PROJETO ILUMINAR - UM DIÁLOGO COM A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DA ZONA RURAL E URBANA DA CIDADE DE DELFIM MOREIRA NO BRASIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/186 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho foi o de estudar o desenvolvimento de uma projeto denominado “Lumiar”, realizado durante 2015, considerando o contexto da educação básica pública da cidade de Delfim Moreira, sul de Minas Gerais, Brasil. A pesquisa qualitativa, sobre as práticas pedagógicas do projeto escolar à luz da alfabetização científica, foi apoiada em observações e entrevistas semiestruturadas e documentos produzidos ao longo desse projeto que envolveu cerca de 600 alunos de ensino fundamental e médio. Ressalta-se a realização de atividades científicas de caráter interdisciplinar, abordando temáticas sobre energia – renováveis e não renováveis, perpassando pelas temáticas da energia da vida, meio ambiente e produção de energia elétrica, cujos resultados foram durante uma “Semana de Educação”, realizado em setembro de 2015. A análise dos resultados indicaram que a prática contribuiu para a formação cidadã e a alfabetização científica dos alunos da educação básica. |
id |
IFES-1_fbf84715efbf83d32b5a4720fca9bbcf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/186 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
PROJETO ILUMINAR - UM DIÁLOGO COM A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DA ZONA RURAL E URBANA DA CIDADE DE DELFIM MOREIRA NO BRASILProjeto escolarAlfabetização científicaFormação cidadãEducação básicaInterdisciplinaridade O objetivo deste trabalho foi o de estudar o desenvolvimento de uma projeto denominado “Lumiar”, realizado durante 2015, considerando o contexto da educação básica pública da cidade de Delfim Moreira, sul de Minas Gerais, Brasil. A pesquisa qualitativa, sobre as práticas pedagógicas do projeto escolar à luz da alfabetização científica, foi apoiada em observações e entrevistas semiestruturadas e documentos produzidos ao longo desse projeto que envolveu cerca de 600 alunos de ensino fundamental e médio. Ressalta-se a realização de atividades científicas de caráter interdisciplinar, abordando temáticas sobre energia – renováveis e não renováveis, perpassando pelas temáticas da energia da vida, meio ambiente e produção de energia elétrica, cujos resultados foram durante uma “Semana de Educação”, realizado em setembro de 2015. A análise dos resultados indicaram que a prática contribuiu para a formação cidadã e a alfabetização científica dos alunos da educação básica. Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-10-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/18610.36524/dect.v7i01.186Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 7 n. 01 (2017): 2017 - 01; 42-522236-215010.36524/dect.v7i01reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/186/181Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro Góes-Silva, Leonardode Paiva Alves e Silva, Ana MariaValentim, Ingrid2019-10-18T19:26:28Zoai::article/186Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:06.474833Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROJETO ILUMINAR - UM DIÁLOGO COM A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DA ZONA RURAL E URBANA DA CIDADE DE DELFIM MOREIRA NO BRASIL |
title |
PROJETO ILUMINAR - UM DIÁLOGO COM A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DA ZONA RURAL E URBANA DA CIDADE DE DELFIM MOREIRA NO BRASIL |
spellingShingle |
PROJETO ILUMINAR - UM DIÁLOGO COM A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DA ZONA RURAL E URBANA DA CIDADE DE DELFIM MOREIRA NO BRASIL Ribeiro Góes-Silva, Leonardo Projeto escolar Alfabetização científica Formação cidadã Educação básica Interdisciplinaridade |
title_short |
PROJETO ILUMINAR - UM DIÁLOGO COM A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DA ZONA RURAL E URBANA DA CIDADE DE DELFIM MOREIRA NO BRASIL |
title_full |
PROJETO ILUMINAR - UM DIÁLOGO COM A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DA ZONA RURAL E URBANA DA CIDADE DE DELFIM MOREIRA NO BRASIL |
title_fullStr |
PROJETO ILUMINAR - UM DIÁLOGO COM A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DA ZONA RURAL E URBANA DA CIDADE DE DELFIM MOREIRA NO BRASIL |
title_full_unstemmed |
PROJETO ILUMINAR - UM DIÁLOGO COM A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DA ZONA RURAL E URBANA DA CIDADE DE DELFIM MOREIRA NO BRASIL |
title_sort |
PROJETO ILUMINAR - UM DIÁLOGO COM A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DA ZONA RURAL E URBANA DA CIDADE DE DELFIM MOREIRA NO BRASIL |
author |
Ribeiro Góes-Silva, Leonardo |
author_facet |
Ribeiro Góes-Silva, Leonardo de Paiva Alves e Silva, Ana Maria Valentim, Ingrid |
author_role |
author |
author2 |
de Paiva Alves e Silva, Ana Maria Valentim, Ingrid |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro Góes-Silva, Leonardo de Paiva Alves e Silva, Ana Maria Valentim, Ingrid |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Projeto escolar Alfabetização científica Formação cidadã Educação básica Interdisciplinaridade |
topic |
Projeto escolar Alfabetização científica Formação cidadã Educação básica Interdisciplinaridade |
description |
O objetivo deste trabalho foi o de estudar o desenvolvimento de uma projeto denominado “Lumiar”, realizado durante 2015, considerando o contexto da educação básica pública da cidade de Delfim Moreira, sul de Minas Gerais, Brasil. A pesquisa qualitativa, sobre as práticas pedagógicas do projeto escolar à luz da alfabetização científica, foi apoiada em observações e entrevistas semiestruturadas e documentos produzidos ao longo desse projeto que envolveu cerca de 600 alunos de ensino fundamental e médio. Ressalta-se a realização de atividades científicas de caráter interdisciplinar, abordando temáticas sobre energia – renováveis e não renováveis, perpassando pelas temáticas da energia da vida, meio ambiente e produção de energia elétrica, cujos resultados foram durante uma “Semana de Educação”, realizado em setembro de 2015. A análise dos resultados indicaram que a prática contribuiu para a formação cidadã e a alfabetização científica dos alunos da educação básica. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/186 10.36524/dect.v7i01.186 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/186 |
identifier_str_mv |
10.36524/dect.v7i01.186 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/186/181 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 7 n. 01 (2017): 2017 - 01; 42-52 2236-2150 10.36524/dect.v7i01 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948028183216128 |