ENSINO E APRENDIZAGEM DE POLIEDROS COM MATERIAIS MANIPULATIVOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GONORING , CECILIA LUZIA BELARDT
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/521
Resumo: Este relato mostra os resultados de uma atividade prática em uma turma da terceira etapa do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos, numa escola estadual do município de Santa Leopoldina. Foram aplicadas atividades com materiais manipulativos como estratégia para abordagem dos sólidos geométricos. Foi utilizado jujuba, fio de nylon, palito de pirulito, “palito de dente”, tesoura e ainda o celular para eventuais pesquisas. O objetivo dessa proposta foi à exploração dos sólidos para a construção do pensamento geométrico, enfatizando os conceitos relacionados ao ensino de poliedros. Nosso artigo possui como embasamento teórico Andrade (2014), Rogenski; Pedroso (2007), Sarmento (2010), Giostri; Silva (2014) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (1999), que reforçam a necessidade do uso dos materiais manipulativos nas aulas de Matemática. Os resultados foram satisfatórios e os alunos conseguiram desenvolver as atividades, com interesse e motivação, definindo a quantidade de vértices, arestas e faces nos poliedros confeccionados.
id IFES-1_e91ad0ab8df2523f2887b32cd3daf361
oai_identifier_str oai::article/521
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling ENSINO E APRENDIZAGEM DE POLIEDROS COM MATERIAIS MANIPULATIVOSMaterial manipulávelEnsino-AprendizagemPoliedrosEste relato mostra os resultados de uma atividade prática em uma turma da terceira etapa do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos, numa escola estadual do município de Santa Leopoldina. Foram aplicadas atividades com materiais manipulativos como estratégia para abordagem dos sólidos geométricos. Foi utilizado jujuba, fio de nylon, palito de pirulito, “palito de dente”, tesoura e ainda o celular para eventuais pesquisas. O objetivo dessa proposta foi à exploração dos sólidos para a construção do pensamento geométrico, enfatizando os conceitos relacionados ao ensino de poliedros. Nosso artigo possui como embasamento teórico Andrade (2014), Rogenski; Pedroso (2007), Sarmento (2010), Giostri; Silva (2014) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (1999), que reforçam a necessidade do uso dos materiais manipulativos nas aulas de Matemática. Os resultados foram satisfatórios e os alunos conseguiram desenvolver as atividades, com interesse e motivação, definindo a quantidade de vértices, arestas e faces nos poliedros confeccionados. EDIFES2020-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/52110.36524/saladeaula.v8i1.521Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 8 n. 1 (2019): Relatos de Experiências em Educação; 80-912316-729710.36524/saladeaula.v8i1reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/521/430Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Sala de Aula em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGONORING , CECILIA LUZIA BELARDT 2021-10-01T18:35:13Zoai::article/521Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:51.839916Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv ENSINO E APRENDIZAGEM DE POLIEDROS COM MATERIAIS MANIPULATIVOS
title ENSINO E APRENDIZAGEM DE POLIEDROS COM MATERIAIS MANIPULATIVOS
spellingShingle ENSINO E APRENDIZAGEM DE POLIEDROS COM MATERIAIS MANIPULATIVOS
GONORING , CECILIA LUZIA BELARDT
Material manipulável
Ensino-Aprendizagem
Poliedros
title_short ENSINO E APRENDIZAGEM DE POLIEDROS COM MATERIAIS MANIPULATIVOS
title_full ENSINO E APRENDIZAGEM DE POLIEDROS COM MATERIAIS MANIPULATIVOS
title_fullStr ENSINO E APRENDIZAGEM DE POLIEDROS COM MATERIAIS MANIPULATIVOS
title_full_unstemmed ENSINO E APRENDIZAGEM DE POLIEDROS COM MATERIAIS MANIPULATIVOS
title_sort ENSINO E APRENDIZAGEM DE POLIEDROS COM MATERIAIS MANIPULATIVOS
author GONORING , CECILIA LUZIA BELARDT
author_facet GONORING , CECILIA LUZIA BELARDT
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv GONORING , CECILIA LUZIA BELARDT
dc.subject.por.fl_str_mv Material manipulável
Ensino-Aprendizagem
Poliedros
topic Material manipulável
Ensino-Aprendizagem
Poliedros
description Este relato mostra os resultados de uma atividade prática em uma turma da terceira etapa do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos, numa escola estadual do município de Santa Leopoldina. Foram aplicadas atividades com materiais manipulativos como estratégia para abordagem dos sólidos geométricos. Foi utilizado jujuba, fio de nylon, palito de pirulito, “palito de dente”, tesoura e ainda o celular para eventuais pesquisas. O objetivo dessa proposta foi à exploração dos sólidos para a construção do pensamento geométrico, enfatizando os conceitos relacionados ao ensino de poliedros. Nosso artigo possui como embasamento teórico Andrade (2014), Rogenski; Pedroso (2007), Sarmento (2010), Giostri; Silva (2014) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (1999), que reforçam a necessidade do uso dos materiais manipulativos nas aulas de Matemática. Os resultados foram satisfatórios e os alunos conseguiram desenvolver as atividades, com interesse e motivação, definindo a quantidade de vértices, arestas e faces nos poliedros confeccionados.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/521
10.36524/saladeaula.v8i1.521
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/521
identifier_str_mv 10.36524/saladeaula.v8i1.521
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/521/430
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDIFES
publisher.none.fl_str_mv EDIFES
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 8 n. 1 (2019): Relatos de Experiências em Educação; 80-91
2316-7297
10.36524/saladeaula.v8i1
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948025967575040