Unindo ficção à realidade: interação das crianças com o meio ambiente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Multi-Science Journal |
Texto Completo: | https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/560 |
Resumo: | A Conservação Ambiental é um tema bastante importante a ser discutido e trabalhado no âmbito escolar. Quando na escola as crianças são auxiliadas e instruídas sobre o que está acontecendo com o meio ambiente (em função de ações antropogênicas), elas se interagem melhor sobre o assunto, e formulam características positivas que irão ajudar em seu próprio futuro e principalmente do planeta, que cada vez mais necessita de pessoas que buscam sua preservação. Com esse intuito, os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação á docência PIBID/BIO do Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí, desenvolveram uma atividade no Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculo em Pires do Rio – GO, voltada para crianças sexto ano do ensino fundamental (faixa etária de 10 a 12 anos). Para isso, foi ulilizado data show em um espaço onde as crianças puderam se sentar e ficar a vontade para assistirem ao filme “Moana”, um filme atrativo, infantile e que contém vertente ambiental. Após o término do filme, foram promovidos vários questionamentos, relacionando aspectos ambientais mostrados no filme com os da realidade, discutindo com as crianças conceitos ambientais, alternativas voltadas para a conservação dos recursos naturais, problemas ambientais, consequências da poluição, dentre outros. Essa atividade teve como finalidade mostrar a capacidade das crianças na interpretação do filme e relacionar aspectos imaginários do mesmo, com os vividos atualmente. Concluímos que as crianças possuem uma enorme capacidade de entendimento em relação á conservação e preservação ambiental, mas que essa capacidade deve ser aprimorada. |
id |
IFGO-1_34ac1e2f68086e1f565359d3489ca7d5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/560 |
network_acronym_str |
IFGO-1 |
network_name_str |
Multi-Science Journal |
repository_id_str |
|
spelling |
Unindo ficção à realidade: interação das crianças com o meio ambienteA Conservação Ambiental é um tema bastante importante a ser discutido e trabalhado no âmbito escolar. Quando na escola as crianças são auxiliadas e instruídas sobre o que está acontecendo com o meio ambiente (em função de ações antropogênicas), elas se interagem melhor sobre o assunto, e formulam características positivas que irão ajudar em seu próprio futuro e principalmente do planeta, que cada vez mais necessita de pessoas que buscam sua preservação. Com esse intuito, os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação á docência PIBID/BIO do Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí, desenvolveram uma atividade no Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculo em Pires do Rio – GO, voltada para crianças sexto ano do ensino fundamental (faixa etária de 10 a 12 anos). Para isso, foi ulilizado data show em um espaço onde as crianças puderam se sentar e ficar a vontade para assistirem ao filme “Moana”, um filme atrativo, infantile e que contém vertente ambiental. Após o término do filme, foram promovidos vários questionamentos, relacionando aspectos ambientais mostrados no filme com os da realidade, discutindo com as crianças conceitos ambientais, alternativas voltadas para a conservação dos recursos naturais, problemas ambientais, consequências da poluição, dentre outros. Essa atividade teve como finalidade mostrar a capacidade das crianças na interpretação do filme e relacionar aspectos imaginários do mesmo, com os vividos atualmente. Concluímos que as crianças possuem uma enorme capacidade de entendimento em relação á conservação e preservação ambiental, mas que essa capacidade deve ser aprimorada.Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí2018-02-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/56010.33837/msj.v1i11.560Multi-Science Journal; Vol. 1 No. 11 (2018): ANAIS DO I WORKSHOP DE SOBRE TEMAS CONTEMPORÂNEOS DA EDUCAÇÃO & ENCONTRO PEDAGÓGICO 2018/1 - EDIÇÃO SUPLEMENTAR; 16Multi-Science Journal; v. 1 n. 11 (2018): ANAIS DO I WORKSHOP DE SOBRE TEMAS CONTEMPORÂNEOS DA EDUCAÇÃO & ENCONTRO PEDAGÓGICO 2018/1 - EDIÇÃO SUPLEMENTAR; 162359-69022359-6902reponame:Multi-Science Journalinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)instacron:IFGOporhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/560/427Copyright (c) 2018 Bruna Cleyderman Gonzaga et al.info:eu-repo/semantics/openAccessGonzaga et al., Bruna Cleyderman2018-02-04T14:30:02Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/560Revistahttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/index.php/multisciencePUBhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/index.php/multiscience/oaiguilhermeifgoiano@gmail.com || multiscience@ifgoiano.edu.br || wesley.andrade@ifgoiano.edu.br2359-69022359-6902opendoar:2018-02-04T14:30:02Multi-Science Journal - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Unindo ficção à realidade: interação das crianças com o meio ambiente |
title |
Unindo ficção à realidade: interação das crianças com o meio ambiente |
spellingShingle |
Unindo ficção à realidade: interação das crianças com o meio ambiente Gonzaga et al., Bruna Cleyderman |
title_short |
Unindo ficção à realidade: interação das crianças com o meio ambiente |
title_full |
Unindo ficção à realidade: interação das crianças com o meio ambiente |
title_fullStr |
Unindo ficção à realidade: interação das crianças com o meio ambiente |
title_full_unstemmed |
Unindo ficção à realidade: interação das crianças com o meio ambiente |
title_sort |
Unindo ficção à realidade: interação das crianças com o meio ambiente |
author |
Gonzaga et al., Bruna Cleyderman |
author_facet |
Gonzaga et al., Bruna Cleyderman |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonzaga et al., Bruna Cleyderman |
description |
A Conservação Ambiental é um tema bastante importante a ser discutido e trabalhado no âmbito escolar. Quando na escola as crianças são auxiliadas e instruídas sobre o que está acontecendo com o meio ambiente (em função de ações antropogênicas), elas se interagem melhor sobre o assunto, e formulam características positivas que irão ajudar em seu próprio futuro e principalmente do planeta, que cada vez mais necessita de pessoas que buscam sua preservação. Com esse intuito, os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação á docência PIBID/BIO do Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí, desenvolveram uma atividade no Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculo em Pires do Rio – GO, voltada para crianças sexto ano do ensino fundamental (faixa etária de 10 a 12 anos). Para isso, foi ulilizado data show em um espaço onde as crianças puderam se sentar e ficar a vontade para assistirem ao filme “Moana”, um filme atrativo, infantile e que contém vertente ambiental. Após o término do filme, foram promovidos vários questionamentos, relacionando aspectos ambientais mostrados no filme com os da realidade, discutindo com as crianças conceitos ambientais, alternativas voltadas para a conservação dos recursos naturais, problemas ambientais, consequências da poluição, dentre outros. Essa atividade teve como finalidade mostrar a capacidade das crianças na interpretação do filme e relacionar aspectos imaginários do mesmo, com os vividos atualmente. Concluímos que as crianças possuem uma enorme capacidade de entendimento em relação á conservação e preservação ambiental, mas que essa capacidade deve ser aprimorada. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-02-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/560 10.33837/msj.v1i11.560 |
url |
https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/560 |
identifier_str_mv |
10.33837/msj.v1i11.560 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/560/427 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Bruna Cleyderman Gonzaga et al. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Bruna Cleyderman Gonzaga et al. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí |
dc.source.none.fl_str_mv |
Multi-Science Journal; Vol. 1 No. 11 (2018): ANAIS DO I WORKSHOP DE SOBRE TEMAS CONTEMPORÂNEOS DA EDUCAÇÃO & ENCONTRO PEDAGÓGICO 2018/1 - EDIÇÃO SUPLEMENTAR; 16 Multi-Science Journal; v. 1 n. 11 (2018): ANAIS DO I WORKSHOP DE SOBRE TEMAS CONTEMPORÂNEOS DA EDUCAÇÃO & ENCONTRO PEDAGÓGICO 2018/1 - EDIÇÃO SUPLEMENTAR; 16 2359-6902 2359-6902 reponame:Multi-Science Journal instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano) instacron:IFGO |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano) |
instacron_str |
IFGO |
institution |
IFGO |
reponame_str |
Multi-Science Journal |
collection |
Multi-Science Journal |
repository.name.fl_str_mv |
Multi-Science Journal - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano) |
repository.mail.fl_str_mv |
guilhermeifgoiano@gmail.com || multiscience@ifgoiano.edu.br || wesley.andrade@ifgoiano.edu.br |
_version_ |
1798325175789289472 |