Novembro azul em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Marcos Antônio Garcia Caetano da
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Almeida, Andressa de Souza, Malafaia, Guilherme
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Multi-Science Journal
Texto Completo: https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/549
Resumo: Novembro é o mês em que é sensibilizado com maior intensidade internacionalmente, o câncer de próstata, tendo essa temática intitulada como “Novembro Azul,” que tem por objetivo tornar mais presente na sociedade a sensibilização ao tratamento do câncer relacionado a próstata. Constituído por estudantes bolsistas do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas PIBID/Bio aplicou no dia 05 de novembro de 2016 um projeto no Colégio Municipalizado Sarah Skaf, localizado na cidade de Pires do Rio-GO, trabalho esse com o objetivo de orientar e levar informações sobre o câncer de próstata a jovens estudantes, em primeiro momento foi  realizado uma palestra fazendo uso  de slides, constando informações importantes sobre a temática, referida acima, tendo  ênfase em formas de diagnóstico precoce, pesquisas recentes e resultados, possíveis tratamentos, e como proceder caso presencie essa situação em seu  meio social e familiar. Posteriormente foi realizado um trabalho lúdico, uma peça de teatro chamada” Fofoca das empregadas” criada pelos bolsistas envolvidos, peça teatral que aborda uma história, sobre um morador do prédio, no qual as empregadas trabalham, que foi diagnosticado com o câncer de próstata. O câncer de próstata não foi novidade entre os alunos participantes, pelo contrário já era um assunto que estava presente no dia-a-dia, dos estudantes, muitos deles tinham  relatos de casos, ocorrido com vizinhos, amigos, ou  até mesmo  com  familiares. É muito gratificante para nos enquanto estudantes poder vivenciar e praticar ações positivas por meio do PIBID, que servem de fonte de lazer associado ao conhecimento, que tem por objetivo secundário tornar a estadia dos alunos em sala de aula mais prazerosa, fugindo um pouco da rotina escolar, que incluiu apenas quadro negro, e livro didático. Trabalhos como esse são realizados com o intuito de ajudar e orientar estudantes que entrarão no ensino fundamental 2, com um conhecimento mais amplo, e concreto sobre temáticas e assuntos que fazem parte do cotidiano, no caso do projeto o câncer de próstata, uma das doenças que infelizmente vêm fazendo parte do nosso dia-a-dia, com altíssimo aumento de casos registrado por todo país e mundo.
id IFGO-1_39955d51f09f13f39ae1aa1099361e81
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/549
network_acronym_str IFGO-1
network_name_str Multi-Science Journal
repository_id_str
spelling Novembro azul em sala de aulaNovembro é o mês em que é sensibilizado com maior intensidade internacionalmente, o câncer de próstata, tendo essa temática intitulada como “Novembro Azul,” que tem por objetivo tornar mais presente na sociedade a sensibilização ao tratamento do câncer relacionado a próstata. Constituído por estudantes bolsistas do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas PIBID/Bio aplicou no dia 05 de novembro de 2016 um projeto no Colégio Municipalizado Sarah Skaf, localizado na cidade de Pires do Rio-GO, trabalho esse com o objetivo de orientar e levar informações sobre o câncer de próstata a jovens estudantes, em primeiro momento foi  realizado uma palestra fazendo uso  de slides, constando informações importantes sobre a temática, referida acima, tendo  ênfase em formas de diagnóstico precoce, pesquisas recentes e resultados, possíveis tratamentos, e como proceder caso presencie essa situação em seu  meio social e familiar. Posteriormente foi realizado um trabalho lúdico, uma peça de teatro chamada” Fofoca das empregadas” criada pelos bolsistas envolvidos, peça teatral que aborda uma história, sobre um morador do prédio, no qual as empregadas trabalham, que foi diagnosticado com o câncer de próstata. O câncer de próstata não foi novidade entre os alunos participantes, pelo contrário já era um assunto que estava presente no dia-a-dia, dos estudantes, muitos deles tinham  relatos de casos, ocorrido com vizinhos, amigos, ou  até mesmo  com  familiares. É muito gratificante para nos enquanto estudantes poder vivenciar e praticar ações positivas por meio do PIBID, que servem de fonte de lazer associado ao conhecimento, que tem por objetivo secundário tornar a estadia dos alunos em sala de aula mais prazerosa, fugindo um pouco da rotina escolar, que incluiu apenas quadro negro, e livro didático. Trabalhos como esse são realizados com o intuito de ajudar e orientar estudantes que entrarão no ensino fundamental 2, com um conhecimento mais amplo, e concreto sobre temáticas e assuntos que fazem parte do cotidiano, no caso do projeto o câncer de próstata, uma das doenças que infelizmente vêm fazendo parte do nosso dia-a-dia, com altíssimo aumento de casos registrado por todo país e mundo.Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí2018-02-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/54910.33837/msj.v1i11.549Multi-Science Journal; Vol. 1 No. 11 (2018): ANAIS DO I WORKSHOP DE SOBRE TEMAS CONTEMPORÂNEOS DA EDUCAÇÃO & ENCONTRO PEDAGÓGICO 2018/1 - EDIÇÃO SUPLEMENTAR; 5Multi-Science Journal; v. 1 n. 11 (2018): ANAIS DO I WORKSHOP DE SOBRE TEMAS CONTEMPORÂNEOS DA EDUCAÇÃO & ENCONTRO PEDAGÓGICO 2018/1 - EDIÇÃO SUPLEMENTAR; 52359-69022359-6902reponame:Multi-Science Journalinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)instacron:IFGOporhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/549/412https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/549/413Copyright (c) 2018 Marcos Antônio Garcia Caetano da Costa, Andressa de Souza Almeida, Guilherme Malafaiainfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Marcos Antônio Garcia Caetano daAlmeida, Andressa de SouzaMalafaia, Guilherme2018-02-04T14:30:02Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/549Revistahttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/index.php/multisciencePUBhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/index.php/multiscience/oaiguilhermeifgoiano@gmail.com || multiscience@ifgoiano.edu.br || wesley.andrade@ifgoiano.edu.br2359-69022359-6902opendoar:2018-02-04T14:30:02Multi-Science Journal - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)false
dc.title.none.fl_str_mv Novembro azul em sala de aula
title Novembro azul em sala de aula
spellingShingle Novembro azul em sala de aula
Costa, Marcos Antônio Garcia Caetano da
title_short Novembro azul em sala de aula
title_full Novembro azul em sala de aula
title_fullStr Novembro azul em sala de aula
title_full_unstemmed Novembro azul em sala de aula
title_sort Novembro azul em sala de aula
author Costa, Marcos Antônio Garcia Caetano da
author_facet Costa, Marcos Antônio Garcia Caetano da
Almeida, Andressa de Souza
Malafaia, Guilherme
author_role author
author2 Almeida, Andressa de Souza
Malafaia, Guilherme
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Marcos Antônio Garcia Caetano da
Almeida, Andressa de Souza
Malafaia, Guilherme
description Novembro é o mês em que é sensibilizado com maior intensidade internacionalmente, o câncer de próstata, tendo essa temática intitulada como “Novembro Azul,” que tem por objetivo tornar mais presente na sociedade a sensibilização ao tratamento do câncer relacionado a próstata. Constituído por estudantes bolsistas do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas PIBID/Bio aplicou no dia 05 de novembro de 2016 um projeto no Colégio Municipalizado Sarah Skaf, localizado na cidade de Pires do Rio-GO, trabalho esse com o objetivo de orientar e levar informações sobre o câncer de próstata a jovens estudantes, em primeiro momento foi  realizado uma palestra fazendo uso  de slides, constando informações importantes sobre a temática, referida acima, tendo  ênfase em formas de diagnóstico precoce, pesquisas recentes e resultados, possíveis tratamentos, e como proceder caso presencie essa situação em seu  meio social e familiar. Posteriormente foi realizado um trabalho lúdico, uma peça de teatro chamada” Fofoca das empregadas” criada pelos bolsistas envolvidos, peça teatral que aborda uma história, sobre um morador do prédio, no qual as empregadas trabalham, que foi diagnosticado com o câncer de próstata. O câncer de próstata não foi novidade entre os alunos participantes, pelo contrário já era um assunto que estava presente no dia-a-dia, dos estudantes, muitos deles tinham  relatos de casos, ocorrido com vizinhos, amigos, ou  até mesmo  com  familiares. É muito gratificante para nos enquanto estudantes poder vivenciar e praticar ações positivas por meio do PIBID, que servem de fonte de lazer associado ao conhecimento, que tem por objetivo secundário tornar a estadia dos alunos em sala de aula mais prazerosa, fugindo um pouco da rotina escolar, que incluiu apenas quadro negro, e livro didático. Trabalhos como esse são realizados com o intuito de ajudar e orientar estudantes que entrarão no ensino fundamental 2, com um conhecimento mais amplo, e concreto sobre temáticas e assuntos que fazem parte do cotidiano, no caso do projeto o câncer de próstata, uma das doenças que infelizmente vêm fazendo parte do nosso dia-a-dia, com altíssimo aumento de casos registrado por todo país e mundo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/549
10.33837/msj.v1i11.549
url https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/549
identifier_str_mv 10.33837/msj.v1i11.549
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/549/412
https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/549/413
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí
dc.source.none.fl_str_mv Multi-Science Journal; Vol. 1 No. 11 (2018): ANAIS DO I WORKSHOP DE SOBRE TEMAS CONTEMPORÂNEOS DA EDUCAÇÃO & ENCONTRO PEDAGÓGICO 2018/1 - EDIÇÃO SUPLEMENTAR; 5
Multi-Science Journal; v. 1 n. 11 (2018): ANAIS DO I WORKSHOP DE SOBRE TEMAS CONTEMPORÂNEOS DA EDUCAÇÃO & ENCONTRO PEDAGÓGICO 2018/1 - EDIÇÃO SUPLEMENTAR; 5
2359-6902
2359-6902
reponame:Multi-Science Journal
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)
instacron:IFGO
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)
instacron_str IFGO
institution IFGO
reponame_str Multi-Science Journal
collection Multi-Science Journal
repository.name.fl_str_mv Multi-Science Journal - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)
repository.mail.fl_str_mv guilhermeifgoiano@gmail.com || multiscience@ifgoiano.edu.br || wesley.andrade@ifgoiano.edu.br
_version_ 1798325175765172224