante: problematizando os conceitos de ácidos e a visão sobre a químicaEnsino e AprendizagemConcepções. Tema Gerador. PIBID. Ensino de Química.O presente estudo teve como objetivo investigar as contribuições da aplicação de uma Oficina Temática (OT) pelo PIBID Química/UEM. A oficina teve como tema o refrigerante no processo de desmistificação de concepções sobre ácidos; o refrigerante na problematização da visão sobre a química; e o refrigerante na relação da química com o cotidiano. Assim, foi desenvolvido a OT com alunos recém-ingressos do curso de Química Licenciatura e Bacharelado da Universidade Estadual de Maringá (UEM), durante uma atividade de boas-vindas aos calouros. Os dados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo, possibilitando compreender que os alunos possuem visões distorcidas e descontextualizadas sobre ácidos e a química, podendoisso ser compreendido como reflexo da forma como a disciplina de química é ministrada durante as aulas. Todavia, podemos dizer que a OT gerou um conflito entre as ideias iniciais dos estudantes, o que oportunizou aos alunos construírem uma concepção mais contextualizada sobre o tema abordado.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Semensate, Amanda PiniVolpato, Vanessa CarolinaMochizuki, Ana Paula JuliãoSilva, Murillo SottiSilveira, Marcelo Pimentel2017-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisãoapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/685610.3895/actio.v2n3.6856ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 3 (2017); 229-248ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 3 (2017); 229-2482525-892310.3895/actio.v2n3reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6856/4689Direitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:54:13Zoai:periodicos.utfpr:article/6856Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:54:13Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Oficina temática do refrigerante: problematizando os conceitos de ácidos e a visão sobre a química
title Oficina temática do refrigerante: problematizando os conceitos de ácidos e a visão sobre a química
spellingShingle Oficina temática do refrigerante: problematizando os conceitos de ácidos e a visão sobre a química
Semensate, Amanda Pini
Ensino e Aprendizagem
Concepções. Tema Gerador. PIBID. Ensino de Química.
title_short Oficina temática do refrigerante: problematizando os conceitos de ácidos e a visão sobre a química
title_full Oficina temática do refrigerante: problematizando os conceitos de ácidos e a visão sobre a química
title_fullStr Oficina temática do refrigerante: problematizando os conceitos de ácidos e a visão sobre a química
title_full_unstemmed Oficina temática do refrigerante: problematizando os conceitos de ácidos e a visão sobre a química
title_sort Oficina temática do refrigerante: problematizando os conceitos de ácidos e a visão sobre a química
author Semensate, Amanda Pini
author_facet Semensate, Amanda Pini
Volpato, Vanessa Carolina
Mochizuki, Ana Paula Julião
Silva, Murillo Sotti
Silveira, Marcelo Pimentel
author_role author
author2 Volpato, Vanessa Carolina
Mochizuki, Ana Paula Julião
Silva, Murillo Sotti
Silveira, Marcelo Pimentel
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Semensate, Amanda Pini
Volpato, Vanessa Carolina
Mochizuki, Ana Paula Julião
Silva, Murillo Sotti
Silveira, Marcelo Pimentel
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino e Aprendizagem
Concepções. Tema Gerador. PIBID. Ensino de Química.
topic Ensino e Aprendizagem
Concepções. Tema Gerador. PIBID. Ensino de Química.
description O presente estudo teve como objetivo investigar as contribuições da aplicação de uma Oficina Temática (OT) pelo PIBID Química/UEM. A oficina teve como tema o refrigerante no processo de desmistificação de concepções sobre ácidos; o refrigerante na problematização da visão sobre a química; e o refrigerante na relação da química com o cotidiano. Assim, foi desenvolvido a OT com alunos recém-ingressos do curso de Química Licenciatura e Bacharelado da Universidade Estadual de Maringá (UEM), durante uma atividade de boas-vindas aos calouros. Os dados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo, possibilitando compreender que os alunos possuem visões distorcidas e descontextualizadas sobre ácidos e a química, podendoisso ser compreendido como reflexo da forma como a disciplina de química é ministrada durante as aulas. Todavia, podemos dizer que a OT gerou um conflito entre as ideias iniciais dos estudantes, o que oportunizou aos alunos construírem uma concepção mais contextualizada sobre o tema abordado.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-17
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6856
10.3895/actio.v2n3.6856
url https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6856
identifier_str_mv 10.3895/actio.v2n3.6856
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6856/4689
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 3 (2017); 229-248
ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 3 (2017); 229-248
2525-8923
10.3895/actio.v2n3
reponame:Actio (Curitiba)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Actio (Curitiba)
collection Actio (Curitiba)
repository.name.fl_str_mv Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br
_version_ 1797239985605181440