Descrição do padrão de venação foliar em Aristolochia esperanzae Kuntze (Aristolochiaceae)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Filho, Antonio Carlos Pereira de Menezes
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Multi-Science Journal
Texto Completo: https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/1058
Resumo: As espécies do gênero Aristolochia são frequentemente utilizadas pela população como plantas medicinais para cura ou alívio de doenças, no entanto pouco se sabe as características que diferem as inúmeras espécies da família Aristolochiaceae. Neste trabalho objetivou-se determinar o padrão de venação foliar de Aristolochia esperanzae através da diafanização em diferentes corantes. Para o estudo, foram utilizadas folhas adultas, sem marcas por herbivoria ou ataques por insetos ou fitopatógenos. O material botânico foi coletado em duas áreas localizadas no município de Rio Verde, GO. O material foliar foi diafanizado utilizando os corantes, safranina e azul de toluidina. Os resultados obtidos foram satisfatórios para o corante safranina e em especial para o corante de azul de toluidina que se evidenciaram com maior qualidade e nitidez as estruturas do padrão de venação foliar de Aristolochia esperanzae. Neste estudo observou-se a presença de 7 nervuras primárias, entre 37 a 40 nervuras secundárias, inúmeras nervuras terciárias, quartenárias e quintenárias. Tipo de venação imersa na face adaxial e saliente na face abaxial, as auréolas com padrão fundidas pelas nervuras secundárias e terciárias, e bem desenvolvidas. Presença de vênulas simples e ramificadas apresentando bifurcações, vênulas intersecundárias e pontoações apenas na face abaxial, bem como tricomas glandulares na margem da lâmina. Na margem foliar as vênulas possuem padrão secundário e terciário externo sem a presença de vênulas ramificadas ou bifurcadas. O estudo do padrão de venação de Aristolochia esperanzae apresenta grande contribuição para melhor conhecimento desta espécie, possibilitando avaliar as características foliares na descrição da espécie e sua diferenciação entre os demais táxons.
id IFGO-1_1636d253383a756ee5a2fcd2d0b64168
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1058
network_acronym_str IFGO-1
network_name_str Multi-Science Journal
repository_id_str
spelling Descrição do padrão de venação foliar em Aristolochia esperanzae Kuntze (Aristolochiaceae)AristolochiavenaçãoimageamentoAs espécies do gênero Aristolochia são frequentemente utilizadas pela população como plantas medicinais para cura ou alívio de doenças, no entanto pouco se sabe as características que diferem as inúmeras espécies da família Aristolochiaceae. Neste trabalho objetivou-se determinar o padrão de venação foliar de Aristolochia esperanzae através da diafanização em diferentes corantes. Para o estudo, foram utilizadas folhas adultas, sem marcas por herbivoria ou ataques por insetos ou fitopatógenos. O material botânico foi coletado em duas áreas localizadas no município de Rio Verde, GO. O material foliar foi diafanizado utilizando os corantes, safranina e azul de toluidina. Os resultados obtidos foram satisfatórios para o corante safranina e em especial para o corante de azul de toluidina que se evidenciaram com maior qualidade e nitidez as estruturas do padrão de venação foliar de Aristolochia esperanzae. Neste estudo observou-se a presença de 7 nervuras primárias, entre 37 a 40 nervuras secundárias, inúmeras nervuras terciárias, quartenárias e quintenárias. Tipo de venação imersa na face adaxial e saliente na face abaxial, as auréolas com padrão fundidas pelas nervuras secundárias e terciárias, e bem desenvolvidas. Presença de vênulas simples e ramificadas apresentando bifurcações, vênulas intersecundárias e pontoações apenas na face abaxial, bem como tricomas glandulares na margem da lâmina. Na margem foliar as vênulas possuem padrão secundário e terciário externo sem a presença de vênulas ramificadas ou bifurcadas. O estudo do padrão de venação de Aristolochia esperanzae apresenta grande contribuição para melhor conhecimento desta espécie, possibilitando avaliar as características foliares na descrição da espécie e sua diferenciação entre os demais táxons.Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí2020-01-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/105810.33837/msj.v2i3.1058Multi-Science Journal; Vol. 2 No. 3 (2019); 24-31Multi-Science Journal; v. 2 n. 3 (2019); 24-312359-69022359-6902reponame:Multi-Science Journalinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)instacron:IFGOporhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/1058/823Copyright (c) 2020 Antonio Carlos Pereira de Menezes Filhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFilho, Antonio Carlos Pereira de Menezes2020-01-30T15:30:09Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1058Revistahttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/index.php/multisciencePUBhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/index.php/multiscience/oaiguilhermeifgoiano@gmail.com || multiscience@ifgoiano.edu.br || wesley.andrade@ifgoiano.edu.br2359-69022359-6902opendoar:2020-01-30T15:30:09Multi-Science Journal - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)false
dc.title.none.fl_str_mv Descrição do padrão de venação foliar em Aristolochia esperanzae Kuntze (Aristolochiaceae)
title Descrição do padrão de venação foliar em Aristolochia esperanzae Kuntze (Aristolochiaceae)
spellingShingle Descrição do padrão de venação foliar em Aristolochia esperanzae Kuntze (Aristolochiaceae)
Filho, Antonio Carlos Pereira de Menezes
Aristolochia
venação
imageamento
title_short Descrição do padrão de venação foliar em Aristolochia esperanzae Kuntze (Aristolochiaceae)
title_full Descrição do padrão de venação foliar em Aristolochia esperanzae Kuntze (Aristolochiaceae)
title_fullStr Descrição do padrão de venação foliar em Aristolochia esperanzae Kuntze (Aristolochiaceae)
title_full_unstemmed Descrição do padrão de venação foliar em Aristolochia esperanzae Kuntze (Aristolochiaceae)
title_sort Descrição do padrão de venação foliar em Aristolochia esperanzae Kuntze (Aristolochiaceae)
author Filho, Antonio Carlos Pereira de Menezes
author_facet Filho, Antonio Carlos Pereira de Menezes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Filho, Antonio Carlos Pereira de Menezes
dc.subject.por.fl_str_mv Aristolochia
venação
imageamento
topic Aristolochia
venação
imageamento
description As espécies do gênero Aristolochia são frequentemente utilizadas pela população como plantas medicinais para cura ou alívio de doenças, no entanto pouco se sabe as características que diferem as inúmeras espécies da família Aristolochiaceae. Neste trabalho objetivou-se determinar o padrão de venação foliar de Aristolochia esperanzae através da diafanização em diferentes corantes. Para o estudo, foram utilizadas folhas adultas, sem marcas por herbivoria ou ataques por insetos ou fitopatógenos. O material botânico foi coletado em duas áreas localizadas no município de Rio Verde, GO. O material foliar foi diafanizado utilizando os corantes, safranina e azul de toluidina. Os resultados obtidos foram satisfatórios para o corante safranina e em especial para o corante de azul de toluidina que se evidenciaram com maior qualidade e nitidez as estruturas do padrão de venação foliar de Aristolochia esperanzae. Neste estudo observou-se a presença de 7 nervuras primárias, entre 37 a 40 nervuras secundárias, inúmeras nervuras terciárias, quartenárias e quintenárias. Tipo de venação imersa na face adaxial e saliente na face abaxial, as auréolas com padrão fundidas pelas nervuras secundárias e terciárias, e bem desenvolvidas. Presença de vênulas simples e ramificadas apresentando bifurcações, vênulas intersecundárias e pontoações apenas na face abaxial, bem como tricomas glandulares na margem da lâmina. Na margem foliar as vênulas possuem padrão secundário e terciário externo sem a presença de vênulas ramificadas ou bifurcadas. O estudo do padrão de venação de Aristolochia esperanzae apresenta grande contribuição para melhor conhecimento desta espécie, possibilitando avaliar as características foliares na descrição da espécie e sua diferenciação entre os demais táxons.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/1058
10.33837/msj.v2i3.1058
url https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/1058
identifier_str_mv 10.33837/msj.v2i3.1058
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/1058/823
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Antonio Carlos Pereira de Menezes Filho
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Antonio Carlos Pereira de Menezes Filho
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí
dc.source.none.fl_str_mv Multi-Science Journal; Vol. 2 No. 3 (2019); 24-31
Multi-Science Journal; v. 2 n. 3 (2019); 24-31
2359-6902
2359-6902
reponame:Multi-Science Journal
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)
instacron:IFGO
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)
instacron_str IFGO
institution IFGO
reponame_str Multi-Science Journal
collection Multi-Science Journal
repository.name.fl_str_mv Multi-Science Journal - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)
repository.mail.fl_str_mv guilhermeifgoiano@gmail.com || multiscience@ifgoiano.edu.br || wesley.andrade@ifgoiano.edu.br
_version_ 1798325176247517184