Um monólogo necessário – relato de experiência do PIBID, Subprojeto Biologia do Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Multi-Science Journal |
Texto Completo: | https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/552 |
Resumo: | A evolução humana nos levou a viver em sociedade como um todo, levando em consideração as diferenças e as igualdades. Porém, no que se diz respeito a isso, se torna mais distante a continuidade da mesma, dando ênfase a visão egocêntrica, em que se vive por si, por suas vontades e anseios. Nesse contexto, o PIBID/Bio, durante várias reuniões e discussões, decidiu abordar com alunos/residentes do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) – Câmpus Urutaí, a noção sobre a “diversidade humana, nos diferentes tipos de atividades e nas diversas redes de relacionamentos, nas diferentes necessidades de cada cidadão, das maiorias às minorias, dos privilegiados aos marginalizados”. Para tratar sobre a Inclusão Social, fez-se uso de um monólogo - uma peça teatral em que há somente um indivíduo atuando - tendo sido pesquisado e observado pelos bolsistas do PIBID/Bio durante as semanas que antecederam a atividade, as formas de exclusão ocorridas no IF Goiano – Câmpus Urutaí. Essas observações expandiram para as atitudes dos estudantes também nos meios de transporte para a chegada ao Câmpus, seus comportamentos nas cantinas do próprio Campus, no refeitório durante as refeições e também durante os intervalos. Em seguida, as informações obtidas foram sistematizadas e serviram para a elaboração do monólogo, enfatizando exclusões encontradas como gravidez entre jovens e a visão dos mesmos sobre isso, respeito quanto à deficiências físicas e a colaboração com atitudes simples quanto a isso, respeito à mulheres, independente de vestimentas, respeito quanto aos mais velhos e principalmente quanto à diversidade de pensamentos. Durante a apresentação do monólogo (na qual participaram 20 estudantes residentes no IF Goiano – Câmpus Urutaí), foi possível perceber que conforme iam sendo apresentadas as formas de exclusão e o porquê incluir, os participantes iam se identificando com sorrisos, troca de olhares, troca de bancos mais a frente ou um “ok” com os dedos, indicando que o exposto no monólogo estava de acordo com o que pensavam. Ficou insólito a conclusão de que suas ações ou vivencias puderam ser reconhecidas, porém, ficou claro que o uso de monologo pode influenciar, uma vez que, a expressão e intensidade dos fatos fica à mercê de deduções pessoais dos ouvintes, dando a liberdade de se expressar ou notar similaridade com o exposto no palco. |
id |
IFGO-1_e6b09f222ce2986a20b0c4b00170eca6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/552 |
network_acronym_str |
IFGO-1 |
network_name_str |
Multi-Science Journal |
repository_id_str |
|
spelling |
Um monólogo necessário – relato de experiência do PIBID, Subprojeto Biologia do Instituto Federal Goiano – Campus UrutaíA evolução humana nos levou a viver em sociedade como um todo, levando em consideração as diferenças e as igualdades. Porém, no que se diz respeito a isso, se torna mais distante a continuidade da mesma, dando ênfase a visão egocêntrica, em que se vive por si, por suas vontades e anseios. Nesse contexto, o PIBID/Bio, durante várias reuniões e discussões, decidiu abordar com alunos/residentes do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) – Câmpus Urutaí, a noção sobre a “diversidade humana, nos diferentes tipos de atividades e nas diversas redes de relacionamentos, nas diferentes necessidades de cada cidadão, das maiorias às minorias, dos privilegiados aos marginalizados”. Para tratar sobre a Inclusão Social, fez-se uso de um monólogo - uma peça teatral em que há somente um indivíduo atuando - tendo sido pesquisado e observado pelos bolsistas do PIBID/Bio durante as semanas que antecederam a atividade, as formas de exclusão ocorridas no IF Goiano – Câmpus Urutaí. Essas observações expandiram para as atitudes dos estudantes também nos meios de transporte para a chegada ao Câmpus, seus comportamentos nas cantinas do próprio Campus, no refeitório durante as refeições e também durante os intervalos. Em seguida, as informações obtidas foram sistematizadas e serviram para a elaboração do monólogo, enfatizando exclusões encontradas como gravidez entre jovens e a visão dos mesmos sobre isso, respeito quanto à deficiências físicas e a colaboração com atitudes simples quanto a isso, respeito à mulheres, independente de vestimentas, respeito quanto aos mais velhos e principalmente quanto à diversidade de pensamentos. Durante a apresentação do monólogo (na qual participaram 20 estudantes residentes no IF Goiano – Câmpus Urutaí), foi possível perceber que conforme iam sendo apresentadas as formas de exclusão e o porquê incluir, os participantes iam se identificando com sorrisos, troca de olhares, troca de bancos mais a frente ou um “ok” com os dedos, indicando que o exposto no monólogo estava de acordo com o que pensavam. Ficou insólito a conclusão de que suas ações ou vivencias puderam ser reconhecidas, porém, ficou claro que o uso de monologo pode influenciar, uma vez que, a expressão e intensidade dos fatos fica à mercê de deduções pessoais dos ouvintes, dando a liberdade de se expressar ou notar similaridade com o exposto no palco.Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí2018-02-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/55210.33837/msj.v1i11.552Multi-Science Journal; Vol. 1 No. 11 (2018): ANAIS DO I WORKSHOP DE SOBRE TEMAS CONTEMPORÂNEOS DA EDUCAÇÃO & ENCONTRO PEDAGÓGICO 2018/1 - EDIÇÃO SUPLEMENTAR; 8Multi-Science Journal; v. 1 n. 11 (2018): ANAIS DO I WORKSHOP DE SOBRE TEMAS CONTEMPORÂNEOS DA EDUCAÇÃO & ENCONTRO PEDAGÓGICO 2018/1 - EDIÇÃO SUPLEMENTAR; 82359-69022359-6902reponame:Multi-Science Journalinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)instacron:IFGOporhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/552/416Copyright (c) 2018 Natália Aparecida Campos, Thalita Teresinha de Sousa, Edilana Ferreira, Guilherme Malafaiainfo:eu-repo/semantics/openAccessCampos, Natália AparecidaSousa, Thalita Teresinha deFerreira, EdilanaMalafaia, Guilherme2018-02-04T14:30:02Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/552Revistahttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/index.php/multisciencePUBhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/index.php/multiscience/oaiguilhermeifgoiano@gmail.com || multiscience@ifgoiano.edu.br || wesley.andrade@ifgoiano.edu.br2359-69022359-6902opendoar:2018-02-04T14:30:02Multi-Science Journal - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um monólogo necessário – relato de experiência do PIBID, Subprojeto Biologia do Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí |
title |
Um monólogo necessário – relato de experiência do PIBID, Subprojeto Biologia do Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí |
spellingShingle |
Um monólogo necessário – relato de experiência do PIBID, Subprojeto Biologia do Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí Campos, Natália Aparecida |
title_short |
Um monólogo necessário – relato de experiência do PIBID, Subprojeto Biologia do Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí |
title_full |
Um monólogo necessário – relato de experiência do PIBID, Subprojeto Biologia do Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí |
title_fullStr |
Um monólogo necessário – relato de experiência do PIBID, Subprojeto Biologia do Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí |
title_full_unstemmed |
Um monólogo necessário – relato de experiência do PIBID, Subprojeto Biologia do Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí |
title_sort |
Um monólogo necessário – relato de experiência do PIBID, Subprojeto Biologia do Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí |
author |
Campos, Natália Aparecida |
author_facet |
Campos, Natália Aparecida Sousa, Thalita Teresinha de Ferreira, Edilana Malafaia, Guilherme |
author_role |
author |
author2 |
Sousa, Thalita Teresinha de Ferreira, Edilana Malafaia, Guilherme |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campos, Natália Aparecida Sousa, Thalita Teresinha de Ferreira, Edilana Malafaia, Guilherme |
description |
A evolução humana nos levou a viver em sociedade como um todo, levando em consideração as diferenças e as igualdades. Porém, no que se diz respeito a isso, se torna mais distante a continuidade da mesma, dando ênfase a visão egocêntrica, em que se vive por si, por suas vontades e anseios. Nesse contexto, o PIBID/Bio, durante várias reuniões e discussões, decidiu abordar com alunos/residentes do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) – Câmpus Urutaí, a noção sobre a “diversidade humana, nos diferentes tipos de atividades e nas diversas redes de relacionamentos, nas diferentes necessidades de cada cidadão, das maiorias às minorias, dos privilegiados aos marginalizados”. Para tratar sobre a Inclusão Social, fez-se uso de um monólogo - uma peça teatral em que há somente um indivíduo atuando - tendo sido pesquisado e observado pelos bolsistas do PIBID/Bio durante as semanas que antecederam a atividade, as formas de exclusão ocorridas no IF Goiano – Câmpus Urutaí. Essas observações expandiram para as atitudes dos estudantes também nos meios de transporte para a chegada ao Câmpus, seus comportamentos nas cantinas do próprio Campus, no refeitório durante as refeições e também durante os intervalos. Em seguida, as informações obtidas foram sistematizadas e serviram para a elaboração do monólogo, enfatizando exclusões encontradas como gravidez entre jovens e a visão dos mesmos sobre isso, respeito quanto à deficiências físicas e a colaboração com atitudes simples quanto a isso, respeito à mulheres, independente de vestimentas, respeito quanto aos mais velhos e principalmente quanto à diversidade de pensamentos. Durante a apresentação do monólogo (na qual participaram 20 estudantes residentes no IF Goiano – Câmpus Urutaí), foi possível perceber que conforme iam sendo apresentadas as formas de exclusão e o porquê incluir, os participantes iam se identificando com sorrisos, troca de olhares, troca de bancos mais a frente ou um “ok” com os dedos, indicando que o exposto no monólogo estava de acordo com o que pensavam. Ficou insólito a conclusão de que suas ações ou vivencias puderam ser reconhecidas, porém, ficou claro que o uso de monologo pode influenciar, uma vez que, a expressão e intensidade dos fatos fica à mercê de deduções pessoais dos ouvintes, dando a liberdade de se expressar ou notar similaridade com o exposto no palco. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-02-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/552 10.33837/msj.v1i11.552 |
url |
https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/552 |
identifier_str_mv |
10.33837/msj.v1i11.552 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/552/416 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí |
dc.source.none.fl_str_mv |
Multi-Science Journal; Vol. 1 No. 11 (2018): ANAIS DO I WORKSHOP DE SOBRE TEMAS CONTEMPORÂNEOS DA EDUCAÇÃO & ENCONTRO PEDAGÓGICO 2018/1 - EDIÇÃO SUPLEMENTAR; 8 Multi-Science Journal; v. 1 n. 11 (2018): ANAIS DO I WORKSHOP DE SOBRE TEMAS CONTEMPORÂNEOS DA EDUCAÇÃO & ENCONTRO PEDAGÓGICO 2018/1 - EDIÇÃO SUPLEMENTAR; 8 2359-6902 2359-6902 reponame:Multi-Science Journal instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano) instacron:IFGO |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano) |
instacron_str |
IFGO |
institution |
IFGO |
reponame_str |
Multi-Science Journal |
collection |
Multi-Science Journal |
repository.name.fl_str_mv |
Multi-Science Journal - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano) |
repository.mail.fl_str_mv |
guilhermeifgoiano@gmail.com || multiscience@ifgoiano.edu.br || wesley.andrade@ifgoiano.edu.br |
_version_ |
1798325175771463680 |