Dos PCNEM à nova BNCC para o ensino de ciências: um diálogo sob a ótica da alfabetização científica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Assunção, Thiago Vicente
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Ana Paula Teixeira Bruno
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação Ciência e Cultura
Texto Completo: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/5746
Resumo: O artigo apresenta um estudo que compõe parte de uma linha contínua de pesquisas cujo cerne de seus objetivos gira em torno da alfabetização científica no ensino médio e as práticas pedagógicas dos professores das ciências. Sendo assim, o presente trabalho tem por objetivo apresentar um diálogo entre as expectativas apresentadas pelos documentos oficiais de educação para a formação do aluno do ensino médio e os parâmetros da alfabetização científica. O diálogo tecido neste estudo é baseado na ideia de que os objetivos apresentados pelos documentos para a formação do aluno em ciências podem ser melhor compreendidos sob a ótica da alfabetização científica. A visão aqui defendida pode trazer direcionamentos mais efetivos na construção de práticas no ensino de ciências que almejem o desenvolvimento de competências no aluno para a sua atuação em sociedade de forma autônoma, crítica e consciente.
id UNILASALLE-2_405cafedd99bbfa4efdb882059952e5c
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/5746
network_acronym_str UNILASALLE-2
network_name_str Revista Educação Ciência e Cultura
repository_id_str
spelling Dos PCNEM à nova BNCC para o ensino de ciências: um diálogo sob a ótica da alfabetização científicaEnsino; Documentos de educação; alfabetização científicaPolíticas Educacionais; Ensino Básico;Currículo;Alfabetização CientíficaO artigo apresenta um estudo que compõe parte de uma linha contínua de pesquisas cujo cerne de seus objetivos gira em torno da alfabetização científica no ensino médio e as práticas pedagógicas dos professores das ciências. Sendo assim, o presente trabalho tem por objetivo apresentar um diálogo entre as expectativas apresentadas pelos documentos oficiais de educação para a formação do aluno do ensino médio e os parâmetros da alfabetização científica. O diálogo tecido neste estudo é baseado na ideia de que os objetivos apresentados pelos documentos para a formação do aluno em ciências podem ser melhor compreendidos sob a ótica da alfabetização científica. A visão aqui defendida pode trazer direcionamentos mais efetivos na construção de práticas no ensino de ciências que almejem o desenvolvimento de competências no aluno para a sua atuação em sociedade de forma autônoma, crítica e consciente.Universidade LaSalle - Unilasalle Canoasde Assunção, Thiago VicenteSilva, Ana Paula Teixeira Bruno2020-03-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/574610.18316/recc.v25i1.5746Educação, Ciência e Cultura; v. 25, n. 1 (2020); p. 235-2512236-6377reponame:Revista Educação Ciência e Culturainstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/5746/pdfDireitos autorais 2020 Educação, Ciência e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-26T20:07:40Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/5746Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/indexONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/oairevistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br2236-63772238-7293opendoar:2021-08-26T20:07:40Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)false
dc.title.none.fl_str_mv Dos PCNEM à nova BNCC para o ensino de ciências: um diálogo sob a ótica da alfabetização científica
title Dos PCNEM à nova BNCC para o ensino de ciências: um diálogo sob a ótica da alfabetização científica
spellingShingle Dos PCNEM à nova BNCC para o ensino de ciências: um diálogo sob a ótica da alfabetização científica
de Assunção, Thiago Vicente
Ensino; Documentos de educação; alfabetização científica
Políticas Educacionais; Ensino Básico;Currículo;Alfabetização Científica
title_short Dos PCNEM à nova BNCC para o ensino de ciências: um diálogo sob a ótica da alfabetização científica
title_full Dos PCNEM à nova BNCC para o ensino de ciências: um diálogo sob a ótica da alfabetização científica
title_fullStr Dos PCNEM à nova BNCC para o ensino de ciências: um diálogo sob a ótica da alfabetização científica
title_full_unstemmed Dos PCNEM à nova BNCC para o ensino de ciências: um diálogo sob a ótica da alfabetização científica
title_sort Dos PCNEM à nova BNCC para o ensino de ciências: um diálogo sob a ótica da alfabetização científica
author de Assunção, Thiago Vicente
author_facet de Assunção, Thiago Vicente
Silva, Ana Paula Teixeira Bruno
author_role author
author2 Silva, Ana Paula Teixeira Bruno
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv de Assunção, Thiago Vicente
Silva, Ana Paula Teixeira Bruno
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino; Documentos de educação; alfabetização científica
Políticas Educacionais; Ensino Básico;Currículo;Alfabetização Científica
topic Ensino; Documentos de educação; alfabetização científica
Políticas Educacionais; Ensino Básico;Currículo;Alfabetização Científica
description O artigo apresenta um estudo que compõe parte de uma linha contínua de pesquisas cujo cerne de seus objetivos gira em torno da alfabetização científica no ensino médio e as práticas pedagógicas dos professores das ciências. Sendo assim, o presente trabalho tem por objetivo apresentar um diálogo entre as expectativas apresentadas pelos documentos oficiais de educação para a formação do aluno do ensino médio e os parâmetros da alfabetização científica. O diálogo tecido neste estudo é baseado na ideia de que os objetivos apresentados pelos documentos para a formação do aluno em ciências podem ser melhor compreendidos sob a ótica da alfabetização científica. A visão aqui defendida pode trazer direcionamentos mais efetivos na construção de práticas no ensino de ciências que almejem o desenvolvimento de competências no aluno para a sua atuação em sociedade de forma autônoma, crítica e consciente.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-24
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/5746
10.18316/recc.v25i1.5746
url https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/5746
identifier_str_mv 10.18316/recc.v25i1.5746
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/5746/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Educação, Ciência e Cultura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Educação, Ciência e Cultura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
dc.source.none.fl_str_mv Educação, Ciência e Cultura; v. 25, n. 1 (2020); p. 235-251
2236-6377
reponame:Revista Educação Ciência e Cultura
instname:Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron:UNILASALLE
instname_str Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron_str UNILASALLE
institution UNILASALLE
reponame_str Revista Educação Ciência e Cultura
collection Revista Educação Ciência e Cultura
repository.name.fl_str_mv Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)
repository.mail.fl_str_mv revistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br
_version_ 1788165868935446528