UMA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA EM UM CONTEXTO PEDAGÓGICO DE ENSINO PARTICIPATIVO E COOPERATIVO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1440 |
Resumo: | O artigo objetiva refletir sobre como as tecnologias digitais medeiam os processos de ensino e deaprendizagem da matemática, baseado em um projeto de ensino desenvolvido com turmas deoitavo e nono anos do Ensino Fundamental, em uma escola da rede privada no município de CampoNovo do Parecis, em Mato Grosso, no período de março a junho de 2015. Revisita-se o referidoprojeto à luz do pressuposto da aprendizagem matemática como uma construção coletiva, formadapor humanos e mídias que interagem. Uma pesquisa qualitativa, com análise interpretativa dosdados coletados por meio de questionários. Dos dados, é possível inferir que as tecnologias digitaisforam determinantes, mediando a construção do conhecimento e que as aprendizagens resultaramdo coletivo formado por alunos-professores-com-notebooks-software-internet. Ademais, épossível afirmar que ocorreram outras aprendizagens, como: trabalho em equipe, cooperação,respeito, descoberta da pesquisa como forma de aprender, domínio do software, uso educativo dainternet. |
id |
IFES-1_e0ab466c26bb736c55cd2727c0d704aa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/1440 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
UMA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA EM UM CONTEXTO PEDAGÓGICO DE ENSINO PARTICIPATIVO E COOPERATIVOO artigo objetiva refletir sobre como as tecnologias digitais medeiam os processos de ensino e deaprendizagem da matemática, baseado em um projeto de ensino desenvolvido com turmas deoitavo e nono anos do Ensino Fundamental, em uma escola da rede privada no município de CampoNovo do Parecis, em Mato Grosso, no período de março a junho de 2015. Revisita-se o referidoprojeto à luz do pressuposto da aprendizagem matemática como uma construção coletiva, formadapor humanos e mídias que interagem. Uma pesquisa qualitativa, com análise interpretativa dosdados coletados por meio de questionários. Dos dados, é possível inferir que as tecnologias digitaisforam determinantes, mediando a construção do conhecimento e que as aprendizagens resultaramdo coletivo formado por alunos-professores-com-notebooks-software-internet. Ademais, épossível afirmar que ocorreram outras aprendizagens, como: trabalho em equipe, cooperação,respeito, descoberta da pesquisa como forma de aprender, domínio do software, uso educativo dainternet.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2021-10-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1440Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 8 n. 03 (2018): 2018 - 032236-215010.36524/dect.v8i03reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1440/833Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Quadros, Vera Cristinade Freitas, Maysa BarbosaPereira Souto, Daise Lago2021-10-13T19:44:41Zoai::article/1440Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:11.483010Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UMA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA EM UM CONTEXTO PEDAGÓGICO DE ENSINO PARTICIPATIVO E COOPERATIVO |
title |
UMA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA EM UM CONTEXTO PEDAGÓGICO DE ENSINO PARTICIPATIVO E COOPERATIVO |
spellingShingle |
UMA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA EM UM CONTEXTO PEDAGÓGICO DE ENSINO PARTICIPATIVO E COOPERATIVO de Quadros, Vera Cristina |
title_short |
UMA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA EM UM CONTEXTO PEDAGÓGICO DE ENSINO PARTICIPATIVO E COOPERATIVO |
title_full |
UMA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA EM UM CONTEXTO PEDAGÓGICO DE ENSINO PARTICIPATIVO E COOPERATIVO |
title_fullStr |
UMA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA EM UM CONTEXTO PEDAGÓGICO DE ENSINO PARTICIPATIVO E COOPERATIVO |
title_full_unstemmed |
UMA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA EM UM CONTEXTO PEDAGÓGICO DE ENSINO PARTICIPATIVO E COOPERATIVO |
title_sort |
UMA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA EM UM CONTEXTO PEDAGÓGICO DE ENSINO PARTICIPATIVO E COOPERATIVO |
author |
de Quadros, Vera Cristina |
author_facet |
de Quadros, Vera Cristina de Freitas, Maysa Barbosa Pereira Souto, Daise Lago |
author_role |
author |
author2 |
de Freitas, Maysa Barbosa Pereira Souto, Daise Lago |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Quadros, Vera Cristina de Freitas, Maysa Barbosa Pereira Souto, Daise Lago |
description |
O artigo objetiva refletir sobre como as tecnologias digitais medeiam os processos de ensino e deaprendizagem da matemática, baseado em um projeto de ensino desenvolvido com turmas deoitavo e nono anos do Ensino Fundamental, em uma escola da rede privada no município de CampoNovo do Parecis, em Mato Grosso, no período de março a junho de 2015. Revisita-se o referidoprojeto à luz do pressuposto da aprendizagem matemática como uma construção coletiva, formadapor humanos e mídias que interagem. Uma pesquisa qualitativa, com análise interpretativa dosdados coletados por meio de questionários. Dos dados, é possível inferir que as tecnologias digitaisforam determinantes, mediando a construção do conhecimento e que as aprendizagens resultaramdo coletivo formado por alunos-professores-com-notebooks-software-internet. Ademais, épossível afirmar que ocorreram outras aprendizagens, como: trabalho em equipe, cooperação,respeito, descoberta da pesquisa como forma de aprender, domínio do software, uso educativo dainternet. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1440 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1440 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1440/833 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 8 n. 03 (2018): 2018 - 03 2236-2150 10.36524/dect.v8i03 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948028932947968 |