UMA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA EM UM CONTEXTO PEDAGÓGICO DE ENSINO PARTICIPATIVO E COOPERATIVO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Quadros, Vera Cristina
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: de Freitas, Maysa Barbosa, Pereira Souto, Daise Lago
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1440
Resumo: O artigo objetiva refletir sobre como as tecnologias digitais medeiam os processos de ensino e deaprendizagem da matemática, baseado em um projeto de ensino desenvolvido com turmas deoitavo e nono anos do Ensino Fundamental, em uma escola da rede privada no município de CampoNovo do Parecis, em Mato Grosso, no período de março a junho de 2015. Revisita-se o referidoprojeto à luz do pressuposto da aprendizagem matemática como uma construção coletiva, formadapor humanos e mídias que interagem. Uma pesquisa qualitativa, com análise interpretativa dosdados coletados por meio de questionários. Dos dados, é possível inferir que as tecnologias digitaisforam determinantes, mediando a construção do conhecimento e que as aprendizagens resultaramdo coletivo formado por alunos-professores-com-notebooks-software-internet. Ademais, épossível afirmar que ocorreram outras aprendizagens, como: trabalho em equipe, cooperação,respeito, descoberta da pesquisa como forma de aprender, domínio do software, uso educativo dainternet.
id IFES-1_e0ab466c26bb736c55cd2727c0d704aa
oai_identifier_str oai::article/1440
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling UMA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA EM UM CONTEXTO PEDAGÓGICO DE ENSINO PARTICIPATIVO E COOPERATIVOO artigo objetiva refletir sobre como as tecnologias digitais medeiam os processos de ensino e deaprendizagem da matemática, baseado em um projeto de ensino desenvolvido com turmas deoitavo e nono anos do Ensino Fundamental, em uma escola da rede privada no município de CampoNovo do Parecis, em Mato Grosso, no período de março a junho de 2015. Revisita-se o referidoprojeto à luz do pressuposto da aprendizagem matemática como uma construção coletiva, formadapor humanos e mídias que interagem. Uma pesquisa qualitativa, com análise interpretativa dosdados coletados por meio de questionários. Dos dados, é possível inferir que as tecnologias digitaisforam determinantes, mediando a construção do conhecimento e que as aprendizagens resultaramdo coletivo formado por alunos-professores-com-notebooks-software-internet. Ademais, épossível afirmar que ocorreram outras aprendizagens, como: trabalho em equipe, cooperação,respeito, descoberta da pesquisa como forma de aprender, domínio do software, uso educativo dainternet.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2021-10-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1440Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 8 n. 03 (2018): 2018 - 032236-215010.36524/dect.v8i03reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1440/833Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Quadros, Vera Cristinade Freitas, Maysa BarbosaPereira Souto, Daise Lago2021-10-13T19:44:41Zoai::article/1440Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:11.483010Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv UMA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA EM UM CONTEXTO PEDAGÓGICO DE ENSINO PARTICIPATIVO E COOPERATIVO
title UMA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA EM UM CONTEXTO PEDAGÓGICO DE ENSINO PARTICIPATIVO E COOPERATIVO
spellingShingle UMA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA EM UM CONTEXTO PEDAGÓGICO DE ENSINO PARTICIPATIVO E COOPERATIVO
de Quadros, Vera Cristina
title_short UMA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA EM UM CONTEXTO PEDAGÓGICO DE ENSINO PARTICIPATIVO E COOPERATIVO
title_full UMA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA EM UM CONTEXTO PEDAGÓGICO DE ENSINO PARTICIPATIVO E COOPERATIVO
title_fullStr UMA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA EM UM CONTEXTO PEDAGÓGICO DE ENSINO PARTICIPATIVO E COOPERATIVO
title_full_unstemmed UMA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA EM UM CONTEXTO PEDAGÓGICO DE ENSINO PARTICIPATIVO E COOPERATIVO
title_sort UMA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA EM UM CONTEXTO PEDAGÓGICO DE ENSINO PARTICIPATIVO E COOPERATIVO
author de Quadros, Vera Cristina
author_facet de Quadros, Vera Cristina
de Freitas, Maysa Barbosa
Pereira Souto, Daise Lago
author_role author
author2 de Freitas, Maysa Barbosa
Pereira Souto, Daise Lago
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Quadros, Vera Cristina
de Freitas, Maysa Barbosa
Pereira Souto, Daise Lago
description O artigo objetiva refletir sobre como as tecnologias digitais medeiam os processos de ensino e deaprendizagem da matemática, baseado em um projeto de ensino desenvolvido com turmas deoitavo e nono anos do Ensino Fundamental, em uma escola da rede privada no município de CampoNovo do Parecis, em Mato Grosso, no período de março a junho de 2015. Revisita-se o referidoprojeto à luz do pressuposto da aprendizagem matemática como uma construção coletiva, formadapor humanos e mídias que interagem. Uma pesquisa qualitativa, com análise interpretativa dosdados coletados por meio de questionários. Dos dados, é possível inferir que as tecnologias digitaisforam determinantes, mediando a construção do conhecimento e que as aprendizagens resultaramdo coletivo formado por alunos-professores-com-notebooks-software-internet. Ademais, épossível afirmar que ocorreram outras aprendizagens, como: trabalho em equipe, cooperação,respeito, descoberta da pesquisa como forma de aprender, domínio do software, uso educativo dainternet.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1440
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1440
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1440/833
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 8 n. 03 (2018): 2018 - 03
2236-2150
10.36524/dect.v8i03
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948028932947968