A DIMENSÃO FREIREANA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM OLHAR SOBRE TESES E DISSERTAÇÕES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/207 |
Resumo: | Por acreditar que perspectiva educacional freireana está em sintonia com a concepção de educação emancipatória pretendida pelos documentos oficiais e diretrizes dos Institutos Federais, assim como na busca pelo desenvolvimento de abordagens teórico-metodológicas que estejam voltadas à efetivação desse objetivo, esta pesquisa busca compreender como a obra de Paulo Freire vem sendo utilizada no contexto da Educação Profissional e Tecnológica. Para tanto, foi realizada uma análise da produção acadêmica da área no Banco de Teses e Dissertações da CAPES. Foi possível evidenciar que os trabalhos que investigam o contexto da Educação Profissional e Tecnológica e que utilizam Paulo Freire como referencial teórico o fazem com coerência, defendendo uma opção político-pedagógica emancipatória. |
id |
IFES-1_ff585fc15efcf8f0899f9211ee81b269 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/207 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
A DIMENSÃO FREIREANA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM OLHAR SOBRE TESES E DISSERTAÇÕESEducação profissional e tecnológicaPaulo FreireEmancipaçãoPor acreditar que perspectiva educacional freireana está em sintonia com a concepção de educação emancipatória pretendida pelos documentos oficiais e diretrizes dos Institutos Federais, assim como na busca pelo desenvolvimento de abordagens teórico-metodológicas que estejam voltadas à efetivação desse objetivo, esta pesquisa busca compreender como a obra de Paulo Freire vem sendo utilizada no contexto da Educação Profissional e Tecnológica. Para tanto, foi realizada uma análise da produção acadêmica da área no Banco de Teses e Dissertações da CAPES. Foi possível evidenciar que os trabalhos que investigam o contexto da Educação Profissional e Tecnológica e que utilizam Paulo Freire como referencial teórico o fazem com coerência, defendendo uma opção político-pedagógica emancipatória.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-10-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/20710.36524/dect.v7i03.207Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 7 n. 03 (2017): 2017 - 03; 69-932236-215010.36524/dect.v7i03reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/207/202Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessSlonski, Gladis Teresinha2019-10-18T16:41:40Zoai::article/207Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:07.526288Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A DIMENSÃO FREIREANA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM OLHAR SOBRE TESES E DISSERTAÇÕES |
title |
A DIMENSÃO FREIREANA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM OLHAR SOBRE TESES E DISSERTAÇÕES |
spellingShingle |
A DIMENSÃO FREIREANA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM OLHAR SOBRE TESES E DISSERTAÇÕES Slonski, Gladis Teresinha Educação profissional e tecnológica Paulo Freire Emancipação |
title_short |
A DIMENSÃO FREIREANA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM OLHAR SOBRE TESES E DISSERTAÇÕES |
title_full |
A DIMENSÃO FREIREANA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM OLHAR SOBRE TESES E DISSERTAÇÕES |
title_fullStr |
A DIMENSÃO FREIREANA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM OLHAR SOBRE TESES E DISSERTAÇÕES |
title_full_unstemmed |
A DIMENSÃO FREIREANA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM OLHAR SOBRE TESES E DISSERTAÇÕES |
title_sort |
A DIMENSÃO FREIREANA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM OLHAR SOBRE TESES E DISSERTAÇÕES |
author |
Slonski, Gladis Teresinha |
author_facet |
Slonski, Gladis Teresinha |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Slonski, Gladis Teresinha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação profissional e tecnológica Paulo Freire Emancipação |
topic |
Educação profissional e tecnológica Paulo Freire Emancipação |
description |
Por acreditar que perspectiva educacional freireana está em sintonia com a concepção de educação emancipatória pretendida pelos documentos oficiais e diretrizes dos Institutos Federais, assim como na busca pelo desenvolvimento de abordagens teórico-metodológicas que estejam voltadas à efetivação desse objetivo, esta pesquisa busca compreender como a obra de Paulo Freire vem sendo utilizada no contexto da Educação Profissional e Tecnológica. Para tanto, foi realizada uma análise da produção acadêmica da área no Banco de Teses e Dissertações da CAPES. Foi possível evidenciar que os trabalhos que investigam o contexto da Educação Profissional e Tecnológica e que utilizam Paulo Freire como referencial teórico o fazem com coerência, defendendo uma opção político-pedagógica emancipatória. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/207 10.36524/dect.v7i03.207 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/207 |
identifier_str_mv |
10.36524/dect.v7i03.207 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/207/202 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 7 n. 03 (2017): 2017 - 03; 69-93 2236-2150 10.36524/dect.v7i03 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948028224110592 |