CONTRIBUIÇÕES DE UMA OFICINA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DISCUSSÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO DESENHO GEOMÉTRICO NAS AULAS DE GEOMETRIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/167 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo analisar que contribuições a Oficina “Desenho Geométrico: Construções Fundamentais”, ministrada em Agosto de 2014 no VI Seminário da Licenciatura em Matemática (VI SEMAT) do IFES, câmpus Cachoeiro de Itapemirim – ES, produziu à respeito da importância do Desenho Geométrico nas aulas de Geometria e na Formação Inicial e/ou Continuada de Professores. O aporte teórico das discussões promovidas durante a Oficina descrevem-se neste trabalho. É um estudo qualitativo, tendo os dados coletados por meio de observações e questionário aberto. Os resultados indicaram contribuições desde aspectos didático-pedagógicos até a consciência da necessidade de aprofundamento teórico-prática sobre o Desenho Geométrico. Associou-se, também, aulas mais dinâmicas e atrativas. |
id |
IFES-1_f9183ab834138541084a0b504d1756d3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/167 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
CONTRIBUIÇÕES DE UMA OFICINA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DISCUSSÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO DESENHO GEOMÉTRICO NAS AULAS DE GEOMETRIADesenho geométricoEnsino-aprendizagemFormação de professoresGeometriaEducação BásicaEste trabalho tem como objetivo analisar que contribuições a Oficina “Desenho Geométrico: Construções Fundamentais”, ministrada em Agosto de 2014 no VI Seminário da Licenciatura em Matemática (VI SEMAT) do IFES, câmpus Cachoeiro de Itapemirim – ES, produziu à respeito da importância do Desenho Geométrico nas aulas de Geometria e na Formação Inicial e/ou Continuada de Professores. O aporte teórico das discussões promovidas durante a Oficina descrevem-se neste trabalho. É um estudo qualitativo, tendo os dados coletados por meio de observações e questionário aberto. Os resultados indicaram contribuições desde aspectos didático-pedagógicos até a consciência da necessidade de aprofundamento teórico-prática sobre o Desenho Geométrico. Associou-se, também, aulas mais dinâmicas e atrativas.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-10-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/16710.36524/dect.v6i03.167Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 6 n. 03 (2016): 2016 - 03; 13-262236-215010.36524/dect.v6i03reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/167/162Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira Altoé, RenanNazarh Aprahamian de Oliveira Romão, GabrielBelo de Jesus, Thamires2019-10-22T14:17:21Zoai::article/167Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:05.522284Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONTRIBUIÇÕES DE UMA OFICINA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DISCUSSÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO DESENHO GEOMÉTRICO NAS AULAS DE GEOMETRIA |
title |
CONTRIBUIÇÕES DE UMA OFICINA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DISCUSSÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO DESENHO GEOMÉTRICO NAS AULAS DE GEOMETRIA |
spellingShingle |
CONTRIBUIÇÕES DE UMA OFICINA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DISCUSSÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO DESENHO GEOMÉTRICO NAS AULAS DE GEOMETRIA Oliveira Altoé, Renan Desenho geométrico Ensino-aprendizagem Formação de professores Geometria Educação Básica |
title_short |
CONTRIBUIÇÕES DE UMA OFICINA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DISCUSSÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO DESENHO GEOMÉTRICO NAS AULAS DE GEOMETRIA |
title_full |
CONTRIBUIÇÕES DE UMA OFICINA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DISCUSSÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO DESENHO GEOMÉTRICO NAS AULAS DE GEOMETRIA |
title_fullStr |
CONTRIBUIÇÕES DE UMA OFICINA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DISCUSSÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO DESENHO GEOMÉTRICO NAS AULAS DE GEOMETRIA |
title_full_unstemmed |
CONTRIBUIÇÕES DE UMA OFICINA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DISCUSSÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO DESENHO GEOMÉTRICO NAS AULAS DE GEOMETRIA |
title_sort |
CONTRIBUIÇÕES DE UMA OFICINA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DISCUSSÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO DESENHO GEOMÉTRICO NAS AULAS DE GEOMETRIA |
author |
Oliveira Altoé, Renan |
author_facet |
Oliveira Altoé, Renan Nazarh Aprahamian de Oliveira Romão, Gabriel Belo de Jesus, Thamires |
author_role |
author |
author2 |
Nazarh Aprahamian de Oliveira Romão, Gabriel Belo de Jesus, Thamires |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira Altoé, Renan Nazarh Aprahamian de Oliveira Romão, Gabriel Belo de Jesus, Thamires |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenho geométrico Ensino-aprendizagem Formação de professores Geometria Educação Básica |
topic |
Desenho geométrico Ensino-aprendizagem Formação de professores Geometria Educação Básica |
description |
Este trabalho tem como objetivo analisar que contribuições a Oficina “Desenho Geométrico: Construções Fundamentais”, ministrada em Agosto de 2014 no VI Seminário da Licenciatura em Matemática (VI SEMAT) do IFES, câmpus Cachoeiro de Itapemirim – ES, produziu à respeito da importância do Desenho Geométrico nas aulas de Geometria e na Formação Inicial e/ou Continuada de Professores. O aporte teórico das discussões promovidas durante a Oficina descrevem-se neste trabalho. É um estudo qualitativo, tendo os dados coletados por meio de observações e questionário aberto. Os resultados indicaram contribuições desde aspectos didático-pedagógicos até a consciência da necessidade de aprofundamento teórico-prática sobre o Desenho Geométrico. Associou-se, também, aulas mais dinâmicas e atrativas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/167 10.36524/dect.v6i03.167 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/167 |
identifier_str_mv |
10.36524/dect.v6i03.167 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/167/162 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 6 n. 03 (2016): 2016 - 03; 13-26 2236-2150 10.36524/dect.v6i03 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948028146515968 |