PROJETO ILUMINAR - UM DIÁLOGO COM A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DA ZONA RURAL E URBANA DA CIDADE DE DELFIM MOREIRA NO BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro Góes-Silva, Leonardo
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: de Paiva Alves e Silva, Ana Maria, Valentim, Ingrid
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/186
Resumo: O objetivo deste trabalho foi o de estudar o desenvolvimento de uma projeto denominado “Lumiar”, realizado durante 2015, considerando o contexto da educação básica pública da cidade de Delfim Moreira, sul de Minas Gerais, Brasil. A pesquisa qualitativa, sobre as práticas pedagógicas do projeto escolar à luz da alfabetização científica, foi apoiada em observações e entrevistas semiestruturadas e documentos produzidos ao longo desse projeto que envolveu cerca de 600 alunos de ensino fundamental e médio. Ressalta-se a realização de atividades científicas de caráter interdisciplinar, abordando temáticas sobre energia – renováveis e não renováveis, perpassando pelas temáticas da energia da vida, meio ambiente e produção de energia elétrica, cujos resultados foram durante uma “Semana de Educação”, realizado em setembro de 2015. A análise dos resultados indicaram que a prática contribuiu para a formação cidadã e a alfabetização científica dos alunos da educação básica.
id IFES-1_fbf84715efbf83d32b5a4720fca9bbcf
oai_identifier_str oai::article/186
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling PROJETO ILUMINAR - UM DIÁLOGO COM A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DA ZONA RURAL E URBANA DA CIDADE DE DELFIM MOREIRA NO BRASILProjeto escolarAlfabetização científicaFormação cidadãEducação básicaInterdisciplinaridade O objetivo deste trabalho foi o de estudar o desenvolvimento de uma projeto denominado “Lumiar”, realizado durante 2015, considerando o contexto da educação básica pública da cidade de Delfim Moreira, sul de Minas Gerais, Brasil. A pesquisa qualitativa, sobre as práticas pedagógicas do projeto escolar à luz da alfabetização científica, foi apoiada em observações e entrevistas semiestruturadas e documentos produzidos ao longo desse projeto que envolveu cerca de 600 alunos de ensino fundamental e médio. Ressalta-se a realização de atividades científicas de caráter interdisciplinar, abordando temáticas sobre energia – renováveis e não renováveis, perpassando pelas temáticas da energia da vida, meio ambiente e produção de energia elétrica, cujos resultados foram durante uma “Semana de Educação”, realizado em setembro de 2015. A análise dos resultados indicaram que a prática contribuiu para a formação cidadã e a alfabetização científica dos alunos da educação básica. Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-10-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/18610.36524/dect.v7i01.186Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 7 n. 01 (2017): 2017 - 01; 42-522236-215010.36524/dect.v7i01reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/186/181Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro Góes-Silva, Leonardode Paiva Alves e Silva, Ana MariaValentim, Ingrid2019-10-18T19:26:28Zoai::article/186Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:06.474833Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv PROJETO ILUMINAR - UM DIÁLOGO COM A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DA ZONA RURAL E URBANA DA CIDADE DE DELFIM MOREIRA NO BRASIL
title PROJETO ILUMINAR - UM DIÁLOGO COM A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DA ZONA RURAL E URBANA DA CIDADE DE DELFIM MOREIRA NO BRASIL
spellingShingle PROJETO ILUMINAR - UM DIÁLOGO COM A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DA ZONA RURAL E URBANA DA CIDADE DE DELFIM MOREIRA NO BRASIL
Ribeiro Góes-Silva, Leonardo
Projeto escolar
Alfabetização científica
Formação cidadã
Educação básica
Interdisciplinaridade
title_short PROJETO ILUMINAR - UM DIÁLOGO COM A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DA ZONA RURAL E URBANA DA CIDADE DE DELFIM MOREIRA NO BRASIL
title_full PROJETO ILUMINAR - UM DIÁLOGO COM A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DA ZONA RURAL E URBANA DA CIDADE DE DELFIM MOREIRA NO BRASIL
title_fullStr PROJETO ILUMINAR - UM DIÁLOGO COM A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DA ZONA RURAL E URBANA DA CIDADE DE DELFIM MOREIRA NO BRASIL
title_full_unstemmed PROJETO ILUMINAR - UM DIÁLOGO COM A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DA ZONA RURAL E URBANA DA CIDADE DE DELFIM MOREIRA NO BRASIL
title_sort PROJETO ILUMINAR - UM DIÁLOGO COM A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DA ZONA RURAL E URBANA DA CIDADE DE DELFIM MOREIRA NO BRASIL
author Ribeiro Góes-Silva, Leonardo
author_facet Ribeiro Góes-Silva, Leonardo
de Paiva Alves e Silva, Ana Maria
Valentim, Ingrid
author_role author
author2 de Paiva Alves e Silva, Ana Maria
Valentim, Ingrid
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro Góes-Silva, Leonardo
de Paiva Alves e Silva, Ana Maria
Valentim, Ingrid
dc.subject.por.fl_str_mv Projeto escolar
Alfabetização científica
Formação cidadã
Educação básica
Interdisciplinaridade
topic Projeto escolar
Alfabetização científica
Formação cidadã
Educação básica
Interdisciplinaridade
description O objetivo deste trabalho foi o de estudar o desenvolvimento de uma projeto denominado “Lumiar”, realizado durante 2015, considerando o contexto da educação básica pública da cidade de Delfim Moreira, sul de Minas Gerais, Brasil. A pesquisa qualitativa, sobre as práticas pedagógicas do projeto escolar à luz da alfabetização científica, foi apoiada em observações e entrevistas semiestruturadas e documentos produzidos ao longo desse projeto que envolveu cerca de 600 alunos de ensino fundamental e médio. Ressalta-se a realização de atividades científicas de caráter interdisciplinar, abordando temáticas sobre energia – renováveis e não renováveis, perpassando pelas temáticas da energia da vida, meio ambiente e produção de energia elétrica, cujos resultados foram durante uma “Semana de Educação”, realizado em setembro de 2015. A análise dos resultados indicaram que a prática contribuiu para a formação cidadã e a alfabetização científica dos alunos da educação básica.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/186
10.36524/dect.v7i01.186
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/186
identifier_str_mv 10.36524/dect.v7i01.186
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/186/181
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 7 n. 01 (2017): 2017 - 01; 42-52
2236-2150
10.36524/dect.v7i01
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948028183216128