O Ensino de Química através de Histórias e Quadrinhos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Multi-Science Journal |
Texto Completo: | https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/567 |
Resumo: | A aprendizagem de química deve possibilitar aos alunos a compreensão das transformações químicas que ocorrem no mundo físico de forma abrangente e integrada e para isso‚ as contextualizações dos conteúdos são de extrema importância‚ como fator motivacional e para a construção do conhecimento de uma forma holística. Sendo assim‚ nas aulas de química‚ ou de qualquer outra disciplina‚ podem e devem ser aplicados estratégias ou métodos alternativos às aulas expositivas tradicionais‚ com vistas a despertar no educando o interesse ou a vontade de aprender o que é proposto em sala de aula. Isso inclui experimentos‚ aulas de campo‚ jogos‚ brincadeiras‚ etc. Portanto‚ deve ser preocupação constante do professor descobrir recursos para despertar no discente o desejo de aprender e fazê-lo compreender a importância de estudar aquilo que está proposto no currículo Utilizou-se o método de pesquisa-ação que é desenvolvido por meio de observações diretas e indiretas das atividades aplicadas para o grupo estudado e a pesquisa bibliográfica como fundamentação teórica. No desenvolvimento do conteúdo em sala de aula foi aplicado um pré-questionário com o intuito de analisar os conceitos que os alunos já tinham em mente em relação a fenômenos físicos e químicos e termoquímica. Logo após o pré-questionário, toda a temática do conteúdo em questão foi revisada, com isto foi possível sanar possíveis dúvidas que ainda restavam sobre o mesmo conteúdo perante aos alunos. Ao final responderam novamente o mesmo questionário, sendo ele agora chamado de pós-questionário. Então foi possível concluir que ao lerem o gibi e ao tirarem suas dúvidas, os alunos obtiveram um aprendizado maior. Pode-se observar a importância da experimentação na ciência, levam a três tipos básicos de resposta: as de cunho epistemológico, que assumem que a experimentação serve para comprovar a teoria, revelando a visão tradicional de ciências; as de cunho cognitivo, que supõem que as atividades experimentais podem facilitar a compreensão do conteúdo; e as de cunho moto-vocacional, que acreditam que as aulas práticas ajudam a despertar a curiosidade ou o interesse pelo estudo da química. Este trabalho teve como objetivo principal analisar as contribuições do gênero Histórias em Quadrinhos para o Ensino de Ciências mais especificamente para o estudo de Química. |
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