Unindo ficção à realidade: interação das crianças com o meio ambiente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonzaga et al., Bruna Cleyderman
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Multi-Science Journal
Texto Completo: https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/560
Resumo: A Conservação Ambiental é um tema bastante importante a ser discutido e trabalhado no âmbito escolar. Quando na escola as crianças são auxiliadas e instruídas sobre o que está acontecendo com o meio ambiente (em função de ações antropogênicas), elas se interagem melhor sobre o assunto, e formulam características positivas que irão ajudar em seu próprio futuro e principalmente do planeta, que cada vez mais necessita de pessoas que buscam sua preservação. Com esse intuito, os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação á docência PIBID/BIO do Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí, desenvolveram uma atividade no Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculo em Pires do Rio – GO, voltada para crianças sexto ano do ensino fundamental (faixa etária de 10 a 12 anos). Para isso, foi ulilizado data show em um espaço onde as crianças puderam se sentar e ficar a vontade para assistirem ao filme “Moana”, um filme atrativo, infantile e que contém vertente ambiental. Após o término do filme, foram promovidos vários questionamentos, relacionando aspectos ambientais mostrados no filme com os da realidade, discutindo com as crianças conceitos ambientais, alternativas voltadas para a conservação dos recursos naturais, problemas ambientais, consequências da poluição, dentre outros. Essa atividade teve como finalidade mostrar a capacidade das crianças na interpretação do filme e relacionar aspectos imaginários do mesmo, com os vividos atualmente. Concluímos que as crianças possuem uma enorme capacidade de entendimento em relação á conservação e preservação ambiental, mas que essa capacidade deve ser aprimorada.
id IFGO-1_34ac1e2f68086e1f565359d3489ca7d5
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/560
network_acronym_str IFGO-1
network_name_str Multi-Science Journal
repository_id_str
spelling Unindo ficção à realidade: interação das crianças com o meio ambienteA Conservação Ambiental é um tema bastante importante a ser discutido e trabalhado no âmbito escolar. Quando na escola as crianças são auxiliadas e instruídas sobre o que está acontecendo com o meio ambiente (em função de ações antropogênicas), elas se interagem melhor sobre o assunto, e formulam características positivas que irão ajudar em seu próprio futuro e principalmente do planeta, que cada vez mais necessita de pessoas que buscam sua preservação. Com esse intuito, os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação á docência PIBID/BIO do Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí, desenvolveram uma atividade no Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculo em Pires do Rio – GO, voltada para crianças sexto ano do ensino fundamental (faixa etária de 10 a 12 anos). Para isso, foi ulilizado data show em um espaço onde as crianças puderam se sentar e ficar a vontade para assistirem ao filme “Moana”, um filme atrativo, infantile e que contém vertente ambiental. Após o término do filme, foram promovidos vários questionamentos, relacionando aspectos ambientais mostrados no filme com os da realidade, discutindo com as crianças conceitos ambientais, alternativas voltadas para a conservação dos recursos naturais, problemas ambientais, consequências da poluição, dentre outros. Essa atividade teve como finalidade mostrar a capacidade das crianças na interpretação do filme e relacionar aspectos imaginários do mesmo, com os vividos atualmente. Concluímos que as crianças possuem uma enorme capacidade de entendimento em relação á conservação e preservação ambiental, mas que essa capacidade deve ser aprimorada.Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí2018-02-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/56010.33837/msj.v1i11.560Multi-Science Journal; Vol. 1 No. 11 (2018): ANAIS DO I WORKSHOP DE SOBRE TEMAS CONTEMPORÂNEOS DA EDUCAÇÃO & ENCONTRO PEDAGÓGICO 2018/1 - EDIÇÃO SUPLEMENTAR; 16Multi-Science Journal; v. 1 n. 11 (2018): ANAIS DO I WORKSHOP DE SOBRE TEMAS CONTEMPORÂNEOS DA EDUCAÇÃO & ENCONTRO PEDAGÓGICO 2018/1 - EDIÇÃO SUPLEMENTAR; 162359-69022359-6902reponame:Multi-Science Journalinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)instacron:IFGOporhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/560/427Copyright (c) 2018 Bruna Cleyderman Gonzaga et al.info:eu-repo/semantics/openAccessGonzaga et al., Bruna Cleyderman2018-02-04T14:30:02Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/560Revistahttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/index.php/multisciencePUBhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/index.php/multiscience/oaiguilhermeifgoiano@gmail.com || multiscience@ifgoiano.edu.br || wesley.andrade@ifgoiano.edu.br2359-69022359-6902opendoar:2018-02-04T14:30:02Multi-Science Journal - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)false
dc.title.none.fl_str_mv Unindo ficção à realidade: interação das crianças com o meio ambiente
title Unindo ficção à realidade: interação das crianças com o meio ambiente
spellingShingle Unindo ficção à realidade: interação das crianças com o meio ambiente
Gonzaga et al., Bruna Cleyderman
title_short Unindo ficção à realidade: interação das crianças com o meio ambiente
title_full Unindo ficção à realidade: interação das crianças com o meio ambiente
title_fullStr Unindo ficção à realidade: interação das crianças com o meio ambiente
title_full_unstemmed Unindo ficção à realidade: interação das crianças com o meio ambiente
title_sort Unindo ficção à realidade: interação das crianças com o meio ambiente
author Gonzaga et al., Bruna Cleyderman
author_facet Gonzaga et al., Bruna Cleyderman
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonzaga et al., Bruna Cleyderman
description A Conservação Ambiental é um tema bastante importante a ser discutido e trabalhado no âmbito escolar. Quando na escola as crianças são auxiliadas e instruídas sobre o que está acontecendo com o meio ambiente (em função de ações antropogênicas), elas se interagem melhor sobre o assunto, e formulam características positivas que irão ajudar em seu próprio futuro e principalmente do planeta, que cada vez mais necessita de pessoas que buscam sua preservação. Com esse intuito, os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação á docência PIBID/BIO do Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí, desenvolveram uma atividade no Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculo em Pires do Rio – GO, voltada para crianças sexto ano do ensino fundamental (faixa etária de 10 a 12 anos). Para isso, foi ulilizado data show em um espaço onde as crianças puderam se sentar e ficar a vontade para assistirem ao filme “Moana”, um filme atrativo, infantile e que contém vertente ambiental. Após o término do filme, foram promovidos vários questionamentos, relacionando aspectos ambientais mostrados no filme com os da realidade, discutindo com as crianças conceitos ambientais, alternativas voltadas para a conservação dos recursos naturais, problemas ambientais, consequências da poluição, dentre outros. Essa atividade teve como finalidade mostrar a capacidade das crianças na interpretação do filme e relacionar aspectos imaginários do mesmo, com os vividos atualmente. Concluímos que as crianças possuem uma enorme capacidade de entendimento em relação á conservação e preservação ambiental, mas que essa capacidade deve ser aprimorada.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/560
10.33837/msj.v1i11.560
url https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/560
identifier_str_mv 10.33837/msj.v1i11.560
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/560/427
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Bruna Cleyderman Gonzaga et al.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Bruna Cleyderman Gonzaga et al.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí
dc.source.none.fl_str_mv Multi-Science Journal; Vol. 1 No. 11 (2018): ANAIS DO I WORKSHOP DE SOBRE TEMAS CONTEMPORÂNEOS DA EDUCAÇÃO & ENCONTRO PEDAGÓGICO 2018/1 - EDIÇÃO SUPLEMENTAR; 16
Multi-Science Journal; v. 1 n. 11 (2018): ANAIS DO I WORKSHOP DE SOBRE TEMAS CONTEMPORÂNEOS DA EDUCAÇÃO & ENCONTRO PEDAGÓGICO 2018/1 - EDIÇÃO SUPLEMENTAR; 16
2359-6902
2359-6902
reponame:Multi-Science Journal
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)
instacron:IFGO
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)
instacron_str IFGO
institution IFGO
reponame_str Multi-Science Journal
collection Multi-Science Journal
repository.name.fl_str_mv Multi-Science Journal - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)
repository.mail.fl_str_mv guilhermeifgoiano@gmail.com || multiscience@ifgoiano.edu.br || wesley.andrade@ifgoiano.edu.br
_version_ 1798325175789289472