CONTRIBUIÇÕES DE UMA OFICINA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DISCUSSÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO DESENHO GEOMÉTRICO NAS AULAS DE GEOMETRIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira Altoé, Renan
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Nazarh Aprahamian de Oliveira Romão, Gabriel, Belo de Jesus, Thamires
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/167
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar que contribuições a Oficina “Desenho Geométrico: Construções Fundamentais”, ministrada em Agosto de 2014 no VI Seminário da Licenciatura em Matemática (VI SEMAT) do IFES, câmpus Cachoeiro de Itapemirim – ES, produziu à respeito da importância do Desenho Geométrico nas aulas de Geometria e na Formação Inicial e/ou Continuada de Professores. O aporte teórico das discussões promovidas durante a Oficina descrevem-se neste trabalho. É um estudo qualitativo, tendo os dados coletados por meio de observações e questionário aberto. Os resultados indicaram contribuições desde aspectos didático-pedagógicos até a consciência da necessidade de aprofundamento teórico-prática sobre o Desenho Geométrico. Associou-se, também, aulas mais dinâmicas e atrativas.
id IFES-1_f9183ab834138541084a0b504d1756d3
oai_identifier_str oai::article/167
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling CONTRIBUIÇÕES DE UMA OFICINA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DISCUSSÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO DESENHO GEOMÉTRICO NAS AULAS DE GEOMETRIADesenho geométricoEnsino-aprendizagemFormação de professoresGeometriaEducação BásicaEste trabalho tem como objetivo analisar que contribuições a Oficina “Desenho Geométrico: Construções Fundamentais”, ministrada em Agosto de 2014 no VI Seminário da Licenciatura em Matemática (VI SEMAT) do IFES, câmpus Cachoeiro de Itapemirim – ES, produziu à respeito da importância do Desenho Geométrico nas aulas de Geometria e na Formação Inicial e/ou Continuada de Professores. O aporte teórico das discussões promovidas durante a Oficina descrevem-se neste trabalho. É um estudo qualitativo, tendo os dados coletados por meio de observações e questionário aberto. Os resultados indicaram contribuições desde aspectos didático-pedagógicos até a consciência da necessidade de aprofundamento teórico-prática sobre o Desenho Geométrico. Associou-se, também, aulas mais dinâmicas e atrativas.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-10-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/16710.36524/dect.v6i03.167Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 6 n. 03 (2016): 2016 - 03; 13-262236-215010.36524/dect.v6i03reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/167/162Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira Altoé, RenanNazarh Aprahamian de Oliveira Romão, GabrielBelo de Jesus, Thamires2019-10-22T14:17:21Zoai::article/167Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:05.522284Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv CONTRIBUIÇÕES DE UMA OFICINA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DISCUSSÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO DESENHO GEOMÉTRICO NAS AULAS DE GEOMETRIA
title CONTRIBUIÇÕES DE UMA OFICINA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DISCUSSÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO DESENHO GEOMÉTRICO NAS AULAS DE GEOMETRIA
spellingShingle CONTRIBUIÇÕES DE UMA OFICINA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DISCUSSÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO DESENHO GEOMÉTRICO NAS AULAS DE GEOMETRIA
Oliveira Altoé, Renan
Desenho geométrico
Ensino-aprendizagem
Formação de professores
Geometria
Educação Básica
title_short CONTRIBUIÇÕES DE UMA OFICINA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DISCUSSÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO DESENHO GEOMÉTRICO NAS AULAS DE GEOMETRIA
title_full CONTRIBUIÇÕES DE UMA OFICINA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DISCUSSÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO DESENHO GEOMÉTRICO NAS AULAS DE GEOMETRIA
title_fullStr CONTRIBUIÇÕES DE UMA OFICINA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DISCUSSÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO DESENHO GEOMÉTRICO NAS AULAS DE GEOMETRIA
title_full_unstemmed CONTRIBUIÇÕES DE UMA OFICINA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DISCUSSÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO DESENHO GEOMÉTRICO NAS AULAS DE GEOMETRIA
title_sort CONTRIBUIÇÕES DE UMA OFICINA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DISCUSSÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO DESENHO GEOMÉTRICO NAS AULAS DE GEOMETRIA
author Oliveira Altoé, Renan
author_facet Oliveira Altoé, Renan
Nazarh Aprahamian de Oliveira Romão, Gabriel
Belo de Jesus, Thamires
author_role author
author2 Nazarh Aprahamian de Oliveira Romão, Gabriel
Belo de Jesus, Thamires
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira Altoé, Renan
Nazarh Aprahamian de Oliveira Romão, Gabriel
Belo de Jesus, Thamires
dc.subject.por.fl_str_mv Desenho geométrico
Ensino-aprendizagem
Formação de professores
Geometria
Educação Básica
topic Desenho geométrico
Ensino-aprendizagem
Formação de professores
Geometria
Educação Básica
description Este trabalho tem como objetivo analisar que contribuições a Oficina “Desenho Geométrico: Construções Fundamentais”, ministrada em Agosto de 2014 no VI Seminário da Licenciatura em Matemática (VI SEMAT) do IFES, câmpus Cachoeiro de Itapemirim – ES, produziu à respeito da importância do Desenho Geométrico nas aulas de Geometria e na Formação Inicial e/ou Continuada de Professores. O aporte teórico das discussões promovidas durante a Oficina descrevem-se neste trabalho. É um estudo qualitativo, tendo os dados coletados por meio de observações e questionário aberto. Os resultados indicaram contribuições desde aspectos didático-pedagógicos até a consciência da necessidade de aprofundamento teórico-prática sobre o Desenho Geométrico. Associou-se, também, aulas mais dinâmicas e atrativas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/167
10.36524/dect.v6i03.167
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/167
identifier_str_mv 10.36524/dect.v6i03.167
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/167/162
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 6 n. 03 (2016): 2016 - 03; 13-26
2236-2150
10.36524/dect.v6i03
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948028146515968