Experimento de física com arduino em aula remota:: O problema do pêndulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ADMIRAL, TIAGO
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1152
Resumo: A utilização de tecnologias da informação tem ganhado um espaço enorme na educação, especialmente em tempos de aulas remotas devido à pandemia provocada pela infecção do novo SARS COVID-19. Entre os principais desafios das adaptações das aulas remotas, podemos destacar a realização de atividades experimentais. O presente artigo descreve um relato de experiência de uma aula remota, com a realização de uma atividade experimental, de maneira remota. O experimento consistiu na utilização de Arduino para coletar dados para que os alunos conseguissem determinar o período do pêndulo simples e, por sua vez, o comprimento do pêndulo. A metodologia envolveu coleta de dados em tempo real, trabalho em grupos separados, com dados diferentes e tratamento dos dados por parte dos alunos. Além de dados experimentais com erros de ordem de , os resultados da aprendizagem e participação dos alunos foram extremamente satisfatórios.
id IFES-1_da9afddd03c627c596ab2ff8d7e9ad1c
oai_identifier_str oai::article/1152
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling Experimento de física com arduino em aula remota:: O problema do pênduloEnsino de físicaEnsino remotoAtividade experimentalArduinoA utilização de tecnologias da informação tem ganhado um espaço enorme na educação, especialmente em tempos de aulas remotas devido à pandemia provocada pela infecção do novo SARS COVID-19. Entre os principais desafios das adaptações das aulas remotas, podemos destacar a realização de atividades experimentais. O presente artigo descreve um relato de experiência de uma aula remota, com a realização de uma atividade experimental, de maneira remota. O experimento consistiu na utilização de Arduino para coletar dados para que os alunos conseguissem determinar o período do pêndulo simples e, por sua vez, o comprimento do pêndulo. A metodologia envolveu coleta de dados em tempo real, trabalho em grupos separados, com dados diferentes e tratamento dos dados por parte dos alunos. Além de dados experimentais com erros de ordem de , os resultados da aprendizagem e participação dos alunos foram extremamente satisfatórios.EDIFES2022-02-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/115210.36524/saladeaula.v10i2.1152Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 10 n. 2 (2021): Ciência e Tecnologias em Práticas Educativas; 152316-729710.36524/saladeaula.v10i2reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1152/889Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Sala de Aula em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessADMIRAL, TIAGO2023-12-21T13:00:17Zoai::article/1152Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:54.208526Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv Experimento de física com arduino em aula remota:: O problema do pêndulo
title Experimento de física com arduino em aula remota:: O problema do pêndulo
spellingShingle Experimento de física com arduino em aula remota:: O problema do pêndulo
ADMIRAL, TIAGO
Ensino de física
Ensino remoto
Atividade experimental
Arduino
title_short Experimento de física com arduino em aula remota:: O problema do pêndulo
title_full Experimento de física com arduino em aula remota:: O problema do pêndulo
title_fullStr Experimento de física com arduino em aula remota:: O problema do pêndulo
title_full_unstemmed Experimento de física com arduino em aula remota:: O problema do pêndulo
title_sort Experimento de física com arduino em aula remota:: O problema do pêndulo
author ADMIRAL, TIAGO
author_facet ADMIRAL, TIAGO
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ADMIRAL, TIAGO
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Ensino remoto
Atividade experimental
Arduino
topic Ensino de física
Ensino remoto
Atividade experimental
Arduino
description A utilização de tecnologias da informação tem ganhado um espaço enorme na educação, especialmente em tempos de aulas remotas devido à pandemia provocada pela infecção do novo SARS COVID-19. Entre os principais desafios das adaptações das aulas remotas, podemos destacar a realização de atividades experimentais. O presente artigo descreve um relato de experiência de uma aula remota, com a realização de uma atividade experimental, de maneira remota. O experimento consistiu na utilização de Arduino para coletar dados para que os alunos conseguissem determinar o período do pêndulo simples e, por sua vez, o comprimento do pêndulo. A metodologia envolveu coleta de dados em tempo real, trabalho em grupos separados, com dados diferentes e tratamento dos dados por parte dos alunos. Além de dados experimentais com erros de ordem de , os resultados da aprendizagem e participação dos alunos foram extremamente satisfatórios.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1152
10.36524/saladeaula.v10i2.1152
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1152
identifier_str_mv 10.36524/saladeaula.v10i2.1152
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1152/889
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDIFES
publisher.none.fl_str_mv EDIFES
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 10 n. 2 (2021): Ciência e Tecnologias em Práticas Educativas; 15
2316-7297
10.36524/saladeaula.v10i2
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948026992033792