Escola e trabalho infantil: Reflexões sobre o Papel do Local e do Global na Construção de uma Práxis Emancipadora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, Carolina de Cássia Ribeiro de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Vértices (Campos dos Goitacazes. Online)
Texto Completo: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.19990009
Resumo: Este artigo é fruto do início de uma pesquisa que busca investigar as representações presentes acerca do trabalho para o adolescente cortador de cana. Realizando as primeiras aproximações com esses adolescentes (protagonista de sua história) algumas questões começam a ser levantadas. Como forma de suscitar o debate, pretende-se com estas reflexões contribuir para que a busca da compreensão desses fenômenos presentes na região norte-noroeste do estado do RJ faça parte dos estudos nos diferentes espaços, seja na academia, nos sindicatos ou na elaboração de políticas públicas. Este trabalho pretende sinalizar questões presentes na relação educação/trabalho do adolescente cortador de cana. Primeiramente será situada a relação educação/trabalho frente aos desafios das novas tecnologias, num contexto no qual as relações de produção se encontram tão arcaicas, como é o caso específico do trabalho na lavoura de cana de açúcar. Educação, neste caso, longe de significar um instrumento concreto de mobilidade social e de ampliação de expectativas. Em seguida será analisado as relações que o adolescente cortador de cana com o trabalho e a escola. Finalmente, serão apresentadas as propostas que vêm sendo construídos no debate teórico-prático.
id IFFlu_cbf14c465211dd091e3e748a4188eb25
oai_identifier_str oai:ojs.editoraessentia.iff.edu.br:article/162
network_acronym_str IFFlu
network_name_str Vértices (Campos dos Goitacazes. Online)
repository_id_str
spelling Escola e trabalho infantil: Reflexões sobre o Papel do Local e do Global na Construção de uma Práxis Emancipadora.Este artigo é fruto do início de uma pesquisa que busca investigar as representações presentes acerca do trabalho para o adolescente cortador de cana. Realizando as primeiras aproximações com esses adolescentes (protagonista de sua história) algumas questões começam a ser levantadas. Como forma de suscitar o debate, pretende-se com estas reflexões contribuir para que a busca da compreensão desses fenômenos presentes na região norte-noroeste do estado do RJ faça parte dos estudos nos diferentes espaços, seja na academia, nos sindicatos ou na elaboração de políticas públicas. Este trabalho pretende sinalizar questões presentes na relação educação/trabalho do adolescente cortador de cana. Primeiramente será situada a relação educação/trabalho frente aos desafios das novas tecnologias, num contexto no qual as relações de produção se encontram tão arcaicas, como é o caso específico do trabalho na lavoura de cana de açúcar. Educação, neste caso, longe de significar um instrumento concreto de mobilidade social e de ampliação de expectativas. Em seguida será analisado as relações que o adolescente cortador de cana com o trabalho e a escola. Finalmente, serão apresentadas as propostas que vêm sendo construídos no debate teórico-prático.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense2010-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.1999000910.5935/1809-2667.19990009Revista Vértices; Vol. 2 (1999): Edição Especial; 13-18Revista Vértices; Vol. 2 (1999): Edição Especial; 13-18Revista Vértices; v. 2 (1999): Edição Especial; 13-181809-26671415-2843reponame:Vértices (Campos dos Goitacazes. Online)instname:Centro Federal de Educação Tecnológica de Campos dos Goytacazesinstacron:IFFluminenseporhttps://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.19990009/148Abreu, Carolina de Cássia Ribeiro deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-17T10:24:13Zoai:ojs.editoraessentia.iff.edu.br:article/162Revistahttps://essentiaeditora.iff.edu.br/index.php/vertices/PUBhttps://essentiaeditora.iff.edu.br/index.php/vertices/oaiessentia@iff.edu.br1809-26671415-2843opendoar:2022-05-17T10:24:13Vértices (Campos dos Goitacazes. Online) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Campos dos Goytacazesfalse
dc.title.none.fl_str_mv Escola e trabalho infantil: Reflexões sobre o Papel do Local e do Global na Construção de uma Práxis Emancipadora
title Escola e trabalho infantil: Reflexões sobre o Papel do Local e do Global na Construção de uma Práxis Emancipadora
spellingShingle Escola e trabalho infantil: Reflexões sobre o Papel do Local e do Global na Construção de uma Práxis Emancipadora
Abreu, Carolina de Cássia Ribeiro de
.
title_short Escola e trabalho infantil: Reflexões sobre o Papel do Local e do Global na Construção de uma Práxis Emancipadora
title_full Escola e trabalho infantil: Reflexões sobre o Papel do Local e do Global na Construção de uma Práxis Emancipadora
title_fullStr Escola e trabalho infantil: Reflexões sobre o Papel do Local e do Global na Construção de uma Práxis Emancipadora
title_full_unstemmed Escola e trabalho infantil: Reflexões sobre o Papel do Local e do Global na Construção de uma Práxis Emancipadora
title_sort Escola e trabalho infantil: Reflexões sobre o Papel do Local e do Global na Construção de uma Práxis Emancipadora
author Abreu, Carolina de Cássia Ribeiro de
author_facet Abreu, Carolina de Cássia Ribeiro de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Abreu, Carolina de Cássia Ribeiro de
dc.subject.por.fl_str_mv .
topic .
description Este artigo é fruto do início de uma pesquisa que busca investigar as representações presentes acerca do trabalho para o adolescente cortador de cana. Realizando as primeiras aproximações com esses adolescentes (protagonista de sua história) algumas questões começam a ser levantadas. Como forma de suscitar o debate, pretende-se com estas reflexões contribuir para que a busca da compreensão desses fenômenos presentes na região norte-noroeste do estado do RJ faça parte dos estudos nos diferentes espaços, seja na academia, nos sindicatos ou na elaboração de políticas públicas. Este trabalho pretende sinalizar questões presentes na relação educação/trabalho do adolescente cortador de cana. Primeiramente será situada a relação educação/trabalho frente aos desafios das novas tecnologias, num contexto no qual as relações de produção se encontram tão arcaicas, como é o caso específico do trabalho na lavoura de cana de açúcar. Educação, neste caso, longe de significar um instrumento concreto de mobilidade social e de ampliação de expectativas. Em seguida será analisado as relações que o adolescente cortador de cana com o trabalho e a escola. Finalmente, serão apresentadas as propostas que vêm sendo construídos no debate teórico-prático.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-05-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.19990009
10.5935/1809-2667.19990009
url https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.19990009
identifier_str_mv 10.5935/1809-2667.19990009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.19990009/148
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense
dc.source.none.fl_str_mv Revista Vértices; Vol. 2 (1999): Edição Especial; 13-18
Revista Vértices; Vol. 2 (1999): Edição Especial; 13-18
Revista Vértices; v. 2 (1999): Edição Especial; 13-18
1809-2667
1415-2843
reponame:Vértices (Campos dos Goitacazes. Online)
instname:Centro Federal de Educação Tecnológica de Campos dos Goytacazes
instacron:IFFluminense
instname_str Centro Federal de Educação Tecnológica de Campos dos Goytacazes
instacron_str IFFluminense
institution IFFluminense
reponame_str Vértices (Campos dos Goitacazes. Online)
collection Vértices (Campos dos Goitacazes. Online)
repository.name.fl_str_mv Vértices (Campos dos Goitacazes. Online) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Campos dos Goytacazes
repository.mail.fl_str_mv essentia@iff.edu.br
_version_ 1797077559952801792