O Ensino de Química através de Histórias e Quadrinhos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira et al., Eliaquim de Araujo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Multi-Science Journal
Texto Completo: https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/567
Resumo: A aprendizagem de química deve possibilitar aos alunos a compreensão das transformações químicas que ocorrem no mundo físico de forma abrangente e integrada e para isso‚ as contextualizações dos conteúdos são de extrema importância‚ como fator motivacional e para a construção do conhecimento de uma forma holística. Sendo assim‚ nas aulas de química‚ ou de qualquer outra disciplina‚ podem e devem ser aplicados estratégias ou métodos alternativos às aulas expositivas tradicionais‚ com vistas a despertar no educando o interesse ou a vontade de aprender o que é proposto em sala de aula. Isso inclui experimentos‚ aulas de campo‚ jogos‚ brincadeiras‚ etc. Portanto‚ deve ser preocupação constante do professor descobrir recursos para despertar no discente o desejo de aprender e fazê-lo compreender a importância de estudar aquilo que está proposto no currículo Utilizou-se o método de pesquisa-ação que é desenvolvido por meio de observações diretas e indiretas das atividades aplicadas para o grupo estudado e a pesquisa bibliográfica como fundamentação teórica. No desenvolvimento do conteúdo em sala de aula foi aplicado um pré-questionário com o intuito de analisar os conceitos que os alunos já tinham em mente em relação a fenômenos físicos e químicos e termoquímica. Logo após o pré-questionário, toda a temática do conteúdo em questão foi revisada, com isto foi possível sanar possíveis dúvidas que ainda restavam sobre o mesmo conteúdo perante aos alunos. Ao final responderam novamente o mesmo questionário, sendo ele agora chamado de pós-questionário. Então foi possível concluir que ao lerem o gibi e ao tirarem suas dúvidas, os alunos obtiveram um aprendizado maior. Pode-se observar a importância da experimentação na ciência, levam a três tipos básicos de resposta: as de cunho epistemológico, que assumem que a experimentação serve para comprovar a teoria, revelando a visão tradicional de ciências; as de cunho cognitivo, que supõem que as atividades experimentais podem facilitar a compreensão do conteúdo; e as de cunho moto-vocacional, que acreditam que as aulas práticas ajudam a despertar a curiosidade ou o interesse pelo estudo da química. Este trabalho teve como objetivo principal analisar as contribuições do gênero Histórias em Quadrinhos para o Ensino de Ciências mais especificamente para o estudo de Química.
id IFGO-1_0b04c444e325822641428204c13004d4
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/567
network_acronym_str IFGO-1
network_name_str Multi-Science Journal
repository_id_str
spelling O Ensino de Química através de Histórias e QuadrinhosA aprendizagem de química deve possibilitar aos alunos a compreensão das transformações químicas que ocorrem no mundo físico de forma abrangente e integrada e para isso‚ as contextualizações dos conteúdos são de extrema importância‚ como fator motivacional e para a construção do conhecimento de uma forma holística. Sendo assim‚ nas aulas de química‚ ou de qualquer outra disciplina‚ podem e devem ser aplicados estratégias ou métodos alternativos às aulas expositivas tradicionais‚ com vistas a despertar no educando o interesse ou a vontade de aprender o que é proposto em sala de aula. Isso inclui experimentos‚ aulas de campo‚ jogos‚ brincadeiras‚ etc. Portanto‚ deve ser preocupação constante do professor descobrir recursos para despertar no discente o desejo de aprender e fazê-lo compreender a importância de estudar aquilo que está proposto no currículo Utilizou-se o método de pesquisa-ação que é desenvolvido por meio de observações diretas e indiretas das atividades aplicadas para o grupo estudado e a pesquisa bibliográfica como fundamentação teórica. No desenvolvimento do conteúdo em sala de aula foi aplicado um pré-questionário com o intuito de analisar os conceitos que os alunos já tinham em mente em relação a fenômenos físicos e químicos e termoquímica. Logo após o pré-questionário, toda a temática do conteúdo em questão foi revisada, com isto foi possível sanar possíveis dúvidas que ainda restavam sobre o mesmo conteúdo perante aos alunos. Ao final responderam novamente o mesmo questionário, sendo ele agora chamado de pós-questionário. Então foi possível concluir que ao lerem o gibi e ao tirarem suas dúvidas, os alunos obtiveram um aprendizado maior. Pode-se observar a importância da experimentação na ciência, levam a três tipos básicos de resposta: as de cunho epistemológico, que assumem que a experimentação serve para comprovar a teoria, revelando a visão tradicional de ciências; as de cunho cognitivo, que supõem que as atividades experimentais podem facilitar a compreensão do conteúdo; e as de cunho moto-vocacional, que acreditam que as aulas práticas ajudam a despertar a curiosidade ou o interesse pelo estudo da química. Este trabalho teve como objetivo principal analisar as contribuições do gênero Histórias em Quadrinhos para o Ensino de Ciências mais especificamente para o estudo de Química.Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí2018-02-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/56710.33837/msj.v1i11.567Multi-Science Journal; Vol. 1 No. 11 (2018): ANAIS DO I WORKSHOP DE SOBRE TEMAS CONTEMPORÂNEOS DA EDUCAÇÃO & ENCONTRO PEDAGÓGICO 2018/1 - EDIÇÃO SUPLEMENTAR; 23Multi-Science Journal; v. 1 n. 11 (2018): ANAIS DO I WORKSHOP DE SOBRE TEMAS CONTEMPORÂNEOS DA EDUCAÇÃO & ENCONTRO PEDAGÓGICO 2018/1 - EDIÇÃO SUPLEMENTAR; 232359-69022359-6902reponame:Multi-Science Journalinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)instacron:IFGOporhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/567/435Copyright (c) 2018 Eliaquim de Araujo Ferreira et al.info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira et al., Eliaquim de Araujo2018-02-04T14:30:02Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/567Revistahttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/index.php/multisciencePUBhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/index.php/multiscience/oaiguilhermeifgoiano@gmail.com || multiscience@ifgoiano.edu.br || wesley.andrade@ifgoiano.edu.br2359-69022359-6902opendoar:2018-02-04T14:30:02Multi-Science Journal - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)false
dc.title.none.fl_str_mv O Ensino de Química através de Histórias e Quadrinhos
title O Ensino de Química através de Histórias e Quadrinhos
spellingShingle O Ensino de Química através de Histórias e Quadrinhos
Ferreira et al., Eliaquim de Araujo
title_short O Ensino de Química através de Histórias e Quadrinhos
title_full O Ensino de Química através de Histórias e Quadrinhos
title_fullStr O Ensino de Química através de Histórias e Quadrinhos
title_full_unstemmed O Ensino de Química através de Histórias e Quadrinhos
title_sort O Ensino de Química através de Histórias e Quadrinhos
author Ferreira et al., Eliaquim de Araujo
author_facet Ferreira et al., Eliaquim de Araujo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira et al., Eliaquim de Araujo
description A aprendizagem de química deve possibilitar aos alunos a compreensão das transformações químicas que ocorrem no mundo físico de forma abrangente e integrada e para isso‚ as contextualizações dos conteúdos são de extrema importância‚ como fator motivacional e para a construção do conhecimento de uma forma holística. Sendo assim‚ nas aulas de química‚ ou de qualquer outra disciplina‚ podem e devem ser aplicados estratégias ou métodos alternativos às aulas expositivas tradicionais‚ com vistas a despertar no educando o interesse ou a vontade de aprender o que é proposto em sala de aula. Isso inclui experimentos‚ aulas de campo‚ jogos‚ brincadeiras‚ etc. Portanto‚ deve ser preocupação constante do professor descobrir recursos para despertar no discente o desejo de aprender e fazê-lo compreender a importância de estudar aquilo que está proposto no currículo Utilizou-se o método de pesquisa-ação que é desenvolvido por meio de observações diretas e indiretas das atividades aplicadas para o grupo estudado e a pesquisa bibliográfica como fundamentação teórica. No desenvolvimento do conteúdo em sala de aula foi aplicado um pré-questionário com o intuito de analisar os conceitos que os alunos já tinham em mente em relação a fenômenos físicos e químicos e termoquímica. Logo após o pré-questionário, toda a temática do conteúdo em questão foi revisada, com isto foi possível sanar possíveis dúvidas que ainda restavam sobre o mesmo conteúdo perante aos alunos. Ao final responderam novamente o mesmo questionário, sendo ele agora chamado de pós-questionário. Então foi possível concluir que ao lerem o gibi e ao tirarem suas dúvidas, os alunos obtiveram um aprendizado maior. Pode-se observar a importância da experimentação na ciência, levam a três tipos básicos de resposta: as de cunho epistemológico, que assumem que a experimentação serve para comprovar a teoria, revelando a visão tradicional de ciências; as de cunho cognitivo, que supõem que as atividades experimentais podem facilitar a compreensão do conteúdo; e as de cunho moto-vocacional, que acreditam que as aulas práticas ajudam a despertar a curiosidade ou o interesse pelo estudo da química. Este trabalho teve como objetivo principal analisar as contribuições do gênero Histórias em Quadrinhos para o Ensino de Ciências mais especificamente para o estudo de Química.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/567
10.33837/msj.v1i11.567
url https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/567
identifier_str_mv 10.33837/msj.v1i11.567
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/567/435
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Eliaquim de Araujo Ferreira et al.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Eliaquim de Araujo Ferreira et al.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí
dc.source.none.fl_str_mv Multi-Science Journal; Vol. 1 No. 11 (2018): ANAIS DO I WORKSHOP DE SOBRE TEMAS CONTEMPORÂNEOS DA EDUCAÇÃO & ENCONTRO PEDAGÓGICO 2018/1 - EDIÇÃO SUPLEMENTAR; 23
Multi-Science Journal; v. 1 n. 11 (2018): ANAIS DO I WORKSHOP DE SOBRE TEMAS CONTEMPORÂNEOS DA EDUCAÇÃO & ENCONTRO PEDAGÓGICO 2018/1 - EDIÇÃO SUPLEMENTAR; 23
2359-6902
2359-6902
reponame:Multi-Science Journal
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)
instacron:IFGO
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)
instacron_str IFGO
institution IFGO
reponame_str Multi-Science Journal
collection Multi-Science Journal
repository.name.fl_str_mv Multi-Science Journal - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)
repository.mail.fl_str_mv guilhermeifgoiano@gmail.com || multiscience@ifgoiano.edu.br || wesley.andrade@ifgoiano.edu.br
_version_ 1798325176109105152