Dos PCNEM à nova BNCC para o ensino de ciências: um diálogo sob a ótica da alfabetização científica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação Ciência e Cultura |
Texto Completo: | https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/5746 |
Resumo: | O artigo apresenta um estudo que compõe parte de uma linha contínua de pesquisas cujo cerne de seus objetivos gira em torno da alfabetização científica no ensino médio e as práticas pedagógicas dos professores das ciências. Sendo assim, o presente trabalho tem por objetivo apresentar um diálogo entre as expectativas apresentadas pelos documentos oficiais de educação para a formação do aluno do ensino médio e os parâmetros da alfabetização científica. O diálogo tecido neste estudo é baseado na ideia de que os objetivos apresentados pelos documentos para a formação do aluno em ciências podem ser melhor compreendidos sob a ótica da alfabetização científica. A visão aqui defendida pode trazer direcionamentos mais efetivos na construção de práticas no ensino de ciências que almejem o desenvolvimento de competências no aluno para a sua atuação em sociedade de forma autônoma, crítica e consciente. |
id |
UNILASALLE-2_405cafedd99bbfa4efdb882059952e5c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/5746 |
network_acronym_str |
UNILASALLE-2 |
network_name_str |
Revista Educação Ciência e Cultura |
repository_id_str |
|
spelling |
Dos PCNEM à nova BNCC para o ensino de ciências: um diálogo sob a ótica da alfabetização científicaEnsino; Documentos de educação; alfabetização científicaPolíticas Educacionais; Ensino Básico;Currículo;Alfabetização CientíficaO artigo apresenta um estudo que compõe parte de uma linha contínua de pesquisas cujo cerne de seus objetivos gira em torno da alfabetização científica no ensino médio e as práticas pedagógicas dos professores das ciências. Sendo assim, o presente trabalho tem por objetivo apresentar um diálogo entre as expectativas apresentadas pelos documentos oficiais de educação para a formação do aluno do ensino médio e os parâmetros da alfabetização científica. O diálogo tecido neste estudo é baseado na ideia de que os objetivos apresentados pelos documentos para a formação do aluno em ciências podem ser melhor compreendidos sob a ótica da alfabetização científica. A visão aqui defendida pode trazer direcionamentos mais efetivos na construção de práticas no ensino de ciências que almejem o desenvolvimento de competências no aluno para a sua atuação em sociedade de forma autônoma, crítica e consciente.Universidade LaSalle - Unilasalle Canoasde Assunção, Thiago VicenteSilva, Ana Paula Teixeira Bruno2020-03-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/574610.18316/recc.v25i1.5746Educação, Ciência e Cultura; v. 25, n. 1 (2020); p. 235-2512236-6377reponame:Revista Educação Ciência e Culturainstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/5746/pdfDireitos autorais 2020 Educação, Ciência e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-26T20:07:40Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/5746Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/indexONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/oairevistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br2236-63772238-7293opendoar:2021-08-26T20:07:40Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dos PCNEM à nova BNCC para o ensino de ciências: um diálogo sob a ótica da alfabetização científica |
title |
Dos PCNEM à nova BNCC para o ensino de ciências: um diálogo sob a ótica da alfabetização científica |
spellingShingle |
Dos PCNEM à nova BNCC para o ensino de ciências: um diálogo sob a ótica da alfabetização científica de Assunção, Thiago Vicente Ensino; Documentos de educação; alfabetização científica Políticas Educacionais; Ensino Básico;Currículo;Alfabetização Científica |
title_short |
Dos PCNEM à nova BNCC para o ensino de ciências: um diálogo sob a ótica da alfabetização científica |
title_full |
Dos PCNEM à nova BNCC para o ensino de ciências: um diálogo sob a ótica da alfabetização científica |
title_fullStr |
Dos PCNEM à nova BNCC para o ensino de ciências: um diálogo sob a ótica da alfabetização científica |
title_full_unstemmed |
Dos PCNEM à nova BNCC para o ensino de ciências: um diálogo sob a ótica da alfabetização científica |
title_sort |
Dos PCNEM à nova BNCC para o ensino de ciências: um diálogo sob a ótica da alfabetização científica |
author |
de Assunção, Thiago Vicente |
author_facet |
de Assunção, Thiago Vicente Silva, Ana Paula Teixeira Bruno |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Ana Paula Teixeira Bruno |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Assunção, Thiago Vicente Silva, Ana Paula Teixeira Bruno |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino; Documentos de educação; alfabetização científica Políticas Educacionais; Ensino Básico;Currículo;Alfabetização Científica |
topic |
Ensino; Documentos de educação; alfabetização científica Políticas Educacionais; Ensino Básico;Currículo;Alfabetização Científica |
description |
O artigo apresenta um estudo que compõe parte de uma linha contínua de pesquisas cujo cerne de seus objetivos gira em torno da alfabetização científica no ensino médio e as práticas pedagógicas dos professores das ciências. Sendo assim, o presente trabalho tem por objetivo apresentar um diálogo entre as expectativas apresentadas pelos documentos oficiais de educação para a formação do aluno do ensino médio e os parâmetros da alfabetização científica. O diálogo tecido neste estudo é baseado na ideia de que os objetivos apresentados pelos documentos para a formação do aluno em ciências podem ser melhor compreendidos sob a ótica da alfabetização científica. A visão aqui defendida pode trazer direcionamentos mais efetivos na construção de práticas no ensino de ciências que almejem o desenvolvimento de competências no aluno para a sua atuação em sociedade de forma autônoma, crítica e consciente. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-24 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/5746 10.18316/recc.v25i1.5746 |
url |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/5746 |
identifier_str_mv |
10.18316/recc.v25i1.5746 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/5746/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Educação, Ciência e Cultura info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Educação, Ciência e Cultura |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação, Ciência e Cultura; v. 25, n. 1 (2020); p. 235-251 2236-6377 reponame:Revista Educação Ciência e Cultura instname:Universidade La Salle (UNILASALLE) instacron:UNILASALLE |
instname_str |
Universidade La Salle (UNILASALLE) |
instacron_str |
UNILASALLE |
institution |
UNILASALLE |
reponame_str |
Revista Educação Ciência e Cultura |
collection |
Revista Educação Ciência e Cultura |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br |
_version_ |
1788165868935446528 |