Desvendando a sétima arte no âmbito científico: experiência vivenciada por bolsistas do subprojeto PIBID/Biologia do Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Multi-Science Journal |
Texto Completo: | https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/554 |
Resumo: | A sétima arte, assim denominada ao cinema pelo crítico cinematográfico Ricciotto Canuto em 1911 na obra Manifesto das Sete Artes, ainda movimenta o dia a dia de inúmeros jovens na sociedade, viabilizando a formação crítica de princípios vivenciados. Seu uso em âmbito educacional já foi bastante habitual, porém, o conhecimento no backstage é muito pouco afamado levando em consideração que seu uso não se encaixa a esse meio. Partindo desse pressuposto, bolsistas do PIBID/Biologia do Instituto Federal Goiano Câmpus Urutaí, juntamente com professores do Ensino Médio Técnico da instituição, levaram à II Mostra de Ciências e Artes do IF Goiano, a alternativa de Desvendar a Sétima Arte juntamente os discentes matriculados. Dois alunos do primeiro ano do curso técnico em informática, ambos com 16 anos, orientados pelos bolsistas, desenvolveram a atividade através de pesquisas e leituras. A II Mostra de Ciências e Artes do IF Goiano – Câmpus Urutaí ocorreu em novembro de 2014 no período matutino, com a participação de todos alunos matriculados na instituição e demais subprojetos do PIBID/CAPES. Foi utilizado pelos alunos uma banca de apresentação, onde foram expostas capas de filmes com triunfo nas telas, despertando o interesse dos visitantes. Em seguida eram enfatizadas informações, aspectos básicos e instigado o interesse sobre o funcionamento básico para se produzir imagens móveis, introduzindo então ao desvendamento da mesma. Para exemplificar, foi produzido pelos alunos, um experimento simples chamado de Caixa Preta, onde foram utilizados uma caixa de papelão grande, TNT preto, estilete e uma folha chamex A4 branca. Com o mesmo, é possível visualizar o reflexo de uma imagem qualquer sendo projetada no interior da caixa por um orifício feito a 30 cm da borda superior atingindo o aparato de chamex, tal resultado, é cientificamente explicado pelos princípios da ótica geométrica onde os raios de luz se propagam em linha reta, formando então uma imagem invertida. Portanto, alguns participantes ditaram a experiência como realista, enquanto outros encontraram dificuldades em visualizar imagens no aparato, porém ambos relevaram a surpresa em perceber a ciência presente no Backstage da arte. |
id |
IFGO-1_65e9170bdc2fc01c4d95b8b4a1afb84c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/554 |
network_acronym_str |
IFGO-1 |
network_name_str |
Multi-Science Journal |
repository_id_str |
|
spelling |
Desvendando a sétima arte no âmbito científico: experiência vivenciada por bolsistas do subprojeto PIBID/Biologia do Instituto Federal Goiano – Campus UrutaíA sétima arte, assim denominada ao cinema pelo crítico cinematográfico Ricciotto Canuto em 1911 na obra Manifesto das Sete Artes, ainda movimenta o dia a dia de inúmeros jovens na sociedade, viabilizando a formação crítica de princípios vivenciados. Seu uso em âmbito educacional já foi bastante habitual, porém, o conhecimento no backstage é muito pouco afamado levando em consideração que seu uso não se encaixa a esse meio. Partindo desse pressuposto, bolsistas do PIBID/Biologia do Instituto Federal Goiano Câmpus Urutaí, juntamente com professores do Ensino Médio Técnico da instituição, levaram à II Mostra de Ciências e Artes do IF Goiano, a alternativa de Desvendar a Sétima Arte juntamente os discentes matriculados. Dois alunos do primeiro ano do curso técnico em informática, ambos com 16 anos, orientados pelos bolsistas, desenvolveram a atividade através de pesquisas e leituras. A II Mostra de Ciências e Artes do IF Goiano – Câmpus Urutaí ocorreu em novembro de 2014 no período matutino, com a participação de todos alunos matriculados na instituição e demais subprojetos do PIBID/CAPES. Foi utilizado pelos alunos uma banca de apresentação, onde foram expostas capas de filmes com triunfo nas telas, despertando o interesse dos visitantes. Em seguida eram enfatizadas informações, aspectos básicos e instigado o interesse sobre o funcionamento básico para se produzir imagens móveis, introduzindo então ao desvendamento da mesma. Para exemplificar, foi produzido pelos alunos, um experimento simples chamado de Caixa Preta, onde foram utilizados uma caixa de papelão grande, TNT preto, estilete e uma folha chamex A4 branca. Com o mesmo, é possível visualizar o reflexo de uma imagem qualquer sendo projetada no interior da caixa por um orifício feito a 30 cm da borda superior atingindo o aparato de chamex, tal resultado, é cientificamente explicado pelos princípios da ótica geométrica onde os raios de luz se propagam em linha reta, formando então uma imagem invertida. Portanto, alguns participantes ditaram a experiência como realista, enquanto outros encontraram dificuldades em visualizar imagens no aparato, porém ambos relevaram a surpresa em perceber a ciência presente no Backstage da arte.Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí2018-02-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/55410.33837/msj.v1i11.554Multi-Science Journal; Vol. 1 No. 11 (2018): ANAIS DO I WORKSHOP DE SOBRE TEMAS CONTEMPORÂNEOS DA EDUCAÇÃO & ENCONTRO PEDAGÓGICO 2018/1 - EDIÇÃO SUPLEMENTAR; 10Multi-Science Journal; v. 1 n. 11 (2018): ANAIS DO I WORKSHOP DE SOBRE TEMAS CONTEMPORÂNEOS DA EDUCAÇÃO & ENCONTRO PEDAGÓGICO 2018/1 - EDIÇÃO SUPLEMENTAR; 102359-69022359-6902reponame:Multi-Science Journalinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)instacron:IFGOporhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/554/421Copyright (c) 2018 Natália Aparecida Campos et al.info:eu-repo/semantics/openAccessCampos et al., Natália Aparecida2018-02-04T14:30:02Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/554Revistahttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/index.php/multisciencePUBhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/index.php/multiscience/oaiguilhermeifgoiano@gmail.com || multiscience@ifgoiano.edu.br || wesley.andrade@ifgoiano.edu.br2359-69022359-6902opendoar:2018-02-04T14:30:02Multi-Science Journal - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desvendando a sétima arte no âmbito científico: experiência vivenciada por bolsistas do subprojeto PIBID/Biologia do Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí |
title |
Desvendando a sétima arte no âmbito científico: experiência vivenciada por bolsistas do subprojeto PIBID/Biologia do Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí |
spellingShingle |
Desvendando a sétima arte no âmbito científico: experiência vivenciada por bolsistas do subprojeto PIBID/Biologia do Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí Campos et al., Natália Aparecida |
title_short |
Desvendando a sétima arte no âmbito científico: experiência vivenciada por bolsistas do subprojeto PIBID/Biologia do Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí |
title_full |
Desvendando a sétima arte no âmbito científico: experiência vivenciada por bolsistas do subprojeto PIBID/Biologia do Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí |
title_fullStr |
Desvendando a sétima arte no âmbito científico: experiência vivenciada por bolsistas do subprojeto PIBID/Biologia do Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí |
title_full_unstemmed |
Desvendando a sétima arte no âmbito científico: experiência vivenciada por bolsistas do subprojeto PIBID/Biologia do Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí |
title_sort |
Desvendando a sétima arte no âmbito científico: experiência vivenciada por bolsistas do subprojeto PIBID/Biologia do Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí |
author |
Campos et al., Natália Aparecida |
author_facet |
Campos et al., Natália Aparecida |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campos et al., Natália Aparecida |
description |
A sétima arte, assim denominada ao cinema pelo crítico cinematográfico Ricciotto Canuto em 1911 na obra Manifesto das Sete Artes, ainda movimenta o dia a dia de inúmeros jovens na sociedade, viabilizando a formação crítica de princípios vivenciados. Seu uso em âmbito educacional já foi bastante habitual, porém, o conhecimento no backstage é muito pouco afamado levando em consideração que seu uso não se encaixa a esse meio. Partindo desse pressuposto, bolsistas do PIBID/Biologia do Instituto Federal Goiano Câmpus Urutaí, juntamente com professores do Ensino Médio Técnico da instituição, levaram à II Mostra de Ciências e Artes do IF Goiano, a alternativa de Desvendar a Sétima Arte juntamente os discentes matriculados. Dois alunos do primeiro ano do curso técnico em informática, ambos com 16 anos, orientados pelos bolsistas, desenvolveram a atividade através de pesquisas e leituras. A II Mostra de Ciências e Artes do IF Goiano – Câmpus Urutaí ocorreu em novembro de 2014 no período matutino, com a participação de todos alunos matriculados na instituição e demais subprojetos do PIBID/CAPES. Foi utilizado pelos alunos uma banca de apresentação, onde foram expostas capas de filmes com triunfo nas telas, despertando o interesse dos visitantes. Em seguida eram enfatizadas informações, aspectos básicos e instigado o interesse sobre o funcionamento básico para se produzir imagens móveis, introduzindo então ao desvendamento da mesma. Para exemplificar, foi produzido pelos alunos, um experimento simples chamado de Caixa Preta, onde foram utilizados uma caixa de papelão grande, TNT preto, estilete e uma folha chamex A4 branca. Com o mesmo, é possível visualizar o reflexo de uma imagem qualquer sendo projetada no interior da caixa por um orifício feito a 30 cm da borda superior atingindo o aparato de chamex, tal resultado, é cientificamente explicado pelos princípios da ótica geométrica onde os raios de luz se propagam em linha reta, formando então uma imagem invertida. Portanto, alguns participantes ditaram a experiência como realista, enquanto outros encontraram dificuldades em visualizar imagens no aparato, porém ambos relevaram a surpresa em perceber a ciência presente no Backstage da arte. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-02-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/554 10.33837/msj.v1i11.554 |
url |
https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/554 |
identifier_str_mv |
10.33837/msj.v1i11.554 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/554/421 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Natália Aparecida Campos et al. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Natália Aparecida Campos et al. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí |
dc.source.none.fl_str_mv |
Multi-Science Journal; Vol. 1 No. 11 (2018): ANAIS DO I WORKSHOP DE SOBRE TEMAS CONTEMPORÂNEOS DA EDUCAÇÃO & ENCONTRO PEDAGÓGICO 2018/1 - EDIÇÃO SUPLEMENTAR; 10 Multi-Science Journal; v. 1 n. 11 (2018): ANAIS DO I WORKSHOP DE SOBRE TEMAS CONTEMPORÂNEOS DA EDUCAÇÃO & ENCONTRO PEDAGÓGICO 2018/1 - EDIÇÃO SUPLEMENTAR; 10 2359-6902 2359-6902 reponame:Multi-Science Journal instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano) instacron:IFGO |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano) |
instacron_str |
IFGO |
institution |
IFGO |
reponame_str |
Multi-Science Journal |
collection |
Multi-Science Journal |
repository.name.fl_str_mv |
Multi-Science Journal - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano) |
repository.mail.fl_str_mv |
guilhermeifgoiano@gmail.com || multiscience@ifgoiano.edu.br || wesley.andrade@ifgoiano.edu.br |
_version_ |
1798325175776706560 |