Um monólogo necessário – relato de experiência do PIBID, Subprojeto Biologia do Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Natália Aparecida
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Sousa, Thalita Teresinha de, Ferreira, Edilana, Malafaia, Guilherme
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Multi-Science Journal
Texto Completo: https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/552
Resumo: A evolução humana nos levou a viver em sociedade como um todo, levando em consideração as diferenças e as igualdades. Porém, no que se diz respeito a isso, se torna mais distante a continuidade da mesma, dando ênfase a visão egocêntrica, em que se vive por si, por suas vontades e anseios. Nesse contexto, o PIBID/Bio, durante várias reuniões e discussões, decidiu abordar com alunos/residentes do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) – Câmpus Urutaí, a noção sobre a “diversidade humana, nos diferentes tipos de atividades e nas diversas redes de relacionamentos, nas diferentes necessidades de cada cidadão, das maiorias às minorias, dos privilegiados aos marginalizados”. Para tratar sobre a Inclusão Social, fez-se uso de um monólogo - uma peça teatral em que há somente um indivíduo atuando -  tendo sido pesquisado e observado pelos bolsistas do PIBID/Bio durante as semanas que antecederam a atividade, as formas de exclusão ocorridas no IF Goiano – Câmpus Urutaí. Essas observações expandiram para as atitudes dos estudantes também nos meios de transporte para a chegada ao Câmpus, seus comportamentos nas cantinas do próprio Campus, no refeitório durante as refeições e também durante os intervalos. Em seguida, as informações obtidas foram sistematizadas e serviram para a elaboração do monólogo, enfatizando exclusões encontradas como gravidez entre jovens e a visão dos mesmos sobre isso, respeito quanto à deficiências físicas e a colaboração com atitudes simples quanto a isso, respeito à mulheres, independente de vestimentas, respeito quanto aos mais velhos e principalmente quanto à diversidade de pensamentos. Durante a apresentação do monólogo (na qual participaram 20 estudantes residentes no IF Goiano – Câmpus Urutaí), foi possível perceber que conforme iam sendo apresentadas as formas de exclusão e o porquê incluir, os participantes iam se identificando com sorrisos, troca de olhares, troca de bancos mais a frente ou um “ok” com os dedos, indicando que o exposto no monólogo estava de acordo com o que pensavam. Ficou insólito a conclusão de que suas ações ou vivencias puderam ser reconhecidas, porém, ficou claro que o uso de monologo pode influenciar, uma vez que, a expressão e intensidade dos fatos fica à mercê de deduções pessoais dos ouvintes, dando a liberdade de se expressar ou notar similaridade com o exposto no palco.
id IFGO-1_e6b09f222ce2986a20b0c4b00170eca6
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/552
network_acronym_str IFGO-1
network_name_str Multi-Science Journal
repository_id_str
spelling Um monólogo necessário – relato de experiência do PIBID, Subprojeto Biologia do Instituto Federal Goiano – Campus UrutaíA evolução humana nos levou a viver em sociedade como um todo, levando em consideração as diferenças e as igualdades. Porém, no que se diz respeito a isso, se torna mais distante a continuidade da mesma, dando ênfase a visão egocêntrica, em que se vive por si, por suas vontades e anseios. Nesse contexto, o PIBID/Bio, durante várias reuniões e discussões, decidiu abordar com alunos/residentes do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) – Câmpus Urutaí, a noção sobre a “diversidade humana, nos diferentes tipos de atividades e nas diversas redes de relacionamentos, nas diferentes necessidades de cada cidadão, das maiorias às minorias, dos privilegiados aos marginalizados”. Para tratar sobre a Inclusão Social, fez-se uso de um monólogo - uma peça teatral em que há somente um indivíduo atuando -  tendo sido pesquisado e observado pelos bolsistas do PIBID/Bio durante as semanas que antecederam a atividade, as formas de exclusão ocorridas no IF Goiano – Câmpus Urutaí. Essas observações expandiram para as atitudes dos estudantes também nos meios de transporte para a chegada ao Câmpus, seus comportamentos nas cantinas do próprio Campus, no refeitório durante as refeições e também durante os intervalos. Em seguida, as informações obtidas foram sistematizadas e serviram para a elaboração do monólogo, enfatizando exclusões encontradas como gravidez entre jovens e a visão dos mesmos sobre isso, respeito quanto à deficiências físicas e a colaboração com atitudes simples quanto a isso, respeito à mulheres, independente de vestimentas, respeito quanto aos mais velhos e principalmente quanto à diversidade de pensamentos. Durante a apresentação do monólogo (na qual participaram 20 estudantes residentes no IF Goiano – Câmpus Urutaí), foi possível perceber que conforme iam sendo apresentadas as formas de exclusão e o porquê incluir, os participantes iam se identificando com sorrisos, troca de olhares, troca de bancos mais a frente ou um “ok” com os dedos, indicando que o exposto no monólogo estava de acordo com o que pensavam. Ficou insólito a conclusão de que suas ações ou vivencias puderam ser reconhecidas, porém, ficou claro que o uso de monologo pode influenciar, uma vez que, a expressão e intensidade dos fatos fica à mercê de deduções pessoais dos ouvintes, dando a liberdade de se expressar ou notar similaridade com o exposto no palco.Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí2018-02-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/55210.33837/msj.v1i11.552Multi-Science Journal; Vol. 1 No. 11 (2018): ANAIS DO I WORKSHOP DE SOBRE TEMAS CONTEMPORÂNEOS DA EDUCAÇÃO & ENCONTRO PEDAGÓGICO 2018/1 - EDIÇÃO SUPLEMENTAR; 8Multi-Science Journal; v. 1 n. 11 (2018): ANAIS DO I WORKSHOP DE SOBRE TEMAS CONTEMPORÂNEOS DA EDUCAÇÃO & ENCONTRO PEDAGÓGICO 2018/1 - EDIÇÃO SUPLEMENTAR; 82359-69022359-6902reponame:Multi-Science Journalinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)instacron:IFGOporhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/552/416Copyright (c) 2018 Natália Aparecida Campos, Thalita Teresinha de Sousa, Edilana Ferreira, Guilherme Malafaiainfo:eu-repo/semantics/openAccessCampos, Natália AparecidaSousa, Thalita Teresinha deFerreira, EdilanaMalafaia, Guilherme2018-02-04T14:30:02Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/552Revistahttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/index.php/multisciencePUBhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/index.php/multiscience/oaiguilhermeifgoiano@gmail.com || multiscience@ifgoiano.edu.br || wesley.andrade@ifgoiano.edu.br2359-69022359-6902opendoar:2018-02-04T14:30:02Multi-Science Journal - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)false
dc.title.none.fl_str_mv Um monólogo necessário – relato de experiência do PIBID, Subprojeto Biologia do Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí
title Um monólogo necessário – relato de experiência do PIBID, Subprojeto Biologia do Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí
spellingShingle Um monólogo necessário – relato de experiência do PIBID, Subprojeto Biologia do Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí
Campos, Natália Aparecida
title_short Um monólogo necessário – relato de experiência do PIBID, Subprojeto Biologia do Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí
title_full Um monólogo necessário – relato de experiência do PIBID, Subprojeto Biologia do Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí
title_fullStr Um monólogo necessário – relato de experiência do PIBID, Subprojeto Biologia do Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí
title_full_unstemmed Um monólogo necessário – relato de experiência do PIBID, Subprojeto Biologia do Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí
title_sort Um monólogo necessário – relato de experiência do PIBID, Subprojeto Biologia do Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí
author Campos, Natália Aparecida
author_facet Campos, Natália Aparecida
Sousa, Thalita Teresinha de
Ferreira, Edilana
Malafaia, Guilherme
author_role author
author2 Sousa, Thalita Teresinha de
Ferreira, Edilana
Malafaia, Guilherme
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Natália Aparecida
Sousa, Thalita Teresinha de
Ferreira, Edilana
Malafaia, Guilherme
description A evolução humana nos levou a viver em sociedade como um todo, levando em consideração as diferenças e as igualdades. Porém, no que se diz respeito a isso, se torna mais distante a continuidade da mesma, dando ênfase a visão egocêntrica, em que se vive por si, por suas vontades e anseios. Nesse contexto, o PIBID/Bio, durante várias reuniões e discussões, decidiu abordar com alunos/residentes do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) – Câmpus Urutaí, a noção sobre a “diversidade humana, nos diferentes tipos de atividades e nas diversas redes de relacionamentos, nas diferentes necessidades de cada cidadão, das maiorias às minorias, dos privilegiados aos marginalizados”. Para tratar sobre a Inclusão Social, fez-se uso de um monólogo - uma peça teatral em que há somente um indivíduo atuando -  tendo sido pesquisado e observado pelos bolsistas do PIBID/Bio durante as semanas que antecederam a atividade, as formas de exclusão ocorridas no IF Goiano – Câmpus Urutaí. Essas observações expandiram para as atitudes dos estudantes também nos meios de transporte para a chegada ao Câmpus, seus comportamentos nas cantinas do próprio Campus, no refeitório durante as refeições e também durante os intervalos. Em seguida, as informações obtidas foram sistematizadas e serviram para a elaboração do monólogo, enfatizando exclusões encontradas como gravidez entre jovens e a visão dos mesmos sobre isso, respeito quanto à deficiências físicas e a colaboração com atitudes simples quanto a isso, respeito à mulheres, independente de vestimentas, respeito quanto aos mais velhos e principalmente quanto à diversidade de pensamentos. Durante a apresentação do monólogo (na qual participaram 20 estudantes residentes no IF Goiano – Câmpus Urutaí), foi possível perceber que conforme iam sendo apresentadas as formas de exclusão e o porquê incluir, os participantes iam se identificando com sorrisos, troca de olhares, troca de bancos mais a frente ou um “ok” com os dedos, indicando que o exposto no monólogo estava de acordo com o que pensavam. Ficou insólito a conclusão de que suas ações ou vivencias puderam ser reconhecidas, porém, ficou claro que o uso de monologo pode influenciar, uma vez que, a expressão e intensidade dos fatos fica à mercê de deduções pessoais dos ouvintes, dando a liberdade de se expressar ou notar similaridade com o exposto no palco.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/552
10.33837/msj.v1i11.552
url https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/552
identifier_str_mv 10.33837/msj.v1i11.552
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/552/416
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí
dc.source.none.fl_str_mv Multi-Science Journal; Vol. 1 No. 11 (2018): ANAIS DO I WORKSHOP DE SOBRE TEMAS CONTEMPORÂNEOS DA EDUCAÇÃO & ENCONTRO PEDAGÓGICO 2018/1 - EDIÇÃO SUPLEMENTAR; 8
Multi-Science Journal; v. 1 n. 11 (2018): ANAIS DO I WORKSHOP DE SOBRE TEMAS CONTEMPORÂNEOS DA EDUCAÇÃO & ENCONTRO PEDAGÓGICO 2018/1 - EDIÇÃO SUPLEMENTAR; 8
2359-6902
2359-6902
reponame:Multi-Science Journal
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)
instacron:IFGO
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)
instacron_str IFGO
institution IFGO
reponame_str Multi-Science Journal
collection Multi-Science Journal
repository.name.fl_str_mv Multi-Science Journal - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)
repository.mail.fl_str_mv guilhermeifgoiano@gmail.com || multiscience@ifgoiano.edu.br || wesley.andrade@ifgoiano.edu.br
_version_ 1798325175771463680