Aprendizagem cooperativa e investigações matemáticas : uma experiência no 1º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Cidália Cristina Rodrigues
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/11033
Resumo: Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Ensino e Aprendizagem da Matemática)
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spelling Aprendizagem cooperativa e investigações matemáticas : uma experiência no 1º ano de escolaridade51:372.851372.851:51371.311.4Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Ensino e Aprendizagem da Matemática)Este estudo decorre de uma experiência pedagógica, com uma turma do 1º ano de escolaridade, em que se privilegia a realização de tarefas de investigação seguindo uma metodologia de trabalho cooperativo. Tem como objectivo a análise das interacções e do desempenho de um grupo de alunos, quando realizam investigações matemáticas de acordo com o modelo de aprendizagem cooperativa. O estudo, realizado em contexto natural de sala de aula, segue uma abordagem de natureza qualitativa baseada num estudo de caso de um grupo de quatro alunos, seleccionados segundo alguns critérios previamente definidos. A investigadora assumiu o papel de observadora participante, dirigindo e testemunhando, presencialmente, as sessões de trabalho do grupo. Na recolha de dados inserem-se os dados recolhidos durante as oito sessões em que se realizaram as tarefas de investigação e os momentos da recolha de dados antes (questionários) e após estas sessões (entrevistas). Os dados foram analisados em função de duas categorias: as interacções e o desempenho do grupo. Relativamente às interacções, os resultados do estudo permitem concluir que é possível trabalhar cooperativamente na resolução de tarefas de investigação, embora os alunos reajam de maneiras diferentes. Para além disso, as tarefas de investigação e o envolvimento dos alunos em práticas de trabalho cooperativo ajudam a estabelecer um ambiente de sala de aula em que os alunos se sentem mais motivados, assumem gradualmente um papel activo na sua aprendizagem e desenvolvem a confiança nas suas capacidades e nas dos seus parceiros. No que se refere ao desempenho, durante a fase de desenvolvimento das tarefas, verificou-se uma progressiva autonomia por parte dos alunos, o recurso a diferentes estratégias de resolução, a aplicação de conceitos anteriormente estudados, bem como a aquisição de novos conceitos matemáticos. A fase de discussão, ao possibilitar a apresentação dos principais resultados, dos diferentes processos desenvolvidos, o confronto de opiniões e a validação perante toda a turma, revelou-se um momento rico da actividade investigativa. Os alunos, a pouco e pouco, foram perdendo o medo de comunicar as suas ideias e de questionar os outros. Neste contexto, pôde verificar-se que os alunos, logo no 1º ano de escolaridade, são capazes de resolver tarefas de investigação e aprender a trabalhar cooperativamente, valorizando estas formas de trabalho. Deste modo, as tarefas de investigação, aliadas ao trabalho cooperativo, representam uma proposta positiva para o ensino e aprendizagem da Matemática.This study is based on a teaching experience, involving a class of 1st graders, which focuses on the performance of investigation tasks using a methodology of cooperative work. It aims at analyzing the interactions and performance of a group of students when doing investigations according to a mathematical cooperative learning model. The study, conducted in the natural context of the classroom, followed a qualitative approach based on a case study of a group of four students, selected according to predefined criteria. The researcher assumed the role of participant observer, directing and witnessing, the working sessions of the group. Data was collected during the eight sessions during which the investigation tasks were developed and also before and after these sessions (through questionnaires and interviews, respectively). Data was analyzed according to two categories: the interaction and group performance. For the interactions, the results of this study indicate that it is possible to work cooperatively in solving investigation tasks, although students react in different ways. In addition, the investigation tasks and the students’ involvement in collaborative work practices help establish a classroom environment where students feel more motivated, gradually assume an active role in their learning and develop confidence in their abilities and those of its partners. With regard to performance, during the development of tasks, there was a progressive growth on students’ autonomy, the use of different resolution strategies, the application of concepts previously studied, and the acquisition of new mathematical concepts. The discussion phase, allowing the submission of the main results of the various processes developed, the confrontation of opinions and validation before the whole class has proved to be a rich moment of investigative activity. Students, little by little, lost their fear of communicating their ideas and challenge others. In this context, there is evidence that students as early as the 1st year of schooling, are able to solve investigation tasks and can learn to work cooperatively, valuing these types of work. Thus, investigation tasks, combined with collaborative work, represent a positive proposal for the teaching and learning of mathematics.Gomes, AlexandraUniversidade do MinhoPereira, Cidália Cristina Rodrigues2009-12-182009-12-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/11033porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:59:27Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/11033Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:49:14.505509Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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