A PESQUISA EM SALA DE AULA: UMA VISÃO SOCIAL PARA ACESSIBILIDADE ATRAVÉS DA DOMÓTICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/530 |
Resumo: | Este estudo apresenta o relato de experiência sobre o desenvolvimento da Pesquisa em sala de aula utilizando os conceitos da Acessibilidade e a Domótica, considerando a automação residencial. Foram desenvolvidos projetos de pesquisa com alunos do Ensino Fundamental – anos finais de uma escola pública do município de Macapá/AM, buscando construir um protótipo de casa inteligente buscando a acessibilidade. Os alunos, participantes do estudo, realizaram pesquisa bibliográfica, de campo e experimental. Os dados coletados pelos alunos compuseram os Diários de Bordo e Mapas conceituais construídos por eles. A análise dos dados ocorreu de forma descritiva. Observamos que os alunos participaram ativamente das atividades propostas, demonstrando que estas podem ser empreendidas neste nível de ensino. Os participantes mostraram aprovação à realização de pesquisas científicas em sala de aula afirmando que desta forma, o conteúdo não fica descontextualizado, ganhando significado para suas vidas. |
id |
IFES-1_eafba5c74622ddedb58b7d276d3dfbeb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/530 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
A PESQUISA EM SALA DE AULA: UMA VISÃO SOCIAL PARA ACESSIBILIDADE ATRAVÉS DA DOMÓTICA Acessibilidade. Domótica. Pesquisa Científica.Este estudo apresenta o relato de experiência sobre o desenvolvimento da Pesquisa em sala de aula utilizando os conceitos da Acessibilidade e a Domótica, considerando a automação residencial. Foram desenvolvidos projetos de pesquisa com alunos do Ensino Fundamental – anos finais de uma escola pública do município de Macapá/AM, buscando construir um protótipo de casa inteligente buscando a acessibilidade. Os alunos, participantes do estudo, realizaram pesquisa bibliográfica, de campo e experimental. Os dados coletados pelos alunos compuseram os Diários de Bordo e Mapas conceituais construídos por eles. A análise dos dados ocorreu de forma descritiva. Observamos que os alunos participaram ativamente das atividades propostas, demonstrando que estas podem ser empreendidas neste nível de ensino. Os participantes mostraram aprovação à realização de pesquisas científicas em sala de aula afirmando que desta forma, o conteúdo não fica descontextualizado, ganhando significado para suas vidas.EDIFES2020-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/53010.36524/saladeaula.v9i2.530Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 9 n. 2 (2020): Relatos de Pesquisas em Práticas Educativas; 40-532316-729710.36524/saladeaula.v9i2reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/530/591Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Sala de Aula em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMelo de Oliveira, Aldeni Gewehr, DiógenesStrohschoen, Andreia Guimarães2021-08-03T04:00:55Zoai::article/530Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:52.124198Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A PESQUISA EM SALA DE AULA: UMA VISÃO SOCIAL PARA ACESSIBILIDADE ATRAVÉS DA DOMÓTICA |
title |
A PESQUISA EM SALA DE AULA: UMA VISÃO SOCIAL PARA ACESSIBILIDADE ATRAVÉS DA DOMÓTICA |
spellingShingle |
A PESQUISA EM SALA DE AULA: UMA VISÃO SOCIAL PARA ACESSIBILIDADE ATRAVÉS DA DOMÓTICA Melo de Oliveira, Aldeni Acessibilidade. Domótica. Pesquisa Científica. |
title_short |
A PESQUISA EM SALA DE AULA: UMA VISÃO SOCIAL PARA ACESSIBILIDADE ATRAVÉS DA DOMÓTICA |
title_full |
A PESQUISA EM SALA DE AULA: UMA VISÃO SOCIAL PARA ACESSIBILIDADE ATRAVÉS DA DOMÓTICA |
title_fullStr |
A PESQUISA EM SALA DE AULA: UMA VISÃO SOCIAL PARA ACESSIBILIDADE ATRAVÉS DA DOMÓTICA |
title_full_unstemmed |
A PESQUISA EM SALA DE AULA: UMA VISÃO SOCIAL PARA ACESSIBILIDADE ATRAVÉS DA DOMÓTICA |
title_sort |
A PESQUISA EM SALA DE AULA: UMA VISÃO SOCIAL PARA ACESSIBILIDADE ATRAVÉS DA DOMÓTICA |
author |
Melo de Oliveira, Aldeni |
author_facet |
Melo de Oliveira, Aldeni Gewehr, Diógenes Strohschoen, Andreia Guimarães |
author_role |
author |
author2 |
Gewehr, Diógenes Strohschoen, Andreia Guimarães |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo de Oliveira, Aldeni Gewehr, Diógenes Strohschoen, Andreia Guimarães |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Acessibilidade. Domótica. Pesquisa Científica. |
topic |
Acessibilidade. Domótica. Pesquisa Científica. |
description |
Este estudo apresenta o relato de experiência sobre o desenvolvimento da Pesquisa em sala de aula utilizando os conceitos da Acessibilidade e a Domótica, considerando a automação residencial. Foram desenvolvidos projetos de pesquisa com alunos do Ensino Fundamental – anos finais de uma escola pública do município de Macapá/AM, buscando construir um protótipo de casa inteligente buscando a acessibilidade. Os alunos, participantes do estudo, realizaram pesquisa bibliográfica, de campo e experimental. Os dados coletados pelos alunos compuseram os Diários de Bordo e Mapas conceituais construídos por eles. A análise dos dados ocorreu de forma descritiva. Observamos que os alunos participaram ativamente das atividades propostas, demonstrando que estas podem ser empreendidas neste nível de ensino. Os participantes mostraram aprovação à realização de pesquisas científicas em sala de aula afirmando que desta forma, o conteúdo não fica descontextualizado, ganhando significado para suas vidas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/530 10.36524/saladeaula.v9i2.530 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/530 |
identifier_str_mv |
10.36524/saladeaula.v9i2.530 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/530/591 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 9 n. 2 (2020): Relatos de Pesquisas em Práticas Educativas; 40-53 2316-7297 10.36524/saladeaula.v9i2 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948025975963648 |