Novembro azul em sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Multi-Science Journal |
Texto Completo: | https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/549 |
Resumo: | Novembro é o mês em que é sensibilizado com maior intensidade internacionalmente, o câncer de próstata, tendo essa temática intitulada como “Novembro Azul,” que tem por objetivo tornar mais presente na sociedade a sensibilização ao tratamento do câncer relacionado a próstata. Constituído por estudantes bolsistas do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas PIBID/Bio aplicou no dia 05 de novembro de 2016 um projeto no Colégio Municipalizado Sarah Skaf, localizado na cidade de Pires do Rio-GO, trabalho esse com o objetivo de orientar e levar informações sobre o câncer de próstata a jovens estudantes, em primeiro momento foi realizado uma palestra fazendo uso de slides, constando informações importantes sobre a temática, referida acima, tendo ênfase em formas de diagnóstico precoce, pesquisas recentes e resultados, possíveis tratamentos, e como proceder caso presencie essa situação em seu meio social e familiar. Posteriormente foi realizado um trabalho lúdico, uma peça de teatro chamada” Fofoca das empregadas” criada pelos bolsistas envolvidos, peça teatral que aborda uma história, sobre um morador do prédio, no qual as empregadas trabalham, que foi diagnosticado com o câncer de próstata. O câncer de próstata não foi novidade entre os alunos participantes, pelo contrário já era um assunto que estava presente no dia-a-dia, dos estudantes, muitos deles tinham relatos de casos, ocorrido com vizinhos, amigos, ou até mesmo com familiares. É muito gratificante para nos enquanto estudantes poder vivenciar e praticar ações positivas por meio do PIBID, que servem de fonte de lazer associado ao conhecimento, que tem por objetivo secundário tornar a estadia dos alunos em sala de aula mais prazerosa, fugindo um pouco da rotina escolar, que incluiu apenas quadro negro, e livro didático. Trabalhos como esse são realizados com o intuito de ajudar e orientar estudantes que entrarão no ensino fundamental 2, com um conhecimento mais amplo, e concreto sobre temáticas e assuntos que fazem parte do cotidiano, no caso do projeto o câncer de próstata, uma das doenças que infelizmente vêm fazendo parte do nosso dia-a-dia, com altíssimo aumento de casos registrado por todo país e mundo. |
id |
IFGO-1_39955d51f09f13f39ae1aa1099361e81 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/549 |
network_acronym_str |
IFGO-1 |
network_name_str |
Multi-Science Journal |
repository_id_str |
|
spelling |
Novembro azul em sala de aulaNovembro é o mês em que é sensibilizado com maior intensidade internacionalmente, o câncer de próstata, tendo essa temática intitulada como “Novembro Azul,” que tem por objetivo tornar mais presente na sociedade a sensibilização ao tratamento do câncer relacionado a próstata. Constituído por estudantes bolsistas do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas PIBID/Bio aplicou no dia 05 de novembro de 2016 um projeto no Colégio Municipalizado Sarah Skaf, localizado na cidade de Pires do Rio-GO, trabalho esse com o objetivo de orientar e levar informações sobre o câncer de próstata a jovens estudantes, em primeiro momento foi realizado uma palestra fazendo uso de slides, constando informações importantes sobre a temática, referida acima, tendo ênfase em formas de diagnóstico precoce, pesquisas recentes e resultados, possíveis tratamentos, e como proceder caso presencie essa situação em seu meio social e familiar. Posteriormente foi realizado um trabalho lúdico, uma peça de teatro chamada” Fofoca das empregadas” criada pelos bolsistas envolvidos, peça teatral que aborda uma história, sobre um morador do prédio, no qual as empregadas trabalham, que foi diagnosticado com o câncer de próstata. O câncer de próstata não foi novidade entre os alunos participantes, pelo contrário já era um assunto que estava presente no dia-a-dia, dos estudantes, muitos deles tinham relatos de casos, ocorrido com vizinhos, amigos, ou até mesmo com familiares. É muito gratificante para nos enquanto estudantes poder vivenciar e praticar ações positivas por meio do PIBID, que servem de fonte de lazer associado ao conhecimento, que tem por objetivo secundário tornar a estadia dos alunos em sala de aula mais prazerosa, fugindo um pouco da rotina escolar, que incluiu apenas quadro negro, e livro didático. Trabalhos como esse são realizados com o intuito de ajudar e orientar estudantes que entrarão no ensino fundamental 2, com um conhecimento mais amplo, e concreto sobre temáticas e assuntos que fazem parte do cotidiano, no caso do projeto o câncer de próstata, uma das doenças que infelizmente vêm fazendo parte do nosso dia-a-dia, com altíssimo aumento de casos registrado por todo país e mundo.Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí2018-02-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/54910.33837/msj.v1i11.549Multi-Science Journal; Vol. 1 No. 11 (2018): ANAIS DO I WORKSHOP DE SOBRE TEMAS CONTEMPORÂNEOS DA EDUCAÇÃO & ENCONTRO PEDAGÓGICO 2018/1 - EDIÇÃO SUPLEMENTAR; 5Multi-Science Journal; v. 1 n. 11 (2018): ANAIS DO I WORKSHOP DE SOBRE TEMAS CONTEMPORÂNEOS DA EDUCAÇÃO & ENCONTRO PEDAGÓGICO 2018/1 - EDIÇÃO SUPLEMENTAR; 52359-69022359-6902reponame:Multi-Science Journalinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)instacron:IFGOporhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/549/412https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/549/413Copyright (c) 2018 Marcos Antônio Garcia Caetano da Costa, Andressa de Souza Almeida, Guilherme Malafaiainfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Marcos Antônio Garcia Caetano daAlmeida, Andressa de SouzaMalafaia, Guilherme2018-02-04T14:30:02Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/549Revistahttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/index.php/multisciencePUBhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/index.php/multiscience/oaiguilhermeifgoiano@gmail.com || multiscience@ifgoiano.edu.br || wesley.andrade@ifgoiano.edu.br2359-69022359-6902opendoar:2018-02-04T14:30:02Multi-Science Journal - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Novembro azul em sala de aula |
title |
Novembro azul em sala de aula |
spellingShingle |
Novembro azul em sala de aula Costa, Marcos Antônio Garcia Caetano da |
title_short |
Novembro azul em sala de aula |
title_full |
Novembro azul em sala de aula |
title_fullStr |
Novembro azul em sala de aula |
title_full_unstemmed |
Novembro azul em sala de aula |
title_sort |
Novembro azul em sala de aula |
author |
Costa, Marcos Antônio Garcia Caetano da |
author_facet |
Costa, Marcos Antônio Garcia Caetano da Almeida, Andressa de Souza Malafaia, Guilherme |
author_role |
author |
author2 |
Almeida, Andressa de Souza Malafaia, Guilherme |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Marcos Antônio Garcia Caetano da Almeida, Andressa de Souza Malafaia, Guilherme |
description |
Novembro é o mês em que é sensibilizado com maior intensidade internacionalmente, o câncer de próstata, tendo essa temática intitulada como “Novembro Azul,” que tem por objetivo tornar mais presente na sociedade a sensibilização ao tratamento do câncer relacionado a próstata. Constituído por estudantes bolsistas do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas PIBID/Bio aplicou no dia 05 de novembro de 2016 um projeto no Colégio Municipalizado Sarah Skaf, localizado na cidade de Pires do Rio-GO, trabalho esse com o objetivo de orientar e levar informações sobre o câncer de próstata a jovens estudantes, em primeiro momento foi realizado uma palestra fazendo uso de slides, constando informações importantes sobre a temática, referida acima, tendo ênfase em formas de diagnóstico precoce, pesquisas recentes e resultados, possíveis tratamentos, e como proceder caso presencie essa situação em seu meio social e familiar. Posteriormente foi realizado um trabalho lúdico, uma peça de teatro chamada” Fofoca das empregadas” criada pelos bolsistas envolvidos, peça teatral que aborda uma história, sobre um morador do prédio, no qual as empregadas trabalham, que foi diagnosticado com o câncer de próstata. O câncer de próstata não foi novidade entre os alunos participantes, pelo contrário já era um assunto que estava presente no dia-a-dia, dos estudantes, muitos deles tinham relatos de casos, ocorrido com vizinhos, amigos, ou até mesmo com familiares. É muito gratificante para nos enquanto estudantes poder vivenciar e praticar ações positivas por meio do PIBID, que servem de fonte de lazer associado ao conhecimento, que tem por objetivo secundário tornar a estadia dos alunos em sala de aula mais prazerosa, fugindo um pouco da rotina escolar, que incluiu apenas quadro negro, e livro didático. Trabalhos como esse são realizados com o intuito de ajudar e orientar estudantes que entrarão no ensino fundamental 2, com um conhecimento mais amplo, e concreto sobre temáticas e assuntos que fazem parte do cotidiano, no caso do projeto o câncer de próstata, uma das doenças que infelizmente vêm fazendo parte do nosso dia-a-dia, com altíssimo aumento de casos registrado por todo país e mundo. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-02-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/549 10.33837/msj.v1i11.549 |
url |
https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/549 |
identifier_str_mv |
10.33837/msj.v1i11.549 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/549/412 https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/549/413 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí |
dc.source.none.fl_str_mv |
Multi-Science Journal; Vol. 1 No. 11 (2018): ANAIS DO I WORKSHOP DE SOBRE TEMAS CONTEMPORÂNEOS DA EDUCAÇÃO & ENCONTRO PEDAGÓGICO 2018/1 - EDIÇÃO SUPLEMENTAR; 5 Multi-Science Journal; v. 1 n. 11 (2018): ANAIS DO I WORKSHOP DE SOBRE TEMAS CONTEMPORÂNEOS DA EDUCAÇÃO & ENCONTRO PEDAGÓGICO 2018/1 - EDIÇÃO SUPLEMENTAR; 5 2359-6902 2359-6902 reponame:Multi-Science Journal instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano) instacron:IFGO |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano) |
instacron_str |
IFGO |
institution |
IFGO |
reponame_str |
Multi-Science Journal |
collection |
Multi-Science Journal |
repository.name.fl_str_mv |
Multi-Science Journal - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano) |
repository.mail.fl_str_mv |
guilhermeifgoiano@gmail.com || multiscience@ifgoiano.edu.br || wesley.andrade@ifgoiano.edu.br |
_version_ |
1798325175765172224 |