A PESQUISA EM SALA DE AULA: UMA VISÃO SOCIAL PARA ACESSIBILIDADE ATRAVÉS DA DOMÓTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo de Oliveira, Aldeni
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Gewehr, Diógenes, Strohschoen, Andreia Guimarães
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/530
Resumo: Este estudo apresenta o relato de experiência sobre o desenvolvimento da Pesquisa em sala de aula utilizando os conceitos da Acessibilidade e a Domótica, considerando a automação residencial. Foram desenvolvidos projetos de pesquisa com alunos do Ensino Fundamental – anos finais de uma escola pública do município de Macapá/AM, buscando construir um protótipo de casa inteligente buscando a acessibilidade. Os alunos, participantes do estudo, realizaram pesquisa bibliográfica, de campo e experimental. Os dados coletados pelos alunos compuseram os Diários de Bordo e Mapas conceituais construídos por eles. A análise dos dados ocorreu de forma descritiva. Observamos que os alunos participaram ativamente das atividades propostas, demonstrando que estas podem ser empreendidas neste nível de ensino. Os participantes mostraram aprovação à realização de pesquisas científicas em sala de aula afirmando que desta forma, o conteúdo não fica descontextualizado, ganhando significado para suas vidas.
id IFES-1_eafba5c74622ddedb58b7d276d3dfbeb
oai_identifier_str oai::article/530
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling A PESQUISA EM SALA DE AULA: UMA VISÃO SOCIAL PARA ACESSIBILIDADE ATRAVÉS DA DOMÓTICA Acessibilidade. Domótica. Pesquisa Científica.Este estudo apresenta o relato de experiência sobre o desenvolvimento da Pesquisa em sala de aula utilizando os conceitos da Acessibilidade e a Domótica, considerando a automação residencial. Foram desenvolvidos projetos de pesquisa com alunos do Ensino Fundamental – anos finais de uma escola pública do município de Macapá/AM, buscando construir um protótipo de casa inteligente buscando a acessibilidade. Os alunos, participantes do estudo, realizaram pesquisa bibliográfica, de campo e experimental. Os dados coletados pelos alunos compuseram os Diários de Bordo e Mapas conceituais construídos por eles. A análise dos dados ocorreu de forma descritiva. Observamos que os alunos participaram ativamente das atividades propostas, demonstrando que estas podem ser empreendidas neste nível de ensino. Os participantes mostraram aprovação à realização de pesquisas científicas em sala de aula afirmando que desta forma, o conteúdo não fica descontextualizado, ganhando significado para suas vidas.EDIFES2020-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/53010.36524/saladeaula.v9i2.530Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 9 n. 2 (2020): Relatos de Pesquisas em Práticas Educativas; 40-532316-729710.36524/saladeaula.v9i2reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/530/591Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Sala de Aula em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMelo de Oliveira, Aldeni Gewehr, DiógenesStrohschoen, Andreia Guimarães2021-08-03T04:00:55Zoai::article/530Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:52.124198Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv A PESQUISA EM SALA DE AULA: UMA VISÃO SOCIAL PARA ACESSIBILIDADE ATRAVÉS DA DOMÓTICA
title A PESQUISA EM SALA DE AULA: UMA VISÃO SOCIAL PARA ACESSIBILIDADE ATRAVÉS DA DOMÓTICA
spellingShingle A PESQUISA EM SALA DE AULA: UMA VISÃO SOCIAL PARA ACESSIBILIDADE ATRAVÉS DA DOMÓTICA
Melo de Oliveira, Aldeni
Acessibilidade. Domótica. Pesquisa Científica.
title_short A PESQUISA EM SALA DE AULA: UMA VISÃO SOCIAL PARA ACESSIBILIDADE ATRAVÉS DA DOMÓTICA
title_full A PESQUISA EM SALA DE AULA: UMA VISÃO SOCIAL PARA ACESSIBILIDADE ATRAVÉS DA DOMÓTICA
title_fullStr A PESQUISA EM SALA DE AULA: UMA VISÃO SOCIAL PARA ACESSIBILIDADE ATRAVÉS DA DOMÓTICA
title_full_unstemmed A PESQUISA EM SALA DE AULA: UMA VISÃO SOCIAL PARA ACESSIBILIDADE ATRAVÉS DA DOMÓTICA
title_sort A PESQUISA EM SALA DE AULA: UMA VISÃO SOCIAL PARA ACESSIBILIDADE ATRAVÉS DA DOMÓTICA
author Melo de Oliveira, Aldeni
author_facet Melo de Oliveira, Aldeni
Gewehr, Diógenes
Strohschoen, Andreia Guimarães
author_role author
author2 Gewehr, Diógenes
Strohschoen, Andreia Guimarães
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo de Oliveira, Aldeni
Gewehr, Diógenes
Strohschoen, Andreia Guimarães
dc.subject.por.fl_str_mv Acessibilidade. Domótica. Pesquisa Científica.
topic Acessibilidade. Domótica. Pesquisa Científica.
description Este estudo apresenta o relato de experiência sobre o desenvolvimento da Pesquisa em sala de aula utilizando os conceitos da Acessibilidade e a Domótica, considerando a automação residencial. Foram desenvolvidos projetos de pesquisa com alunos do Ensino Fundamental – anos finais de uma escola pública do município de Macapá/AM, buscando construir um protótipo de casa inteligente buscando a acessibilidade. Os alunos, participantes do estudo, realizaram pesquisa bibliográfica, de campo e experimental. Os dados coletados pelos alunos compuseram os Diários de Bordo e Mapas conceituais construídos por eles. A análise dos dados ocorreu de forma descritiva. Observamos que os alunos participaram ativamente das atividades propostas, demonstrando que estas podem ser empreendidas neste nível de ensino. Os participantes mostraram aprovação à realização de pesquisas científicas em sala de aula afirmando que desta forma, o conteúdo não fica descontextualizado, ganhando significado para suas vidas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/530
10.36524/saladeaula.v9i2.530
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/530
identifier_str_mv 10.36524/saladeaula.v9i2.530
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/530/591
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDIFES
publisher.none.fl_str_mv EDIFES
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 9 n. 2 (2020): Relatos de Pesquisas em Práticas Educativas; 40-53
2316-7297
10.36524/saladeaula.v9i2
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948025975963648