Utilizações do vinte de novembro: como o dia da consciência negra é percebido em sala de aula?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Genesi, Luiz Filipe Dias
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Andrade, Daniela Linkevicius de
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3286
Resumo: Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014
id UNIL_81015326d54bf84f544a41d8c2780aaa
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/3286
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Utilizações do vinte de novembro: como o dia da consciência negra é percebido em sala de aula?Dia da Consciência Negra (20 de novembro)Identidade negraFeriados e festas cívicasAnais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014O presente trabalho se destina a expor a atividade desenvolvida pelos bolsistas do subprojeto do PIBID de História 1 da UFPR, sob coordenação da Profa. Dra. Karina KosickiBellotti, juntamente com os professores supervisores Alisson Gonçalves e Daniel Nodari, nos colégios Manoel Ribas e Dom Pedro II, respectivamente. Tais atividades, ocorridas em Novembro de 2013, foram designadas com o objetivo de discutir a questão da identidade negra e a ocasião do dia 20 de novembro – dia da Consciência Negra.Ao longo da atividade os bolsistas puderam perceber as dificuldades de cada turma em lidar com o tema e, principalmente, as diferenças de percepção que os alunos de cada escola (que continham perfis sócio-econômicos muito diferentes) apresentaram, mostrando a importância de se problematizar historicamente alguns conceitos que fazem parte do cotidiano dos próprios alunos e que se apresentam de formas diversas na sociedadeUnila2014-10info:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdf2316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3286porinfo:eu-repo/semantics/openAccessGenesi, Luiz Filipe DiasAndrade, Daniela Linkevicius dereponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:55:41Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/3286Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:55:41Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Utilizações do vinte de novembro: como o dia da consciência negra é percebido em sala de aula?
title Utilizações do vinte de novembro: como o dia da consciência negra é percebido em sala de aula?
spellingShingle Utilizações do vinte de novembro: como o dia da consciência negra é percebido em sala de aula?
Genesi, Luiz Filipe Dias
Dia da Consciência Negra (20 de novembro)
Identidade negra
Feriados e festas cívicas
title_short Utilizações do vinte de novembro: como o dia da consciência negra é percebido em sala de aula?
title_full Utilizações do vinte de novembro: como o dia da consciência negra é percebido em sala de aula?
title_fullStr Utilizações do vinte de novembro: como o dia da consciência negra é percebido em sala de aula?
title_full_unstemmed Utilizações do vinte de novembro: como o dia da consciência negra é percebido em sala de aula?
title_sort Utilizações do vinte de novembro: como o dia da consciência negra é percebido em sala de aula?
author Genesi, Luiz Filipe Dias
author_facet Genesi, Luiz Filipe Dias
Andrade, Daniela Linkevicius de
author_role author
author2 Andrade, Daniela Linkevicius de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Genesi, Luiz Filipe Dias
Andrade, Daniela Linkevicius de
dc.subject.por.fl_str_mv Dia da Consciência Negra (20 de novembro)
Identidade negra
Feriados e festas cívicas
topic Dia da Consciência Negra (20 de novembro)
Identidade negra
Feriados e festas cívicas
description Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 2316-8285
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3286
identifier_str_mv 2316-8285
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3286
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unila
publisher.none.fl_str_mv Unila
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285253649006592