Desvendando a sétima arte no âmbito científico: experiência vivenciada por bolsistas do subprojeto PIBID/Biologia do Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos et al., Natália Aparecida
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Multi-Science Journal
Texto Completo: https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/554
Resumo: A sétima arte, assim denominada ao cinema pelo crítico cinematográfico Ricciotto Canuto em 1911 na obra Manifesto das Sete Artes, ainda movimenta o dia a dia de inúmeros jovens na sociedade, viabilizando a formação crítica de princípios vivenciados. Seu uso em âmbito educacional já foi bastante habitual, porém, o conhecimento no backstage é muito pouco afamado levando em consideração que seu uso não se encaixa a esse meio. Partindo desse pressuposto, bolsistas do PIBID/Biologia do Instituto Federal Goiano Câmpus Urutaí, juntamente com professores do Ensino Médio Técnico da instituição, levaram à II Mostra de Ciências e Artes do IF Goiano, a alternativa de Desvendar a Sétima Arte juntamente os discentes matriculados. Dois alunos do primeiro ano do curso técnico em informática, ambos com 16 anos, orientados pelos bolsistas, desenvolveram a atividade através de pesquisas e leituras. A II Mostra de Ciências e Artes do IF Goiano – Câmpus Urutaí ocorreu em novembro de 2014 no período matutino, com a participação de todos alunos matriculados na instituição e demais subprojetos do PIBID/CAPES. Foi utilizado pelos alunos uma banca de apresentação, onde foram expostas capas de filmes com triunfo nas telas, despertando o interesse dos visitantes. Em seguida eram enfatizadas informações, aspectos básicos e instigado o interesse sobre o funcionamento básico para se produzir imagens móveis, introduzindo então ao desvendamento da mesma. Para exemplificar, foi produzido pelos alunos, um experimento simples chamado de Caixa Preta, onde foram utilizados uma caixa de papelão grande, TNT preto, estilete e uma folha chamex A4 branca. Com o mesmo, é possível visualizar o reflexo de uma imagem qualquer sendo projetada no interior da caixa por um orifício feito a 30 cm da borda superior atingindo o aparato de chamex, tal resultado, é cientificamente explicado pelos princípios da ótica geométrica onde os raios de luz se propagam em linha reta, formando então uma imagem invertida. Portanto, alguns participantes ditaram a experiência como realista, enquanto outros encontraram dificuldades em visualizar imagens no aparato, porém ambos relevaram a surpresa em perceber a ciência presente no Backstage da arte.
id IFGO-1_65e9170bdc2fc01c4d95b8b4a1afb84c
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/554
network_acronym_str IFGO-1
network_name_str Multi-Science Journal
repository_id_str
spelling Desvendando a sétima arte no âmbito científico: experiência vivenciada por bolsistas do subprojeto PIBID/Biologia do Instituto Federal Goiano – Campus UrutaíA sétima arte, assim denominada ao cinema pelo crítico cinematográfico Ricciotto Canuto em 1911 na obra Manifesto das Sete Artes, ainda movimenta o dia a dia de inúmeros jovens na sociedade, viabilizando a formação crítica de princípios vivenciados. Seu uso em âmbito educacional já foi bastante habitual, porém, o conhecimento no backstage é muito pouco afamado levando em consideração que seu uso não se encaixa a esse meio. Partindo desse pressuposto, bolsistas do PIBID/Biologia do Instituto Federal Goiano Câmpus Urutaí, juntamente com professores do Ensino Médio Técnico da instituição, levaram à II Mostra de Ciências e Artes do IF Goiano, a alternativa de Desvendar a Sétima Arte juntamente os discentes matriculados. Dois alunos do primeiro ano do curso técnico em informática, ambos com 16 anos, orientados pelos bolsistas, desenvolveram a atividade através de pesquisas e leituras. A II Mostra de Ciências e Artes do IF Goiano – Câmpus Urutaí ocorreu em novembro de 2014 no período matutino, com a participação de todos alunos matriculados na instituição e demais subprojetos do PIBID/CAPES. Foi utilizado pelos alunos uma banca de apresentação, onde foram expostas capas de filmes com triunfo nas telas, despertando o interesse dos visitantes. Em seguida eram enfatizadas informações, aspectos básicos e instigado o interesse sobre o funcionamento básico para se produzir imagens móveis, introduzindo então ao desvendamento da mesma. Para exemplificar, foi produzido pelos alunos, um experimento simples chamado de Caixa Preta, onde foram utilizados uma caixa de papelão grande, TNT preto, estilete e uma folha chamex A4 branca. Com o mesmo, é possível visualizar o reflexo de uma imagem qualquer sendo projetada no interior da caixa por um orifício feito a 30 cm da borda superior atingindo o aparato de chamex, tal resultado, é cientificamente explicado pelos princípios da ótica geométrica onde os raios de luz se propagam em linha reta, formando então uma imagem invertida. Portanto, alguns participantes ditaram a experiência como realista, enquanto outros encontraram dificuldades em visualizar imagens no aparato, porém ambos relevaram a surpresa em perceber a ciência presente no Backstage da arte.Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí2018-02-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/55410.33837/msj.v1i11.554Multi-Science Journal; Vol. 1 No. 11 (2018): ANAIS DO I WORKSHOP DE SOBRE TEMAS CONTEMPORÂNEOS DA EDUCAÇÃO & ENCONTRO PEDAGÓGICO 2018/1 - EDIÇÃO SUPLEMENTAR; 10Multi-Science Journal; v. 1 n. 11 (2018): ANAIS DO I WORKSHOP DE SOBRE TEMAS CONTEMPORÂNEOS DA EDUCAÇÃO & ENCONTRO PEDAGÓGICO 2018/1 - EDIÇÃO SUPLEMENTAR; 102359-69022359-6902reponame:Multi-Science Journalinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)instacron:IFGOporhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/554/421Copyright (c) 2018 Natália Aparecida Campos et al.info:eu-repo/semantics/openAccessCampos et al., Natália Aparecida2018-02-04T14:30:02Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/554Revistahttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/index.php/multisciencePUBhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/index.php/multiscience/oaiguilhermeifgoiano@gmail.com || multiscience@ifgoiano.edu.br || wesley.andrade@ifgoiano.edu.br2359-69022359-6902opendoar:2018-02-04T14:30:02Multi-Science Journal - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)false
dc.title.none.fl_str_mv Desvendando a sétima arte no âmbito científico: experiência vivenciada por bolsistas do subprojeto PIBID/Biologia do Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí
title Desvendando a sétima arte no âmbito científico: experiência vivenciada por bolsistas do subprojeto PIBID/Biologia do Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí
spellingShingle Desvendando a sétima arte no âmbito científico: experiência vivenciada por bolsistas do subprojeto PIBID/Biologia do Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí
Campos et al., Natália Aparecida
title_short Desvendando a sétima arte no âmbito científico: experiência vivenciada por bolsistas do subprojeto PIBID/Biologia do Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí
title_full Desvendando a sétima arte no âmbito científico: experiência vivenciada por bolsistas do subprojeto PIBID/Biologia do Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí
title_fullStr Desvendando a sétima arte no âmbito científico: experiência vivenciada por bolsistas do subprojeto PIBID/Biologia do Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí
title_full_unstemmed Desvendando a sétima arte no âmbito científico: experiência vivenciada por bolsistas do subprojeto PIBID/Biologia do Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí
title_sort Desvendando a sétima arte no âmbito científico: experiência vivenciada por bolsistas do subprojeto PIBID/Biologia do Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí
author Campos et al., Natália Aparecida
author_facet Campos et al., Natália Aparecida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos et al., Natália Aparecida
description A sétima arte, assim denominada ao cinema pelo crítico cinematográfico Ricciotto Canuto em 1911 na obra Manifesto das Sete Artes, ainda movimenta o dia a dia de inúmeros jovens na sociedade, viabilizando a formação crítica de princípios vivenciados. Seu uso em âmbito educacional já foi bastante habitual, porém, o conhecimento no backstage é muito pouco afamado levando em consideração que seu uso não se encaixa a esse meio. Partindo desse pressuposto, bolsistas do PIBID/Biologia do Instituto Federal Goiano Câmpus Urutaí, juntamente com professores do Ensino Médio Técnico da instituição, levaram à II Mostra de Ciências e Artes do IF Goiano, a alternativa de Desvendar a Sétima Arte juntamente os discentes matriculados. Dois alunos do primeiro ano do curso técnico em informática, ambos com 16 anos, orientados pelos bolsistas, desenvolveram a atividade através de pesquisas e leituras. A II Mostra de Ciências e Artes do IF Goiano – Câmpus Urutaí ocorreu em novembro de 2014 no período matutino, com a participação de todos alunos matriculados na instituição e demais subprojetos do PIBID/CAPES. Foi utilizado pelos alunos uma banca de apresentação, onde foram expostas capas de filmes com triunfo nas telas, despertando o interesse dos visitantes. Em seguida eram enfatizadas informações, aspectos básicos e instigado o interesse sobre o funcionamento básico para se produzir imagens móveis, introduzindo então ao desvendamento da mesma. Para exemplificar, foi produzido pelos alunos, um experimento simples chamado de Caixa Preta, onde foram utilizados uma caixa de papelão grande, TNT preto, estilete e uma folha chamex A4 branca. Com o mesmo, é possível visualizar o reflexo de uma imagem qualquer sendo projetada no interior da caixa por um orifício feito a 30 cm da borda superior atingindo o aparato de chamex, tal resultado, é cientificamente explicado pelos princípios da ótica geométrica onde os raios de luz se propagam em linha reta, formando então uma imagem invertida. Portanto, alguns participantes ditaram a experiência como realista, enquanto outros encontraram dificuldades em visualizar imagens no aparato, porém ambos relevaram a surpresa em perceber a ciência presente no Backstage da arte.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/554
10.33837/msj.v1i11.554
url https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/554
identifier_str_mv 10.33837/msj.v1i11.554
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/554/421
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Natália Aparecida Campos et al.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Natália Aparecida Campos et al.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí
dc.source.none.fl_str_mv Multi-Science Journal; Vol. 1 No. 11 (2018): ANAIS DO I WORKSHOP DE SOBRE TEMAS CONTEMPORÂNEOS DA EDUCAÇÃO & ENCONTRO PEDAGÓGICO 2018/1 - EDIÇÃO SUPLEMENTAR; 10
Multi-Science Journal; v. 1 n. 11 (2018): ANAIS DO I WORKSHOP DE SOBRE TEMAS CONTEMPORÂNEOS DA EDUCAÇÃO & ENCONTRO PEDAGÓGICO 2018/1 - EDIÇÃO SUPLEMENTAR; 10
2359-6902
2359-6902
reponame:Multi-Science Journal
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)
instacron:IFGO
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)
instacron_str IFGO
institution IFGO
reponame_str Multi-Science Journal
collection Multi-Science Journal
repository.name.fl_str_mv Multi-Science Journal - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)
repository.mail.fl_str_mv guilhermeifgoiano@gmail.com || multiscience@ifgoiano.edu.br || wesley.andrade@ifgoiano.edu.br
_version_ 1798325175776706560