A GESTÃO DEMOCRÁTICA E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA A PARTIR DOS PRESSUPOSTOS FREIREANOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Urbanetz, Sandra Terezinha
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Bastos, Eliana Nunes Maciel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/112318
Resumo: O texto destaca a gestão democrática como premissa para a realização de uma educação mais igualitária nos âmbitos da educação nacional, principalmente, na ambiência da Educação Profissional e Tecnológica (Ept). Demonstrando os subsídios legais vigentes e os indicativos de Paulo Freire para a constituição de uma gestão democrática. Têm-se o objetivo de aguçar as discussões acerca da postura participativa e/ou democrática das gestões escolares contemporâneas, a partir dos pressupostos Freirianos, os quais são imprescindíveis quando se almeja constituir uma educação integral qualitativa.
id UFRGS-22_4e3a8dbcfe925f9b8785b29b6fbfbfbf
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/112318
network_acronym_str UFRGS-22
network_name_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository_id_str
spelling A GESTÃO DEMOCRÁTICA E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA A PARTIR DOS PRESSUPOSTOS FREIREANOSGestão. Democracia. Educação Profissional. Paulo Freire.O texto destaca a gestão democrática como premissa para a realização de uma educação mais igualitária nos âmbitos da educação nacional, principalmente, na ambiência da Educação Profissional e Tecnológica (Ept). Demonstrando os subsídios legais vigentes e os indicativos de Paulo Freire para a constituição de uma gestão democrática. Têm-se o objetivo de aguçar as discussões acerca da postura participativa e/ou democrática das gestões escolares contemporâneas, a partir dos pressupostos Freirianos, os quais são imprescindíveis quando se almeja constituir uma educação integral qualitativa.ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2021-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/11231810.21573/vol37n22021.112318REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 37 No. 2 (2021): RBPAE - Paulo Freire e a Gestão Educacional; 921-937Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 37 Núm. 2 (2021): RBPAE - Paulo Freire e a Gestão Educacional; 921-937Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 37 n. 2 (2021): RBPAE - Paulo Freire e a Gestão Educacional; 921-9372447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/112318/64410Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAEinfo:eu-repo/semantics/openAccessUrbanetz, Sandra TerezinhaBastos, Eliana Nunes Maciel2021-09-16T16:50:59Zoai:seer.ufrgs.br:article/112318Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2021-09-16T16:50:59Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false
dc.title.none.fl_str_mv A GESTÃO DEMOCRÁTICA E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA A PARTIR DOS PRESSUPOSTOS FREIREANOS
title A GESTÃO DEMOCRÁTICA E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA A PARTIR DOS PRESSUPOSTOS FREIREANOS
spellingShingle A GESTÃO DEMOCRÁTICA E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA A PARTIR DOS PRESSUPOSTOS FREIREANOS
Urbanetz, Sandra Terezinha
Gestão. Democracia. Educação Profissional. Paulo Freire.
title_short A GESTÃO DEMOCRÁTICA E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA A PARTIR DOS PRESSUPOSTOS FREIREANOS
title_full A GESTÃO DEMOCRÁTICA E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA A PARTIR DOS PRESSUPOSTOS FREIREANOS
title_fullStr A GESTÃO DEMOCRÁTICA E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA A PARTIR DOS PRESSUPOSTOS FREIREANOS
title_full_unstemmed A GESTÃO DEMOCRÁTICA E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA A PARTIR DOS PRESSUPOSTOS FREIREANOS
title_sort A GESTÃO DEMOCRÁTICA E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA A PARTIR DOS PRESSUPOSTOS FREIREANOS
author Urbanetz, Sandra Terezinha
author_facet Urbanetz, Sandra Terezinha
Bastos, Eliana Nunes Maciel
author_role author
author2 Bastos, Eliana Nunes Maciel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Urbanetz, Sandra Terezinha
Bastos, Eliana Nunes Maciel
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão. Democracia. Educação Profissional. Paulo Freire.
topic Gestão. Democracia. Educação Profissional. Paulo Freire.
description O texto destaca a gestão democrática como premissa para a realização de uma educação mais igualitária nos âmbitos da educação nacional, principalmente, na ambiência da Educação Profissional e Tecnológica (Ept). Demonstrando os subsídios legais vigentes e os indicativos de Paulo Freire para a constituição de uma gestão democrática. Têm-se o objetivo de aguçar as discussões acerca da postura participativa e/ou democrática das gestões escolares contemporâneas, a partir dos pressupostos Freirianos, os quais são imprescindíveis quando se almeja constituir uma educação integral qualitativa.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/112318
10.21573/vol37n22021.112318
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/112318
identifier_str_mv 10.21573/vol37n22021.112318
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/112318/64410
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 37 No. 2 (2021): RBPAE - Paulo Freire e a Gestão Educacional; 921-937
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 37 Núm. 2 (2021): RBPAE - Paulo Freire e a Gestão Educacional; 921-937
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 37 n. 2 (2021): RBPAE - Paulo Freire e a Gestão Educacional; 921-937
2447-4193
1678-166X
reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron:UFRGS
instname_str Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
repository.mail.fl_str_mv anpaerevista@anpae.org.br
_version_ 1799766372675223552